CONFERÊNCIA REGIONAL EM SÃO PAULO – 28-29/09/2019
Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong em 29/09/19. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.
Mensagem 22: A glória do ministério da justiça
Leitura Bíblica: 2 Co 3:9
Louvamos ao Senhor por tudo que Ele tem feito em nosso meio. A obra de Deus é feita pela Sua palavra por meio daquele que Ele enviou. Isso não é uma questão de exaltar um ou outro, mas é de receber a palavra de Deus adequadamente. Foi assim que os tessalonicenses receberam a palavra de Paulo.
Jo 17:5-7 A fonte é Deus, o Pai. Assim, podemos ter certeza que a fonte das suas palavras e ações é o Pai. O Senhor Jesus fez tudo para que os discípulos recebessem a Palavras do Pai. Essa unidade intrínseca entre o Pai e o Filho faz com que o Pai honre o Filho e transmita as Suas palavras a Ele. Quem fala deve transmitir a Palavra de Deus e não suas próprias palavras.
Jo 17:11 A unidade do Pai com o Filho não existe na terra. Ela é misteriosa, divina e celestial. Ele está trabalhando e continuará trabalhando essa unidade em nós. Até a Sua volta levará todos a essa unidade.
Em João 17 chegamos ao máximo do plano de Deus, que é levar o homem para dentro de Deus. Não há plano mais elevado que isso. Esse é o ponto máximo da revelação. Contudo, devo frisar que é o ponto máximo da macroeconomia de Deus, do plano geral da Economia de deus. Hoje Ele está trabalhando na santidade, unidade, verdade, amor e justiça para podermos convergir em Deus e fazermos parte de Deus. Os anjos sequer chegam perto de Deus. Apenas os serafins e arcanjos tem essa prerrogativa. Deus é grandioso demais. Mas, pasmem, Deus planejou levar os homens redimidos por Ele para dentro Dele mesmo. Deus realmente deseja nos levar para dentro de Si mesmo.
Por isso, vale a pena todo nosso viver na igreja. Nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória. Os cristãos que escolheram viver em seu conforto e pensando apenas em si mesmos, não chegarão a esse ponto tão depressa.
Gn 2:7 O que deu vida ao homem foi o sopro de Deus. A palavra para folego de vida é neshamah, que é o espírito do homem em Provérbios 20:27. Na criação o Deus verdadeiro criou o nosso espírito com o Seu sopro. Nosso espírito, por isso, é um órgão cheio de realidade. Ele é verdadeiro. Deus não trata todo mundo igual. Ele sabe da personalidade de cada um e não anula o que cada um é. Essa personalidade é a nossa alma. Ele poderia eliminar nossa alma e nos tornar a todos robôs espirituais. Contudo, Ele está domando todas as nossas almas tornando-nos harmonizados em unidade. Esse trabalho ele começou com Seu sopro.
Jó 32:8 Espírito, em hebraico é ruwach, que é uma palavra geral para espírito, mas a palavra para sopro de Deus, é neshamah. Portanto, o nosso espírito é o sopro de Deus. Viemos a existir por esse sopro. Quando o sopro entrou no corpo de barro, ele ganhou vida. Então, a única ligação que temos com essa terra é o nosso corpo. Por meio do corpo é que podemos desenvolver o que Deus quer fazer dentro de nós. O trabalho de Deus em nós é espiritual e não material. Quando estivermos prontos, já não precisaremos deste corpo terreno.
Jó 34:14; Ec 12:13-14, 7 Na criação deus nos deu o sopro. Por Seu sopro fomos criados. Um dia, o pó voltará ao pó, mas o espírito voltará para Deus. Viemos de Deus e voltaremos para Deus. Por isso, não tenha tanto apego às coisas dessa terra. Desfrute, conforto, gozo, coisas caras, não valem nada. São vaidade de vaidades. Viemos pelo sopro de Deus e esse sopro voltará para Deus.
Ec 3:11 Nossa alma não morre. Por isso, não viva de qualquer maneira. Um dia, todos seremos julgados de acordo com o que fazemos por meio de nosso corpo.
Dn 12:2 Todos irão voltar para Deus, mas a sessão que estaremos é o que conta. Podemos estar na sessão de vergonha e horror eterno ou na sessão de vida eterna. Precisamos levar todos para a vida eterna. Deus nos criou por Seu sopro, que terá de voltar para Ele. Seja para horror eterno ou para fazer parte Dele mesmo.
Então, percebemos quanto trabalho Ele tem para nos trazer de volta para Ele. Ele poderia recolher seu neshamah tranquilamente, mas ao fazer isso nossa alma não está pronta, porque falta unidade, amor, justiça, verdade. Certamente voltaremos para Deus, mas ou deixamos que Ele trabalhe em nós hoje, ou Ele terá de trabalhar durante os mil anos. Preferimos ser vencedores e reinar com Cristo os mil anos. Vamos deixar tudo para trás e buscar o Senhor hoje. Você vai praticar oração pelas pessoas? Sejamos simples em fazer isso.
Eu mesmo não tinha dificuldade de orar pelas pessoas. mas pensei que se eu deixasse escapar essa pergunta a alguém: Posso orar por você? Então, teria de orar, porque não teria volta. A colportagem dinâmica está espalhando o evangelho do reino por toda essa terra. Cremos que todos irão receber um exemplar do Livro na minha mão. Deus nos abençoará porque estamos fazendo a obra de Deus.
Ef 4:20-24 Vivemos muitos anos na vaidade de nossos pensamentos. É o momento de aproveitarmos cada momento para nos enchermos de realidade. Vamos aproveitar nosso tempo para nos encher de realidade. A verdade se divide em duas coisas: justiça e santidade. Tanto uma quanto outra, vêm da verdade, que é a realidade. Precisamos ter essas duas coisas. Sem santidade, ninguém verá a Deus. Sem a justiça tampouco veremos a Deus. Se alguém tem um problema com a justiça nessa vida já não há paz. Imagine então estar dentro de Deus com um problema com a justiça de Deus. Essa manhã veremos sobre a justiça.
De onde provém a verdade? Deus é luz e habita em luz inacessível (1 Tm 6:16). Einstein elaborou a teoria da relatividade e disse nela que a única coisa constante no universo é a velocidade da luz. SE alguém estiver na luz material, permanecerá o mesmo sempre. Essa luz material é sombra da luz espiritual. Deus é a própria luz espiritual. Ele é a realidade da luz material. Ele habita nessa luz inacessível.
Tg 1:17 Nele não há variação. Se na luz material não há variação, imagine Deus, que é a própria luz e o Pai das luzes. Nele não há variação ou mudança. Ele é a luz.
1 Jo 1:5-7 Quem mantém comunhão com Ele, que é luz, não pode andar nas trevas. Quando andamos na luz, mantemos comunhão uns com os outros. Temos paz e comunhão, porque Deus é luz. Somos de natureza pecaminosa e ainda carregamos o velho homem conosco. Contudo, se vivemos no espírito, nossa carne é impedida de pecar. Portanto, precisamos viver na luz.
Escutei dois irmãos conversando e dizendo que a palavra que estamos ouvindo é muito elevada e que ao começar a ver essas coisas, percebem que são tão inadequados, como tantas impurezas neles que parece que essa palavra não é para nós. Quem sabe para os irmãos que estão à frente da igreja, mas não para nós. Isso é uma mentira de Satanás. O que acontece é que quando nos achegamos à verdade recebemos a luz de Deus. E ao recebermos a luz, vemos nossos pecados e injustiças. Quando vivemos no velho homem temos pecados ou injustiças em nós e isso é iluminado pela luz. Mas vê-los não é motivo de desespero ou desânimo. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Sem essa luz não reconheceríamos nossa condição. Os problemas entre os casais muitas vezes perduram porque nenhum dos cônjuges conseguem enxergar quem eles são de fato. Por não verem sua própria condição, não conseguem ser ajudados. Contudo, se levarmos todos a viverem na luz, poderão ver e confessar seus pecados e injustiças.
1 Jo 1:8-2:2 No Pai está um homem. Hoje, há um homem na glória com o Pai. Ele é o seu advogado. Ele é O justo. Portanto, não tenha medo de se achegar ao Pai. Você tem esse advogado que é a propiciação pelos nossos pecados.
1 Jo 2:3-8 Estamos na reta final. Nessa reta final é necessário que vivamos na luz. Assim, as trevas vão se dissipando. Cada vez mais nossa vida vai se tornando mais transparente. Quando deixarmos a luz nos iluminar, os problemas irão embora, porque a luz virá e as trevas irão. Esta é a vida da igreja dos sonhos e estamos a caminho de vive-la dessa forma.
1 Jo 2:9-11 Precisamos aplicar essa palavra a nossa vida. Nossos casamentos precisam ser na luz. Podemos falar de unidade para os irmãos mas não ter unidade em nosso casamento.
Ef 4:25-32 Podemos achar que não temos tantos pecados para confessar. Contudo, se não temos muitos pecados, temos injustiças. Todos esses versículos são para mostrar as nossas injustiças. Se não somos sinceros com outros, não vivemos na verdade, mas na mentira. A ira não é pecado, mas ela não pode permanecer. Quando o sol se puser, a ira também deve ir embora. Geralmente, quando uma mulher guarda amargura de um homem, é capaz de guardar 50 anos ou mais. Os homens, na verdade, também são assim e guardam essas coisas no coração. Todos somos passíveis de nos irar, mas não perdure a nossa ira. Há casais que ficam dias e semanas sem se falar por causa de uma ofensa. Isso não é bom. Pratiquemos o perdão, que nos traz a paz. Tratemos de desatar esses nós para que possamos viver na justiça, na luz e na verdade.
Ef 5:1-14 Somos filhos da luz. Nele não há mudança, variação nem treva nenhuma. Como Seus filhos não podemos andar nas trevas. Se um dia a luz expuser as coisas que fazemos, ficaremos envergonhados? Se são vergonhosas, são das trevas e não devemos praticar.
Zc 3:1-5 OS que querem buscar justiça sempre terão Satanás ao seu lado para desanimar e derrubar. Por isso, não o deixamos fazer o que quer. Somos esse tição que foi tirado do fogo. Estávamos todos indo para a perdição eterna, mas por Sua misericórdia fomos salvos. Josué, o sacerdote, estava de roupas sujas. Quando somos acusados por Satanás é assim que nos sentimos. Mas é um encorajamento ver que o Senhor está tirando essa roupa suja de nós e nos vestindo de finos trajes. Josué foi encorajado a restaurar o templo do Senhor. Hoje estamos restabelecendo o reino de Deus. Satanás está se opondo a nós, mas Deus está mudando nossas vestes.
Mt 22:10-14 O Senhor disse ao Pai que não perdeu nenhum daqueles que Ele lhe havia dado. Se somos os que buscam ao Senhor e queremos fazer parte dos escolhidos, Jesus irá nos guardar e encorajar toda vez que Satanás nos acusar. Ele está nos dando a veste nupcial. Quando ela estiver pronta, nos qualificará a entrar nas bodas do cordeiro, para participar do reino milenar.
Essa veste é a justiça. Quando cremos no Senhor, recebemos a justificação objetiva, mas Deus que r que tenhamos um viver de justiça, o que nos fará chegar
Sl 45:13-14 A filha do rei são aqueles que o rei escolheu para ser sua esposa. Nós somos os escolhidos por Deus e o palácio é a igreja. Estávamos no mundo, mas o Senhor nos colocou no palácio. Aqui Deus já trocou nossa vestidura, que é a justiça de Cristo. Deus está nos vendo com a vestidura da justiça de Deus. Essa justificação pela fé de Cristo nos dá direito a viver a vida da igreja. Mas para a filha do rei poder se casar, ela deve ser preparada e nesse período é também preparada uma veste nupcial. Para poder se casar é preciso ter uma veste bordada. Cada agulhada para formar essa veste são os momentos em que precisamos negar a nós mesmos. Estamos hoje brotando a nossa veste nupcial.
Ap 19:7-8 Nossa conduta será de pureza e justiça, por isso será resplandecente e puro. Enquanto vivemos hoje, vivemos debaixo da justiça, na luz do Senhor. Esses atos são praticados hoje (Mt 5:8).
Ap 19:11-14 Esses montados de cavalos brancos seguindo o verbo de Deus são os vencedores. Eles terão uma vestimenta que foi purificada. Os seus atos de justiça se tornaram roupa branca e pura. Assim como em Hb 12:14 vimos que a santidade é imprescindível para vermos a Deus, a pureza também é.
Ap 22:10-12 Continue a se santificar. Não deixe Satanás te desanimar. O Senhor vem sem demora com galardão. Vamos viver praticando a justiça, porque estamos na reta final. Ele vai terminar esse trabalho que começou em nós. Ainda que pareça impossível praticarmos cada uma dessas palavras, creia em Deus e em Suas palavras. Ele está fazendo esse trabalho em nós. Estamos na reta final, porque Deus jamais revelou essas palavras e está fazendo isso agora porque tem pressa.
Dn 12:9-10 Queremos ser purificados. Deus está chamando o grupo de escolhidos, os que escolheram o caminho apertado, de tomar a cruz e negar a si mesmo. não busquemos fama ou posses, mas fazer a vontade do Senhor. Naquele dia, o Senhor virá com o galardão para nós.
Sl 85:10-13 O que era apenas pegadas de alguns que nos precederam, especialmente o Senhor Jesus, andaram em vida de pureza, agora se tornaram caminhos, porque muitos andam nessas pegadas. A justiça e a verdade chegaram até nós. Antes eram poucos os que praticavam a justiça, mas hoje todos estamos praticando a justiça aqui na terra.
Deus é luz e ele trouxe a verdade para nós. A verdade nos trouxe santidade e justiça. Deus é amor. Jesus trouxe a graça. A graça e o amor são a mesma coisa em duas extremidades. Em Deus está o amor e Jesus trouxe a graça à terra. A graça transmite a vida a nós. A verdade transmite a Sua realidade a nós. Por meio delas, estamos sendo unidos em amor a Deus. Estamos também deixando de ser homens cheios de vazios, falsidade e mentira, para estarmos cheios da realidade de Deus. Deus está trabalhando Sua justiça em nós, nos dando uma veste nupcial de linho finíssimo, resplandecente e puro para nos levar a nos encontrar com o Senhor.
Que essa palavra seja para a nossa prática. O Senhor nos leve a ter cada vez mais a realidade espiritual!