OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA
Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, 27/06/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.
Mensagem 49 – A palavra da reconciliação (12)
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19
Queridos irmãos e amigos, estamos mais uma vez da central de transmissão do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida. Esperamos que o Senhor continue nos falando a sua palavra, nos dando luz e força, suprimento e direção para o caminho adiante de nós.
Sl 23:1-4
Estamos vendo o Salmo 23. Os cinco estágios descritos neste Salmo são paralelos e simultâneos. São como os quatro cavalos de Apocalipse. Ali, os cavalos não são sequenciais, mas simultâneos que descrevem a situação mundial. Na semana passada vimos sobre atravessar o vale da sombra da morte. Essa é uma experiencia de Cristo no meio das tribulações, dos sofrimentos. É uma experiencia da presença de Cristo.
No primeiro estágio somos cuidados por nosso pastor para crescermos em vida. O segundo estágio o Senhor nos guia pela senda estreita, para que possamos ser treinados e aperfeiçoados em fazer a vontade de Deus. Isso é para que possamos crescer em vida e aprendermos a servi-lo, para que possamos integrar o Seu exército e um dia possamos reinar com Ele, como parte do Filho Varão.
Rm 8:17; At 14:22
O terceiro estágio é o que vimos na última mensagem. É necessário passarmos pelo vale da sombra da morte. É aí que o Senhor nos leva a negar nossa vida da alma e que a cruz de Cristo opera. O segredo é sofrer com Ele. Nosso foco não é atravessar o vale da sombra da morte. Muitas vezes ficamos olhando a dificuldade e a tribulação, mas o objetivo de passarmos por esse vale é que nós conheçamos a nossa vulnerabilidade. Quando nos achamos fortes, pensamos não precisar do Senhor. Mas quando nos damos conta de que não somos fortes, invocamos o nome do Senhor e nos apegamos a Ele. Então, somos realmente fortes.
Quando passamos pelo vale da sombra da morte queremos nos apegar muito mais ao nosso Senhor. O foco da travessia do vale da sombra da morte é desfrutarmos a presença do Senhor. Não é sofrer sozinho. É tolice sofrer sozinhos. Não há atalho e precisamos passar pelo vale da sombra da morte, mas isso é para termos experiencia da presença do Senhor. Se com Ele sofrermos, também com Ele seremos glorificados (Rm 8:17).
Através de muitas tribulações, entraremos no reino de Deus. Portanto, não fique desencorajado com o vale. Quanto mais você quiser escapar desse vale, mais ele se prolongará. Nosso descanso no Senhor e o desfrute de Sua presença nos fará sair deste vale.
Mt 28:18-21; Dt 31:8
Momentos antes do Senhor ascender aos céus, Ele nos deixou a Sua promessa de que estaria conosco todos os dias até a consumação do século. Que possamos ler este trecho todos os dias. Essa é a promessa do Senhor para aqueles que amam a Sua vinda. É a Sua promessa para os que estão envolvidos com a guerra espiritual do exército do Senhor, para resgatar as pessoas do mundo e os levando a crescer em vida para reinar com o Senhor.
Em Mateus 28 vemos como experimentamos levar as pessoas pelos estágios de Salmo 23. Levamos as pessoas a experimentarem o Senhor como os pastos verdejantes e as águas de descanso quando lhes pregamos o evangelho da graça. No versículo 19 temos o leite espiritual, mas no versículo 20 temos a palavra da justiça, que leva ao crescimento. E no final do versículo 20 temos a sua promessa, que nos faz passar o vale da sombra da morte. A Sua promessa nos encoraja.
O Senhor não nos deixará e não nos desamparará (Dt 31:8). Ainda que nos sintamos desamparados e abandonados. Nesse momento é preciso tomar um passo de fé e nos apegarmos ao rebanho. O lobo ataca as ovelhas que estão mais distantes do rebanho. Os predadores sempre buscam isolar as presas do rebanho.
É preciso crer, ainda que não sintamos nada em nosso interior. Muitas vezes nos sentimos sozinhos e envoltos na sombra da morte. Nesses momentos, não devemos depender apenas de nossos sentimentos. Nessas horas precisamos tomar a palavra e orar com base nela. Quando tomamos a Palavra em oração e a declaramos, ganhamos também a palavra do testemunho. O testemunho por um lado é viver e, por outro lado, é declarar a Palavra para todo o universo. Isso fortalece a nossa fé.
Nosso espírito é um espírito com o Senhor. Precisamos exercitar o nosso espírito. O inimigo pode tocar em seu corpo, fazendo você adoecer. Ele pode tocar em sua alma, fazendo você ficar desgastado emocionalmente, mas em nosso espírito ele não nos toca. Neste tempo de pandemia, não apenas nosso corpo é alvo do ataque do inimigo pelo coronavirus, mas ele também quer atacar nossa alma, nos abatendo com uma situação que nunca vimos em nossas vidas. Quando você coloca sua mente no espírito. Invocando o nome do Senhor, lendo e orando a palavra podemos exercitar o nosso espírito (2Tm 4:22)
Sl 23:4b; Hb 12:4-11; Ap 2:26-27; 12:5
O teu bordão e o teu cajado me consolam. O cajado tem uma ponta arqueada e é usado para resgatar ovelhas que se desgarram da rota da pastagem. Quando saem do rebanho, se tornam presas fáceis e sujeitas a acidentes. O pastor, então coloca a parte arqueada do cajado em seu pescoço ou em suas pernas para trazê-la de volta. O cajado é usado para treinar as ovelhas a andarem junto do rebanho para o pasto e as águas.
O bordão, ou vara, como em algumas versões, são para disciplina. São para aquelas ovelhas rebeldes, que mesmo trazidas pelo cajado, resistem e insistem em se afastar do rebanho. É uma forma de correção para disciplinar as ovelhas rebeldes. O cajado e a vara servem para colocar ordem no rebanho. O cajado dá direção e quando ele não é suficiente, usa-se a vara.
O Senhor nos corrige, nos orienta e nos disciplina. Sentimo-nos seguros porque sabemos que o Senhor nos ama. O símbolo de Seu amor é seu cajado e Sua vara. Às vezes somos rebeldes. Somos como as éguas selvagens de faraó, como dito em Cântico dos Cânticos e precisamos de Sua disciplina em alguns momentos.
Tua vara e teu cajado me encorajam. Devemos ficar encorajados e não menosprezar a correção do Senhor. Muitas vezes temos o conceito de que o Senhor não nos ama porque está nos corrigindo, mas é justamente o contrário. Somos filhos de Deus e, por isso, somos corrigidos por Ele. Se ele não corrigisse, não teríamos consolo. Isso pode parecer um paradoxo. Mas quando vemos a mão do Senhor nos corrigindo é um consolo por sabermos que Ele está nos corrigindo.
Fui muito corrigido por meus pais quando era pequeno. Eu dizia à minha mãe: “meus amigos fazem essas coisas e você vem me corrigir!” Ela, então me dizia: “eu te corrijo porque você é o meu filho”. A disciplina do Senhor é para nos limpar, purifica e nos tornar santos. É para nos tornarmos mais iguais ao que Deus é em vida e natureza. Este é o caminho apertado e a porta estreita. Deus nos ama demais. Nosso desfrute é incomparável, mas Sua exigência é muito grande. Temos de admitir que Deus nos deu muito, por isso, Ele exige mais de nós.
Não cairemos no meio do caminho. Vamos nos levantar e fazer caminhos retos para os pés, ou seja, os caminhos das veredas da justiça, os caminhos retos, de acordo com Deus. Isso é para que não nos escravizemos, mas para que sejamos conduzidos pelo vale da sombra da morte para sermos vencedores.
Bordão tem um sentido profético. Nesse período em que nós estamos atravessando o vale da sombra da morte, é o período em que o Senhor está nos treinando para reinarmos. É fácil reinar enquanto tudo está bem. Mas se no meio das dificuldades e adversidades somos derrubados, como seremos vencedores e reinar? Sobre o que reinaremos se não vencemos sobre nada hoje? Vencer é vencer as crises, as dificuldades, a nossa falta de paciência, nosso pavio curto.
Devemos reinar em vida. O pecado vem e nos derruba? Não conseguimos nos desvencilhando pecado que nos assedia? Como reinaremos. Hoje quem deve reinar em nós é Cristo. temos de negar a nossa vida da alma e permitir que Cristo reine sobre nós. Essa é a experiencia que devemos ter no vale da sombra da morte. Estamos sendo treinados para reinar.
O bordão significa vara. O Antigo Testamento está escrito no hebraico. Precisamos ver os significados das palavras quando estudamos a Bíblia. Essa palavra bordão significa também cetro. Alguns séculos antes da vinda de Jesus o império greco-macedônio se espalho por toda Europa, mesmo na área de Jerusalém. A cultura grega era muito forte e a língua grega era muito comum. Falava-se o grego koiné, naquela época. Na septuaginta, que é versão do grego traduzido do hebraico para o grego koiné. É a mais antiga tradução da língua hebraica para o grego. Foram 72 rabinos que trabalharam naquela tradução. Essa versão, desde o primeiro século da nossa era é a versão clássica da bíblia para os que não conheciam o hebraico. Ela serviu de base para várias traduções da bíblia. Muitas vezes, consultamos o significado de uma palavra no hebraico, mas na septuaginta, o bordão e a vara têm como palavra original: rabdos.
Em Apocalipse 2:26-27 essa mesma palavra rabdos é usada para cetro. Apocalipse 12:5, ao mencionar o cetro de ferro com o qual o filho varão irá reger as nações, a palavra grega também é rabdos, o mesmo de bordão ou vara na Septuaginta. A versão Almeida Revista e Atualizada, está escrito cetro, mas nas versões mais antigas, anteriores a 1987 é usada a palavra vara. King James Atualizada, de 1999, fala em cetro. A Bíblia em espanhol Reina Valera, de 1960, fala que regerá as nações com vara de ferro. Outras versões, como a Revista e Corrigida de 1995 fala vara. Portanto, a tradução é vara ou cetro. A palavra significa bordão, vara e cetro. Portanto, a vara e o bordão do pastor também significam cetro.
Isso é impressionante, porque, no Salmo 23, a vara, ou o bordão do pastor é o cetro do vencedor. O irmão Pedro tem falado a nós que é o pastor que irá reinar. Aquele que pastoreia e apascenta irá reinar. Deus está nos treinando hoje a cuidar das pessoas e apascentá-las. Então, um dia, iremos reinar.
Cetro de ferro em Apocalipse é rabdos, a mesma palavra usada na Septuaginta para o bordão, ou a vara do pastor. Enquanto passamos pelo vale da sombra da morte, o pastor usa o Seu vara e seu cajado para nos apascentar. Tanto no hebraico como no grego essa palavra significa cetro. Essa vara que o pastor tem nas mãos é o mesmo cetro que o rei tem em suas mãos.
Apocalipse 2:27 mostra que o vencedor regerá as nações com cetro de ferro. A palavra reger no grego é pastorear ou apascentar. Quando fala em reger e governar, no conceito humano pensamos em autoridade e força. Mas o conceito bíblico, reger e governar é apascentar. O irmão Dong sempre nos dizia que a autoridade na igreja é uma questão de vida e não de força. Os vencedores irão pastorear as nações. Nossa função hoje é apascentar os irmãos. A vida da igreja hoje é um treinamento para o reino. Procure pastorear e apascentar sua esposa, seus filhos, seus conhecidos, seus vizinhos, etc. Em Apocalipse 12:5 temos também apascentar e pastorear.
Portanto, Salmo 23 aponta para o reino, quando os vencedores pastorearão as nações com cetro de ferro. Este é o final do terceiro estágio deste Salmo. A figura do pastor com o bordão e o cajado na mão são um modelo para nós. Um dia, quando reinarmos com Ele teremos um cetro para apascentar e pastorear. Hoje, na vida da igreja, passando pelo vale da sombra da morte, estamos sendo treinados para reinar com o Senhor. Que isso nos traga esperança. Foquemos no Senhor, olhemos para Ele e O sigamos. Não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo.
Aleluia,graças ao Senhor pela Palavra Profética. Essa palavra tem nos edificado dia a dia.