OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA
Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP em 12/04/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.
Mensagem 28 – Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?
Leitura Bíblica: Hb 2:3
Queridos irmãos e irmãs, estamos aqui da Central de Transmissão do Instituto Vida para Todos em Sumaré, na Estância Árvore da Vida.
A numeração das mensagens são a sequência da série que iniciamos na Conferência Internacional em fevereiro de 2020. As mensagens 1 a 24 comporão a série do Alimento Diário Os ministros da nova aliança. As mensagens seguintes continuarão a desenvolver esse tema central.
Antes de entrar no assunto propriamente dito, terminada a última mensagem de domingo passado um irmão me enviou versículos que estão em Ezequiel:
Ez 33:30-33
Essa passagem começa parecendo ser algo muito positivo, mas o segundo versículo mostra pessoas que então estão preocupados em ouvir a palavra para praticar. Como dissemos semana passadas, precisamos ouvir a palavra e recebê-la como a terra para cultivar essa palavra. Precisamos aprender a ouvir a Palavra dando valor ao que o Senhor está falando conosco. Certamente tem tudo a ver com o que estamos ouvindo.
Um profeta do Senhor não busca sua própria fama, não faz o que faz para ganhar popularidade, mas é fiel em falar o que o Senhor está falando para o Seu povo. Não queremos dar uma boa canção de amor com uma boa voz, mas falar o que o Senhor quer falar.
Somos os escolhidos e não apenas os chamados de Deus. Quero explicar um pouco isso agora.
O ministério da nova aliança, que é executado primeiramente por Jesus e depois por Pedro, Paulo e, por fim, João, todos esses foram os escolhidos do Senhor. Ser um escolhido é ser um homem com quem Deus pode contar para fazer a Sua obra e fazer a Sua vontade. Você pode ser um escolhido. Não é como alguns entendem. De um lado, em Romanos 9-11, temos o lado de Deus. É ele quem escolhe e depende apenas dele usar de misericórdia. Muitos se acomodam pensando que não forma escolhidos. Esses capítulos mostram que outro elemento da escolha de Deus é a presciência de Deus. Deus habita a eternidade e não está limitado ao tempo e espaço. Ele pode acessar nosso tempo quando quiser. Ele acessa passado presente e futuro quando quiser. Ele conhece cada um de nós e nossos coração. Se de um lado tem o lado de Deus usar de misericórdia, há também o homem que tem o desejo em seu coração de se inclinar para o Senhor.
Nessa situação de pandemia pode ter ocorrido em seu coração o desejo de mudar e você pode passar a ser um escolhido. Os escolhidos não são os perfeitos e certinhos. Todos os escolhidos têm um passado difícil. Pedro chegou a negar o Senhor três vezes e cometeu muitas falhas, mas quando Jesus ressuscitou mandou dizer aos discípulos e a Pedro, lembrando-se especialmente dele. Não importa seu passado, Deus se lembra de você. você pode levantar a cabeça, pedir perdão ao Senhor e recomeçar. Sempre é o momento de ter um novo começo e avançar.
Ontem o irmão Ezra falou muito claramente sobre a palavra da reconciliação. Somos as pessoas que levam a palavra, a mensagem de Deus às pessoas e as pastoreiam e apascentam. Esses são exatamente os escolhidos de Deus. Deus precisa de você e evidencia os seus escolhidos nessas horas difíceis. Se tem algo para ser reconciliados com Deus este é o momento para sermos iluminados e lidar com tudo diante Dele. O Senhor é fiel e justo para nos purificar. Aproveite esse momento para se reconciliar com Deus e com os entes de nossa família. Este é o teste para nós. Reconciliação com os filhos, com o cônjuge e com os irmãos por meio da mídia social. É o momento de reconciliação e um momento que Deus precisa de você para apascentar os que estão a sua volta e dos irmãos.
Lembrem-se dos irmãos que estão com a questão psicológica abalada e também com problemas financeiros. Vamos cuidar uns dos outros.
Deus entrega as cartas aos mensageiros das igrejas. Você pode enviar uma mensagem para as pessoas ou você mesmo pode orar pelas pessoas, dando palavras de conforto para os homens. Deus precisa de você para fazer a Sua vontade.
Esses escolhidos são para Deus usar em dois sentidos. O primeiro deles, é no sacerdócio, como vemos no livro de Números. A tribo de Levi foi separada para o sacerdócio. Arão e seus filhos são os sacerdotes. O sacerdócio é para cuidar do povo. O sacerdote é um que tem as suas fraquezas. Ele pode oferecer sacrifícios por ele mesmo e pelo povo. Deus nos usa para cuidar do povo de Deus como sacerdotes. Em Números também nos mostra que o povo de Deus é um exército. Precisamos também lutar. Essa luta não é contra as pessoas, mas é uma luta pela palavra de Deus. Em Efésios 6 temos a armadura de Deus e todos seus itens são defensivas, com exceção da palavra de Deus, que é a espada. Esse é o momento de conquistar a terra, que significa conquistar pessoas. conquistando as pessoas, conquistaremos a terra. Em vez de estarmos preocupados com nosso conforto, nos preocupamos em ganhar pessoas. mesmo nesse tempo de isolamento o Senhor pode ganhar muitas pessoas que estão com os corações fragilizados. Quanto mais tempo passar, mais fragilizadas as pessoas ficam. É nessa hora que a palavra de Deus entra. Quem sabe, não conquistamos muitas pessoas para o Senhor. Podemos ganhar muitos chamados e muitos escolhidos do Senhor. Precisamos ver também por esse lado.
Sl 110:1-7; Mt 16:24; 24:30-31, 22; Ap 19:13-16
Deus Pai ressuscitou e ascendeu a Jesus, alçando-o acima de todo principado, potestade, domínio, poder e nome que se possa referir. Após a ressurreição Deus Pai O colocou à sua direita, aguardando apenas que Deus coloque todos os inimigos debaixo dos seus pés. Aparentemente, Cristo descansou de seu trabalho na terra, mas outra batalha continua e ele está nos céus travando essa batalha. Quem lutará essa batalha é o povo de Deus. Jesus já está assentado como sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, mas quem fará a luta é o Seu povo. Deus está esperando o seu alistamento. Ele está convocando você para ser um desses escolhidos. Você quer se alistar para conquistar a terra e conquistar esses inimigos e colocá-los debaixo dos pés de Cristo. isso é voluntário, para quem quer seguir o Senhor (Mt 16:24). Você pode se apresentar e se alistar para ser um escolhido de Deus.
Nesse momento da luta, os mais velhos precisam se alistar e atender a convocação do Senhor. E nesse momento é muito importante a juventude na igreja. Os jovens serão muito úteis na luta. Esses jovens serão como o orvalho surgindo da aurora. Jesus já está exercendo seu sacerdócio e esmagará os reis no final dos tempos. Esse tempo está se aproximando.
O Senhor vai reunir os seus escolhidos. Tudo se leva em conta os seus escolhidos. Por isso, não seja um cristão qualquer, relapso e infantil. Busque a partir de hoje fazer a vontade de Deus. Junte-se nessa luta para introduzir o reino de Deus aqui na terra.
Nossa luta é pelo verbo de Deus, pela palavra de Deus. Essa será a última batalha, a batalha de Armagedom em que Cristo derrotará todos os exércitos do anticristo e do falso profeta. É nesse momento que ele vencerá os reis. Essa batalha acontecerá e é o momento de nos alistarmos para ela. Ainda que seu passado não tenha sido tão bom, é o momento de escolhermos nos alistar e dizer ao Senhor: conta comigo, Senhor!
Mc 13:20-23, 27; Mt 24:12-13; Lc 18:7; Is 65:9; Sl 106:4-5
Nós podemos fazer diferença, porque somos os Seus escolhidos. Nossas orações chegam ao trono de Deus e Ele move o Seu braço. O relógio de oração que estamos participando moverá o braço do Senhor para barrar essas ondas. Mas devemos cuidar. Ser um escolhido não garante a vitória. Ainda precisamos de perseverança. Se lutarmos contra o inimigo de Deus e fizermos a Sua vontade, seremos salvos. Deus nos preparou e nos está avisando. Estamos perto do final.
Sejamos escolhidos de Deus e Seus eleitos. Deus quer contar conosco, porque essas batalhas precisam desses soldados como um exército. O nosso coração está no céu e não na terra. Em primeiro lugar devemos colocar o reino de Deus em primeiro lugar em nossa vida. Pode ter certeza de que o Senhor vai cuidar de todas as suas necessidades. Porém, o que você precisa fazer é perseverar.
Creiamos que Deus está ouvindo nosso clamor e nossa orações, porque somos os Seus escolhidos. Deus tem investido em cada um de nós durante anos. Ele tem nos dado Sua palavra profética e Sua palavra da vida. Tudo isso nos faz um de Seus escolhidos. Ele ouve o nosso clamor, ainda que pareça que o Senhor demore.
A eleição está relacionada a herdar a terra (Is 65:9). Os escolhidos fazem parte do povo, mas são aqueles com quem Deus pode contar para fazer a Sua vontade. Esses terão prosperidade (Sl 106:4-5). Espero que esses versículos encorajem você a ser um desses escolhidos.
O conjunto maior são os chamados, mas dentre eles, há os eleitos e ainda dentre eles, haverá os fiéis, os que perseveraram até o final. Como você pode se tornar um fiel? Sendo hoje um escolhido, você precisa perseverar até o fim. Perseverança é a nossa palavra de ordem (Ap 17:14).
Ap 1:9; Lc 21:19; Rm 5:3-4; Hb 10:36; Tg 1:2-5; 2 Pe 1:5-8, 11
João é irmão nosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança. Portanto, venceremos essa luta com uma característica forte: a perseverança. Aos coríntios, Paulo disse que uma de suas credenciais como apóstolo entre eles era a perseverança. Essa é uma característica de um vencedor. O irmão Dong tinha essa característica. Ele foi um homem perseverante. Venceremos se perseverarmos até o final.
A nossa salvação da alma vem pela nossa perseverança. Hoje buscamos fazer a vontade de Deus, mas isso não garante que sermos vencedores no final. Mas a perseverança, sim, nos fará ganhar a nossa alma.
Toda a nossa tribulação deve produzir perseverança. Ele usa esse momento para produzir essa qualidade em nós. A esperança que recebemos é a esperança da glória. Deus nos prometeu a glorificação, mas para que isso seja alcançado, precisamos de perseverança enquanto fazermos a vontade de Deus, como Seus escolhidos (Rm 5:3-4; Hb 10:36).
A provação da nossa fé produz perseverança. A perseverança tem uma ação em nós, nos tornando perfeitos (Tg 1:2-5). Aprendamos a ser perseverantes. Sermos admitidos no reino eterno de nosso senhor e salvador Jesus Cristo de forma amplamente suprida. Trilhemos por esse caminho. Hoje mesmo atenda a convocação do Senhor para ser um escolhido que faz a vontade do Pai. Alguém cuja prioridade não são suas próprias coisas, mas a vontade de Deus. Ele precisa de Seus escolhidos hoje. Estamos de sobreaviso quanto ao nosso tempo. Busquemos perseverança e o Senhor nos abençoará (2 Pe 1:5-8, 11).
Hb 2:1-3
Por isso, insisti tanto em não deixarmos de cultivar a palavra do nosso coração quando ouvimos a palavra. Não seja superficial ao ouvir a palavra. A palavra não vem de homem nenhum, mas de Deus. Vamos honrar, meditar, ponderar e a todo tempo medita nessas palavras. Ajude-nos a colocar em prática em nosso viver diário e em nosso serviço a Deus. Precisamos nos apegar com mais firmeza às verdades ouvidas e jamais nos desviarmos delas.
Deus não só nos salvou para nos levar para o céu. Ele nos salvou de nossos pecados e nos redimiu de volta para Ele, perdoando nossos pecados pelo ato de justiça de Jesus na cruz. Ele pôde então nos regenerar como filhos de Deus. Tudo isso faz parte da salvação de Deus. Ele quer nos salvar completamente. Cristo nos redimiu, mas nosso ser ainda está cheio de elementos do velho homem. Não somente somos justificados pela fé, mas nós todos fomos justificados e podemos ter paz com Deus.
Deus sabe que a nossa alma ainda precisa de transformação e renovação. Precisamos ser pouco a pouco ser levados à conformação a imagem do filho de Deus, que é Cristo. esse é o processo de santificação. Santificação não é viver uma vida certinha e sem pecados. O único santo nesse universo é Deus e não há outro. A santidade não é um conceito moral e ético, mas a santidade é a própria natureza de Deus. Esses elementos santos de Deus precisam ser sempre constituídos em nós pela dieta santa, ou seja, por Sua palavra, que é a verdade de Deus. Digerindo essa palavra santa, por meio de ruminar, esses elementos santos estão substituindo nossas células do velho homem e gradualmente estamos nos tonando cada dia mais santos. Para isso, precisamos da palavra de Deus. Precisamos da comunhão com Deus. É preciso aprender a invocar o nome do Senhor Jesus a todo tempo. precisamos aprender a viver debaixo do comando de Deus a todo momento. Assim, somos santificados dia a dia.
A esse processo a Bíblia chama de glorificação. O Deus santo quer nos introduzir Nele mesmo por meio desse processo. Não queremos ser rejeitados por ter elementos impuros. Portanto, precisamos buscar esse processo até a glorificação. Então, como a igreja, seremos inseridos em Deus. Estaremos em Deus para todo o sempre (Ap 21:3), inseridos em Sua glória. Esse é o processo completo da salvação completa de Deus. Se temos acesso a essa grandiosidade, como escaparemos se a negligenciarmos? O que diremos ao Senhor se a negligenciarmos?
Hb 6:7; Is 55:10-11
A chuva e a neve representam a palavra de Deus. Is 55 em conexão com Hb 6 nos deu uma luz. Isaías 55 é o próprio plano da salvação de Deus para o homem. Sempre aplicamos essa passagem em situações pontuais. Em momentos que ouvimos a palavra do Senhor e ela precisa produzir um fruto para o Senhor. Mas, na verdade esses dois versículos de Is 55 mostram o plano macroeconômico de Deus. É a maneira como Deus executa a Sua salvação para o homem. Ele executa pela palavra de Deus.
Jo 1:1, 14
Nosso Senhor Jesus veio como o grão de trigo. Ele foi semeado na terra para regar a terra, fecundá-la e fazer brotar na terra, dando semente ao semeador e pão ao que come. Essa palavra vai fazer a obra de Deus (Is 55:10-11) Deus encarregou, deu um ministério para a Palavra. Nosso Senhor Jesus cumpriu toda a Sua parte, vindo à terra e se tornando o Filho Primogênito de Deus, recebido na glória do Pai. De lá Jesus se tornou sumo sacerdote na ordem de Melquisedeque e está trabalhando nos céus como verdadeiro ministro. Por meio do Seu espírito está conosco. Esse sumo sacerdote é o resultado do trabalho dele e Ele fará a vontade de Deus se cumprir. Ele fará processar a salvação completa de Deus.
Portanto, Isaías 55 trata da plena salvação de Deus para o homem.
Is 55:1; Jo 1:1-5, 12, 14, 16-17
Essa salvação é para quem não tem dinheiro. Como homens, não tínhamos meios nenhum para ganhar nada, mas Deus nos ofereceu essa ceia. O Senhor Jesus veio como a graça. Aqui mostra que o nosso Senhor Jesus Cristo veio como a palavra oferecer-nos essa grande ceia. O Senhor é a palavra que Deus enviou como chuva e como neve. Deus veio cheio de graça e de verdade. Graça é o próprio Deus sendo oferecido no Filho como nossa vida e desfrute para recebermos tudo o que Deus é. Sua vida, Sua natureza, com todas as Suas virtudes, nos foram dadas junto com a graça. O grande amor de Deus nos alcançou. Não tínhamos condições de ganhar nada. Nada veio por nossas obras, mas pela graça Deus nos foi trazido. Não é um Deus doutrinário, mas é um banquete, como uma grande ceia para comermos. Assim, recebemos a Sua vida e Sua realidade. Através do desfrute da graça, Deus se torna a nossa realidade. Quanto mais desfrutamos da graça, a verdade está tomando forma em nós. Não somos mais pessoas falsas e vazias, mas somos pessoas verdadeiras. Por recebermos Deus como graça, estamos nos tornando consistentes, cheios de graça e de verdade.
Por fim, temos a Sua glória, como do unigênito do Pai. Estamos sendo levados a glória por meio de recebermos a graça e a verdade. Temos recebido de sua plenitude e graça sobre graça. A lei foi dada para mostrar quem é o nosso Deus. Ele é um Deus de graça, amor, justiça, santidade. Todavia, como a lei tem esse caráter tão elevado, o homem fica condenado. Mas o nosso Senhor Jesus veio como graça para nos suprir e nos levar ao padrão de Deus. A lei somente exige, mas a graça vem nos suprir com tudo que Deus é. A graça nos leva a verdade e nos traz a realidade de Deus. Estamos nesse processo de salvação completa de Deus. Temos de nos alegrar.
Lc 14:16-24
éramos estranhos a esse homem, mas ele nos ofereceu uma grande ceia. Essa ceia é diferente da ceia de Mateus 22:1-13. Ali fala de um que não traz veste nupcial e, por causa disso, o rei o colocou para fora do ambiente da ceia. Essa ceia em Mateus 22 não é mesma ceia de Lucas 14. A ceia de Mateus é para os vencedores. Os que foram escolhidos e perseveraram até o final, participarão dessa ceia como galardão. Em Lucas há uma ceia preparada para todos e não apenas para os escolhidos.
A ceia relatada em Lucas indica que Deus preparou tudo para a salvação do homem. Um não pode ir porque estava ocupado com seus bens e patrimônio. Outro estava preocupado com seu trabalho e outro com os sua família. O Senhor Jesus fez Sua parte na obra e foi introduzido nos céus como o sumo sacerdote e ofereceu o banquete celestial para a igreja. Os primeiros a receber o convite foram os judeus após a ressurreição, mas eles se escusaram e não foram desfrutar essa salvação. Eles se achavam muito justos. Então, o Senhor foi aos que eram cegos, coxos e aleijados. Nós estamos nesse grupo. Temos um banquete que nos foi aberto pela graça. A graça nos levou a desfrutar de tudo isso. Ainda é tempo de convidar as pessoas para esse banquete. Diga aos seus vizinhos e amigos que venham para essa grande ceia.
O Filho de Deus foi dado ao homem como graça para saciar sua sede e fome gratuitamente com tudo que Deus é. O resultado é produzir no homem a realidade do que Deus é. Isso [e a verdade. Após a Sua morte e ressurreição, Jesus foi glorificado e em nosso espírito podemos receber tudo o que o Pai idealizou e o Filho executou.
Is 55:1; Jo 7:37-39; Êx 30:22-33; Is 12:1-4; Rm 10:12-13; Jo 4:13-14
Há um convite para ir às águas. Antes do banquete estão as águas. Elas representam o Espírito. jesus se levantou no último dia da Festa dos Tabernáculos com muita ousadia. Ele veio como o Filho de Deus e, glorificado por Deus Pai, seria para o homem como o Espírito que dá vida. Basta crer em Jesus Cristo que recebemos o Espírito em nós que será como rios de água viva. O espírito ainda não havia sido dado naquele momento. Isso porque o Espírito era apenas o Espírito Santo. O Espírito que ainda não era se refere ao Espírito Santo com todos os elementos que Jesus obteve em Seu viver humano. É como o óleo sagrado da unção, que teve muitas especiarias adicionadas a um him de azeite puro de oliva. hoje o Espírito não é apenas o azeite de oliva, mas o óleo sagrado da unção (Jo 7:37-39; Êx 30:22-33)
Como podemos estar no espírito? invocando o nome do Senhor. Isaías 55 trata de salvação. Por isso precisamos aprender a invocar o nome do Senhor se queremos ser salvos. O Senhor é rico para com todos os que o invocam. Não invocamos apenas para a primeira salvação, mas para desfrutarmos dessas águas. Em meio a toda essa situação da pandemia com muita secura, com notícias ruins, temos a água viva fluindo em nós.
Essa água que Deus nos deu é o Espírito dentro de nós. Nossa água jamais secará. Poderemos desfrutar até a eternidade dessas águas dentro de nós. Ela jorrará para a vida eterna.
Is 55:1; Pv 9:5; Sl 104:15; 4:7-8
a única condição para beber dessas águas é ter sede. Ainda que tivéssemos todo dinheiro do mundo, não poderíamos comprar o direito de bebê-la. O que precisamos é ter sede. Devemos receber adequadamente essa palavra para que ela produza fruto em nosso coração. Precisamos rever, ruminar para que ela produza fruto.
Deus está nos convidando para essa grande ceia em que há pão e vinho, além das águas. Podemos tirar águas das fontes da salvação invocando o nome do Senhor. O vinho serve para alegrar o nosso coração. Se estamos tristes, falta-nos o vinho do Senhor. Esse vinho nos dá alegria. O azeite serve para dar brilho ao nosso rosto, como uma pessoa sadia. O pão é para sustentar e dar energia. Nessa grande ceia temos o vinho que alegra o nosso coração. A alegria do Senhor é a nossa força. Essa alegria não igual ao gozo do mundo. Essa é passageira, mas a alegria do Senhor é permanente. Essa alegria nos dá alegria e paz, ainda mesmo nesse tempo difícil que estamos vivendo.
Is 55:2; 1 Jo 2:15-17
Pare de gastar dinheiro com os prazeres da carne e da alma, buscando coisas desse mundo. Tudo que buscamos nesse mundo são concupiscência dos olhos, da carne e soberba da vida. Tudo isso passa. Sejamos os que fazem a vontade de Deus, para ganhar a salvação completa de Deus.
Deus preparou tudo por meio do Seu filho e nos ofereceu como graça. Podemos receber com realidade tudo o que Deus nos preparou. Não vale a pena buscarmos as coisas desse mundo e dessa vida. Especialmente nesse tempo final, Deus está precisando de nossa cooperação. Ainda há tempo de nos tornarmos os escolhidos de Deus. Ele quer nos usar nas batalhas que acontecerão. De um lado, ele quer nos fazer os que tem o ministério da reconciliação, nos reconciliando com Deus e com os homens. De outro lado, seja alguém que se alista no exército de Deus para lutar as batalhas de Deus. O reino não virá sem luta. Deus está fazendo isso por meio da igreja. Então, participaremos das bodas do Cordeiro, o banquete de Mateus 22.
Sejamos os escolhidos, um pastor, um mensageiro de Deus e um que faz parte do exército de Deus para entrar na boa terra e derrotar os inimigos. Como galardão, herdaremos a terra.
quando o Irmão diz o Deus da Eternidade, Ele entra no nosso tempo e muda o nosso destino, isso é muito rico, muito encorajador, pois destrói, então o “ditado” que diz aquele que nasceu para lagartixa nunca chega jacaré, esse ditado está morto, o Pai da Eternidade pois quebra esses sofismas e paradigmas, pois é comum ouvir ” ahhh eu não tenho mais jeito, não consigo eu vou ser mesmo um vaso de desonra, quem nasceu para ser joio, nunca será trigo” MENTIRA… o Pai da Eternidade, viaja no tempo e muda o nosso destino… Aleluia…
PS: esse foi o compartilhar que ouvi de um áudio que um irmão compartilhou sobre a mensagem.