- Deus falou pelo Filho durante Seu tempo aqui na terra, e o que Ele falava fazia a obra de Deus; a palavra estava dentro daquele homem. Os dois discípulos que iam para Emaús conversaram com Jesus após sua ressurreição, porém somente o reconheceram posteriormente, por conta da palavra que estava Nele. Jesus é o próprio falar de Deus, e não a palavra morta, doutrinária. Quando Sua palavra é falada, ela arde em nosso coração! (Lc 24:32)
- Depois de ressurreto, Jesus continuou falando, mostrando aos discípulos que a Sua presença não era mais física, mas estava na palavra. A presença da Palavra é a presença do Senhor. Quando a primeira igreja foi gerada, Jesus nunca mais apareceu fisicamente, pois Deus agora quer usar a igreja. Deus continua até hoje falando pelo Filho, o qual usa um homem como canal. (At 1:2-3; Hb 1:1-2)
- Surge então, a palavra profética no Novo Testamento, por meio da igreja. Pedro, cheio do Espírito Santo, pregava a salvação em nome de Jesus (At 4:8-12). Ele foi usado para abrir a porta da salvação para os gentios, que creram e foram batizados no Corpo de Cristo.
O período da igreja em Éfeso a palavra profética estava em degradação.
Isso introduziu a perda do primeiro e melhor amor.