A FÉ DO EVANGELHO
Conferência Nacional no Chile – San Bernardo – Santiago
Notas da palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, na manhã de 29/04/18. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica. Não revisado pelo preletor.
Mensagem 03 – O poder da Sua ressurreição
Leitura Bíblica: Fp 3:8-10
Esperamos que essa Conferência seja um marco para as igrejas no Chile, tendo um novo começo e seguindo juntos para a direção que o Senhor nos está dando.
Ex 19:4-6 O Senhor tirou o Seu povo do Egito, que representa o mundo. Deus nos tirou do mundo para fazer-nos um povo. Éramos indivíduos, mas Deus quer fazer de nós um povo, um Corpo, uma casa, pois Sua intenção é ter um reino de sacerdotes e nação santa. Para isso há muito que fazer. Ele tem de trabalhar muito em nós para que alguém que foi tirado do mundo se torne um Corpo. Por isso precisamos do que temos lido em Romanos esses dias.
Rm 1:16 Por meio do evangelho Deus é capaz de transformar um homem pecador que vivia no mundo como nós. A salvação não é apenas dos nossos pecados, mas é completa. Todos aqui receberam um dia a palavra do evangelho. A palavra de vida nos levou a crer no Senhor Jesus. cremos na Palavra e confessamos que somos pecadores e cremos na morte do Senhor. Recebemos o perdão dos pecados, mas também a vida divina. Isso ocorre somente pela fé. esse é o poder de Deus. um pecador como nós, que vivíamos em pecado, um dia recebemos a palavra e cremos na obra de redenção de Cristo e invocamos o Seu nome e o reconhecemos como nosso Senhor. simplesmente por crer nos tornamos filhos de Deus. sem nenhum esforço nosso, pelo poder do evangelho de Deus, o poder da fé atuou em nós e houve uma mudança em nosso espírito. Fomos regenerados e temos a vida divina em nosso espírito. Deus então nos justificou e por Sua justiça ganhamos a salvação de nosso espírito. pelo pecado ele foi mortificado e precisava receber vida novamente. Uma vez salvos em nosso espírito, somos salvos para sempre. Nunca mais perderemos a salvação e somos para sempre filhos de Deus. Estamos livres da perdição eterna no lago de fogo. O evangelho é o poder de Deus para a salvação.
Um dia, quando o Senhor Jesus vier em Sua segunda vinda, até nosso corpo será salvo. Esse corpo que envelhece, que se corrompe, será salvo. Já estou na última parte de minha vida. as coisas físicas se corromperão, mas tenho esperança, porque nosso corpo mortal será revestido de imortalidade. Nosso corpo será salvo na segunda vida de Cristo. Já não precisaremos de coisas materiais e seremos como o Senhor Jesus após Sua ressurreição. Seremos como Ele é. Certa vez, perdi uma conexão de voos em Miami. Os irmãos me esperavam para dar a Conferência e pensei: se eu tivesse já com meu corpo de ressurreição não precisaria deste avião. Assim seremos quando o Senhor voltar e iremos reinar sobre a terra.
Mas há um problema. há uma parte que também precisa de salvação para isso: a nossa alma. Todos os problemas são problemas de falta de salvação da alma. Não há como sermos um se nossa alma não for salva.
Por que Deus nos fez com alma? Porque ela é nossa personalidade, onde estão nossas características como indivíduo. Por isso, cada um é diferente de outro. As impressões digitais de todas as pessoas são únicas e não há duas iguais. O ser humano é complicado. Quando há reunião de condomínio, cada um tem uma opinião e um é contra o outro e há interminável discussão. Somos todos diferentes, de origens diferentes, de costumes diferentes, etc. O casamento já é diferente, porque os dois são diferentes.
Mas Deus tem um grande plano para o ser humano. Como Ezra nos falou ontem, é como uma orquestra. Somos tão diferentes e somos o Corpo de Cristo, membros uns dos outros. Cada um com sua característica que Deus usa para a edificação do Corpo de Cristo. ele está trabalhando em nós para nos fazer Sua obra-prima. contudo, para que sejamos um com o maestro, Ele precisa transformar nossa alma.
Temos uma alma doente. Fomos contaminados. Nosso corpo se tornou carne e contaminou nossa alma, que também se tornou parte da carne. O velho homem tomou conta de nós e nada bom pode sair do ser humano. Mas Deus quer nos salvar. Ele enviou seu Filho, que pela morte na cruz nos deu a redenção. Hoje podemos invocar o nome do Senhor, crendo Nele e recebemos a salvação em nosso espírito. mas quanto a alma, pouco foi mudado por esse fato. ainda somos um velho homem e precisamos do trabalhar do Senhor.
Cl 3:1-4 nós não pertencemos à terra, mas aos céus agora. Por isso, buscamos as coisas celestiais. É o que o irmão Ezra nos mostrou ontem, que há um buraco de minhoca que pode nos levar a outra dimensão, a dimensão da eternidade, onde Deus está (Is 57 mostra que Deus habita a eternidade). Como podemos passar das coisas terrenas para as celestiais? Pela fé. Este é o buraco de minhoca. Quando passamos pela singularidade, nos encontramos na esfera da fé, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
- 5-9 Mas temos de perceber que ainda somos homens caídos. Todos éramos filhos de desobediência e o Senhor quer trabalhar a obediência em nós. Todos vivíamos no meio do pecado, mas agora é o momento de deixar todas as coisas. há ira entre nós? Ou somos todos anjos? Há raiva? Servindo com os irmãos, um não concorda com o outro, então há ira, raiva. Há palavras inadequadas saindo de nossa boca? Tudo isso é problema do velho homem. Estás disposto a despir, como uma roupa, o seu velho homem? Deus quer nos salvar. Ele quer salvar nossa alma. Você está disposto?
- 10-11 Este é o sonho de Deus.
- 12 Em nós temos muito pouca compaixão e misericórdia, porque nos falta as entranhas de Cristo com a humanidade elevada e perfeita de Cristo que Deus nos preparou. Não apenas a salvação do nosso espírito, mas mais que isso, Ele se esvaziou de Sua posição como Deus e se humilhou para viver como homem até a morte de cruz. Deus então o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome para que toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai (Fp 2:5-11).
Jesus foi aperfeiçoado pelos sofrimentos pelos quais passou na terra. Ele não veio como super-homem, mas foi tentado em todas as coisas. temos agora Cristo que foi preparado por Deus com uma humanidade perfeita que hoje está nas entranhas de Cristo, Deus deseja nos conformar a ele. É essa humanidade que vai nos ajudar a nos tornar verdadeiramente unanimes. precisamos das entranháveis misericórdias de Cristo. precisamos de humildade, bondade, benignidade, de humildade, de mansidão, de paciência. Isso tudo nos falta. Nas entranhas de Cristo há a paciência.
- 13 suportar significa dar apoio, orar com o irmão e fazer o possível para que ele vá bem. Se não nos suportarmos, daqui há seis meses, nada mudará. Será que o evangelho não é o poder de Deus? será que pode salvar os outros, mas não é capaz de mudar a nossa alma?
É possível perdoar ou não? Não guarde rancor, ressentimentos. Tudo isso vai contaminando todo o seu ser e te torna uma pessoa amarga e infeliz. Vamos viver mais felizes, aprendendo a perdoar. Perdoar nos liberta. Vamos aprender também a pedir perdão. Quem tem coragem de pedir perdão? No casamento, quem pede perdão primeiro? Sei que há pessoas que nunca pedem perdão. Para o bem das igrejas no Chile, vamos aprender a perdoar. se você cuida bem da sua dieta, mas não cuida do rancor, saiba que manter rancor é pior que não cuidar do corpo. Mas o evangelho é o poder de Deus que está salvando nossa alma. Isso é possível!! É o poder de Deus para todos nós.
Ex 15:22-27 Depois que foram tirados das mãos de Faraó e salvos por meio do Mar Vermelho, começaram sua jornada para, no caminho de três dias adorar e servir ao Senhor. Mas logo que saíram já tiveram uma situação. Estavam sem água. Você quer ser salvo em sua alma? Então, vem a provação. O que fazemos? Cremos que Deus é o deus que cura, ou não? Quando o Senhor quer nos provar, ele nos faz passar por situações. No meio das provas o que fazemos? Murmuramos, brigamos, ou confiamos no Deus que cura?
Ex 16:1-4 Você está realmente disposto a passar por provações?
Ex 11:4-6 Que ingratidão! Deus cuidou deles no deserto, suprindo-os toda manhã com maná. Deus nos dá tudo e nós desprezamos.
Ex 13:27-31; 14:26-34 Quando foram relatar sobre como era a terra que Deus havia prometido, a difamaram. Podemos subir ou não podemos? Se temos muitos problemas entre nós, não podemos subir. Há muitos povos nessa terra. Na obra há problemas, em cada igreja, também há problemas. São os gigantes. Porque murmuraram, Deus fez com que cada dia que espiaram se tornasse um ano vagando no deserto. Por quê? Porque não estavam dispostos a morrer. Deus quer que toda a velha geração caia no deserto. Você pode fazer morrer seu velho homem e se revestir do novo homem. Mas você também pode escolher não fazer morrer velho homem.
Hb 3:7-10 Vamos conhecer ou não o caminho da salvação de Deus? se insistimos em viver em nós mesmos, ainda vivemos no velho homem. O Senhor, contudo, quer nos salvar. Será muito triste se não entremos na boa terra. Por muito tempo o irmão Dong esteve aqui por mais de 30 anos veio pelo menos duas vezes aqui. Vamos levar mais quarenta anos em nosso velho homem? Não tenho mais esse tempo. Por que não podemos morrer e deixar nossas exigências? Cada um pode buscar crescer em sua vida espiritual, principalmente, tomar a cruz. É possível?
Vs. 11-19 É possível mudar-nos? Ou não cremos que o evangelho é o poder de Deus? ele pode nos mudar! Somos participantes de Cristo. pelas entranhas de Cristo somos participantes e a salvação da alma é possível.
4:1-2 Vamos ouvir essa palavra como vinda de Deus. não apenas escutar, mas também ruminar. Uma vez, duas vezes, três vezes. Ruminando a Palavra podemos ganhar o encargo do Senhor.
- 3, 9 Resta um repouso. Quem deseja entrar? Josué já havia colocado cada um em sua posição, mas Davi, em Salmo 28, diz que ainda resta um repouso. Esse repouso se refere ao que Ele preparou para nós.
- 10 Aquele que entrou no repouso de Deus, vai repousar de suas obras. Se brigamos muito para fazer a obra de Deus, não estamos trabalhando no descanso de Deus. a obra de Deus é feita quando estamos no descanso de Deus. não sabemos como explicar. Às vezes parece que se nós não fazemos, nada vai acontecer. Fazemos muitas coisas e corremos para lá e para cá, mas primeiramente, Deus quer que entremos em Seu descanso. Deus fará a Sua obra. Mesmo que eu faça muito por mim mesmo, não estou trabalhando no repouso de Deus. tenho de repousar das minhas obras para que Deus possa fazer as suas obras. Então, teremos repouso e paz.
- 11-12 A palavra que estamos recebendo, deve nos ajudar a discernir o que é alma e o que é espírito.
Hb 5:11-13 Mas leite, mais leite, ano após ano tomamos leite? Porque ainda somos crianças. Ninguém retrocede em sua opinião, então, mais leite. Precisamos amadurecer. Principalmente, entre a liderança, precisamos de irmãos maduros que suportem alimento sólido. Deus deseja levar-nos à situação de maturidade. Precisamos crescer e amadurecer. Não mais ficar brigando entre nós. Que o splagchnon de Jesus Cristo nos supre tudo o que precisamos.
Fp 3:8- Paulo era um jovem extraordinário, um sangue-puro entre os judeus, era zeloso quanto à lei, aprendeu tudo aos pés de Gamaliel e perseguiu a igreja pensando estar servindo a Deus. mas um dia algo aconteceu com ele que tudo o que ele considerava como lucro se tornou para ele como perda, como lixo. O que aconteceu com ele?
Gl 1:11-16 O que mudou radicalmente a vida de Paulo foi a revelação de Jesus Cristo. um dia, ele recebeu revelação. Deus quis revelar Cristo a Paulo e essa revelação lhe fez perceber a sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, como vimos em Fp 3:8. A sublimidade do conhecimento de Cristo mudou tudo para Paulo. você teve um dia a revelação de Cristo? não é apenas o conhecimento da Bíblia, mas algo que Deus revelou a você. Nos anos 70/80 nós tivemos realmente a revelação de Cristo e a igreja. isso mudou radicalmente nossa vida. até hoje estamos servindo por causa dessa visão. É pela sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus que estamos vivendo assim. Por que a vida cristã de alguns irmãos é fria e instável? Porque falta a revelação de Cristo, da igreja do Seu plano para nossa vida. quando temos essa revelação, tudo é lançado fora como lixo. Os jovens precisam de uma causa, um ideal para viver. A visão de Cristo e da igreja se tornou nossa causa. Se não temos essa visão, precisamos pedir ao Senhor. assim, ninguém será frio, mas arderemos pela visão!
- 10 Mas somente ter a visão ainda não é suficiente. Todos os Filipenses tiveram a visão e a revelação, quando Paulo lhes pregou o evangelho. quando nós tivemos a revelação, nos tornamos os propagadores, os pregadores dessa visão para ganhar outros. Mas isso não nos sustenta por muito tempo. Isso porque uma vez que vimos a sublimidade do conhecimento de Cristo deve nos levar agora a conhecer a Cristo subjetivamente, ou seja, ter experiencias de Cristo. não é apenas conhecimento de Cristo através da Bíblia, que está na categoria da sublimidade do conhecimento de Cristo, mas ir adiante e O conhecer. Não é somente ter uma visão, uma revelação, da qual muitas vezes até nos gabamos de a possuir, mas conhecer a Cristo em experiencia faz toda diferença. Se queremos amadurecer, precisamos conhecer a Cristo subjetivamente.
Esse conhecimento vem por meio dos sofrimentos. Cristo aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e este também será nosso caminho: ser aperfeiçoados por meio dos sofrimentos que passamos. Isso significa que se você é por Cristo e pela igreja, todos os seus sofrimentos positivos, ou seja, aqueles que não são por nossos pecados ou nossos erros, serão para Cristo e para a igreja. tudo o que experimentarmos será benefício para nosso crescimento e para Cristo e a igreja. Quando era jovem tinha muito medo dos sofrimentos que Deus estaria preparando para mim. Eu pensava qual seria a tragédia que me sobreviria. Mas hoje estou claro de que esses sofrimentos são aqueles pelos quais passamos todos os dias. Por exemplo: como reagimos diante das frustrações diárias? Cada situação que passamos é para nosso aperfeiçoamento. É para fazer morrer mais o nosso velho homem. Você acredita nisso? Aproveite todas as situações de tribulações e sofrimentos do dia a dia. sua atitude diante das frustrações mostra se você quer crescer ou não. Não reclame de seu cônjuge, de seu chefe ou colegas de trabalho ou escola. Vá diante do Senhor e diga: Senhor, quero crescer nesta situação. Quero participar da comunhão dos teus sofrimentos e me conformar contigo em tua morte. Alguém que não passa por uma frustração se torna alguém muito frágil. As frustrações produzem homens resilientes. Se queremos ser resilientes para o Senhor, então aproveitemos as frustrações para levar a morrer nosso velho homem.
Depois da morte, em Deus há ressurreição. Quanto mais você estiver disposto a morrer, mais poder de ressurreição terá. Esse poder não é um poder pentecostal, que vem por jejuar e orar e supre um evento. Após este evento, o poder se vai. Mas o poder que vem pela morte e ressurreição é um poder que permanece conosco, porque é o poder que vem da vida. o irmão Dong era assim. Era pequeno e nos últimos anos, velhinho, mas sempre teve poder. isso porque estava sempre disposto a morrer.
Se estivermos dispostos a morrer, haverá poder em nossa vida. Não vou falar palavras bonitas. Quem estiver disposto a morrer, terá poder de ressurreição. O caminho do Senhor é em cada vez que nosso velho homem é contrariado, ter a reação de voltar-nos ao Senhor. Quando a situação não é como desejávamos, qual nossa reação? Deve ser de buscar conhecer a Cristo.
Certa vez eu tinha um pequeno problema entre mim e minha esposa e que causava um pouco de desconforto entre nós. Então, decidi naquela noite falar com ela e apontar-lhe para que se ela mudasse neste e naquele ponto, nosso relacionamento seria melhor. Pensei isso de manhã. Durante aquele dia o Senhor me falou: não faça isso. porque se você lhe mostrar um ponto, ela terá cinco folhas para mostrar sobre você e a noite será interminável. Então, perguntei o que fazer. o Senhor me mostrou: que tal morrer? Mude você sua atitude e não exija que o outro mude. As coisas realmente mudaram.
Nós queremos ganhar a briga com os irmãos? Se ganhamos a briga, mas perdemos a salvação da alma, de que nos serve? Quem está disposto a morrer? Estes terão experiencia e crescerão. Jesus é o Senhor!
Meu Deus!
Vamos deixar Deus trabalhar nossas almas, transpondo o Splagchnon de Cristo.