14º APERFEIÇOAMENTO DAS LIDERANÇAS DA REGIÃO 8B

TEMA GERAL: AGRADÁVEL A DEUS E APROVADO PELOS HOMENS

Notas da palavra ministrada pelos irmãos Ezra Ma e Miguel Ma na manhã de 20/05/18 na Estância Árvore da Vida. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

Mensagem 03: A prática dos encargos atuais
Leitura Bíblica: Zc 4:6

Ezra Ma

Hoje muitas empresas e até mesmo grupos cristãos somem na terceira geração. Isso é conhecido como a síndrome das gerações.

Numa empresa temos o patriarca, que é como um Calebe, que enfrenta os gigantes e conquista a terra. Os filhos não têm o mesmo ideal do pai, mas ainda tocam a empresa. os netos só querem saber de gastar, brigar por herança, e a empresa some.

Nos grupos cristãos vemos as três gerações divididas em visão, tradição e degradação.

Js 24:15 – Eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Hoje mudei meu conceito de vencedor que tinha no passado. Vencedor é um sobrevivente.

Jz 2:6-13 – A terceira geração caiu em degradação, porque Josué não preparou a próxima geração. Nós, como líderes, precisamos preparar outros irmãos para que, em nossa ausência, mantenha a mesma linha, o mesmo encargo. Um bom líder é aquele que quando ele se vai as coisas continuam andando normalmente.

Nm 27:12-17 – Moisés age como um verdadeiro líder, e mesmo não podendo entrar na boa terra, ele pede ao Senhor que não deixe o povo sem um pastor.

Nm 27:18-20 – Moisés passa o bastão para Josué, mas isso não foi da noite para o dia, mas porque ele foi preparado por anos.

Nm 13:16 – Moisés pegou o jovem Oseias e mudou seu nome para Josué, pois tinha uma missão para ele.

Ex 17:9-10 – Aqui Josué já era o braço direito de Moisés, ensinando-o a escolher homens, a lutar. Moisés não foi para batalha, mas ficou em oração.

v.11 – Moisés sustentava a batalha com oração. E ainda precisava de ajuda para manter as mãos levantadas.

Ex 24:12-18 – Josué era um servidor de Moisés.

Ex 32:1-10 – Arão não foi um bom líder. Ele cedeu à vontade do povo, e se desviou. Deus disse a Moisés que descesse para ver o povo que se desviara. Deus chegou a querer consumir o povo e fazer de Moisés uma grande nação.

v.11-14 – Moisés foi um líder grandioso e intercedeu pelo seu povo, fazendo o próprio Deus se arrepender do mal que faria.

Moisés falou para Deus se arrepender!  Ele orou com base na palavra de Deus.  Quando oramos temos de orar com as promessas de Deus. O impressionante é que Deus se arrependeu após essa oração.

v. 17- Veja como Moisés aperfeiçoou Josué. Ele foi aperfeiçoado e treinado. Moisés gastou aqueles 40 anos preparando aquele jovem. Moisés foi o seu mentor. Levou-o a conhecer a vontade de Deus, a conhecer os princípios de Deus, etc. Precisamos formar os irmãos e irmãs. Os varões precisam ser mentores de jovens e as irmãs precisam ser mentores de irmãs para preparar os “Josués” do futuro.

Ex 33:7-11 Josué era um moço, um jovem e não se apartava da tenda. Moisés o aperfeiçoava. Agora podemos entender porque Deus disse a Moisés para que ele tomasse Josué.

Dt 34:7-9; Js 1:1 Deus então passou a comissão a Josué e passou a falar diretamente com ele.

Há também a história de Samuel. Através de Ana Deus lhe deu uma oportunidade de treinar alguém, embora ele tenha falhado com seus filhos. Por meio de Samuel a Palavra do Senhor pôde continuar a ser falada. Por isso, irmãos, a liderança é algo muito importante.

Miguel Ma

O que sinto no coração é dar uma palavra antes de entrarmos nos encargos práticos. Essa palavra é a respeito de como devemos receber esses encargos.

Quando transmitimos algo e pedimos às igrejas para fazer determinada coisa, não é porque inventamos algo para manter os irmãos ocupados. É porque existe uma necessidade. Todo encargo prático tem origem em uma necessidade. Pode ser algo positivo, para resolver um problema, ou algo positivo, para cumprir o propósito de Deus.

Nós que estamos nas lideranças das igrejas não podemos simplesmente nos ater ao encargo prático, mas conhecer a origem daquele encargo. caso contrário, olharemos as coisas de uma maneira superficial e terrena. Se vemos apenas o encargo, sem a visão por trás dele, pararemos na primeira dificuldade. Se ganhamos a visão, perseveraremos até o fim. Todo encargo prático vem de uma visão e tem Deus como origem. Precisamos perceber isso.

Ageu e Zacarias são dois livros que registram a motivação para o povo quando estavam restaurando o templo. Ageu é um livro curto, mas com palavras muito forte. É um livro que nos empurra. Zacarias nos apresenta a visão. É um livro que nos atrai. Esse livro está cheio de visões e revelações que geram o encargo prático. Precisamos das duas coisas. por um lado, precisamos da visão que nos atrai e gera o encargo prático e de outro uma palavra que nos empurra e leva a avançar.

Zc 1:8 Zacarias fala de visão. Isso é muito importante, porque é essa visão que gera o encargo prático.

v. 18 Levantei os olhos e vi. Essa visão não é uma visão que ganhamos olhando para baixo, mas é uma visão que ganhamos olhando para cima. Temos a tendência de olhar para baixo. Só olhamos a questão prática, mas não conseguimos ver a visão que gerou o encargo prático. Zacarias mostra a visão que leva à prática.

Zc 2:1; 3:1; Deus nos mostra.

Zc 4:1; 5:1 tornei a levantar os olhos. Todos os dias temos de levantar nossos olhos, porque sempre voltamos para baixo. Se não levantamos os olhos, paramos no caminho e não levamos adiante e desistimos quando encontramos dificuldades.

Zc 5:5 Quando forem transmitidos os encargos práticos, vamos levantar os olhos.

Então, em Zacarias nos mostra a necessidade de vermos as coisas e nós podemos compreender porque paramos tantas coisas. Não paramos? Quantas coisas estão pela metade que começamos e não terminamos? Por isso precisamos levantar os olhos.

Zc 4:4-6 Esse é um grande segredo. Não é por força nem por poder, mas pelo Espírito. servimos pela força e poder ou pelo Espírito?

Quando nos achamos suficientes e capazes, ao olharmos para alguém avaliamos que os outros não têm capacidade. Isso demonstra que não cremos que as coisas de Deus são feitas pelo Espírito, mas por força e capacidade.

Quando você fica medindo força e capacidade, não vemos pelo espírito. se Deus mandou fazer é porque Ele vai fazer pelo Espírito. Por isso, não despreze ninguém. qual foi a característica de Josué? Ele tinha espírito. Deus não disse que era alguém que tinha grande capacidade ou poder, mas que tinha o Espírito.

Quando há um encargo prático precisamos ver algo: a maneira é pelo Espírito. se você tem espírito, você não vai se importar com a maneira. Quem fará é o Senhor. por que é tão difícil ter unanimidade nas coisas práticas? Porque confiamos nas maneiras e não no Senhor. se confiássemos no Espírito não nos importaríamos com a maneira.

Já falamos sobre a conquista de Jericó. A estratégia que Deus deu a Josué mostrou que não era por força ou por poder, mas pelo Espírito. brigamos pelas maneiras porque confiamos nelas e não no Senhor.

Também quando Elias enfrentou os profetas de Baal. A estratégia de Deus para tocar fogo no altar foi jogar água. Nós rejeitaríamos veementemente essa estratégia. Quando a água estava transbordando, então estava no ponto. Água não era o problema

Outro problema é quando pensamos que o que Deus fará tem de ser por meio de nós. Somente nós nos sentimos qualificados. Deus usará alguém, mas não quer dizer que será por você. Se você tem o sentimento de que somente você pode fazer, Deus não o usará, porque quando for realizado, a glória não irá para Deus, mas para você. Quando Deus pega alguém que não se sente capaz ou que não sentem que ele é capaz, a glória é toda para Deus quando o serviço é realizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *