OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA
Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 26/04/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.
Mensagem 32 – Uma carta à igreja em Filadélfia
Leitura Bíblica: Ap 3:7-11
Bem-vindos todos os irmãos e amigos para mais uma transmissão do Instituto Vida para Todos, diretamente da Estância Árvore da Vida. Lembramos que os irmãos precisam de nossas ofertas para as missões no exterior. Lembremos de ser fiéis nas ofertas também para a igreja em que nos reunimos.
A Conferência de Jovens será online e alcançaremos muito mais pessoas do que se estivéssemos fazendo presencialmente. Faremos uma Conferência de jovens e adolescentes para toda a terra. Todos temos oportunidade de receber uma palavra consistente todo sábado à noite e domingo de manhã. O sentimento de perda é substituído pelo sentimento de ganho. Muitas pessoas estão acompanhando a palavra profética, graças ao Senhor.
Eu havia preparado essa mensagem para falar o dobro do que eu falarei essa manhã. Dividirei em duas mensagens para que vocês possam ruminar em pequenos grupos essa palavra. Serão duas mensagens. Uma hoje e outra no próximo domingo.
Uma carta à igreja em Filadélfia. Essa carta o Senhor mandou João escrever e enviar à igreja em Filadélfia. Essa igreja certamente tem muito a ver conosco. O irmão Ezra tem nos dado muitos princípios muito importantes quanto aos ministros da nova aliança. para sermos esses ministros precisamos receber esses princípios e ser preparados. Lembramos também que estamos no ministério de João. Quando enfocamos 2 Coríntios com o ministério de João, recebemos toda essa riqueza. Temos recebido muita luz e muita fundamentação na palavra. Temos muito ainda que aprender quanto ao ministério da reconciliação. Esta é uma das atribuições que temos durante o nosso tempo. O irmão Ezra continuará falando sobre essa palavra rica.
Quero ainda contextualizar o tempo em que estamos vivendo. Os ministros da nova aliança precisamos saber em que contexto estão vivendo e em que momento estamos. O Senhor precisa de nós nesse momento atual.
Quero dar uma passada rápida no início do livro de Apocalipse para nos situar no momento em que vivemos. Quando começamos a falar essa série sobre os ministros da nova aliança, falamos que estamos debaixo de um só ministério. esse ministério da nova aliança vem desde o Senhor Jesus. Ele foi dado à igreja após sua morte e ressurreição como cabeça da igreja e começou a levar a cabo esse mesmo ministério através dos apóstolos, depois para Paulo e, ainda para João. Esse ministério de João não terminou, mas vai permanecer até a volta do Senhor. Estamos dentro deste ministério de João. Esse ministério é para quem vive pelo espírito para enxergar as coisas invisíveis e celestiais, não pela mente limitada. Podemos enxergar as coisas celestiais para viver sua realidade.
Esse ministério de João é um ministério para quem está no espírito. É um ministério para os escolhidos de Deus. Embora nossa base seja uma base que acolhe todos os filhos de Deus, sem excluir ninguém, temos recebido o investimento especial de Deus para vivermos de acordo com a vontade de Deus. Temos uma missão especial.
Ap 1:1-3, 9
A maneira como Deus faz a Sua obra está no primeiro versículo de Apocalipse. Um grupo de servos leva a cabo o que Deus quer fazer, mas este notifica o seu servo. Este é um princípio que Deus está usando e existe um canal pelo qual Deus fala a Sua palavra. Através dessa pessoa Deus notifica os seus servos para levar a cabo o seu ministério em sua época, em seu momento.
A revelação de Apocalipse foi dada por meio de João para nós para que estejamos claros de que o tempo está próximo. Os que amamos o Senhor certamente amamos também a vinda do Senhor. Não apenas estamos aguardando a Sua vinda mas a apressamos. (vs 1-3)
João se coloca como nosso companheiro na tribulação. No final dos tempos certamente a tribulação se multiplicará. A perseverança é uma virtude muito importante nesse tempo. (v. 9)
Ap 2:1-4
Todas as igrejas de Apocalipse representam toda a história da igreja até que o Senhor venha. O número 7 na Bíblia representa a completação no tempo e o número 12 simboliza a completação na eternidade. Portanto, as igrejas de Apocalipse representam toda a história da igreja ao longo do tempo até que o Senhor venha. A igreja em Éfeso representa as igrejas no final do primeiro século, que tinham ainda muita influencia do ministério do apóstolo Paulo. Este servo do Senhor trouxe a revelação da amplitude da salvação de Deus para o homem. Os que viveram em seu tempo eram muito sérios e perseveraram no ensinamento que Paulo lhes deixou. Eles eram fiéis a esses ensinamentos e descobriam quem eram verdadeiros apóstolos e quem não era. No final deste período o Senhor levou João para Éfeso, para levar os irmãos que conheciam muito bem essas verdades reveladas por Paulo, para que estes irmãos pudessem levar todo esse conhecimento para a linha do Espírito e da vida, saindo um pouco do conhecimento da letra. O saber ensoberbece, mas o amor edifica. A essência do ensinamento é para levar para o amor. O novo mandamento de Deus é praticar o amor. Amar a Deus e amar ao próximo como a nós mesmos.
A igreja em Esmirna é uma igreja sofredora. Ela é resultado da ajuda do apóstolo João, que levou os irmãos que estavam na condição de Éfeso à condição de Esmirna. Essa igreja foi muito fortalecida, mas sofreu muito por causa da perseguição do império romano. Final do séc. I ao início do século IV.
Quando Constantino, imperador romano, adotou o cristianismo como igreja oficial do império romano, teve início o período representado pela igreja em Pérgamo. Pérgamo significa casamento, união. A igreja nessa época se uniu ao mundo e à política, o que deteriorou a igreja. Essa igreja sustentou a doutrina de Balaão e a doutrina dos nicolaítas (vs. 14-15). O ensinamento de Balaão é a contratação de profetas que falam a favor de quem o contratou. Aquele que paga dinheiro para contratar um profeta quer que este fale o que ele deseja que seja dito. Um profeta de Deus deve falar o que Deus quer falar. Deve agradar a Deus. Essa pessoa não fala o que o povo quer ouvir nem é contratado para falar o que alguém quer. Naquele tempo, começou a haver os que falassem palavras que não eram de Deus, como se fossem palavra de Deus. O ensinamento dos nicolaítas diz respeito ao surgimento de hierarquia na igreja. No tempo de Pérgamo começou a existir hierarquia e o bispo e passou a ter posição mais elevada que o presbítero, contrariando o ensinamento da Bíblia, que revela que o bispo e o presbítero são a mesma pessoa. Bispo refere-se a sua função de supervisor e presbítero se refere a sua pessoa, madura, anciã. Mas pelo ensinamento dos nicolaítas separou-se essas duas coisas, formando-se a classe dos bispos, que estavam acima dos presbíteros. Mais tarde, essa situação avançou muito mais. Vai do início do século IV, até o século VI.
Do início do séc. VI até os dias atuais temos a igreja em Tiatira. Nela há a figura de Jezabel que leva a igreja a cometer idolatria, que é fornicação espiritual.
A igreja em Sardes vem do início do séc. XVI e vem até os nossos dias. Essa igreja consegue ver os problemas que havia em Tiatira, mas que não conseguiram vencer totalmente aquela degradação. Para Sardes o Senhor tem alguns elogios, mas algumas repreensões. A igreja em Sardes também perdurará até a volta do Senhor. Em todas as igrejas, apesar da situação negativa de muitas delas, o Senhor chama os Seus escolhidos. Alguns mantiveram pureza diante do Senhor.
Então, vem a igreja em Filadélfia. Quero crer que estamos vivendo a realidade dessa igreja hoje. A igreja em Filadélfia provavelmente se refere ao período do final do séc. XIX. Alguns que estavam incomodados com a hierarquia na igreja e com a contratação de profetas que falassem o que o contratante falasse e com a hierarquia na igreja. Esses cristãos queriam apenas ser chamados de irmãos. Filadélfia em grego significa amor fraternal. Nicolaísmo significa alguns acima de outros. Ao contrário disso, Filadélfia significa que somos todos irmãos e vivemos nesse ambiente de amor fraternal. O amor de Deus que nos fará levar a cabo a vontade de Deus.
Então, no final do séc. XIX começa a haver uma reação e, no séc. XX, foi-nos trazida à tona a visão da unidade da igreja. Isso foi vindo até o final do séc. XX e hoje estamos no século XXI, já sobre os ombros de todos esses irmãos que foram usados pelo Senhor para nos dar essa base e plataforma tão maravilhosa. Lembramo-nos, também de nosso amado irmão Dong que nos levou a estar firmados nessa base em toda a América do Sul.
Ap 3:7. Is 44:6, 24; 42:5, 8; At 17:24-27; Is 6:1-3; Ef 1:3-5; 5:25-27/; Jo 1:14; 1 Ts 4:3; Jo 14:6
Apenas a igreja em Esmirna e Filadélfia não receberam reprovação e julgamento de Deus. Quem aparece para a igreja em Filadélfia é o santo, o verdadeiro. Ele não vem para julgar. Ser santo não é apenas viver uma vida sem pecados, como alguns pensam. Alguns acham que ter uma vida de santificação é procurar ter uma vida moral e ética. Esse é um conceito meramente comportamental. Ser santo significa ser separado das coisas comuns, ser separado dos demais. É ser distinto, como é dito em Cântico dos Cânticos 5:10. Deus é santo, porque é único (Is 44:6)
Não há nada que possa se confundir com Deus. Para a criação ele não precisou da ajuda de ninguém. Ele é santo, porque é único. É o único que estendeu os céus, formou a terra e a tudo quanto produz. Foi Ele quem fez tudo isso. É ele que dá folego de vida, o neshamá, que Deus soprou no homem, dando-lhe vida. Ele deu o Seu espírito (ruwach), para que pudéssemos viver. É Ele quem nos sustenta. Ele é o único que deu vida ao homem. Isso O torna distinto de todos (Is 42:5, 8).
Quando Paulo estava em Atenas, viu muitos deuses criados e feitos pelos homens. Paulo apresentou o Deus verdadeiro a eles. Esse é o deus que criou o mundo e tudo o que nele existe. Ele é o Senhor do céu e da terra. Ele não habita em santuário feito por mãos humanas. Ele se refere Àquele que em nada pode ser comparado pelo que foi criado pelos homens. Tudo que há no universo funciona segundo o comando deste Deus santo (At 17:24-27).
Só Deus é santo. É Ele que fala à igreja em Filadélfia (Is 6:1-3). I Deus santo fala com a igreja em Filadélfia, porque os santos dessa igreja estão a caminho da santificação de Deus. Ele quer levá-los a se tornarem santos como Ele é. O objetivo da salvação completa de Deus é santificar o homem, tornar a Sua igreja tão santa como Ele é. A igreja precisa ser tão santa que não exista nada como ela na criação. A igreja foi chamada para ser santa.
Ao apresentar o plano completo de Deus, Paulo mostrou que fomos escolhidos antes da fundação do mundo para sermos santos. Ele é o Deus santo e nos chamou para sermos santos tanto quanto Ele é santo. (Ef 1:3-5). Por isso, precisamos de uma mudança de posição e também de uma transformação em nossa disposição. Nossa disposição que era do velho homem, está sendo trabalhada e transformada. Desde filhos infantis, nos tornamos filhos maduros e, por fim, nos tornamos filhos herdeiros (Rm 8). A obra de Deus visa isso. Nosso processo de herdar todas as coisas passa pela santificação.
O Deus santo quer tornar a igreja santa, sem mácula, sem defeito, nem coisa semelhante. Ele é o santo e o verdadeiro que aparece para a igreja em Filadélfia (Ef 5:25-27). Quando Deus conseguir a colocar os Seus elementos santos, estes elementos vão expulsando os elementos da vaidade que há em nós. Nos pensamentos dos gentios há vaidade. Sem Deus não temos a verdade. Somente Deus é a verdade no universo. Antes somente existia Deus. Ele é a própria verdade e realidade. Por nos santificar, infundindo seus elementos santos, está nos tornando os verdadeiros. Ele está removendo tudo que é vaidade e mentira em nós, está trazendo a consistência do que é verdadeiro em nós. O Deus santo e verdadeiro está nos transmitindo todos os elementos da realidade divina. Através de ter comunhão com o Senhor, estamos recebendo essa consistência do Deus verdadeiro.
Jesus nos trouxe Deus de graça. O ministério de Moisés era de condenação porque a lei traz condenação ao homem que não consegue cumpri-la. Jesus não veio trazer exigências ou demandas, mas trouxe o próprio Deus como o Deus santo, com seus elementos santos. Através de Jesus Cristo Deus nos deu pela graça os elementos do Deus santo. Ao desfrutar dessa graça, ganhamos a realidade. Estamos sendo preenchidos pela realidade divina. Por isso, nossa vida e pessoa não são vazios, como se fossem ocos (Jo 1:14).
A vontade de Deus é a nossa santificação. Ele deseja nos tornar santos como Ele é santo. Nosso Senhor Jesus é um caminho que nos abriu até a glória do Pai. Ele é a realidade e a vida que nos leva a essa realidade (1 Ts 4:3; Jo 14:6). É este deus santo que fala com a igreja em Filadélfia.
Ap 3:7b; Ef 1:19-20
De um lado, há o Deus santo que quer levar a igreja a ser santa. Isso está ligado ao sacerdócio da igreja. Ele quer tornar a igreja santa e verdadeira tal qual Ele é. No aspecto sacerdotal, O Senhor cuida de nós e nos transforma. De outro lado, temos a realeza, que tem a chave de Davi. Jesus assentou-se à direita da majestade para nos servir como sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Ele está intercedendo por nós para nos levar à glória do Pai. Por outro lado, Ele se assentou no trono para trazer a ordem a este universo. Existe esse lado da autoridade de Cisto, o aspecto de Sua realeza.
Na ressurreição deus colocou Cristo acima de todas as coisas. Tudo está debaixo dos Seus pés. Deus colocou Cristo à Sua direita e acima de todas as coisas que precisam ser subjugadas. Para que Deus possa colocar todas as coisas debaixo dos pés de Cristo, Deus O deu À igreja. Cristo está acima de todas as coisas. Temos de perceber que Deus está usando a igreja a qual é o Seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. Deus tem Cristo nos céus para executar o juízo e a ordem no universo. Ele está removendo a tirania de Satanás e colocando Seu domínio por meio da igreja.
Cristo tem a chave de Davi. Ter uma chave é melhor do que ter muita força. Se você tiver a chave de uma grande porta, ninguém pode abri-la ou fechá-la. Apenas você. Não fique assustado no meio dessa pandemia. Temos um Cristo que tem o poder acima de todo principado e potestade. Quando Ele abre, ninguém fecha e quando Ele fecha, ninguém abra.
Ap 3:8; Lc 12:32
Essa igreja não é poderosa em termos humanos. Não é uma igreja numerosa ou que tem uma grande importância no sentido humano, com poder político, mas é uma igreja de pouca força. Mas para essa igreja Deus colocou uma porta aberta diante dela. André Miller escreveu: “a igreja em Filadélfia representa o fraco remanescente, mas que é fiel à palavra e ao nome do Senhor Jesus. A principal característica desse pequeno grupo era guardar a palavra da paciência de Cristo e não negar o nome Dele. A condição deles não era marcada por nenhuma manifestação de poder nem nada extremamente maravilhoso, mas por uma íntima comunhão com o Senhor. Ele estava no meio deles como o santo e o verdadeiro que é representado como o administrador da casa. Ele tem a chave de Davi. Os tesouros da palavra profética estão destrancados para os que habitam dentro de sua casa. Os fiéis dessa igreja também compartilham de Sua paciência e esperam a Sua vinda”. Temos pouca força. Não somos nada perante as grandes congregações, mas temos sido fiéis em guardar a palavra do Senhor e em não negar o nome do Senhor. Ao longo desses anos (desde o séc. XIX) Deus está trazendo de volta toda a condição normal da igreja. essa base da unidade da igreja, que é uma igreja em cada cidade, ou seja, nossa esfera de comunhão com os filhos de Deus é o próprio limite da cidade. Qualquer filho de Deus que esteja no limite dessa cidade faz parte da igreja nessa cidade. Ainda que alguém professe outra doutrina ou prática, desde que seja genuinamente regenerado pelo Espírito, faz parte da igreja que está naquela cidade. Essa é a unidade prática que Deus nos deu na Bíblia para que não haja divisão com ninguém. Ao longo das décadas temos guardado essa palavra. Um servo do Senhor no século XX disse que temos guardado Cristo e a igreja. Temos conservado Cristo como nossos cabeça e também não nos dividimos com ninguém em nossa base. Cremos que os poucos que remanescentes que vivem dessa maneira, vivem a realidade da igreja em Filadélfia.
O Senhor precisa entregar a carta a uma igreja que representa todos os filhos de Deus e que não está em uma base de divisão. Essa igreja é tão pequenininha, mas tem praticado a Sua palavra profética e Deus tem conseguido avançar por meio deste pequeno grupo. Eles são o pequeno rebanho a quem Deus se agradou em dar-lhes o Seu reino (Lc 12:32). Recebemos muita ajuda no século passado quanto a invocar o nome do Senhor. Invocando o nome do Senhor somos salvos. Não só a primeira salvação, mas O invocamos como nossa respiração. Nosso Senhor é rico para com todos os que O invocam. Conseguimos tirar águas das fontes da salvação através de invocar o nome do Senhor (Is 12). Desde que recebemos essa palavra, não deixamos de invocar o nome do Senhor. Essa não é uma prática religiosa, mas é o nosso viver. Temos guardado a palavra do Senhor e não negamos o Seu nome. Vamos continuar a praticar a palavra com Deus.
Eles também têm como característica uma íntima comunhão com o Senhor. Um ministro da nova aliança precisa ter um viver de íntima comunhão com Deus, assim como Moisés. Precisamos ter esse viver de comunhão com o Senhor. Isso nos caracteriza como a igreja em Filadélfia. Não seguimos meramente uma doutrina, mas seguimos a comunhão com o Senhor. É Ele quem fala conosco, que dá a direção e supre a linha que recebemos e ministramos. Se você puder separar um tempo para ter comunhão com o Senhor, fará muto bem. Devemos aprender a não ser um cristão infantil e superficial. Vamos aproveitar o tempo nesse tempo de pandemia. Vamos conhecer melhor o Senhor. Vamos conversar com o Senhor. Conversar como um amigo, como uma pessoa. Não é ter orações doutrinárias e formais. Mas em uma conversa O conhecemos pouco ao pouco.
Gosto de aprender a viver todo o tempo ligado ao Senhor. Em casa, o que estiver fazendo, estou procurando estar conectado ao Senhor através da palavra que Ele nos tem suprido. O dia todo tenho procurado viver na comunhão do Espírito. Devemos viver cada vez mais no espírito. Romanos 8 mostra que se queremos viver como filhos de Deus devemos ser guiados pelo Espírito de Deus. Deus tem nos dado isso.
Ap 3:11
A igreja em Filadélfia tem como característica guardar a Sua palavra, não negar o Seu nome e amar a vinda do Senhor. Nossa vida na terra é para apressar a vinda do Senhor. essas situações que estamos vivendo, acontecerão cada vez mais, à medida que nos aproximamos da volta do Senhor. Devemos nos alegrar com o fato de que o Senhor está voltando. A igreja em Filadélfia já tem a cora. Se vivermos a realidade da igreja em Filadélfia, já temos a coroa e a realidade do filho varão. Vamos perseverar até o fim.
Nós guardamos a palavra da perseverança do Senhor. Sempre que o Senhor nos dá uma palavra, ele também permite que passemos por tribulações e pressões. Isso faz parte da palavra da perseverança. Essa palavra tem muitos obstáculos e sofrimentos, mas uma pessoa resiliente não desvia de seu propósito pelas dificuldades, mas permanecem perseverando. A esses Deus livrará da grande tribulação que há de vir sobre a terra.
Devemos continuar invocando o nome do Senhor, amando a volta do Senhor acima de qualquer sonho humano. Estamos aqui para trazer o reino de Deus de volta à terra. Que Deus possa abençoar todos com essa palavra.
Oração:
Senhor Deus, Te louvamos por ter nos considerado fieis, queremos continuar perseverando até o fim. Guardando a Tua palavra profética, invocando o Teu nome. A todo o tempo viver no espírito e ser conhecidos como os que têm comunhão íntima com o Senhor. Os que são guiados pelo Espírito e não pela ambição, pelo conforto na terra. Abençoe todos os nossos companheiros de tribulação. O Senhor pode contar conosco para trazer o Seu reino de volta. É isso que importa para a nossa vida. Abençoa todas as famílias. Guarda os que porventura foram acometidos por essa doença. Cura e conforta os que estão sofrendo. Fortaleça-nos como a igreja. Queremos ser levados juntos a conservar a coroa da vida que Tu nos deste. Jesus é o nosso Senhor! Amém!