O Filho: herdeiro de todas as coisas – Pedro Dong

CONFERÊNCIA EM SÃO PAULO – 28-29/03/2020

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP.

 

Mensagem 20 – O Filho: herdeiro de todas as coisas
Leitura Bíblica: Hb 1:1-4

 

A mensagem que falaremos a seguir é a mensagem 20, da série de mensagens iniciadas na Conferência Internacional, com o tema geral Os ministros da nova aliança. Essa mensagem é a última que será ministrada dentro dessa série que comporá o Alimento Diário.

O Alimento Diário será disponibilizado em seu primeiro volume em forma digital por meio de um aplicativo que será divulgado ainda hoje.

A mensagem de hoje tem por título O Filho: herdeiro de todas as coisas. Na mensagem de ontem mencionamos a força das ondas do mar, citado em Provérbios 8. Em Jó 38 Deus disse que traçou um limite para o mar.

Jó 38:10 Percebemos que por esses dias as autoridades sanitárias e governamentais estão avaliando toda a situação de estarmos avassalados por essas duas ondas. A primeira, a pandemia de COVID-19, está trazendo muitas mortes e muito sofrimento. O Ministério da Economia está muito preocupado com a segunda onda, que poderá destruir toda a economia de um país. Todos admitem que estamos sendo varridos por essas duas ondas, que têm uma energia muito grande.

Contudo, na palavra do Senhor vemos que ele tem uma maneira de reter essas ondas.

Jr 5:22 Deus estabeleceu limite e ainda que as ondas tenham energia gigantesca, Deus colocou simples grãos de areia para dissipar essa energia e conter as ondas.

Ef 6:10-18 Deus nos deu duas ferramentas: a Palavra de Deus e a oração. Pela oração podemos dissipar toda a energia dessas duas grandes ondas. Sugerimos que a partir de amanhã comecemos a praticar a oração por esses grãos de areia. Vamos orar 24 horas por dia em um relógio de oração. Cada um pode se comprometer com uma ou mais frações de 15 minutos do dia. As igrejas que estão no Brasil irão orar a cada dois dias, conforme a região de obra. Regiões pares, em dias pares e regiões ímpares em dias ímpares. AS igrejas nos países no exterior, orarão conforme o seu código DDI.

Juntamente com a oração lutaremos também com a Palavra, levando-a às pessoas por todos os meios que temos.

Ap 3:7-10 Lembrei-me da igreja em Filadélfia. Essa igreja é igreja vencedora. A igreja de Filadélfia representa o fraco remanescente, mas que é fiel ao nome à Palavra do Senhor Jesus. Nós invocamos o nome do Senhor Jesus e guardamos a Sua palavra. A característica deste pequeno grupo é guardar a palavra da perseverança. São marcados por uma íntima comunhão pessoal com o Senhor. Ele está no meio deles como o santo e verdadeiro, apresentado com o administrador da casa. Os tesouros da palavra profética estão destrancados para os que habitam dentro de sua casa. Os fiéis desta igreja também compartilham de sua paciência e esperam a Sua vinda. Temos pouca força, somos um pequeno grupo, mas podemos influenciar primeiro para aplacar toda força dessas duas ondas através das orações e da palavra da perseverança, lutando contra todo esse mal. Vamos juntar nossas forças e vencer todas as coisas.

Ontem mostrávamos que o nosso Senhor Jesus Cristo é o sumo sacerdote da ordem de Melquisedeque. Ele foi o que se estivesse na terra, sequer poderia ser sacerdote, porque não é da linhagem de Arão, da Tribo de Levi. Mas, graças ao Senhor, não se tornou sacerdote segundo essa regra carnal de sucessão, mas foi baseado na vida indissolúvel.

Cristo está ministrando no tabernáculo verdadeiro, nos céus. Ele é o nosso sumo sacerdote. O que faz um sumo sacerdote e o que ele tem a ver conosco?

Hb 5:1  O sacerdote levítico é constituído a favor dos homens para ajuda-los em seu relacionamento com Deus. Ele é aquele que oferece dons e sacrifícios pelos pecados. Ele visa ajudar todo homem a se relacionar com Deus. Temos um sumo sacerdote que pode nos ajudar em nossas dificuldades. Ele é rodeado de fraquezas e pode oferecer sacrifícios pelo pecado tanto por si mesmo como pelo povo. Ele é também um dos pecadores.

O Senhor Jesus faz esse mesmo papel, mas não é um pecador.

Hb 4:14-16 O Senhor Jesus se tornou o grande sumo sacerdote que penetrou os céus. Ele venceu como homem, mas pode compadecer-se de nossas fraquezas, porque foi tentado em todas as coisas e experimentou as fraquezas humanas, passando por tudo sem pecado.

Esse sumo sacerdote é um ministro do verdadeiro santuário, onde Deus está. Esses céus não é o céu físico, mas é outra dimensão. O Senhor Jesus foi para esse outro lugar e está assentado à direita de Deus.

Hoje pretendemos mostrar a vocês quem é o Filho. Praticamente toda obra de Deus é feita pelo Filho. Por meio Dele a criação foi feita e a nova criação veio a existir. Ele está assentado À direita de Deus e como sumo sacerdote está intercedendo por nós para nos levar à perfeição – à glória de Deus. Então, quem é o Filho?

Hb 1:1-3 aborda como Deus Pai honra o Filho. Ele quer dar tudo ao Filho. É como um pai que preparou seu filho para receber toda a sua herança. Com isso,

Do versículo 1 ao 2 há uma mudança de dispensação. O versículo 1

Jo 1:1 No ministério de João vemos palavras espirituais, que não são compreendidas de uma maneira superficial. No princípio era a Palavra, que é o Filho. Essa Palavra estava com Deus e era Deus. Em grego, palavra é logos. Por que o Filho é a Palavra? Deus tem o Seu Filho como a Palavra, que serve para manifestar e expressar o que Ele é e o que Ele quer.

Jo 1:18 A própria Bíblia revela Deus. Cristo é a Palavra que revela Deus. Para as pessoas conheceram a Deus e saberem como Ele faz as coisas, precisam da Palavra de Deus. Vimos ontem em Pv 8:22-31 que o Filho também é a sabedoria.

Jo 1:1 A Palavra estava com Deus. Há existência distinta entre o Pai e o Filho. Deus é único, porém é triuno. Essas três “pessoas”, embora esse termo não seja o melhor, coexistem de eternidade a eternidade. A Palavra estava como Pai e a Palavra era Deus. Ao mesmo tempo em que eles têm existência distinta, há somente um Deus e o Pai está no Filho e o Filho está no Pai. Há essa coinerência.

Jo 14:10-11 Isso é a coinerência, ou seja, um viver no outro. O pai está no Filho e o Filho está no Pai.

Jo 17:11, 22 É essa unidade maravilhosa que não conseguimos entender e expressar com nossa mente limitada, podemos ser um com o Pai e o Filho.

Jo 1:14 Habitar nesse versículo significa armar tabernáculo. Essa é a palavra que no princípio estava com Deus. Esse princípio é a eternidade passada. Ele era a Palavra já naquele tempo. Cristo, o Filho já existia na eternidade. Naquele tempo Deus só tinha a divindade, porque criou a humanidade mais tarde. Cristo é a Palavra que se fez carne.

Todo processo para introduzir o homem dentro da habitação de Deus é o Filho tomar a semelhança da carne humana, viver, morrer e ressuscitar. Pela primeira vez a humanidade foi admitida na divindade. Por meio de Jesus Cristo Deus pode gerar muitos outros filhos, com o objetivo de conduzi-los à mesma glória que o Filho Primogênito foi introduzido. O objetivo é que o homem reine sobre todas as coisas. Nós todos estamos no caminho da glória.

Hb 1:2 O Pai constituiu o Filho herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Deus planejou tudo para o Filho herdar sobre todas as coisas. Ele preparou tudo para dar ao Filho. Na criação do mundo o Filho foi a sabedoria do Pai.

Pv 8:22-31 Deus está convidando o homem para este relacionamento perfeito e essa unidade maravilhosa.

Hb 1:3 Ele é resplendor da glória de Deus. Deus é a glória e quando o Filho revela o Deus da glória, Ele é o resplendor. Deus é a glória, mas como o Filho unigênito é o que revela o Pai, ele é o resplendor da Glória. Essa palavra “expressão exata” significa a impressão deixada quando se imprime um carimbo em alguma superfície. Cristo é essa impressão do ser de Deus. Este ser é hupostasis, que pode ser traduzido também por substância. Cristo é a impressão da substância de Deus. Antigamente, se usava selo com cera. Quando o rei apertava seu selo sobe a cera derretida, ficava a marca, a impressão de sua inscrição. O Filho é essa impressão da substancia de Deus. Isso é para termos uma noção de que o Filho é maravilhoso. Eles são intrinsecamente unidos e cada um exerce sua função.

“Sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder”. Esse Cristo estava com o Pai, que é a glória, mas ele revela o Pai pelo resplendor da glória e, sendo a marca da impressão do ser do Pai, sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder. Essa palavra é rhema, ou seja, uma palavra instantânea. Pela palavra rhema todas as coisas são sustentadas.

Hb 11:3 A palavra de Deus tem o poder de sustentar todas as coisas (Sl 33:8) Todas as coisas são sustentadas por essa Palavra.

Cristo deixou a glória do céu e se humilhou para realizar o que o Pai quer. Ele é obediente à vontade do Pai. Ele se sujeitou a ser humilhado e obedeceu ao Pai até a morte e morte de cruz.

Fp 2 mostra que Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome acima de todo nome. Deus tinha uma vontade e o Filho se sujeitou a essa vontade, humilhando-se. Ele se tornou autor da nossa salvação.

Tudo o que Jesus fez no tempo, em carne, quando ele ofereceu a Deus pelo Espírito eterno, colocou tudo isso na eternidade. Ao colocar na eternidade todas as suas realizações no tempo na terra, vale para todo o sempre. É por isso que em Ap 13:8 diz que o cordeiro foi morto desde a fundação do mundo.

Ap 13:8 Se for colocado no tempo, o cordeiro não foi morto desde a fundação do mundo, mas muito depois disso. Esse versículo diz isso porque Jesus ofereceu tudo o que Ele fez pelo Espírito eterno e tudo o que Ele realizou foi lançado na eternidade. Tudo o que Ele fez vale para a eternidade passada e para a eternidade futura. Sua redenção vale uma vez por todas, ou seja, para toda a eternidade passada e futura. Do contrário, o sangue de bodes e de bezerros derramados no Antigo Testamento não teriam valor algum. Tudo o que Ele fez vale para todo o sempre e hoje ele está assentado à destra da majestade nas alturas.

Ef 1:9, 20; Hb 10:11; Sl 32:1; Jo 1:29 Cristo assentou à Sua direita.

Hb 10:12-14 Por uma única oferta Ele aperfeiçoou a todos nós que estamos sendo santificados.

Jo 5:17 O Filho trabalha por que o Pai trabalha. O Pai é a origem e, por isso, se Ele parar, o Filho também para.

Jo 5:19 Do jeito que entendemos racionalmente dá uma ideia de que o Filho faz tudo, mas na verdade, Ele o faz sob o comando do Pai. Deus Pai é tudo para o Filho. Ele só faz aquilo que o Pai fizer. O Filho é meramente um instrumento para o Pai fazer as coisas. Isso é o que precisamos entender na relação entre o Pai e o Filho.

Jo 5:20 O Filho nada pode fazer de si mesmo. da forma como ouve a palavra do Pai, ele julga as coisas. Como julgamos as coisas? Julgamos com nossa capacidade de discernimento e nosso senso crítico aguçado. Julgamos as coisas por aquilo que conhecemos e aprendemos. Vimos em outras mensagens que a relação de Adão e Eva com Deus era muito simples. Deus era o seu senso crítico. Quando a mulher comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal, o homem perdeu essa simplicidade. Ele adquiriu esse senso da árvore do conhecimento do bem e do mal. Ela lhes deu a capacidade de julgar o que é bom e o que é mal independente de Deus.

2 Co 11:2 Todos estamos sendo apresentados a Cristo como uma virgem pura. Não podemos ter julgamento com base naquilo que é independente de Deus. Assim era o Filho. Ele não julgava tudo conforme sua própria capacidade e conhecimento, mas julgava segundo o Pai.

Jo 5:36 Essas mesmas obras feitas pelo Filho comprovam que Ele foi enviado, porque ninguém além de Deus mesmo pode fazer as obras de Deus.

Jo 14:10 Jesus não falava as próprias palavras, mas falava o que o Pai lhe mandava falar.

Jo 7:16-18 Essa relação entre o Pai e o Filho precisa ser compreendida por nós. O Filho, embora arquitetasse tudo, não fazia as coisas de si mesmo, por sua própria vontade, buscando sua própria glória ou falando suas próprias palavras, mas o Pai é quem faz tudo por meio dele.

Cl 1:13 Todos vivíamos debaixo dessa autoridade das trevas. Estávamos todos sujeitos ao que essas potestades mandassem, mas Deus nos transportou de um império das trevas para o reino do Filho do Seu amor.

Romanos nos mostra que nós, homens pecadores, não tínhamos esperança nenhuma, porque todos pecamos e o pecado e a morte passaram para todos os homens. Sem o derramamento de sangue não há remissão de pecados. Se o homem derramasse seu sangue para se justificar do pecado, estaria morto para Deus. Deus em Sua infinita misericórdia enviou o Seu Filho para morrer em nosso lugar. O Seu derramamento de sangue valeu para todos nós e Ele realizou a eterna redenção por nós. Por meio do filho tivemos o perdão de nossos pecados. Sem isso, não teríamos saída nenhuma.

Cl 1:14-15 O Filho é essa revelação do Pai, a imagem do Deus invisível. O Filho é quem expressa e revela o Pai. É o Filho que traz a marca e a substância do Pai. O primogênito de toda criação. Isso há 2 mil anos de nosso tempo. Ele somente pode ser o primeiro da criação porque tudo o que realizou foi lançado na eternidade, Ele passou a ser o primeiro da criação, pois já não está sujeito ao tempo. Em Pv 8 vimos que o Filho como o primogênito da criação. Como Deus Ele é o criador e como o Filho é a criatura. Quando tudo o que Ele alcançou e realizou foi lançado  na eternidade, se tornou o primogênito da criação.

Cl 1:16 Por Seu poder o Filho criou todas as coisas, tanto as visíveis quanto as invisíveis. Ele foi um instrumento usado pelo Pai para criar todas as coisas para Ele. O Pai fez todas essas coisas para que Ele fosse o herdeiro de todas as coisas.

Cl 1:17 Sem Ele, não conseguiríamos existir. É por ele, o Filho, que nós existimos.

Cl 1:18; Ef 1:9, 22-23 O Pai queria que todas as coisas estivessem sujeitas ao Filho. Para isso, Deus deu o Seu Filho, com toda a posição tomada, como cabeça da igreja. Ele deseja que todas as coisas estejam debaixo do encabeçamento de Cristo. temos hoje o cabeça da igreja, que está acima de todo principado e domínio e poder que se possa referir.

Estamos enfrentando essas ondas que estão assolando a humanidade e ficamos ansiosos e assustados. Estamos passando por dias que jamais passamos em nossa vida. Mas tenha certeza. Mesmo com todas as forças dos principados e potestades destruindo e matando, o nosso cabeça, a cabeça da igreja está acima de toda autoridade, principado e potestade. Estamos guardados debaixo desse poder e ninguém nos toca.

Ef 1:23 A igreja é a plenitude de Cristo. Ele é aquele que a tudo enche em todas as coisas. Tenha em mente que não só somos limitados ao tempo, mas também ao espaço. Nosso conceito de tempo nos impede de conhecer o Deus eterno e as coisas celestiais da eternidade de Deus. Graças a Deus temos o Espírito para sondar as coisas de Deus. Ainda temos a noção do espaço. O céu está onde Deus está. Ele está na eternidade. Esse lugar não é físico. Cristo é aquele que a tudo enche em todas as coisas. Alguns no passado, erroneamente, criaram uma doutrina de panteísmo. Não é nesse sentido. Deus não está limitado a um espaço que temos em nossa mente física. Cristo é aquele que a tudo enche em todas as coisas.

Cl 1:19 Em Cristo reside toda a plenitude de Deus. Isso é diferente de Cl 2:9, em que diz que não falta nenhuma divindade em Cristo. Em 1:19 dá ideia de algo mais absoluto. Cristo é aquele que enche tudo em todas as coisas. É assim que devemos entender que não há noção de espaço. Cristo é tudo isso.

A relação do filho com o pai, se torna mais fácil compreender a sequência de Hebreus.

Hb 1:4-5 Quando Ele veio como um homem, foi feito por um pouco menor que os anjos (Hb 2:9), como nós todos. Os homens têm menor poder e menor força do que os anjos. Ele realizou a redenção pelo espírito eterno e em ressurreição foi gerado como Filho de Deus. Ele finalizou essa obra para levar Seus muitos filhos à glória. Ele é muito superior aos anjos. Foi na ressurreição que Deus Pai o recebeu como filho. Jesus Cristo, homem, foi recebido no Pai para benefício de todos nós.

Hb 1:6-8 Quando ressuscitou Cristo foi apresentado a todos como aquele que introduziu o primogênito no mundo, agora todos os anjos de Deus adoram esse Filho que tem a humanidade em Si. Jesus Cristo é Deus e irá reinar para todo o sempre. Deus Pai lhe deu o reino para reinar por todo o sempre.

Hb 1:9 Vivemos em um mundo de injustiça e iniquidade, mas no reino milenar participaremos de um reino de justiça. Na realidade do reino dos céus vivemos uma vida de justiça desde hoje.

Hb 1:10-12 Mesmo que o Filho tenha participado de tudo que Deus fez, o velho céu e velha terra passarão.

Hb 1:13 Ele foi feito sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque e hoje está aguardando que tudo seja colocado debaixo de Seus pés. Como a igreja estamos vendo as coisas sendo derrotadas por Cristo. embora tudo pareça estar se degradando no mundo, tudo faz parte do trabalhar de Deus. Satanás está usando todas as suas forças para fazer o maior estrago possível, mas não temos medo. Nosso Senhor Jesus Cristo está assentado à direita aguardando que todos os inimigos sejam postos debaixo dos Seus pés.

Hb 1:14 Alguns pensavam que os anjos eram superiores e os veneravam. Mas esse versículo mostra que eles são apenas espíritos que servem a nós. Deus vai nos levar ao término de Seu propósito e temos ainda os anjos como ministros de Deus para nos servir.

Por isso, não fique atemorizado com tantas situações. No final dos tempos ainda muitas coisas espantosas acontecerão. Estamos perseverando pela palavra da paciência de Cristo. pela palavra profética Deus tem nos alimentado e dado direção. O Senhor tem fortalecido a sua igreja. Tempos mais difíceis virão. Perseveramos junto com todos os santos para sermos esse grupo de vencedores que chegam primeiro ao final do processo de santificação e de glorificação. Queremos participar do reino milenar como sacerdotes e reis de Deus. Temos tudo a nosso favor. Temos a vida da igreja com a palavra profética a nosso favor. Continuemos a realidade da igreja em Filadelfia. Temos a realidade da palavra profética como a candeia que ilumina os lugares tenebrosos. Vamos tomar a terra de Canaã e entrar o descanso de Deus, que é o milênio, quando teremos a porção dobrada da terra.

Ap 21:3 Quando Deus conseguir colocar o homem na glória, assim como fez com Jesus, então Deus habitará conosco. Naquele tempo, Deus será o Deus-com-eles, conforme tradução da Bíblia de Jerusalém: “Eis o tabernáculo de Deus com os homens, Ele habitará com eles. Eles serão o seu povo e ele, Deus-com-eles, será o seu Deus.” Essa é a razão de minha loucura.

Devemos agradecer a Deus, porque não merecemos tanta consideração para nos revelar tão grandes coisas. Que somos nós? Mas Deus colocou em Seu plano eterno esse lugar especial para o homem. Na hora difícil, vamos nos encorajar com essa palavra. Vamos orar até que a energia dessas ondas se dissipe. As nossas orações irão reverter todo esse processo e venceremos essa batalha.

Jesus é o Senhor!

Um comentário em “O Filho: herdeiro de todas as coisas – Pedro Dong”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *