Ensinarás a teu filho – Ezra Ma – Nhandeara – 11/04/2018

REUNIÃO ESPECIAL COM OS PAIS DA IGREJA EM NHANDEARA – 11/04/2018

 

Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na note de 11/04/2018. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

Ensinarás a teu filho
Dt 4:9-10

 

Posso dar um testemunho de que temos boas experiências em criar filhos já há algumas gerações. Existem certos princípios que são leis como a lei da gravidade. Existe a lei de Deus, que está fora do homem. O homem foi criado naturalmente bom e possui em si a lei de seus membros, que é uma lei que deseja cumprir a lei de Deus. Contudo, existe em nós outra lei, a lei do pecado e da morte, que nos leva à incapacidade de cumprir a lei de Deus. Quando recebemos o Senhor, então, recebemos em nós a lei do Espírito da vida, que nos faz vencer a lei do pecado e da morte.

Meus irmãos e eu fomos criados nos princípios de Deus e recebemos dispositivos antissísmicos que nos protegeram dos terremotos que a vida nos trouxe. Nos lugares onde há terremotos com frequência, são esses dispositivos que evitam que os prédios caiam quando são abalados até certo nível no tremor de terra. Hoje há jovens que não suportam as dificuldades deste que enfrentam. Isso indica que não receberam os dispositivos antissísmicos em si.

Nós aprendemos os princípios através de nossos pais e passamos por nossa adolescência com estabilidade e com segurança, embora tenhamos sofrido os terremotos nessa idade. Hoje temos criado nossos filhos e sobrinhos, que também passaram por suas fases

Não é coincidência que todos tenham crescido saudáveis assim, mas na verdade, é a lei de Deus que funciona. Entristeço-me pela falta de interesse da maioria dos pais em buscar os princípios de Deus. É triste ver irmãos e irmãs sofrendo por causa dos filhos. É de muita dor ver nossos filhos não seguindo o Senhor.

Mt 20:20 Tiago e João eram primos de Jesus e ela pediu a Ele que seus dois filhos se assentassem um à direita e outro à esquerda do Senhor no reino. Sempre temos um sentimento ruim em relação a essa mãe. Mas será que esse pedido dela é tão ruim? ela pede que Seu filho esteja no reino e que tenham uma posição ali. O que você, pai e você mãe querem para o Seu filho? Que ele seja um médico, um advogado, um grande fazendeiro? Seu filho pode se tornar um grande empresário, mas talvez não entre no reino dos céus. Então, revendo esse pedido da mãe desses dois, talvez não seja tão ruim.

O relacionamento entre pais e filhos é um assunto muito extenso. Hoje quero falar sobre a questão de ensinar os filhos.

Dt 4:9-10 Vocês todos têm um legado. A sua história, de como se conheceram, de como tiveram experiencias profissionais, etc. Tudo isso faz parte de sua experiencia, de seu legado. Estes versículos dizem que devemos ensinar nossos filhos e os filhos de nossos filhos. essa palavra é também para os avós. Timóteo recebeu a herança da fé de sua mãe e de sua avó.

A história, as experiencias, o que vocês aprenderam, não pode ficar só para vocês. É preciso transmitir isso aos seus filhos. As ideologias de hoje têm sido transmitidas aos seus filhos e vocês não podem ficar calados. É preciso mostrar a eles os buracos que existem na estrada que vocês já trilharam.

v. 10 O que falta hoje em dia tanto fora como dentro da igreja é o ensinamento dos pais aos filhos. é a sociedade que está ensinando os filhos. muitos pais estão deixando a televisão ensinar os filhos. a mensagem que é transmitida pela mídia hoje é que é correto o casamento do mesmo sexo, que é correto sexo fora do casamento, etc. Casamento entre pessoas do mesmo sexo era um escândalo há algumas décadas, mas após anos de Hollywood, isso se tornou tão comum que parece normal. A sociedade está ensinando através da mídia, dos colegas, etc. Nossos filhos estão sendo envenenados e destruídos, mas não damos nenhum antídoto para eles. Por isso, morrem dia a dia.

Mt 25 mostra a parábola dos talentos. Temos aplicado na igreja esses versículos para os dons que temos recebido de Deus, mas hoje à noite quero aplicar essa palavra para nós, os pais. Os talentos que recebemos de Deus são nossos filhos. Você enterrou seu filho e o deixou ali de lado, ou está investindo em seu filho?

Quero falar algo para os pais de filhos pequenos. Os filhos que já têm mais de 12 anos, ainda podem ser trabalhados, mas exige mais trabalho.

Hoje os pais não têm tempo para os filhos. muitos entregam seus filhos para a creche e são essas pessoas que criam nossos filhos. Na verdade, há pouco relacionamento com os filhos. o relacionamento que existe hoje é para dar banho, comprar roupas, etc., mas não há relacionamento. Há muitas mulheres cristãs que são profissionais e servas de Deus.

Estou falando mais para as irmãs, porque seu papel é de grande importância na Bíblia. Os grandes homens de Deus na Bíblia foram claramente cuidados pela mãe. Moisés, Timóteo, Samuel, etc. Será que uma carreira de sucesso vale uma família fracassada? Minha sobrinha era uma alta executiva bem-sucedida, mas decidiu abdicar de sua carreira para investir em seus filhos.

Hoje há jovens que têm mágoas de Deus, porque seus pais não tinham tempo para os filhos. hoje há irmãs jovens que não querem se casar com irmãos que servem a Deus, porque eles não têm tempo para seus filhos. A ausência dos pais na infância e na adolescência têm sérias consequências. Fico contente de que meus filhos se lembram das brincadeiras que fazíamos com eles, do tempo que passávamos com eles, etc. Sempre os incluímos na vida da igreja. nunca demos a impressão de que eles atrapalhavam. Suas memórias hoje são gratificantes para nós.

A geração de hoje é o alvo do inimigo de Deus. Ele precisa massificar o mundo e procura os jovens de hoje para isso. A capacidade de analisar e dizer não ao comando de Satanás está sendo tirada dos filhos hoje. Os pais não incentivam os filhos a ler. Eles não conhecem os assuntos. A leitura é que nos enriquece. Mas como o jovem vai gostar de leitura? É preciso que isso seja infundido neles quando crianças. É preciso que os pais leiam para eles. Toda noite minha esposa lia para meus filhos e minha filha também lê para meus netos. Assim, quando eles forem adultos, gostarão de ler. Os influentes de hoje são os que lêem. Mas nossos filhos hoje estão ganhando celular, tablet de presente e não livros.

Hoje existe a filosofia do suborno. Em vez de os pais darem atenção aos filhos, os colocam em frente da televisão dão um tablet em suas mãos. a criança só consegue se acalmar com tablet. Fico triste pelos pais de hoje que se tornaram escravos de seus filhos, que são verdadeiros ditadores e tiranos em casa. Eles mandam e desmandam. Claro, não digo que em todas as casas sejam assim, mas vejo o perigo disso hoje.

Dt 6:4-9 Em primeiro lugar, a palavra deve estar no coração dos pais, porque a boca fala do que está cheio o coração. inculcar é falar repetidas vezes com insistência até que eles recebam. É “meter na cuca” dos filhos. minha esposa fazia isso com meus filhos quando os levava para a escola.

Dt 11:18-21 Tudo que é repetido na Bíblia é algo que Deus dá grande importância. Pergunto a vocês, mesmo que façamos isso que esses versículos dizem, ainda estaremos em desvantagem, por causa do bombardeio intenso que eles recebem lá fora. Muitas vezes, quando estamos com eles na rua, temos de aproveitar e ensinar a eles. Não pode ficar calado diante das circunstâncias que vemos com nossos filhos.

Devemos ensiná-los em casa e não fora. Se não os corrigimos em casa, vamos querer discipliná-los na casa dos outros? A disciplina deve ser feita no espírito e não com raiva. Antes de disciplinar nossos filhos precisamos orar. Meu pai fazia isso comigo. Ele nos dava três avisos e se desobedecíamos, nos chamava, orava conosco e, então, nos disciplinava.

Sl 78:6-8 É assim que passamos de geração em geração. Tanto no mundo secular e empresarial e também na igreja a síndrome da terceira geração. A primeira geração nas empresas familiares são daqueles visionários, que mesmo sem muito preparo levantaram empresas grandes, mas quando passaram aos filhos, estes já não tinham mais muita visão e a terceira geração põe tudo a perder.

Jz 2:6-13 Espiritualmente isso também ocorre. A primeira geração tem a visão, mas a segunda já não tem o mesmo espírito e a terceira se torna mundana. Sei que muitos de vocês quando eram mais jovens sofreram carências e privações. Por causa disso, decidiram que seus filhos não passariam pelo que vocês sofreram e que eles teriam tudo que quisessem. Tudo o que eles querem, vocês dão. Isso está, na verdade, matando seus filhos. Alguns filhos querem determinado celular, um tênis de marca, porque todos os colegas têm. Esses filhos crescem sem receber quase nunca um não. Os pais querem ser amigos de seus filhos e deixam de ser pais de seus filhos. Os filhos hoje não respeitam os pais, que perderam sua autoridade. Por causa disso, as crianças não respeitam nenhuma autoridade, porque não a conhecem. Isso é a iniquidade. Os filhos precisam sofrer para se tornarem resilientes. Hoje não estão preparados para enfrentar o mundo real. Isso tudo faz parte de ensinar os filhos.

Ef 6:4  Não diga a seus filhos que eles são fracassados, que são burros, etc. Se você fala isso a ele, isso entrará em seu coração e é isso que ele será quando crescer. Você ora por seu filho para que ele seja um homem de Deus, que ele seja uma boa pessoa, mas diante dele fala essas coisas?

Criar é alimentar seu filho com as verdades da Bíblia, com o conhecimento de Deus, com as virtudes humanas – perseverança, paciência, amor, etc. Criar não é dar comida ou roupas, mas muitas vezes é dizer não.

Hoje as crianças estão sendo bombardeadas com as ideologias. Deus falou em Deuteronômio para atarmos na mão e na fronte a Sua palavra. em Ap 13 vemos que é na mão e na fronte que a marca da besta será colocada. Estou cada vez mais convicto de que a marca da besta será as ideologias. O mundo está mudando a maneira das pessoas pensar. É surpreendente que o homossexualismo hoje seja algo aceito como normal pelos adolescentes. Isso é o trabalho das ideologias.

Hoje precisamos falar sobre sexo com as crianças. Temos de falar o que é pecado e o que não é. Temos de falar a eles sobre a identidade sexual deles. Seu filho tem de saber que ele é homem e sua filha tem de saber que ela é mulher. Eles têm de saber que homossexualismo é pecado. Claro que Deus liberta, mas precisam saber que é pecado. A escola não deve ser quem ensina as crianças sobre essas coisas. a escola ensina matemática, português, geografia, etc., mas o resto é responsabilidade dos pais.

É preciso gastar tempo com os filhos. sem gastarmos tempo com eles, não haverá vínculo entre eles e seus pais. Seus filhos têm de confiar em vocês. Se desde criancinhas os pais não conversam com seus filhos, não será criado vínculo. É preciso pelo menos uma reunião familiar por semana e também em uma noite da semana é preciso brincar com seus filhos, especialmente quando são crianças.

Como conciliar isso com a vida da igreja? Realmente, precisamos administrar nosso tempo. As lideranças das igrejas também precisam considerar isso para que as famílias tenham tempo em casa. Precisam educar os filhos nas virtudes humanas, ensinando-os a não ser egoístas, a ser gentis, respeitar os mais velhos, etc.

O que afinal queremos de nossos filhos? investimos neles em que? O tempo passa e se não falarmos da palavra a eles, o dia chegará que já será tarde.

2Tm 3:14-15 Essa sabedoria é a sabedoria para ser salvo. Podem ter a sabedoria de ser médico, mas isso não vai salvá-lo, pode ter sabedoria de engenheiro ou advogado, mas precisa ser salvo e ir para o reino. A única maneira para entrar no reino é aprendendo a Bíblia.

Volto a dizer que a responsabilidade de educar seus filhos não é da escola ou da igreja, mas é de nós, os pais. Um dia Deus perguntará o que fizemos com nossos filhos. Ele não os entregou à igreja ou à escola, mas entregou aos pais. Você foi quem o gerou e quem deve cuidar deles. Que seus filhos vejam vocês lendo e vivendo a Bíblia, andando nos caminhos de Deus.

Como falei no começo, espero que você não durma bem esta noite. Espero que essa palavra incomode você. Nossos filhos são muito importantes. Nossos netos são muito importantes. Vamos cumprir nosso papel. Espero que não seja para condenação essas palavras, mas para incentivo. Ainda que nossos filhos sejam maiores, é o momento de nos arrependermos e pedirmos perdão ao Senhor. O Senhor pode mudar a situação.

Precisamos de reuniões como essa. O peso em meu coração é muito forte quando vejo os irmãos sofrendo. Hoje está havendo pouco a pouco uma recuperação dos nossos adolescentes e jovens, mas precisamos dos pais. Não basta corrigirmos os jovens ou os adolescentes. Queremos ensinar os pais para que na infância já eduquem seus filhos para que estejam bem quando chegarem na adolescência ou na juventude de forma adequada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *