- No Jardim do Éden, o Senhor deu ao homem tudo o que era necessário para seu sustento físico. Todavia, o homem não é somente matéria, pois veio do sopro do Deus eterno. Somos, portanto, tripartidos: temos o corpo, o espírito e a alma. Nossa necessidade do espírito e da alma é atendida e saciada pela palavra de Deus (Mt 4:4).
- O homem era simples e puro; ele era obediente a tudo o que Deus lhe falava. Todavia, quando a serpente colocou dúvida em sua mente, ele perdeu sua simplicidade e pureza, e deixou a palavra de Deus como alimento para viver (2 Co 11:3).
- O espírito do homem foi amortecido e ele passou a pertencer ao príncipe da potestade do ar e a viver segundo o espírito da desobediência, que atua em todo aquele que pertence ao reino das trevas. Por isso o homem é tão rebelde contra Deus. Por natureza, estávamos todos destinados à ira por conta de nossa desobediência (Ef 2:1-3).
- “Hoje não podemos mais viver sob a influência da natureza caída, buscando apenas as coisas palpáveis e visíveis no plano terreno, pois, no dia em que recebemos a palavra do evangelho e cremos em Jesus, recebemos uma nova vida, e a fé foi gerada em nosso interior.” (Alimento Diário, Livro 4, Semana 3, Segunda-feira,pág. 42).