23º  ENCONTRO DE CASAIS EM COLINA – Mensagem 02

23º  ENCONTRO DE CASAIS EM COLINA – 30/03-01/04/2018

 

JUSTIÇA, SANTIDADE E GLÓRIA PARA MINHA FAMÍLIA

 

Notas da Mensagem 02, ministrada pelo irmão Miguel Ma na noite de 30/03/2018. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

Mensagem 02

 

Hoje à noite vamos começar a entrar no encargo. vimos esta manhã no livro de Hebreus sobre o poder e o efeito da palavra de Deus em nós. Nós vimos isso em Hb 4:12-13 a palavra penetra em nós e faz com que nosso ser fique descoberto diante de Deus.

Hb 12:25-29 essa porção diz que o falar de Deus faz abalar a terra. Não somente a terra, mas também o céu. A voz de Deus faz abalar todas as coisas, mas se faz isso é porque há uma meta, uma razão. A palavra de Deus faz abalar as coisas. tudo que é abalável tem de ser removido. Isso para que as coisas que não são abaladas permaneçam, porque vamos receber um reino inabalável.

Quando Deus fala e as coisas acontecem e faz sua família ser abalada, quantas coisas são inabaláveis e quantas coisas são abaláveis. Então, quando a voz de Deus faz abalar, tem uma meta: remover as abaláveis e deixar apenas as inabaláveis, porque o reino que receberemos será inabalável.

Ag 2:4-9 Sabemos que o livro de Ageu fala da restauração do templo, a casa de Deus. sabemos que Deus havia permitido que, por causa da infidelidade do povo, o primeiro templo foi destruído e ficou em desolação. No devido tempo, Deus chamou o povo para restaurar a Sua casa. Isso diz respeito à história da igreja. Vimos a igreja em Atos e, quando falamos da vida da igreja desejável é desses versículos que nos lembramos.

At 2:42-47 Achamos isso maravilhoso sempre que lemos esses versículos, mas precisamos ver algo bem mais adiante. Em Ageu fala que o Senhor fará abalar tudo e que a glória da última casa será maior que a da primeira. A igreja nos momentos que vão anteceder imediatamente a volta do Senhor terá mais glória ou menos glória que a de At 2? Terá mais, porque em At 2 temos o nascimento, mas antes da volta do Senhor teremos a noiva preparada, a casa edificada e o reino manifestado. Nós desejamos At 2, mas Deus está nos falando que deseja muito mais que isso. a glória da segunda casa será muito maior que a da primeira. Se esse é o coração do Senhor, como podemos ficar parados e satisfeitos com a nossa condição hoje? Se nosso coração for de voltar a At 2, Deus dirá que quer mais.

  1. 46 havia um viver nas casas que cativava as pessoas. Deus não quer mais isso? certamente quer e quer mais do que isso. vamos ficar parados? Vocês entendem, amados irmãos, a importância de nos abrirmos ao Senhor e à Sua palavra, permitindo que Ele opere? Se Deus fala, isso vai acontecer com alguém. Se não for com você, será com outros, mas eu quero que seja comigo e com minha casa. Eu quero mais glória na minha casa do que a glória que havia nas casas de At 2. Mas o problema é acharmos que estamos bem. Pensamos estar bem porque não conhecemos o que Deus tem em Seu coração. ele está falando conosco porque quer que ocorra em nossa casa.

Gn 3:21-24 o homem havia caído e se sentia nu diante de Deus, fazendo vestes de folhas de figueira. Mesmo com essas folhas, se sentia nu diante de Deus. não conseguimos nos cobrir diante de Deus. Ele, então, fez vestes de pele de animal para o casal. Ele não fez apenas para um, mas para ambos. Isso para cobrir a nudez dos dois. A ação de Deus em nossa casa. Quando um casal briga um gosta de expor a nudez do outro, enquanto a ação de Deus é cobrir. Isso e a obra de Deus. A veste de peles prefigurava a redenção de Cristo, pois para se usar a pele o animal teve de morrer.

Se Adão comesse da Arvore da vida naquele instante, viveria eternamente em uma condição de sofrimento e tortura, pois havia se tornado conhecedor do bem e do mal. Sabe o que é o bem e sabe que deve fazer o bem, mas sendo incapaz de fazer o bem e sempre fazer o mal. Isso é um grande sofrimento (Rm 7). Alguns dizem: eu sei que não devo brigar, mas brigo. Sei que não devo provocar meu cônjuge, mas provoco. Imagine viver sempre assim. Foi por amor que Deus cortou o acesso à árvore da vida.

Os querubins tipificam a glória de Deus, a espada Sua justiça e o fogo a santidade. Esses itens impedem o acesso à Deus. o tema da nossa comunhão é justiça, santidade e glória na minha família. esses três itens são requisitos. A justiça se refere aos atos de Deus, relacionando-se às ações. A santidade, está ligada à natureza de Deus e a glória está ligada à expressão de Deus. isso mostra que Deus dá importância para os atos, natureza e expressão. São três pontos aos quais Deus dá atenção.

O evangelho nos mostra que na obra da redenção de Cristo esses três itens foram. satisfeitos.

1Co 1:30-31 A obra de redenção manifesta a sabedoria de Deus, porque trouxe sabedoria, santificação e redenção. Temos a justificação, a santificação e a glorificação. Tudo isso se refere ao trabalhar do Senhor Jesus em nossa vida e o que Ele cumpriu está sendo aplicado à nossa pessoa e à nossa vida para nos achegarmos à árvore da vida. Então, precisamos conhecer esses pontos.

Deus olha o que estamos fazendo. Em segundo lugar, olha qual a fonte, a natureza do que fazemos e, por fim, qual a expressão que há na casa. Esses itens, se não forem atendidos, nos impedem de ter acesso à árvore da vida. claro que o cumprimento deles não vem de nós, mas da obra de redenção de Cristo que chega a nós por meio da palavra de Deus que chega a nós. Quando essa palavra opera em nós com poder, sendo viva e eficaz, temos esses requisitos e temos acesso à arvore da vida, fazendo com que nossa casa se torne um jardim do Eden.

Nossa casa deve ter um jardim onde há a árvore da vida. para isso, precisamos desses três pontos e, para obtê-los, precisamos do evangelho.

Rm 1:14-15 Paulo se sentia um devedor de todas as pessoas na questão do evangelho. Se alguém confia R$ 200,00 a você te diz para entregar R$ 100,00 para outro irmão e ficar com R$ 100,00. No exato momento em que você recebe os R$ 200,00 se tornou devedor do irmão a quem devia entregar o valor. Quando recebemos o evangelho, o Senhor não nos disse para ficarmos com a salvação apenas para nós. Todos recebemos a nossa porção e mais uma para os outros. A partir desse momento, nos tornamos devedores. Estamos pagando a dívida ou não? Estamos entregando o que nos foi confiado? Agora você se sente devedor também?

Dt 6:1-2  A dívida começa em casa. O que o Senhor ensinou a nós deve ser ensinado aos nossos filhos e aos filhos de nossos filhos. aquele que recebeu, deve pagar a dívida com a porção que é do filho e do filho do filho.

  1. 6-9 Deus iria colocar uma palavra no coração deles para que a dívida fosse paga à nossa família. Então, nossa dívida começa em casa. Marido deve para a esposa e a esposa deve ao marido. Vamos pagar a dívida. Você se sente devedor de seu cônjuge? Ao olhar para o filho, deve sentir que deve algo a ele. Eu ganhei, então devo a você. Se o filho ganhou uma porção, também é devedor para com o pai.

Rm 2:14-15 vimos a necessidade que temos da palavra de Deus e do evangelho. devemos isso aos outros. Eu sirvo as igrejas porque me sinto devedor. Sirvo aos irmãos porque me sinto devedor. Se eu ganhei algo não foi só para mim. Se todos nós tivéssemos esse sentimento, como seria a vida da igreja? Você compreende a glória da última casa?

Dt 11:2-7 Veja, Deus está falando conosco e não com nossos filhos. Nessa noite, essa palavra é para todos os que viram as maravilhosas obras do Senhor. Você viu ou não viu  com seus próprios olhos as maravilhosas obras do Senhor? você ouviu ou não ouviu a Palavra de Deus? se você respondeu sim, então temos os versículos 8 e 9:

  1. 8-9 Vimos ou não que há uma vida da igreja gloriosa maior que a de At 2? Se viu, tem de entrar e tomar posse disso? Viu ou não que a sua família está nesse contexto? Se você viu e ouviu, pague o preço e tome posse!
  2. 18 Uma vez que ouvimos, coloquemos em nosso coração e em nossa alma. Nunca se esqueça disso. Se atar o sinal na mão e como frontal entre os olhos, mostra que você estará sempre olhando para isso.
  3. 19-20 O que guardamos no coração deve ser transmitido aos nossos filhos. somos devedores.
  4. 21 Esse versículo está conectado com a glória da segunda casa. A influencia não é apenas sobre nós, mas também sobre nossos filhos. algumas versões terminam com: “e sejam os seus dias como dias dos céus sobre a terra”. Em outras palavras, se você guardar em seu coração e transmitir aos seus filhos, os seus dias se multiplicarão e ainda serão a realidade de dias dos céus na terra. Isso é possível.

Talvez, você diga assim: como eu vou transmitir ao meu filho? Como temos transmitido hoje? Você diz:  vai ler a Bíblia, seu preguiçoso! Como Deus transmitiu a você? Ele te chamou de vagabundo e mandou ler a Bíblia? É assim que transmitimos para nossos filhos?

Rm 1:1 temos aqui duas coisas que parecem opostas – servo e apóstolo. Sempre temos um conceito de uma pessoa cheia de autoridade, que dá muitas ordens, quando ouvimos o termo apóstolo. Mas não é nada disso. Paulo coloca na ordem certa. Tudo começa como um servo. Ou seja, com um coração de servir. Só um servo, só um escravo pode se tornar um apóstolo. Por quê? Porque o apóstolo é enviado por alguém e com uma missão. Ele precisa ser fiel àquele que o enviou e cumprir a missão para a qual foi enviado. Só um servo, um escravo, pode ser um apóstolo. Quem não sabe ser escravo não pode ser apóstolo, porque a primeira coisa é obedecer e ser fiel.

Você é um enviado de Deus para sua casa, mas só conseguirá cumprir sua missão se for um escravo de Jesus Cristo. seremos bons pais apenas se soubermos ser escravos de Jesus Cristo. só assim poderemos cumprir a missão que Deus nos deu. Somente assim é que conseguiremos servir.

Ez 2:1-3:3 Este é o processo de um enviado. Deus quer falar com quem ele quer enviar. Então, o Espírito entra nele. Ele tem de falar para quem é duro e obstinado. Se só queremos falar para quem quer ouvir, então não podemos ser enviados. Você fala porque Deus mandou falar. se ouve ou não é uma questão deles, mas algo eles saberão: um profeta esteve com eles, lhes falando. Ao ser enviado, também tem de comer a palavra. se a palavra que eu recebo não consegue me transformar, como vou querer que as palavras que saem da minha boca, como vou querer que essa palavra entre em meus filhos e familiares?

Ap 10:8-11 Esse fato é semelhante, mas acrescenta que era amargo no estomago. O que vimos em Hb 4:12, sobre a palavra ser viva e eficaz, mostra que há sinais se a palavra entrou ou não em nós: separou? Dividiu?  Expôs? O nosso problema é que a palavra não chega ao estomago. Quando está na boca é doce, mas quando ela entra em nós fica amargo. Esse é o sinal que entrou em você. Então, você pode falar, porque ela vai entrar nas pessoas. é assim que se forma um enviado. Um enviado fala o que comeu e engoliu.

Existe uma frase muito famosa nomeio cristão: se você não deixa a palavra de Deus mudar você, você será uma pessoa que vai mudar a palavra de Deus.

Como vamos pagar a dívida? Com aquilo que nós comemos e engolimos. Com aquilo que deixamos operar em nós. Então, operará em quem nos ouve.

Ez 3:4-9 Nessa noite, o Senhor está nos enviando não para pessoas desconhecidas, mas para os da nossa própria casa.  Seremos firmes no propósito de levar a palavra. se eles são duros, ainda vamos persistir. É assim que surge um enviado.

Ele está nos enviando à nossa casa para pagarmos a nossa dívida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *