23º  ENCONTRO DE CASAIS EM COLINA – Mensagem 05

23º  ENCONTRO DE CASAIS EM COLINA – 30/03-01/04/2018

 JUSTIÇA, SANTIDADE E GLÓRIA PARA MINHA FAMÍLIA

Notas da Mensagem 05, ministrada pelo irmão Miguel Ma na manhã de 01/04/2018. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

Mensagem 05

 

Vamos continuar e dar uma conclusão à nossa comunhão ao longo desses dias.

Jo  3:17 Esses dias que estamos aqui Deus não quer julgá-los, mas salvá-los. Esse é o coração do Senhor. talvez tenhamos sido muito expostos por meio da luz de Deus, mas isso é para a nossa salvação. Quando nos ilumina, Deus espera uma reação de nossa parte. ele quer operar a salvação em nós e deseja nossa cooperação para desenvolver essa salvação. No fundo do nosso espírito está o querer de Deus de mudar a sua vida. Não apenas isso, mas ali está também a capacidade de tomar a atitude necessária para

Rm 1:1-4  O evangelho é a própria pessoa do Senhor. Ele veio como filho do homem e também como o filho de Deus. Ao falar do filho do homem, temos o evangelho da graça e ao tocar no Filho de Deus temos o evangelho do reino.

Rm 5:8-10 No evangelho da graça temos que fomos salvos por Sua morte e, no evangelho do reino, vemos que estamos sendo salvos pela Sua vida. Quando falamos que o Senhor é o Filho do homem, estamos falando da salvação judicial e quando estamos falando do Senhor como o Filho de Deus, estamos falando da salvação orgânica.

A obra de redenção do Senhor tanto ligado à redenção judicial quanto à salvação orgânica, produz algo em nós. Vejamos os aspectos da justiça, santidade e glória.

A questão da justificação é de grande importância. Ela consiste em Deus aprovar uma pessoa de acordo com o Seu padrão de Justiça, baseado no que Cristo realizou. Esse trabalho de justificação envolve a expiação, que é para apaziguar a Deus, ou seja, conciliá-Lo satisfazendo as Suas exigências. A morte de Cristo foi uma morte expiatória e ao derramar Seu sangue atendeu as exigências da justiça de Deus. nossa visão e revelação da justificação vai produzir uma reação. Muitos não amam o Senhor por não conhecer adequadamente a obra redentora de Cristo.

Gn 4:10 Aqui temos o caso em que Caim matou Abel e esse sangue de Abel que foi derramado clama a Deus por vingança. “meu irmão me matou”. Isso ocorre quando há derramamento de sangue.

Hb 12:24 Quem matou Abel? Caim. Quem matou o Senhor? Eu. O sangue de Abel clama por vingança, mas aqui fala que o sangue do Senhor fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel. O sangue do Senhor diz a Deus: perdoa. O Seu sangue não clama por vingança, mas por perdão, por justificação, por reconciliação, por redenção. É um sangue que fala a nosso favor. É um sangue que clama: Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem. Muitas vezes falamos coisas que ofendem a Deus e temos um sangue que fala coisas superiores. Você não fica comovido com isso? não deseja mudar? Diga: Senhor, eu não posso ficar indiferente a esse fato. foi por minha causa que você morreu. Foi por causa dos pecados da minha família que você morreu. Você sofreu tanto e seu sangue ainda clama a meu favor. Não posso ficar indiferente. Como posso ainda ficar no pecado? Essa é a expiação.

Rm 3:23 Fala da propiciação. Isso é para tornar-nos favoráveis a Deus. dentro do Tabernáculo temos a arca e sobre ela, a sua tampa, chamada propiciatório.  Sobre a arca, há os querubins olhando. É a glória de Deus exigindo algo. Dentro da arca, temos as tabuas da lei, que também exigem algo. O sangue do Senhor é o sangue da propiciação. É o sangue que foi aspergido ali atendendo a exigência da glória de Deus e da lei de Deus. é esse sangue que precisamos ver.

Também envolve a redenção, que significa comprar de volta. Fomos comprados de volta. Se hoje estamos aqui é porque um preço foi pago por mim. O meu preço foi o sangue do Senhor. ninguém aqui é mais barato ou mais caro que o outro, porque o Senhor pagou o mesmo preço. Ninguém foi comprado no 1,99 ou por dúzia. O seu preço é igual ao meu. Por que uns amam mais ao Senhor do que outros? Não é porque o preço foi diferente, mas é porque aquele que viu esse valor, ama mais. Quem não viu, não ama.

Não éramos somente pecadores, mas também inimigos e por meio da obra de justificação fomos reconciliados com Deus. agora somos reconciliados e somos amigos de Deus. se somos amigos, nos importamos com os sentimentos de nossos amigos. Com os inimigos, não nos importamos com o que acham a nosso respeito, mas com amigos nos importamos.

Rm 6:2, 12-13  Como podemos permanecer nessa velha maneira de vida? pelo fato de termos tal visão é que surge esse forte desejo em nosso interior de não mais viver para o pecado nem oferecer nosso corpo ao pecado como instrumento de iniquidade, mas oferecer nosso corpo como instrumento de justiça. Aí é que surge a justiça.

v. 16 A pergunta é: a quem você obedece? Ao Senhor ou ao pecado? Se você obedece ao pecado, você é servo do pecado e seus membros é para a morte. Mas se você obedece ao Senhor e à Sua palavra, seus membros são para a justiça e suas ações são atos de justiça. A noiva está vestida de linho finíssimo. O exercito de Cristo está vestido desses atos de justiça. Esses atos vêm da vida do Senhor em nós e não de nós mesmos. Não vivemos por nós mesmos e isso gera em nós atos de justiça.

A santificação também tem os aspectos posicional e disposicional. Santificação significa que fomos separados. Estávamos em Adão, mas por causa da obra redentora de Cristo fomos transferidos para Cristo. Em Adão tínhamos um tipo de viver, agora, em Cristo temos outro tipo de viver. Temos não só a santificação posicional, mas a disposicional. Antigamente nosso conteúdo era Adão e o velho homem, mas agora nosso conteúdo é Cristo. Cristo vive em mim e esse fato me torna diferente das outras pessoas. esse Cristo é vivo e está em mim.

Ele opera em mim como palavra, como Espírito, me tornando diferente das pessoas. quando pregamos o evangelho e queremos explicar um pouco melhor. O porco gosta do barro. Ele gosta de estar na lama. Se você disser ao porco para não ir, será inútil. A ovelha, ao contrário não gosta de lama. A obra de salvação foi mudar a nossa vida. Cristo vive em nós e agora há algo em nosso interior que não gosta nada do pecado ou da maneira como estamos vivendo. Se Cristo me ama tanto e morreu por mim, morrendo a meu favor, como posso tratar Cristo dessa maneira?

Imagine que você está ali e há uma pessoa cujo filho morreu por você. Há também seu inimigo. Se os dois lhe pedem algo, a quem vamos obedecer? Certamente ouviremos e obedeceremos ao nosso amigo que fez Seu filho morrer por nós. Mas o que fazemos na prática é darmos ouvidos ao inimigo e não a Deus, cujo filho morreu por nós.

Não sou mais forte do que ninguém. O que me salva é o amor que eu tenho por aquele que morreu por mim. Como eu posso fazer isso contra o Senhor? como eu posso fazer isso contra o Senhor? Ele me ama tanto. Eu não vou fazer contra o Senhor. é o amor de Cristo que nos constrange a viver para Ele. Tenho carne como qualquer outro. Vocês acham que eu sou mansinho, mas vocês não me viram bravo ainda. Mas existe um amor que me constrange. Tenho uma visão da obra redentora de Cristo. eu sei o que o Senhor quer operar em mim.

Então, agora Cristo vive em mim e me dirige como o Espírito em meu interior me guiando. Já encarei muitas situações em minha vida reagindo a fatos. Decidimos fazer algo baseados em nosso velho homem. Mas quando olhamos bem, não podemos fazer. mesmo nas coisas espirituais. Às vezes vemos certas situações e o ser natural aparece. Dá vontade de fazer determinadas coisas, mas tenho uma visão: a igreja é do Senhor. sou só um servo do Senhor. não posso fazer o que quero. Tenho de saber o que o meu Senhor quer. Eu não tenho liberdade. Quanto mais à frente, menos liberdade temos. Pensa que não há momentos que tenho raiva? Posso levar adiante ou deixar meu velho homem. Tenho as mesmas fraquezas, mas tenho o evangelho. tenho o espírito e tenho a palavra. obedeço ao Espírito e à palavra. todos temos o Espírito e a palavra e podemos vencer.

Se deixo o evangelho operar em mim, o resultado será justiça, santidade e glória. É um resultado espontâneo, porque deixamos o Senhor trabalhar. Se o permito operar em mim, se manifestará em nós um serviço e vamos servir nossa família de uma maneira adequada. Levamos nossa família adiante com a palavra e o espírito. são eles que darão o poder de avançar.

Rm 1:1 Ele érea um escravo e sabia que não podia fazer o que queria. um escravo ouve e recebe ordens do Seu Senhor. Ele precisa ouvi-lo todos os dias. Um bom mordomo está sempre perguntando ao seu Senhor o que Ele quer. Qual foi a última vez que você ouviu o Senhor falar para você o que Ele quer? Quando foi a última vez que você perguntou ao Senhor o que Ele queria que você fizesse? Daí a importância da nossa comunhão pessoal com o Senhor. essa comunhão é para sempre perguntar a Ele o que quer para hoje.

Preparar as mensagens não é tão fácil. Você acha que preparo as mensagens para o ano inteiro? Eu só tenho uma ideia, porque Deus nos dá uma direção. Então, sabemos que é naquele sentido. Mas o que vamos falar e como vamos falar, precisamos de direção de madrugada o que vou falar de manhã e é de tarde que o Senhor fala para mim o que vou falar à noite. Não sou senhor, sou servo. Não posso falar o que eu acho, mas tenho de perguntar ao Senhor o que Ele quer falar. Quando Ele diz o que devo falar, eu falo. Então, não me importo se você que está ouvindo gostou ou não gostou, porque eu falo o que ele mandou.

Como chefe da casa, vocês como pais, vocês falam o que vocês querem falar ou o que o Senhor quer falar? o filho é seu ou é do Senhor? isso faz grande diferença, irmãos. Senhor, ele é Seu filho. Você é o verdadeiro pai. O que você quer falar com ele, fala comigo para eu transmitir. se você perguntar ao Senhor, ele vai falar a você. Talvez ele nunca tenha falado, porque você nunca perguntou. Você é como um mordomo que está servindo peixe há dez anos ao mordomo, porque foi a ultima vez que perguntou ao seu senhor o que ele queria.

Rm 1:9 Deus, a quem sirvo em meu espírito. Vamos servir a Deus e às pessoas no espírito. não sirva a sua família estando na carne. Quando perguntamos ao Senhor e fazemos o que Ele mandou é bem diferente de fazer na carne. O resultado é diferente. Assim também entre marido e mulher. Seu marido fala de uma maneira inadequada, porque está na carne. Se você está na carne, a carne gerará mais carne ainda. Mas se decidimos servir no espírito, o resultado será diferente.

A palavra para servir nesse v. 9 é servir como sacerdote. Sua função é levar o homem até Deus. temos de servir no espírito e aí levaremos o outro ao espírito. quando servimos no espírito levamos toda a nossa família à presença do Senhor.

v. 10 Nosso serviço deve ser no evangelho, ou seja, nessa palavra que tem poder para salvar. Para salvar nossos familiares não será com palavras na carne, mas com o evangelho que sai de nós. Como vamos salvar nosso filho? Nossas atitudes dentro de casa, se forem mudadas, terão resultado muito melhor.

Aqui temos também presente a oração. Servimos em nosso espírito também pelas orações.

Por um lado, temos nossa atitude diante do Senhor para voltar ao espírito e servir à família no espírito e orando em por eles. Mas também esperamos a boa ocasião adequada para falar a palavra de salvação. Não é na mesma hora que recebe. O Senhor tem o momento certo. Quando está todo mundo fervendo de raiva, não é o momento de falar nada. Voltamos ao Senhor e enquanto estamos nos voltando a Ele, Deus já começa a agir nos outros membros da família. depois, esperamos o momento certo para falar.

v. 11 Significa que você reparte o que tem. Quando faz isso, está desempenhando a função que Deus lhe deu e a outra parte está sendo aperfeiçoada. Isso porque você deixou a palavra e o espírito operarem em você. Então, surge um trabalho assim.

v. 12 Existe uma comunhão mútua e um conforto específico.

v. 14 tudo isso porque devemos uns aos outros.

Esse é o serviço produzido pelo evangelho em Romanos. Vejamos agora o serviço produzido pelo evangelho em Filipenses.

O resultado do evangelho sempre virá com equilíbrio em dois aspectos: o humano e o espiritual. Somos pessoas que têm natureza humana e divina. Temos natureza divina e natureza humana. Ele produz em nós resultado divino e humano. Isso traz um equilíbrio.

Fp 2:1-2 Esse é um versículo muito importante. Paulo diz “se há”. Se cooperamos com o evangelho, há. Se não cooperamos com o evangelho, não há. Podemos falar na carne, dar pauladas ou ter exortação em Cristo. isso é maravilhoso. Não quer dizer que não irá exortar, mas que há uma exortação em Cristo. então, temos consolação de amor. Em outra situação, comunhão do Espírito e em outra, entranhados afetos e misericórdias. Cheios de sentimentos que provém da humanidade do Senhor e misericórdias. Esses sentimentos do Senhor sempre trazem misericórdia.

Se em uma casa temos exortação em Cristo, comunhão do espírito e temos misericórdias, como será nosso relacionamento em casa? Será maravilhoso. Então, passamos a perceber que se o clima não é bom é porque faltam essas coisas, que são o resultado do evangelho trabalhar em nós. Se ele trabalha em nós, de nossa boca não sai condenação ou julgamento, mas exortação, consolação, comunhão, cheios do sentimento do Senhor e cheios de misericórdia. Temos misericórdia para com os de nossa casa?

Se temos essas coisas, o resultado será que pensaremos a mesma coisa, teremos o mesmo amor, seremos unidos de alma e teremos o mesmo sentimento. Então, poderemos lutar juntos pela fé do evangelho (Fp 1:27). A mensagem que o Senhor está nos passando é:  “eu quero uma mudança em sua casa, porque vocês podem ganhar muito mais do que já têm”. Quero que a glória da segunda casa seja maior do que a primeira. Seremos mais felizes que que quando começamos. É isso que Deus quer. Ele quer uma vida familiar ascendente.

v.  3-45 Nesse viver, um dá valor ao outro. Nossa maneira de ver as coisas muda e compreendemos o que o outro está sentindo e pensando e damos valor a isso. isso não é produzido pelo esforço humano, mas pela palavra de Deus que temos recebido. É o tempo de ouvir e receber o evangelho. Deus quer fazer, amados casais. Deus quer fazer. tudo que Ele precisa é de nossa cooperação.

Espero que tenhamos recebido o evangelho da salvação da nossa família. Esse é o desejo de Deus, que todos possamos avançar no caminho da fé do evangelho. Que o Senhor abençoe a todos nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *