14º APERFEIÇOAMENTO DAS LIDERANÇAS DA REGIÃO 8B

TEMA GERAL: AGRADÁVEL A DEUS E APROVADO PELOS HOMENS

Notas da palavra ministrada pelo irmão Miguel Ma na manhã de 19/05/18 na Estância Árvore da Vida. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

Mensagem 01 – Visão, chamamento, comissão e serviço

Se há um aperfeiçoamento quer dizer que não somos perfeitos. Por isso, precisamos estar abertos para ser aperfeiçoados.

Quando o homem caiu ele teve três reações: se cobriu, se escondeu e culpou o próximo. Que não tenhamos essa reação ao ouvirmos a palavra hoje. Nem se cobrir, nem se esconder e nem culpar o próximo, mas estejamos abertos às mudanças, permitindo que o Senhor opere em nós o que Ele deseja operar. Deus deseja fazer muita coisa e nós somos o obstáculo para isso.

Hoje falaremos de visão, chamamento, comissão, ou seja, o que é servir a Deus. Somos um grupo de pessoas a quem Deus deu comissão. Se ganharmos uma revelação não vamos ver e não vamos agir como agimos hoje. Haverá mudança.

Tanto na vida de Moisés quanto na de Isaías podemos ver que o serviço deles teve duas fases. Veremos primeiramente a vida de Moisés.

At 7:22 – alguém poderoso em palavras e obras. Era alguém que sabia tudo. A nossa atitude é de alguém que sabe tudo? Nossa atitude é de alguém poderoso em palavras e obras?

v.25 – Aí está alguém poderoso, que sabia que Deus tinha lhe dado uma comissão. E achava que todos iriam compreender isso.

v.22-29 – Essa é a primeira fase do nosso serviço. Uma fase muito perigosa.

Queremos que essa reunião de aperfeiçoamento seja o início dessa segunda fase.

Ex 3:1-2 O início da segunda fase aconteceu a partir de o Senhor aparecer para ele. Toda mudança ocorre com o Senhor aparecendo para nós.

Vs. 3-9 Deus mostra o contexto de que Ele conhecia a condição do Seu povo e por isso estava falando essas coisas com Moisés. Por ver a condição do Seu povo, Deus nos chama pelo nome e deseja falar conosco. Nosso serviço não é de acordo com a nossa maneira ou o nosso gosto.

Ex 3:10 Porque Deus vê a condição do Seu povo é que Ele chama. Ele nos chama para que a situação mude. Você conhece a situação do povo de Deus? ele mostrou a Moisés a condição do povo e por isso chamou. Esperamos que todos possamos ouvir o chamamento do Senhor porque vimos a condição do povo. Não é como nós vemos a condição, mas como Deus vê.

v. 11 “Quem sou eu?” Veja a diferença desse Moisés para aquele da primeira fase de sua vida. antes sentia-se “o cara”, mas agora pergunta: “quem sou eu?” Se você se sente capaz de cuidar do povo de Deus, você está na primeira fase. Sei que essa palavra é forte, mas é porque Deus quer aparecer de novo para todos nós que estamos aqui.

v. 12 “Eu serei contigo”. Não estou te chamando porque você é alguma coisa. Eu quero usá-lo porque eu é quem vou fazer isso. quem é capaz de cuidar da igreja? quando o Senhor falou isso para mim eu vi que eu era totalmente incapaz.

vs. 13-14 Veja o conteúdo desse diálogo entre Deus e Moisés. Moisés perguntou quem era o Senhor. primeiro, vemos que nós não somos ninguém. Em segundo lugar, vemos quem Deus é. Ele disse: “Eu sou o que Sou”.

Ex 4:1-4 Moisés disse que o povo não creria e Deus disse para lançar seu bordão no chão. Em que nos apoiamos para servir ao Senhor? Em nossos anos de história? Em nosso conhecimento? Em que nos apoiamos?

Observem que tudo isso é um diálogo com Deus. Precisamos ter um diálogo com Deus para entramos nessa segunda fase de nosso serviço.

v. 6 Você sabe a dificuldade que Deus tem quando há um líder rebelde? No sentido de Deus falar e não obedecer. Se Deus fala algo que eu gosto, eu faço, mas de Ele disser algo que eu não gosto, não faço e por isso a igreja está na condição que está hoje.

v.9 Somos regados pela água que enriquece o mundo ou pela água do Senhor? qual é a fonte do nosso serviço? Em que me apoio? Sirvo em que natureza? Por que tipo de água sou enriquecido.

Já tivemos esse diálogo com o Senhor? precisamos, porque o Senhor está voltando e a igreja precisa avançar.

vs. 10-13 Moisés estava rejeitando a comissão porque realmente se sentia incapaz. Nesse momento que Moisés mostrou que não podia mesmo, Deus colocou alguém para cooperar ao seu lado. O início dessa segunda fase não era Moisés sozinho, mas Moisés e Arão. O Moisés da primeira fase fazia sozinho e matava. Temos o Moisés da primeira fase e o da segunda fase.

At 7:35  Já não era mais Moisés sozinho, mas Moisés e Deus. Agora ele viu que não podia fazer nada sem assistência do anjo que lhe apareceu na sarça. Quem pode levar a igreja adiante sem Deus? quantas vezes fazemos isso? Aqui temos esse chamamento de Moisés em duas fases e esse chamamento tem essa característica: Deus o chama pelo nome e indica a missão.

Vejamos o chamamento de outra pessoa: Isaías. Seu serviço teve duas fases.

Is 6:1; 2Cr 26:3-5, 16-18  A transgressão de Uzias foi fazer algo que não lhe competia. Deus não o mandou fazer, mas porque era tão bom, pensava que podia fazer. quando esse Uzias morre é que Isaias tem uma visão do Senhor. se o rei Uzias dentro de nós não morrer, não poderemos ter uma visão do Senhor. Isaías já era profeta antes disso, mas nesse momento teve uma visão da parte de Deus.

Is 6:1-5 O grande perigo que corremos ao ser líder é falar ai, ai, ai apenas dos outros, mas não dos outros. Só conseguimos falar ai de mim com a aparição do Senhor.

vs. 6-8 Nesse momento o Senhor perdoa seu pecado e o purifica. Então ele pode ouvir o falar do Senhor. aqui é uma pergunta. O Senhor está abrindo o coração e dizendo que tem uma necessidade de enviar alguém. Ele precisa de alguém que vá por nós. Ele não dá a ordem, mas simplesmente revela o desejo do coração. Isaías ama o Senhor porque se importa com Deus. ele disse: envia-me a mim.

Primeiramente, ao ser chamados pelo nome, vermos quem somos, quem o Senhor é

Mas também precisamos desse chamamento indireto: ao ver o coração de Deus, sentimos que não podemos ficar indiferentes ao Seu coração. se você necessidade de algo, eu estou aqui. Servimos ao Senhor só quando somos obrigados? Ou nos entregamos em Suas mãos para levar adiante o que está em Seu coração?

São duas experiencias complementares. Em uma somos chamados pelo nome e recebemos uma comissão clara. Em outra, Deus abre Seu coração e fica esperando. O Senhor já abriu o coração Dele para você? Será que Ele está esperando até o dia de hoje e não há reação? Podemos ficar indiferentes ao nosso amado Senhor?

Veremos agora o que é receber o encargo diante de Deus e o que é cuidar do povo de Deus. Qual é o sentimento que deve surgir em nosso interior quando cuidamos do povo de Deus.

Ex 3:5 A sandália serve para nos isolar e separar dessa terra suja, deste mundo sujo. Quando estamos no mundo, temos de usar sandálias, mas quando estamos em terra santa precisamos tirar as sandálias para ter contato direto com o que é santo. esse é o requisito para uma boa comunhão com Deus. Moisés e Deus tiveram uma comunhão com tal profundidade, porque Moisés tirou a sandália dos pés. Que tipo de comunhão temos com Deus? Quando vamos ter comunhão com Ele, Deus diz: tire tudo o que nos separa.

Js 5:15 Nessa comunhão com Deus, com esse comandante-chefe, que o Senhor mostrou a ele a estratégia louca para tomar Jericó. Se ele não tivesse em contato direto para ter comunhão profunda, ele não aceitaria tal estratégia.

Vejamos Moisés em seu encargo.

Dt 1:9-11 Todo líder precisa ter essa convicção: sozinho eu não consigo.

v. 12 aqui está a prova de que Moisés realmente tomou para si a comissão que Deus lhe deu. Não vemos alguém com a ideia de que ser líder é dar ordens. Aqui temos a experiencia de alguém que carrega sobre si o peso, a carga e a contenda do povo. Por isso, Ele diz: como suportaria eu sozinho? Você já teve esse tipo de sentimento? É tanta carga, eu não suporto. Preciso de ajuda. Se eu não tomar o peso, a carga e a contenda do povo eu aguento. Mas estou sendo fiel em cuidar do povo de Deus? quem não sentiu essa pressão não sabe o que é servir o povo de Deus. chorar pelo povo, interceder pelo povo, apesar dos erros. “Ah, esses irmãos não prestam mesmo. O grande problema da minha igreja é que não tem irmão bom”. Se você é o líder, é o primeiro que não presta. E não estou brincando. Então, Moisés pede ajuda.

v. 13 Isso significa: ajudem-me porque eu não consigo carregar. É carregar cada irmão no coração. é muita carga, irmãos. quando você carrega no coração, certamente pedirá ajuda, porque temos de cuidar dos irmãos.

Homens sábios, inteligentes e experimentados. Deus precisa de homens.

Ex 18:15-16 Quando os irmãos vêm nos consultar, na verdade, vêm consultar a Deus. portanto, é Deus quem deve dar a resposta e não nós. Então, clamamos a Deus por esse problema.

v. 21 Não deve carregar sozinho, mas preparar gente. Homens que temam a Deus. Homens que são pela verdade. Homens que não amam o dinheiro, não abrindo margem à corrupção.

Que essa reunião de aperfeiçoamento seja um marco em nosso meio e em nossas vidas. Não queremos estar à frente como alguém que sabe dar ordens, mas alguém que conduz e lidera.

Nm 11:10-11 Ele não estava falando doutrinariamente, mas carregava de fato todo o povo.

v. 12-13 De onde vieram essas palavras de Moisés? É porque ele olhava para o povo como se ele tivesse dado à luz àquele povo e o tivesse levado ao colo. Quem suporta uma criança travessa? Só os pais. Quem suportaria o povo de Israel? Não é um dia, mas 40 anos. Só quem tem um coração de pai e mãe. Por isso Moisés é capaz de falar isso.

v. 14-15 Isso é ser líder.

v. 16-17 Aqui Deus dá uma ordem a Moisés. Ele disse que vai tirar do espírito dele e vai colocar sobre os setenta para ele não carregar sozinho. Deus podia falar isso a Moisés porque ele tinha coração de pai e mãe. Deus pode fazer isso conosco? Teremos então setenta pais e mães ou 70 ditadores? Deus pode colocar seu espírito e colocar no outro para que eles sintam o mesmo que você sente pela igreja? isso será bom ou ruim para a igreja? Precisamos ou não mudar?

v. 26-28 Veja o que Josué disse: Moisés, proíba! Que tipo de homem nós somos? Vemos ameaça nos irmãos? Fulano está aparecendo demais, vou cortá-lo na base. Agora estamos começando o ministério de irmãs, vou cortar a asinha dela. Isso é ser líder? Como irmão responsável você já cortou alguém porque sentiu ameaça?

v. 29 Aqui temos alguém que se importa com o povo de Deus e não consigo. É impossível cuidar do povo de Deus se importando consigo. Vou cuidar de mim e o resto que se vire. Podemos ser líderes desse jeito?

Js 12:7, 24; 13:1-2 logo após dizer que Josué derrotou 31 falou que ele estava velho e entrado em dias e havia muita terra para possuir. Primeiro, o Senhor reconhece a nossa história. Você lutou e derrotou 31 reis. O grande problema é que depois de derrotar, ficou parado. Deus disse que ia mostrar a terra não conquistada. Nós ficamos olhando para a terra conquistada, e Deus reconhece isso, mas quer nos mostrar a terra não conquistada. Você pode ser um bom irmão responsável, pode ter feito grandes conquistas, mas hoje, nessa manhã Deus diz assim: levanta os olhos e vou te mostrar o que ainda não foi conquistado.

vs. 6-7 Pegue o que não foi conquistado e entregue a essas tribos que eles vão conquistar. É certo que você já conquistou bastante, mas ainda há muito para se possuir e você está idoso.

Js 18:1-6 Josué é limitado e pede às demais tribos que o ajudem. O povo não sabia como fazer. então, ele mostrou como fazer.

Quero falar com os irmãos responsáveis. Deus quer saber de nós se há muito para conquistar ainda. Você está velho e não será você que irá conquistar. Deus quer entregar às outras 7 tribos e meio para eles conquistarem, mas debaixo da sua orientação. Estamos como Josué, coordenando.

Js 23:1-5 É o senhor que irá expulsar, mas vocês precisam ir.

Jz 1:3 Eles foram cumprir a palavra sobre conquistar a terra. Não é cada um por si e Deus por todos, mas cada um ajudando o outro a conquistar a parte que lhe cabe. É em cooperação.

Você dirá: Miguel, estou vendo. O que devo fazer?

Nm 27:15-17 Moisés sabia que iria partir e orou ao Senhor para que Ele preparasse gente. Precisamos ter esse tipo de oração: Senhor, prepare gente para carregar junto, para lutarmos juntos. Senhor, prepara.

vs. 18-20 Quando fazemos essa oração, Deus responde. Porque ele orou ao Senhor, obteve resposta e estabeleceu alguém. Se eu não orar ao Senhor nunca verei os irmãos que Ele preparou para carregarmos juntos. Mas se orar, Deus mostrará.

Você ainda se sente capaz? Não devemos ficar somente em palavras, mas também de atitudes. Você ora e Deus irá designar, porque Ele se importa.

Ao vermos isso, percebemos como travamos ao Senhor. ficamos olhando para as terras conquistadas e não vemos o que falta. Não me refiro apenas a território físico, mas especialmente à condição espiritual das igrejas.

Por causa da grandiosidade e da seriedade dessa comissão todos temos medo. Tirar o povo do Egito não era nada fácil. Isso nos traz desespero.

Dt 31:1-3 Essas são as palavras que nós precisamos ouvir hoje. Moisés estava entregando. Ele não passaria o Jordão. Muitas vezes bate o desespero sobre quem cuidará desse povo. Mas Moisés disse: o Senhor passará adiante de ti. Esse é nosso consolo e força. É o Senhor quem vai possuir a terra. Esse grupo mais jovem não sabe de nada. Será que dará certo? É o Senhor quem vai possuir.

vs. 4-8 Muitas vezes fala para não ter medo.

Js 1:1-3, 5-9   O Senhor está reiterando e repetindo as suas promessas. Essa é uma palavra aos que irão somar e se juntar aos que estão à frente para cooperar. Quantas vezes é falado para sermos fortes e corajosos. Ser forte é uma condição. Pode ser que seja forte, mas seja medroso e não coração. não basta ser forte, tem de ser corajoso, ter atitude. Ser forte é condição, ser corajoso é atitude. Temos a promessa de Deus conosco e essa é a nossa garantia.

Queremos que hoje seja uma virada para toda a liderança das igrejas. Olhar para tudo que não foi conquistado. Correr olhando para frente e não para trás. E sabendo uma coisa: sozinho não conseguimos.

Tudo que é ligado à edificação da igreja precisa de força e coragem.

1Cr 28:20 Davi encoraja a Salomão, mostrando que Deus estaria com ele.

Ag 2:1-4 Não vimos menção na Bíblia de alguém falar para Calebe ser forte e corajoso, mas para Josué, precisou. Isso mostra que Calebe tinha esse dom. Calebe disse que queria a porção onde estavam os gigantes. Para nós, perguntamos qual é o pedacinho mais tranquilo para conquistar. Calebe não precisava daquelas palavras. Já Josué precisou ouvir muitas vezes. Isso indica que ele não nasceu como dom da coragem, mas veio do Espírito.

2Tm 1:6-7 Podemos não ter nascido com o dom dessa coragem, mas nós recebemos um espírito que nos faz fortes e corajosos. Você crê ou não crê nisso? Então, olharemos para frente. o que ainda da promessa de Deus ainda não conquistamos e não ganhamos? Vamos partir para isso!

Ag 2:9  Sempre vamos ao livro de Atos 2 quando queremos ver o modelo de uma igreja gloriosa. Contudo, temos de ver que a glória da igreja nos tempos finais será maior, porque aquela era somente a semente, mas no final, será a conclusão. A glória será maior. Você vê o desafio? Você crê ou não crê que será maior a glória? Mas ficamos parados: vejam, conquistei 31 reis.

Eu quero participar disso. Eu quero viver essa glória maior que a primeira. Para isso precisamos ter um encontro com Deus. Sem esse encontro vamos ficar na primeira fase.

Vai se cobrir, se esconder, colocar culpa nos outros? Quem precisa mudar? Quem estava travando a igreja? Amém para a revelação de que eu travo a igreja. Moisés viu a Deus e seu serviço mudou, Isaías viu Deus e seu serviço mudou. Queremos que nesse aperfeiçoamento todos nós vejamos a Deus e nosso serviço mude. Deus diz para olharmos para o que não conquistamos e não façamos sozinhos. Deus quer que confiemos Nele e soltemos o que está em nossas mãos.

Havia uma pressão muito grande em meu interior. Tive comunhão com o Ezra sobre o encargo para esse aperfeiçoamento. Sabíamos da direção. Depois daquela comunhão Deus me deu essa palavra, derramou-a para mim. Senti uma responsabilidade muito grande, irmãos. Mas espero que vocês tenham visto e tocado algo. Jesus é o Senhor!

3 comentários em “14º APERFEIÇOAMENTO DAS LIDERANÇAS DA REGIÃO 8B”

  1. Bom dia! Jesus é o Senhor!
    Através dessa palavra o Senhor quer nos mostrar, que sem Ele nós não podemos fazer nada para a igreja dEle. E que precisamos de outros irmãos para cuidar da sua igreja.
    Muito bom! Que Deus abençoe todos vocês. Precisamos ser um no espírito
    E na alma.

  2. Muito rico, muita luz, muita luz!

    Que o Senhor tenha mizericordia de cada um de nós q servimos na lideranca, gerando um arrependimento, temor e tremor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *