Tu, ó Sião, que anuncias boas-novas, sobe a um monte alto – Pedro Dong

CONFERÊNCIA DAS IGREJAS DOS ESTADOS DE MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO – REGIÃO 6

 

 

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 11/06/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

 

Título: Tu, ó Sião, que anuncias boas-novas, sobe a um monte alto
Leitura Bíblica: Is 40:9

 

Por causa do isolamento social não conseguimos realizar a Conferência em Contagem em maio passado. Cremos que o Senhor irá nos abençoar ainda mais, pois contávamos com espaço para 2.000 irmãos, mas com essa transmissão esperamos alcançar pelo menos 10.000 irmãos. Esse canal está aberto para todos, de todos os continentes que estão nos acompanhando.

Sentimos muita saudade de nos encontrarmos presencialmente, mas vamos aproveitar esse canal para ministrar a palavra de Deus e alcançar pessoas. O Senhor tem nos agraciado com a palavra profética, que é uma candeia que brilha em uma noite escura, conforme 2 Pedro 1:19. Não estamos perdidos na noite, aguardando a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos tem dado visão e direção para o povo de Deus. Assim como a nuvem que acompanhava o povo de Israel para dar-lhe direção, temos a nuvem que nos guia e a trombeta que tocava para que o povo seguisse a nuvem.

Estamos no ministério da nova aliança e não fazemos nada a não ser esse ministério. Temos guardado a base dos filhos de Deus que inclui a todos os Seus filhos, com uma igreja em cada cidade. Deus deu revelação de Jesus Cristo aos seus servos, mas notificou o seu servo João, que tinha uma base correta para receber a palavra de Deus. Por causa de nossa base correta temos recebido essa palavra profética.

Os ministros da nova aliança não confiam em si mesmos, mas no Deus que ressuscita os mortos. Eles têm passado por situações difíceis e aprenderam a não confiar em si. Esses são os escolhidos, os eleitos do Senhor.

O Senhor nos levou ao evangelho de João, que nos revelou o auge da visão macroeconômica do plano de Deus. Essa visão nos mostra que Deus quer nos salvar até o final. Ele tem um plano maravilhoso para o homem. Não só quer livrá-lo dos pecados, mas preparou o Seu Filho Jesus Cristo que viveu nessa terra como um homem, mas sem pecado e obediente a Deus, realizou a redenção por nós. Por isso, os que creem em Jesus hoje têm seus pecados perdoados e se tornam filhos de Deus. Estes, foram reconciliados com Deus e passam a viver um processo de salvação orgânica. Deus não só nos tira dos pecados ou do inferno para nos levar para o céu. Ele nos justificou pela fé, mas agora está salvando a nossa alma, que precisa de salvação.

Todos nós, depois de recebermos a salvação de nosso espírito ao crer em Jesus estamos sendo transformados em nossa alma. Mesmo tendo nosso espírito regenerado, nossa alma é cheia da velha criação. Ainda somos carnais e naturais. Deus quer salvar a nossa alma completamente por meio do processo de santificação. Somente Deus é santo, porque Ele é único, separado e distinto. Se queremos ser santos, precisamos do elemento de Deus. Na transformação de nossa alma, precisamos de uma dieta santa. Deus precisa nos fornecer Sua natureza santa. Assim como o alimento físico que comemos se torna nossas novas células pelo processo de metabolismo, se nos alimentarmos da dieta santa de Deus, termos células espirituais santas que substituirão as células naturais do homem carnal, natural e pecador.

O processo de santificação termina na glorificação. Isso é apresentado em João capítulos 14-17. O processo final da salvação completa de Deus é nos introduzir na glória de Deus, ou seja, introduzir-nos em Deus. Ao terceiro dia Deus ressuscitou o Senhor Jesus. Naquele dia, Deus disse ao Filho: Tu és meu filho, eu hoje te gerei (At 13:33; Hb 1:5). Esse filho não era o que estava na eternidade com o Pai, mas aquele que passou pela experiencia da humanidade. Ele é o primeiro que experimentou isso e está nos conduzindo à glória.

Uma vez que vemos o que Deus preparou em Sua salvação completa, nos questionamos como ele fará isso conosco. Parece impossível. Estávamos acostumados com nossa vida natural. Pensávamos que Deus devia fazer todas as nossas vontades. Éramos como o povo de Israel. A primeira geração daquele povo murmurava e não conhecia a Deus. Toda ela representa nosso velho homem. Essa geração tombou no deserto e a nova geração entrou na boa terra de Canaã. Entrar na boa terra de Canaã corresponde a levar-nos à reinar. Como Deus nos levará até esse ponto? Então, Deus nos levou ao livro de Hebreus.

Hb 5:5-6
Cristo não se glorificou, mas o Pai O glorificou. Isso significa que o Pai recebeu o Filho em Sua própria glória. Jesus foi glorificado pelo Pai e O ressuscitou como filho primogênito de Deus. Ao mesmo tempo que Jesus foi recebido na Glória do Pai, foi nomeado sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. O sumo sacerdote ajuda o povo nas coisas concernentes a Deus, ou seja, ele intercede pelo povo para que este seja aceito, possa amadurecer nas coisas de Deus.

Se Jesus estivesse na terra, não poderia ser sacerdote, porque não era da tribo de Levi. Mas na vida de ressurreição, segundo o poder de vida indissolúvel que Ele experimentou, Jesus se tornou o nosso sumo sacerdote que cuida de nós e intercede por nós. Ele está trabalhando para cumprir a plena salvação de Deus em nós.

Hb 8:1-2; 10:12-13
Nesses dois versículos vemos que Deus se tornou sumo sacerdote no tabernáculo celestial. Além disso, Deus o fez assentar-se a destra da majestade nos céus. Ele foi alçado à direita do trono da majestade. Trono é autoridade e majestade é realeza.

No capítulo 10 de Hebreus nos mostra um aspecto da majestade do Senhor. Deus colocará debaixo de Seus pés todos os Seus inimigos. Deus não somente fará Jesus sacerdote para sempre, mas também rei. Esse é o lado que temos de atentar.

Sempre demos muita atenção ao sacerdócio na igreja, para levar os irmãos a crescerem e amadurecerem. Mas precisamos compreender que levara igreja a amadurecer visa cumprir o propósito de Deus.

Deus havia entregado as coisas que criara a um arcanjo muito capaz. Este, por causa de sua formosura e sabedoria começou a orgulhar-se e o pecado entrou em seu coração. Ele queria ser igual ao Altíssimo. Ele montou um sistema satânico, que é o cosmos, o mundo em que vivemos. Por meio desse sistema, ele introduziu a confusão, desordem total e caos. Satanás usurpou a autoridade de Deus.

Deus criou o homem justamente para reaver a autoridade de Deus e, através de Cristo, pela igreja, colocar os inimigos debaixo dos pés do Filho. Essa parte ainda não foi completada.

Ef 1:9-10, 20-23
Deus tem uma vontade, que precisa ser feita. Essa vontade é um mistério. No Antigo Testamento, ninguém sabia o que Deus queria. No Novo Testamento, através dos apóstolos, essa vontade foi revelada. Deus quer que Cristo seja cabeça sobre todas as coisas. Essa é a missão que a igreja precisa entender. Precisamos compreender o que Deus tem para fazer, que é colocar o mundo em ordem. Satanás usurpou esse mundo, que está em confusão. Através da igreja Deus quer encabeçar todas as coisas em Cristo.
Para estar acima de todas as coisas e encabeçar todas as coisas, ele experimentou um viver humano com completa obediência. Deus, então, O fez assentar-se à direita de Deus. Ele já está acima de toda autoridade, principado e potestade e não há nada acima Dele. Ele já tem todas as coisas debaixo dos pés. Contudo, ele precisa que a igreja execute na prática tudo que Cristo alcançou como a cabeça. Portanto, temos a missão de executar o encabeçamento de Cristo. Deus prometeu que todos os inimigos serão colocados por estrado dos pés de Cristo. Estamos aqui para isso.

No primeiro século a igreja experimentou algo maravilhoso. No final desse primeiro século, Deus levantou o ministério de João. A situação da igreja em Éfeso descrita em Apocalipse 2 levou à igreja sofredora, representada por Esmirna. Ao ser aceita como religião do império Romano começou sua degradação, representada pela igreja em Pérgamo. Tiatira representa o período em que a igreja experimentou grande degradação. Algo foi recuperado no tempo representado pela igreja em Sardes, mas é Filadélfia que faz a vontade do Senhor. Laodiceia é uma condição que degradou pensando ser rica e abastada.

A igreja em Filadélfia é aquela que faz a vontade de Deus. Estamos no século XXI e essa igreja está hoje mais consistente. Não são todos que conseguem ver isso. Muitos são chamados, mas poucos os escolhidos. Deus precisa contar com esses eleitos para fazer esse trabalho final, pois nem todos estão apercebidos. Quantos filhos de Deus espalhados pelo mundo estão dispostos a pagar o preço para fazer cumprir essa parte do mistério de Cristo que é encabeçar todas as coisas em Cristo? Deus nos escolheu para cumprir essa missão.

Is 40:9-11
Quero fazer uma convocação santa esta noite. Quando o rei Davi reinou sobre Judá em Hebrom, recebeu o pedido de todas as tribos para que reinasse sobre todo Israel. Davi sabia que Deus havia designado Jerusalém como o lugar para se edificar um templo. Ele, então derrotou os jebuseus na fortaleza de Sião, que está no território de Jerusalém. Jerusalém é a cidade e a fortaleza de Sião é o lugar que luta pelos interesses de Davi. Sião representa a parte forte da igreja. É a parte que está pronta a deixar a si mesmo, negando a si mesmo para fazer a vontade do Senhor. Essa parte forte é representada por Sião. Deus quer fazer de você parte de Sião. É Sião que colocará todos os inimigos de baixo de Seus pés.

Sião sabe o que Deus está para fazer. por isso, ela tem a responsabilidade de anunciar isso a todo o povo de Deus. Devemos anunciar por meio de orar pelas pessoas e por meio da colportagem dinâmica a palavra de Deus. Ele recompensará aqueles que lutarem por Sua vontade. A vontade de Deus nos tempos finais é que Cristo exerça Sua autoridade e encabece todas as coisas.

Essa pandemia nos colocou em um isolamento social. Não estamos podendo encontrar nem abraçar ninguém. Aprendi muito com esse tempo. Esse vírus é tão pequeno, mas parou o mundo inteiro. Parou a economia do mundo todo e nos prendeu em casa. estamos isolados por causa de um vírus. Isso está acontecendo no mundo inteiro. Jamais vimos isso antes.

Essa experiencia foi boa para mim, porque me levou a perceber que a vinda do Senhor está realmente próxima. Temos lutado pela segunda vinda do Senhor e sempre oramos por isso. Contudo, ainda não tínhamos noção de que isso está tão próximo. Não sabemos quantos anos há até a vinda do Senhor. SE não for em nosso tempo, se não for muito mais que 15 ou 20 anos, será que estamos preparados? Nós que somos do dia, devemos viver apercebidos. Devemos vigiar. Esses que vigiam porque amam a volta do Senhor, têm galardão. Ele recompensará a esse que deixaram seu próprio benefício pela vontade do Senhor (vs. 9-10).

Reger as nações é apascentar as nações. A autoridade de Deus é para colocar tudo em ordem e possibilitar que Ele cuide de Seu rebanho.

Sl 2:6-7; Sl 110:1
O rei é constituído no monte Sião. Deus dá importância àqueles que estão com o Rei no monte Sião, fazendo a sua vontade. Quando Jesus se tornou sumo sacerdote pela ressurreição, tornando=se o filho primogênito de Deus, foi preparado não só para ser sacerdote, mas também rei a partir de Sião.

Como igreja, precisamos despertar para a intenção de Deus de colocar todas as coisas debaixo de Seus pés. De Sião que vem o cetro de Seu poder. A autoridade de Cristo é exercida a partir de Sião, a parte forte da igreja. Se você quer fazer parte de Sião, Deus nos usará para exercer o domínio sobre os Seus inimigos (Sl 110:1-2).

A versão King James Atualizada do versículo 3 diz: “Teu povo se apresentará generoso, no dia da convocação. Nos montes santos, mais numerosos do que gotas de orvalho no seio da aurora, tu terás teus exércitos de jovens santos”. Deus quer preparar os jovens. Ele quer preparar exércitos de jovens santos, porque os jovens estão na idade de receber e se constituir com a Palavra e o encargo de Deus. Dá tempo de os jovens amadurecerem e ganharem consistência para crescer.

Suponhamos que o Senhor venha em dez anos. Nesses dez anos, precisamos preparar a vinda do Senhor. Se você tem 20 anos hoje, terá 30 anos naquele momento. Até ali, tem tempo para crescer e amadurecer para ser consistente e Deus poder usar você. Deus precisa preparar jovens.

O irmão Ezra falou uma palavra extremamente oportuna. Satanás também está convocando Seu exército de jovens. Esse exército de jovens também está sendo preparado. Quando as coisas começarem acontecer, o exército de jovens que Satanás está preparando será útil para ele naquele momento. Todos estão em busca dos jovens. Você que é jovem, não perca seu tempo. Cristo está convocando você.

Falei um pouco de Apocalipse 12 no último domingo. Nesse capítulo mostra que Satanás é a antiga serpente de Gênesis. Sagaz, ele precisava ganhar confiança do homem. De uma maneira falsa e sagaz, seduziu Eva e a enganou. Ao longo dos anos Satanás se alimentou do sangue dos homens que matou. Por isso, se tornou um grande dragão vermelho. Além de ser sutil e sagaz, Satanás já se tornou agressivo. Ele já tem tudo armado a seu favor nesse mundo. O mundo jaz no maligno. Jesus disse que Satanás é o príncipe desse mundo e que não tinha nada que ver com ele.

A intenção de Satanás é substituir Deus e tornar-se deus para os homens. É muito importante você, jovem, começar a conhecer a maneira de Satanás trabalhar. Ele pode enganar você. Satanás consolidou um sistema pelo qual ele controla o mundo. Como um rolo compressor, Satanás passa por cima de nós por meio do mundo. Por isso, não podemos ficar de maneira inocente. Quero expor Satanás nessa palavra.

2 Co 2:11; 1 Pe 5:8; Ef 6:11-12
Jovem, você não pode ignorar os desígnios de Satanás. Se você ignorar, ele alcançará vantagem sobre você. Ele quer recrutar você. o irmão Ezra disse que estamos vivendo dias de muita polarização. Estamos em um país que muitas vezes as coisas não são como queremos e somos até provocados a tomar uma posição. Às vezes, ficamos indignados e até com ódio das coisas acontecerem dessa maneira. Tomem cuidado, porque isso pode levar você a tomar uma posição radical e passar a lutar por uma causa, tornando-se um soldado de Satanás. Tanto determinado grupo como outro grupo estão debaixo do controle de Satanás (2 Co 2:11).

O diabo não está aqui para brincadeira. Toda essa situação que exige uma posição sua não passa do mundo sistematizado por Satanás. Você pode tomar posição da direita ou da esquerda, mas ambas estão sob a manipulação de Satanás. Ele anda como um leão que ruge procurando alguém para devorar (1 Pe 5:8).

O filho varão será arrebatado até o torno de Deus antes da grande tribulação. Logo após seu arrebatamento, haverá uma eleja entre Satanás e seus anjos contra Miguel e seus anjos. Você precisa se posicionar pelo Senhor nesse momento. Não estamos atrás de ideias e ideologias. Estamos nos preparando como o exército de jovens santos do Senhor. Seremos esse filho varão que lutará ao lado de Deus. Não lute por partido A ou partido B. Em nossa sociedade há um ambiente de muito ódio. Não podemos cair no ardil de Satanás nesse tempo.

Recebi um texto dizendo que interação é essencial para que as pessoas possam fazer suas escolhas e formar sua opinião. Isso parece absolutamente correto e bom. Precisamos interagir para que possam fazer nossas escolhas e formar nossa opinião como homens. Contudo, devemos ser pautados pela palavra de Deus. Nossa opinião sem o balizamento da Palavra de Deus, pode errar muito. A internet com suas redes sociais consiste em uma grande ágora virtual.

Na Grécia antiga, havia em todas as cidades uma praça que era o centro filosófico, comercial e de entretenimento das pessoas. Na ágora era o lugar de se fazer livre expressão de seus pensamentos e filosofias. A filosofia grega e democracia foi fortalecida a partir das ágoras gregas. Ao pregar na ágora, alguém queria ganhar adeptos para executar sua maneira de pensar. Quando Paulo passou pela Grécia, os filósofos discutiam com Paulo. Eles diziam que eram adeptos de uma filosofia A e uma filosofia B. Queriam saber a qual delas Paulo seguiria. Mas o homem não conhece nada por sua própria sabedoria. Foi isso que Paulo disse aos Coríntios.

Não vivamos nessas ágoras virtuais. As pessoas estão procurando adeptos para suas causas. [e o tempo de ganharmos consistência em Deus para que Ele possa contar com cada um de nós. Ficaremos perdendo tempo com essas coisas e sendo recrutados para essas diferentes opiniões? Hoje se recruta para fazer um protesto aqui e um protesto ali. Essa não é a nossa praia. Deus está nos chamando para sermos recrutados pelo exército de jovens santos em Sião e para fazer a Sua vontade.

Dn 7:20-22; 8:7-11; 11:38; 8:20-25
O bode do capítulo 8 de Daniel representa o império greco-macedônio, cujo governante foi Alexandre, o grande. Ele foi muito rápido e conquistou muito território. Ele morreu cedo e seu império se dividiu em quatro. Os reinos do norte e do sul são o Egito e os selêucidas. Esse chifre pequeno é o Antíloco Quarto Epifânio. Ele prefigura o anticristo que virá. Ele dedicou três ou quatro anos de sua vida apenas para atacar os judeus e Jerusalém. Ele conseguiu conquistar o templo e o profanou, no ano 167 a.C., colocando uma estátua de um deus chamado Zeus, que é o chefe de todos os deuses da Grécia (Dn 11:38-39). Este deus é um ídolo, por trás de quem está Satanás, os principados e potestades. Quem adorava Zeus recebia deles a conquista da terra. não seja enganado. No final dos tempos, muitas dessas coisas acontecerão, mas nossa base está na Bíblia. Quem venceu Antíloco Epifânio foram os macabeus, que tomaram novamente o templo. Mais tarde houve um cerco por Pompeo e o templo foi destruído.

Satanás é sagaz, sedutor e enganador. O anticristo que se levantará é especialista em intrigas. É isso que está havendo em nossos dias. Partidos que lutam por coisas opostas se enfrentam. O homem especialista em intrigas é Antioco Epifanio, é o anticristo, que é um com Satanás. Ele faz prosperar o engano. As coisas prosperam, mas são engano. Se você não percebe a urgência do momento em que vivemos, você pode se envolver com essas coisas e não se engajar no exército que Deus está preparando (Dn 8:25)

Por isso, jovens, inscrevam-se nesse exército de jovens santos. Podemos ter opiniões políticas, mas essa não é a nossa militância ou a nossa luta. Podemos ter ideias, mas não podemos ser enganados pelo homem de intrigas. Ele, Satanás, quer destruir os homens. Nós somos um com o Senhor e estamos em Sião.

Zc 9:9-17
O nosso rei não é homem de intrigas e destruição, mas é humilde e manso.  Efraim representa o reino do Norte, o reino de Israel. Jerusalém representa o reino do sul, Judá. Tanto um como o outro se achavam muito fortes e se afastaram cada vez mais do Senhor. O reino do norte foi levado para o cativeiro na Assíria e o reino de Judá, foi levado cativo para a Babilônia. É o momento de voltar para Sião. Não use sua força para tomar partido de A ou B. Deus vai destruir tanto um quanto outro. Judá não deve lutar com sua própria força, mas precisa ser arqueado por Deus. Precisamos dobrar nossa cerviz dura para que seja como um arco. Assim, Deus poderá nos usar. Efraim, em vez de usar sua força, será como uma flecha para que Judá, curvado, possa vencer o inimigo.

Vamos deixar o Senhor nos amadurecer, nos fazer crescer, nos dobrar e curvar, para que sejamos um arco e uma flecha na mão do Senhor e Cristo possa dominar sobre toda a terra.

O príncipe da Grécia domina sobre ela, mas Deus aniquilará todos os pensamentos humanos. Cristo é a sabedoria de Deus. Sião será a arma de Deus. Em vez de perder tempo com a ágora virtual e cair nas intrigas, sendo manipulado por Satanás, vamos nos alimentar do cereal divino para se tornar muito forte. Então, Deus terá irmãos e irmãs jovens fortes para lutar ao lado do rei em Sião.

Espero que vocês tenham entendido toda essa palavra e revelação. Vamos juntar-nos ao rei de Sião, pois aquele que vem com o galardão dará recompensa àqueles que lutarem do lado certo. Esse lado é o lado do Senhor.

O Senhor continue abençoando as igrejas de Minas Gerais e Espírito Santo. Vocês sejam esse arco e essa flecha na mão do Senhor para que sejam usados pelo Senhor para dominar sobre o inimigo.

2 comentários em “Tu, ó Sião, que anuncias boas-novas, sobe a um monte alto – Pedro Dong”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *