Mens. 5: Onde estou, para onde vou e para que existo?

Palavra ministrada pelo ir. Pedro Dong, André Oliveira e Gabriel Sá, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Conferência Geração Final, em 20/07/2024. Texto não revisado pelo autor.

Encorajamos você a assistir a mensagem completa no canal do IVPT no Youtube.

                                                                                                                                                                                                                                                           

Hb 2:10 KJA; Jo 1:3; Cl 1:16; Ef 1:9-10, 19-23                                   

  1. O direcionamento para tema geral desta Conferência Geração Final veio de Hebreus 2:10, onde vemos que somos os muitos filhos de Deus sendo conduzidos à glória! O título desta mensagem é: “Onde Estou e Para Onde Vou”. No entanto, antes de saber onde estamos e qual nosso destino, precisamos saber por que existimos? Deus é a razão pela qual existimos. Ele é a origem e a razão de nossa existência, fomos criados por meio Dele e para Ele; logo, nossa vida não faz sentido algum longe de Deus.

  2. Qual é a vontade de Deus? A resposta está em Efésios 1:9-10: encabeçar todas as coisas em Cristo! Para isso Ele conta com a igreja. Quando ressuscitou Jesus dentre os mortos, Deus já colocou todas as coisas debaixo de Seus pés. No entanto, Ele ainda precisa encabeçar todas as coisas; para isso foi que Deus O entregou à igreja! Portanto, para encabeçar todas as coisas, Cristo precisa primeiramente encabeçar Sua igreja, enchendo-a de verdade e santidade. Assim Ele cumprirá Sua vontade na terra.

Ef 3:17-19; 4:7-16

  1. A maneira prática de Cristo encabeçar a igreja é enchendo-nos com Sua Palavra, é ela que gera a transformação e mudança que precisa ocorrer em nossas vidas. Essa transformação, essa mudança, é um sinal de que estamos sendo enchidos por Cristo em realidade e Ele está habitando nosso coração pela fé na palavra. Para encabeçar todas as coisas, Jesus precisa encabeçar primeiramente Sua igreja e, para isso, Ele precisa primeiro tomar nosso coração. Sozinhos, porém, não conseguimos entender a dimensão do amor de Cristo, por isso estamos todos aqui reunidos! Juntos teremos a percepção da dimensão do amor de Deus e seremos preenchidos até a plenitude de Seu amor.

  2. Em Sua ressureição, Cristo nos tirou do pecado e foi colocado acima de todos os céus para encher todas as coisas, e nos alçou juntamente com Ele! Deus nos criou para que possa edificar a igreja e encabeçar todas as coisas, tanto do céu quanto as da terra em Cristo, por meio de nós. 

5.Para a edificação de Seu corpo, Cristo concedeu homens-dons com vistas ao aperfeiçoamento e funcionamento de todos os santos. Graças a Deus hoje vivemos tempos em que nossas crianças, adolescentes, jovens e intendentes estão ativos! Toda a igreja está ativa! Queremos um Corpo totalmente ligado, comandado pela cabeça, que funcione de forma orgânica. Esse corpo precisa estar bem coalescido, fio a fio, em trama – nosso relacionamento uns com os outros – e urdidura – nosso relacionamento com Deus – em um tecido de amor, onde todos os membros funcionam. Essa é a razão de nossa existência: a edificação do Corpo de Cristo pelo funcionamento de todos os membros e o fornecimento do amor divino, produzindo a habitação de Deus no espírito, um tecido de amor. Quando isso ocorrer, a igreja será usada para que todas as coisas sejam encabeçadas em Cristo, e Ele voltará!

  1. O Senhor quer nos levar a viver a realidade dessas palavras. Precisamos, além de conhecer a obra de Cristo como fato doutrinal, torná-la nossa experiência. Ser enchido, na prática, significa ter Cristo encabeçando todo o nosso ser. Ainda temos muito controle sobre nós mesmos, por isso é tão importante inculcar a palavra em nosso coração, para que Cristo habite cada parte dele.

  2. Esse trabalho de Deus está produzindo um organismo vivo, em que Cristo está habitando dentro de nosso coração. Ele não quer nos encher de regras de conduta, mas como uma pessoa viva, quer nos comandar, habitando em nosso coração. De forma prática, isso ocorre por meio da palavra habitando em nós, dessa forma somos transformados.

Ef 5:25-27; Jo 17:3

  1. Na queda, o homem desconectou-se do único Deus Verdadeiro e ligou-se ao Pai da mentira, tornando-se cheio de vazio, mentira, pecado e morte. Como o homem poderia ser parte de um ser orgânico com Deus? Para que Ele possa ter um Corpo, precisa nos santificar. O trabalho para isso (santificação) também ocorre pela palavra! A palavra que recebemos e imergimos a cada semana circula entre nós como sangue, transportando nutrientes a todas as células. Ela também remove os elementos do nosso velho homem, as toxinas, para que sejamos totalmente tomados por Cristo, e sejamos apresentados como igreja gloriosa. É para isso que existimos! Nosso destino é nos tornar essa igreja santa!

  2. Esforço pessoal não nos transforma, mas o santificar e lavar da palavra muda nossa natureza, e o homem caído recebe a oportunidade de voltar a Deus, como igreja trabalhada, sem mácula. Esse é nosso caminho: ruminar e imergir na palavra profética e assim a igreja é conduzida e torna-se igreja gloriosa. Essa é a vontade de Deus para Sua igreja.

Hb 2:5-8; Gn 1:26-28 3:6-7; 2Co 11:3; Jo 8:44

  1. Deus criou o homem para sujeitar todas as coisas, e não deixou nada fora de nosso domínio. Por isso, já não faz sentido vivermos para outras coisas, senão para esse propósito. Embora tenhamos sido criados pouco menores do que os anjos, Ele nos criou para sujeitar todas as coisas e quer nos coroar de glória e honra.. Deus nos criou para estabelecermos Seu governo sobre a criação.

  2. No meio do jardim do Éden, Deus colocou a árvore da vida. Ao comer dela, Deus como vida entraria no espírito do homem e passaria a reinar nele e por meio dele. O governo de Deus é em vida! Ele deseja governar de forma orgânica, por Seu Corpo, a igreja. Por meio do homem, Deus governaria sobre todas as coisas. No entanto, antes do homem escolher a árvore da vida, a serpente interviu e o enganou. O momento mais triste da história humana foi esse. O homem se apartou da pureza e conectou-se ao pai da mentira. Deus queria governar toda a criação em vida, por meio do homem, de forma orgânica, mas o homem se contaminou e o pecado entrou no mundo.

Rm 5:12; Gn 1:2; Ef 6:12; Rm 8:19

  1. Em Romanos 5:12 lemos que por meio de um só homem entrou o pecado no mundo. Minha concepção geral era que a rebelião de Satanás trouxe a corrupção do mundo quando se rebelou contra Deus. No entanto, sob nova luz, percebo neste versículo que a causa da entrada do pecado no mundo foi a transgressão de Adão. Ao rebelar-se, Satanás criou o reino da mentira e das trevas, corrompendo também a terra e colocando-a na situação descrita em Gênesis 1:2, sem forma e vazia. No entanto, Deus restaurou a terra e criou o homem para governá-la. No mundo recriado por Deus ainda não havia pecado, foi a queda do homem, por desobediência à palavra de Deus, que abriu as portas para Satanás entrar no mundo.

  2. O inimigo, então, usurpou o mundo e tornou-se seu príncipe. Assim, a transgressão humana corrompeu o reino de Deus na terra. O mundo está corrompido, nas mãos do pai da mentira e passou a ser tenebroso, apossado pelos principados, potestades e forças espirituais do mal. Tudo isso só foi possível devido à desobediência humana.

  3. Se pela desobediência de um homem o mundo foi exposto à usurpação de Satanás, é também por meio de um homem que o mundo será redimido de volta para Deus! Nós podemos libertar a terra. A criação sofre angústia e opressão pelos principados e potestades que dominam a terra. Ela geme, no íntimo, aguardando a plena filiação, quando nossa alma estará cheia de Cristo como a verdade; santificada e plena da glória e do amor de Deus. Quando chegar aquele Dia e nosso espírito e alma estiverem tomados por essa glória, nosso corpo se tornará incorruptível, revestido de glória. Então toda a criação será redimida da corrupção e da vaidade.

  4. O mundo em que vivemos hoje foi corrompido. Quando a igreja parou de apreciar o ensinamento dos apóstolos, não havia mais reino em vida, de forma orgânica. Jovem; quando a igreja não está mais vivendo esse reino em vida, surge a necessidade de buscar um modelo do mundo, sem vida. Para que toda organização sem vida sobreviva, são necessárias estruturas hierárquicas de poder, para subsistência. Como consequência dessa adoção de princípios do mundo, infelizmente absorvemos também o modelo do mundo de lidar com o dinheiro.

Mt 20:21-25

  1. Nós nascemos e crescemos nesse governo sem vida, aprendemos a viver dessa maneira. Há um roteiro a ser seguido, uma carreira a ser construída. Assim vivemos na sociedade, debaixo de um sistema já estabelecido em prol de nossa vida cotidiana legítima. Não há nada de errado em buscar a sobrevivência, mas, dessa forma não traremos de volta o governo de Cristo. Essa restauração ocorrerá somente por meio da igreja, onde não há esse modelo de governo hierárquico. No mundo em que vivemos há estrutura de autoridade, pois não há vida, diferente do governo divino. Deus restaurará Seu reino em vida por meio da igreja. Nela, todos os membros são comandados pela cabeça, por meio da palavra! Isso é o que Deus quer restaurar entre nós.

  2. A obra de Deus está em todos os continentes, nos mais diversos países há igrejas vivendo debaixo do mesmo comando, sendo governadas pela palavra, assim como nós! Não há nenhum estatuto ou contrato humanos que as obriguem a viver assim, esse comando ocorre somente pela vida! Deus está conseguindo um organismo vivo, que precisa apenas de voz de comando, da palavra, para funcionar como membros de Seu Corpo!

Hb 2:9,11,14-16

  1. Deus nos criou para sujeitarmos todas as coisas debaixo de nossos pés, mas ainda não temos condições de fazê-lo. Por isso, Deus enviou Cristo, que a Si mesmo se esvaziou, assumiu a forma de servo e tornou-Se homem e foi coroado de glória e de honra. Ele viveu e morreu segundo a vontade do Pai, que O ressuscitou e ascendeu aos céus onde está assentado à direita de Deus. Ele é o filho primogênito e está levando muitos outros filhos de Deus à glória!
  1. Hoje vemos o Senhor levantando os adolescentes, que certamente estão sendo preparados para serem coroados de glória e honra! Esse é o anelo deles, e deve ser também de toda a igreja. É para isso que existimos, a razão pela qual fomos criados e o objetivo para o qual estamos sendo trabalhados. Se não estivermos trilhando este caminho, precisamos voltar a Ele o mais rápido possível e permitir que a palavra opere em nós, conduzindo-nos à glória.

Jo 17:5; Jo 1:14; Jo 17:4; At 2:22,24; At 13:33; Sl 2:6-9 Hb 1:5-6,8

  1. Cristo, como homem foi coroado de glória e honra. Ele passou pelo processo de glorificação em Sua ressureição e abriu a possibilidade de trilharmos o mesmo caminho. Como unigênito do Pai, Jesus já estava na glória de Deus. Mas no Getsêmani, antes de Sua crucificação, Ele orava pedindo ao Pai que O glorificasse como homem. Essa glorificação não funciona como premiação ou recompensa, mas é a introdução do homem no próprio Deus. O homem glorifica a Deus quando realiza a obra que lhe foi confiada por Ele. Por isso, quando imergimos na palavra e recebemos uma voz de comando, obedecê-la é glorificar ao Senhor!

  2. Jesus, o nazareno, foi varão aprovado por Deus com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por Seu intermédio entre os judeus. Ele nada fazia de Si mesmo, realizando tudo conforme a vontade do Pai, por isso foi aprovado por Ele. Ao ressuscitar a Jesus dentre os mortos, Deus O admitiu como Seu Filho primogênito e possibilitou que nós todos, hoje, sejamos Seus muitos irmãos. Em ressureição, Jesus foi glorificado, constituído rei sobre todas as nações e debaixo de Seus pés foram colocadas todas as coisas. Agora, Deus precisa colocar todas as coisas debaixo de nossos pés! Para que isso seja possível, porém, precisamos primeiramente ser totalmente enchidos por Ele, em Seu governo em vida. 

Jo 17:6-11,21-23

  1. Durante Seu tempo na terra, havia um grupo de pessoas que Deus entregou aos cuidados de Jesus. Hoje, esse grupo é a igreja que tem recebido de Cristo as palavras que estão no coração do Pai. Deus quer nos introduzir na glória, que é Ele mesmo, mas para isso precisamos primeiramente passar pelo processo de santificação na verdade. A palavra que nos santifica, também nos lava, trabalhando para nos inserir em Deus e, uma vez inseridos Nele, experimentarmos uma unidade orgânica, nunca vista entre os seres humanos!

  2. Essa unidade não pode ser explicada pela lógica humana, é a mesma unidade sobrenatural que há entre o Filho e o Pai. Como podemos viver em unidade com irmãos que moram em países distantes, que sequer conhecemos? Isso ocorre pela circulação da palavra, a circulação de vida nos levando a ter comunhão uns com os outros, assim como o Pai e o Filho! 

Jo 17:12-16

  1. O Filho não deixará que se perca nenhum daqueles que o Pai O entregou! Graças a Deus, nós fazemos parte destes. Com a queda do homem, o pecado e a morte entraram no mundo, mas nós não somos deste mundo! Amados, nós não pertencemos ao mundo e não somos governados por seu sistema hierárquico de poder. Somos membros do Corpo de Cristo, governados pela vida, pela palavra! Há alguns meses atrás ainda havia muitos ataques à palavra profética, mas graças ao Senhor cremos que hoje já não existe essa dificuldade entre nós. Deus nos restaurou neste aspecto! Agora temos a maravilhosa unanimidade ao crer na palavra que o Senhor nos dá e crer que ela faz a obra!
  1. No mundo, o sistema de governo é a democracia; sua influência na igreja faz com que cada um tenha liberdade de optar pelo pregador que mais lhe agrade. Na igreja, porém, Deus transmite Sua palavra pelo profeta escolhido por Ele em cada era. No mundo, qualquer um pode dar direção, mas na igreja há o governo estabelecido por Deus por Sua palavra. Graças ao Senhor, essa convicção já foi restaurada entre nós!
  1. Outro ponto a ser restaurado entre nós está relacionado à hierarquia, relacionada ao sistema de poderes que há no mundo. Quanto a isso, ainda não estamos totalmente libertos. Enquanto houver disputa por posição, inveja e busca por poder, não estaremos livres da hierarquia. Entre nós, precisamos todos ter um coração de servos, cumprindo nossas funções como membros de um só Corpo, o Corpo de Cristo!

At 2:42; Mt 25:23

  1. Ao relembrarmos a história da igreja, vimos que Satanás desferiu três tiros contra ela: a perda do amor pelo ensinamento dos apóstolos, a implantação da hierarquia e o amor ao dinheiro. Esses três tiros fizeram com que a igreja sangrasse, ficando impedida de desempenhar a função para a qual foi criada. Mas graças ao Senhor, Ele tem nos restaurado e curado dos danos causados por Satanás.

  2. Essa restauração se dá por um tripé principal. O primeiro apoio desse tripé é restaurar o modelo que o Senhor estabeleceu na igreja em Jerusalém. Ali, na primeira igreja levantada, os irmãos eram pautados pela circulação da vida de Deus, por meio da comunhão no ensinamento dos apóstolos. Assim, Deus conseguia direcionar e governar Sua igreja por meio da palavra. Graças a Deus, esse ponto do tripé foi restaurado entre nós, por amar e receber a palavra profética com simplicidade e fé, com o fim de executar a obra do Senhor. Para nós a palavra não é somente material para bons sermões, mas uma voz de comando, uma ordem!

  3. O segundo pé é a restauração da função dos membros do Corpo de Cristo. Estamos libertando-nos da obra dos nicolaítas; do sistema clerical, do amor pela posição e disputa pela primazia. Agora, servimos uns aos outros em amor! Graças ao Senhor, não seguimos mais a estrutura de poder do mundo, mas como membros do Corpo de Cristo todos podemos funcionar. Deus vem retirando de nós todo ódio, discórdia, ira, ciúmes, dissenções, facções, inveja, rivalidade e vaidade. Somos apenas servos, e tudo o que queremos é servi-Lo.

At 2:44; 4:32-33; 1Tm 6:6-10; 1Jo 2:15-17; Lc 8;1-3

  1. Pelo fato de vivermos no mundo, sob o sistema econômico monetário que o rege, ainda precisamos de dinheiro para sobreviver, e se não soubermos lidar com ele de forma adequada, estaremos escravizados ao sistema do mundo. O dinheiro faz parte de nossa subsistência e é necessário em nosso viver diário. No entanto, não somos do mundo e precisamos ter clareza a respeito deste ponto. Como, então, nos livrar do controle do dinheiro? A busca por bens materiais domina a sociedade, e sem perceber, o homem está escravizado há séculos pelo deus da riqueza. Precisamos ter cuidado, pois ele pode sorrateiramente dominar nosso coração.

  2. Conforme se estabelecem no mercado de trabalho, constituem família e recebem destaque profissional, muitos jovens passam a ser consumidos pelo anseio por riquezas e status. Se faz necessária uma casa maior, um carro mais atual e diversas outras coisas para manter um determinado padrão de vida. Pouco a pouco o mundo nos domina e consome, tirando nosso tempo com o Senhor. Jovens, não é ilegítimo ter riquezas materiais, mas precisamos tomar cuidado para que o dinheiro não domine nosso coração!
  1. Na primeira igreja estabelecida, em Jerusalém, os membros já estavam vivendo essa realidade, de forma espontânea entregavam seus bens aos pés dos apóstolos e partilhavam tudo conforme a necessidade de cada um. Eles viviam em transbordante graça, pois já não eram dominados pelo sistema do mundo em relação ao dinheiro! Precisamos ter a realidade de que tudo o que possuímos é para o Senhor!

  2. O dinheiro faz parte do sistema do mundo, e imperceptivelmente podemos ser dominados por ele ao mantermos o amor pelas riquezas materiais. Não é pecado ter posses, mas os bens não podem nos aprisionar. O dinheiro passa, mas aquele que faz a vontade do Senhor permanece eternamente! As mulheres que supriram financeiramente o ministério de Jesus haviam sido libertas da possessão de espíritos malignos. Uma vez livres, elas já não eram apegadas a seus bens materiais, antes, os entregavam ao Senhor. Assim como elas, precisamos ser libertos! Graças ao Senhor nossa relação com o dinheiro está sendo restaurada. Se conseguirmos ser libertos do domínio do mundo, o tripé está completo, o Senhor terá caminho para voltar! E temos presenciado isso ocorrer, por exemplo, ao vermos as regiões responderem ao encargo dos Investidores do Reino, assumindo cada vez mais cotas! O Senhor tem realizado Sua obra!
  1. Recentemente o Senhor nos deu o encargo de abrir um CEAPE que fosse próximo às igrejas do interior de São Paulo, e Ele rapidamente nos deu um local na região de Jundiaí! Nós chamaremos de CEAPE São Paulo, uma vez que todo o estado agora pertence a uma só região! Esse milagre é outro exemplo de como fomos libertos do mundo: em uma hora em comunhão com a região 8 (São Paulo), o Senhor levantou a quantia necessária para darmos entrada no local! É um milagre, que coisa maravilhosa! Não víamos essas coisas acontecerem na vida da igreja no passado.

Mt 25:23 KJA

  1. Deus é que fará a obra avançar! Quando houver necessidade financeira, sabemos que o Senhor suprirá, pois Ele é dono do ouro e da prata. Nesse final de mensagem, quero tomar algum tempo para relançar o projeto “Sócios do Evangelho: Sendo fiéis no pouco”. Esse programa é ideal para aqueles que ainda não podem participar de uma cota do programa Investidores do Reino, mas têm o coração de ofertar. Até mesmo crianças e adolescentes podem participar, a oportunidade está aberta para todos! Todos poderemos ter a experiência de ser libertos do domínio do dinheiro. Sejamos fiéis no pouco!

  2. Por fim, damos graças a Deus, pois nossos jovens têm compreendido suas funções como capitães! O Senhor levantou os adolescentes com uma energia fantástica, sobrenatural, e os jovens têm a responsabilidade de canalizar, direcionar essa energia como raio laser, para aproveitá-la ao máximo para a edificação e restauração da igreja em relação aos três tiros dados por Satanás. Percebendo que Deus quer juntar adolescentes e jovens, faremos a próxima conferência em conjunto! A palavra será a mesma nas reuniões principais, todos estarão juntos! Quem sabe não convidamos também nossos intendentes a participarem? Assim teremos um exército, uma imensa força de trabalho para executar a obra do Senhor e trazê-Lo de volta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *