Mens. 02: A Palavra da Vida e a Comunhão da Vida

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong e transmitida pelo Instituto Vida para Todos, diretamente do Auditório da Igreja em São Paulo-SP, em 11/08/2024. Texto não revisado pelo autor.

Encorajamos você a assistir a mensagem completa no canal do IVPT no Youtube.

 

 

Jo 1:1 KJA; 1 Jo 1:1

  1. Em seu evangelho, João falou que “No princípio era o Palavra, a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.” Ele inicia seu evangelho na eternidade, pois “o princípio” ali significava a eternidade, antes mesmo da criação. Mas na sua epístola ele começa: “O que era desde o princípio”, se referindo ao início da criação. O que nos dá a entender que a primeira carta de João é uma continuação do seu evangelho. O evangelho de João revela que o homem pode receber a vida de Deus, a vida eterna, crendo em Jesus, o enviado de Deus, que é a Própria Palavra de Deus. Em sua primeira carta João revela como os que já receberam a vida de Deus, a vida eterna pela fé na Palavra, são envolvidos na comunhão divina, para a edificação do Corpo de Cristo. 

1 Jo 1:1 ARA; 1 Jo 1:1 KJA

  1. É muito interessante como a primeira epístola de João inicia. Queria chamar a atenção de vocês porque aparentemente nós estamos tão acostumados a ler estes termos da Bíblia que não percebemos a questão extraordinária que está por trás dessa descrição de 1 Jo 1:1. Não sei se vocês já imaginaram que Deus, que criou todo o universo, deseja dar a Sua vida ao homem. Sabemos isso pela revelação da Bíblia. Ele criou o homem para isso e para que o homem pudesse sujeitar a terra, governá-la. No entanto, não propriamente o homem sozinho. Mas a vida de Deus dentro do homem, governando o homem e o fazendo governar a terra pela vida. Assim Deus fez. No entanto, onde está Deus? Quem é Deus? Ele habita em lugar inacessível ao homem.

Jo 1:18; 1 Tm 1:17

  1. O próprio evangelho de João capítulo 1, diz que ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou. Então, Deus é invisível, ninguém viu a Deus. Mas esse Deus que nos criou, Ele deseja dar a Sua vida, a vida eterna, para o homem. Ele quer que através da Sua vida a ele doado Ele possa estabelecer um governo Seu aqui na terra. E por meio desse governo, será estendido o governo de toda a criação, ou seja, todas as coisas nos céus e na terra. No entanto, como termos acesso à Ele e conseguirmos essa vida se não temos como vê-Lo, muito menos apalpá-Lo, nem contemplá- Lo? Como o homem que foi criado para ser o receptor da vida Dele, teria acesso à essa vida, sem ter acesso à Sua Pessoa?

1 Tm 6:16

  1. Nosso Deus deseja dar vida ao homem, é o Único que possui imortalidade, mas Ele habita em luz inacessível, é Aquele a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. Vocês já perceberam esse dilema? Como podemos ter acesso à essa vida? Graças a Deus que no princípio era a palavra! Ainda bem que Deus é o Único Deus, no entanto, Ele é Triúno: O Pai, O Filho e O Espírito. O Pai habita na luz inacessível, homem algum jamais O viu, mas um dia, para poder ser acessível ao homem, O Pai enviou Seu Filho Jesus Cristo para vir aqui à terra para ser um homem, a fim de se tornar acessível ao homem, ser capaz de dar vida eterna para ele. E esse Filho de Deus, Jesus Cristo, é a Própria Palavra. Como a Palavra, Ele se torna acessível ao homem para receber a vida de Deus porque ao crer no Filho enviado pelo Pai, na Sua Palavra, se recebe a vida eterna. 

Jo 3:16; Ef 1:13

  1. O evangelho de João capítulo três, versículo dezesseis, é propriamente a essência do evangelho de João. Graças a Deus que Ele, que é invisível, enviou Seu próprio Filho, se tornando um homem e morreu por nós. Quando Ele morreu, o Pai O ressuscitou. Ele se tornou o Espírito da verdade, o outro Consolador, O Espírito da vida, capaz de entrar em todo aquele que Nele crê. Olha que milagre da vida! Hoje basta nós pregarmos o evangelho e um homem receber o evangelho e crer na Palavra do evangelho, que ele nasce de Deus. Esse homem recebe a vida de Deus pela Palavra da verdade, que é o evangelho da nossa salvação. Quando você crê em Jesus, através da Palavra da verdade que alguém pregou para você, que é o evangelho da nossa salvação, você então recebe a vida eterna. E O Espírito Santo te sela e nós nos tornamos filhos de Deus. Não é uma coisa pequena. 

1 Jo 1:1

  1. Deus é inalcançável, intangível e Ele habita na luz inacessível. Mas um dia, Deus enviou Seu Filho ao mundo, que se tornou homem e, João, juntamente com outros apóstolos, viram a Palavra da vida. Eles viram a Jesus, O contemplaram. Contemplar é olhar com um propósito, não é só ver. Eles ficaram contemplando todo o tempo Jesus, o Seu viver, cada palavra e atitude Dele. Eles contemplaram a própria Palavra da vida. E não só isso. A vida era totalmente abstrata e Deus sendo totalmente invisível O qual o homem não é capaz de ver, todavia um dia Ele se tornou visível. Ele veio no homem Jesus e viveu aqui na terra e os homens que estavam com Ele, como João, que era uma das testemunhas, viram, contemplaram e puderam apalpar com as próprias mãos. Não é maravilhoso, irmãos? A gente lê esses versículos e pode passar superficialmente como termos, mas olhe o significado. Quanta coisa tem por trás disso.
  1. O apóstolo João escreveu seus escritos por volta do ano 90 d.C., em Éfeso. E na sua época a igreja sofria com a heresia que afirmava que Cristo não veio em carne. Por esta razão, os escritos de João visavam livrar a igreja do engodo diabólico, posto que Satanás queria levar o homem a misturar a fé que Deus deu para ele com a lógica humana, visto que na lógica humana é inconcebível que Jesus Cristo fosse um Deus que se tornou um homem. Na lógica humana isso é impossível de acontecer. Então iniciou o gnosticismo, por volta do final do século I e começaram a querer analisar as coisas de Deus pela lógica humana. O gnosticismo encaminhava o homem a adentrar pelo conhecimento profundo da racionalidade humana para tentar entender as coisas de Deus. Alguns então passaram a dizer que Jesus Cristo quando nasceu era Jesus, sem aceitar a descrição de que Ele foi concebido pelo Espírito Santo e nasceu pela virgem Maria. Eles achavam que Jesus nasceu um homem comum, como todo homem e, no batismo, Cristo entrou naquele corpo de Jesus e antes da crucificação, saiu. É tudo uma tentativa de explicar as coisas da fé, as coisas sobrenaturais, divinas e espirituais, através da lógica humana. Então o gnosticismo começou a distorcer a verdade através dessas explicações e tentava mostrar para os homens que  somente alguns que conseguem se aprofundar neste tipo de “conhecimento espiritual”, é que alcançam um “saber espiritual” que poucos conseguem alcançar. Diziam que esses que alcançam esse “saber” conseguem viver uma vida humana perfeita. Isso não existe.

Jo 1:1-2 KJA; Jo 1:4 ARA

  1. Foi por isso que João teve que escrever enfatizando que as coisas de Deus não acontecem pela lógica humana e sobre como a racionalidade humana tenta analisar. Por isso ele volta a repetir “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele, a Palavra, estava no princípio com Deus. […] A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.”. Neste trecho João já mostra que é preciso você crer e receber pela fé, pela Palavra. 

1 Jo 1:1-2

  1. Em primeira João um versículo dois o apóstolo diz: “a vida se manifestou, e nós a temos visto” como é que vemos a vida? Então João está se referindo a quem? À Jesus. Nosso Senhor Jesus é a própria vida! A Palavra que o Apóstolo João anunciava para a igreja era essa vida, essa Palavra da vida, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada! De um lado há os que puxam para o lado do conhecimento humano, gnosticismo, distorcendo a verdade, mas João fazia questão de mostrar que as coisas de Deus acontecem pela aceitação da Sua Palavra que é uma pessoa. Não analise pela sua lógica humana. Essa Pessoa é a Palavra da vida, é a própria vida encarnada. Essa vida é a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada! E é essa vida que nós anunciamos. O apóstolo João disse que anunciava essa vida através da Palavra da vida.

1 Jo 1:3

  1. O que o apóstolo João anunciava aparentemente era uma palavra como todo homem usa como meio de comunicação, mas essa Palavra anunciada por João era diferente. Era a própria Palavra da vida, a própria vida eterna! Porque você consegue se certificar de que essa Palavra é a própria vida eterna? É porque ao ser anunciada e os receptores crerem nela, todos os que a recebem e nela creem são introduzidas na comunhão da vida, entram na comunhão do Corpo, são introduzidos como membros do Corpo. Recebem a vida e já são colocados na comunhão do Corpo, na circulação de vida. 

1 Jo 1:3

  1. E essa comunhão é primeiramente a comunhão com os apóstolos porque essa Palavra foi anunciada pelo apóstolo João, o qual foi usado como canal para anunciar a Palavra da vida, que é a própria vida eterna. Quem a recebe entra na comunhão (que significa participação) da circulação da vida com quem anunciou a Palavra, que em primeira João era ele mesmo. João disse que essa “comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.” porque ele não era a fonte da vida, a fonte da vida é O Pai e o Filho é a Própria vida eterna que Deus quer dar para o homem. 
  1. Que maravilhoso! Nós estávamos totalmente alheios à vida de Deus, não tínhamos acesso ao Deus invisível e de repente, um dia Deus envia Seu Filho, que é a Própria vida eterna, a própria Palavra e se torna um homem para ser visto, contemplado e apalpado pelos homens e todo aquele que Nele crê não perece e ganha a vida eterna. Irmãos, olhem só o que Deus preparou para nós!

1 Jo 1:1 KJA; 1 Jo 1:1 ARA; Fp. 2:16; Jo 6:68; Jo 1:1,4

  1. Por isso, irmãos, a expressão: “Palavra da Vida” ou o “Verbo da vida” ela é usada somente aqui e indica que essa Palavra da Vida é uma Pessoa, é O próprio Cristo! Em Filipenses dois, versículo dezesseis também ocorre essa expressão “palavra da vida”, todavia em grego ela não possui o artigo, sendo traduzida como: “palavra de vida”, ou seja, uma palavra que traz vida, não sendo igual a expressão única presente em primeira João um, versículo um. No evangelho de João capítulo seis também ocorre expressão semelhante: “Tu tens as palavras da vida eterna”, porém difere da citada em primeira João, pois o termo usado é rhema e não logos, o que significa: “tu falas/profetizas, as palavras da vida eterna”. É como se estivesse dizendo que Cristo, que é a Palavra da vida, falava as palavras da vida eterna para os discípulos.

1 Jo 1:1

  1. Fica claro em primeira João um que a Palavra da vida é O próprio Cristo. A Palavra da vida é a própria vida e a própria vida eterna, que Deus quer dar para o homem. João não anuncia Cristo como uma mera ideia abstrata como alguns pensam, mas de uma maneira muito concreta, anunciando que a vida era uma Pessoa real com quem João teve experiências reais, pessoais e íntimas. João conviveu com Jesus, ouviu com seus próprios ouvidos, viu com seus próprios olhos e testemunhou que Jesus era a própria Palavra da vida. Ele não só definiu a Palavra da vida como sendo Jesus mas ele viu, ele foi testemunha de que Ele era a própria Palavra da vida! 

1 Jo 1:1; Jo 1:14

  1. Como falado mais acima, contemplar significa olhar atentamente com um propósito. Quando você passa de relance a sua visão por alguma coisa quer dizer que você vê. Mas quando você contempla, você olha com atenção, com um propósito de observar alguma coisa. Contemplar é mais do que ver. Isso indica que João, como os demais discípulos que acompanharam Jesus, olhavam atentamente para tudo o que Jesus fazia e falava e eles eram testemunhas de que Jesus era a Palavra da vida. Apalpar com as mãos indica que a Palavra da vida não era abstrata, mas tangível. A Palavra se fez carne e habitou entre os homens, cheia de graça e de verdade. Enquanto Jesus viveu na terra, Ele podia ser tocado. Quem tocava em Jesus tendo uma fé espiritual, estava tocando na Palavra, na vida. 

Mc 3:10; 5:24b-34

  1. Jesus era alguém que podia ser tocado. Ele era a própria vida eterna que podia ser tocada. Na passagem referente à cura da mulher enferma, Jesus estava andando e havia uma grande multidão em volta Dele O comprimindo e uma certa mulher – que estava padecendo havia doze anos de uma hemorragia, já havendo passado pelas mãos de muitos médicos mas ninguém conseguiu ajudá-la -, ouviu a fama de Jesus, correu por entre a multidão e tocou na veste Dele pois pensou que se apenas tocasse em suas vestes ficaria curada. No instante em que O tocou, sua hemorragia foi estancada e ela sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. Jesus reconhecendo que Dele havia saído poder se virou e perguntou quem havia Lhe tocado. Os discípulos Lhe questionaram que havia uma multidão O apertando e mesmo assim Ele perguntava quem O havia tocado. – Todos tocaram, mas na verdade, só uma pessoa tocou ali. Todos tocaram no corpo de Jesus mas só uma Pessoa tocou na vida! – Neste contexto, Jesus olhava ao redor para ver quem tinha Lhe tocado e a mulher com medo e tremendo prostrou-se diante Dele e falou que foi ela quem tinha tocado e Jesus lhe disse: “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.”.

Jo 20:17, 27

  1. Os trechos descritos acima mostram que Jesus era a própria vida eterna, a vida de Deus, que estava ali e podia ser tocada. Jesus podia ser tocado. E a vida podia sair Dele se a pessoa tivesse fé. Depois da Sua morte e ressurreição, Ele apareceu aos discípulos com o corpo de ressurreição e ainda assim podia ser tocado. Maria Madalena não só viu a Jesus, mas Ele lhe disse para que não O tocasse porque Ele ainda não havia comparecido primeiro ao Pai depois da Sua ressurreição. Em outro momento, Jesus também já tinha aparecido aos Seus discípulos mas Tomé não estava presente, então, desconfiado, disse que não acreditava se não visse. Jesus deu uma chance para ele e oito dias depois apareceu novamente. Jesus disse à Tomé para que colocasse o dedo e visse Suas mãos e também que colocasse a mão no Seu lado. Ele também o advertiu para que não fosse incrédulo, mas crente. Jesus depois da ressurreição ainda podia ser tocado. Jesus só não apareceu mais fisicamente no dia de Pentecostes pois O Espírito foi derramado e foi gerada a Igreja. 

18. Graças ao Senhor hoje nós percebemos que O Senhor pode ser tocado e apalpado por nós por meio da Sua Palavra. Quando a Palavra de Deus é falada no nosso meio, nós podemos tocar na Sua presença, mas agora é pelo espírito, não é pelas nossas mãos. Mas Jesus chegou a ser apalpado com as mãos pelos discípulos. 

1 Co 15:44

  1. Hoje, todos nós estamos com corpos naturais, físicos, criados por Deus. Mas um dia, nós que cremos em Jesus, vamos ter esse corpo trocado, transfigurado, em um corpo da ressurreição, um corpo espiritual. Ainda teremos um corpo, mas não será matéria. Esse corpo hoje é formado por matéria: átomos, elétrons; mas um dia nós teremos um corpo que não será mais material. O que isso significa? Que você poderá subir na balança e não vai pesar mais. Não terá mais peso porque não terá massa. A gravidade não puxará mais você. Com esse corpo espiritual nós poderemos ir para qualquer lugar. Poderemos reinar com Cristo na manifestação do Reino dos Céus, na parte celestial, cuidando da terra. Poderemos nos deslocar sem o uso de aviões ou outros veículos. Nós teremos esse corpo espiritual como Jesus que apareceu e desapareceu. Então, Jesus chegou a ser tocado mesmo depois da ressurreição.

Jo 1:1; 14:6

  1. A Palavra da vida é a própria Vida! A vida é algo tão abstrato, de difícil explicação. Por exemplo, se eu pedir para você explicar um pouco o que é vida, eu tenho certeza que você terá muita dificuldade de explicar o que ela seja. É muito difícil explicar a vida. Mas essa vida se manifestou na Pessoa de Jesus. Ele mesmo disse que era a vida. Para você ir ao Pai você precisa ter uma ligação de vida com Ele. Sem ligação de vida homem algum jamais viu a Deus, nem é capaz de ver. Você não pode ir ao Pai. Mas Jesus, que é a Palavra da vida, que é a própria vida, Ele é um caminho que se abre para você se chegar ao Pai. Então Ele é a própria vida! Ele é o caminho, a verdade e a vida. 
  1. Hoje pela manhã, sentado na comunhão com os irmãos, eu estava pensando: “Qual é melhor definição da Verdade? O que é Verdade?”. Para mim, a verdade é estabelecida por quem está desde o princípio. Se no princípio era só Deus, era Ele quem estava aqui, não tinha mais nada, então Deus é quem define o que seja a verdade. Deus é a verdade! A referência da verdade se torna quem estava desde o princípio. Por isso Ele é o único Deus verdadeiro e Cristo é a verdade e a vida, para poder dar vida para o homem. Um dia Ele veio na terra para dar vida ao homem.

Jo 3:16; Jo 3:15; 1:11

  1. A vida eterna tornou-se tão acessível ao homem, basta crer para receber. Deus que era tão inacessível, habita na luz inacessível, de repente ofereceu de bandeja para o homem receber a vida; era só crer em Jesus. Jesus, a própria vida veio aqui à terra, a própria Palavra da vida que é o meio para se chegar à vida veio aqui na terra. Era só crer Nele. Olha que simplicidade: “para que todo o que nele crê tenha a vida eterna”. A vida eterna, a vida de Deus era tão distante do homem, intangível, o homem não tinha acesso. Mas de repente, Deus manda Jesus, a própria vida, a própria Palavra da vida, como enviado do Pai veio à terra. Era só crer! Como o homem recebe a vida eterna? Era só crer. Mas os judeus não creram. Os judeus O rejeitaram, O perseguiram, O prenderam e O mataram. Quando falamos os judeus, nos referimos principalmente aos líderes judeus, os principais sacerdotes, os fariseus. Por isso Ele diz: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam”. Não só não O receberam, mas O mataram, A própria vida que Deus deu ao homem de bandeja.

Jo 6:47; 3:36

  1. Se tornou tão acessível a vida eterna! É só crer em Jesus. O homem pecador já carrega consigo a ira de Deus. Ele está destinado à perdição, já foi condenado, só falta executar a sentença. A ira de Deus está sobre todo homem pecador, mas quem crê será salvo dessa ira, dessa perdição eterna e pelo contrário, receberá a vida eterna. E o homem bobo, tolo, não recebe a vida, persegue a vida e mata a vida. Então precisamos louvar ao Senhor por hoje termos essa acessibilidade à vida e podermos desfrutar da Palavra da vida, da comunhão da vida. Irmãos, vamos valorizar mais isso! A vida que nós temos dentro de nós tem que ser valorizada. A Palavra que nós recebemos que é a Palavra que traz vida, traz a circulação da vida, tem que ser valorizada e o que dizer da comunhão da vida em que nós vivemos na vida da igreja? Isso é um presente de Deus! Se não tivesse essa vida da igreja eu estaria aonde irmãos? O melhor que você poderia fazer seria se associar à algum clube recreativo, mas não tem essa vida da igreja maravilhosa. Ó Senhor Jesus!

Jo 1:10-13

  1. Por isso, irmãos, a Palavra da vida, a vida e a própria vida eterna são o próprio Cristo. Crer é receber. Quem recebeu a Palavra, creu no Pai que enviou o Filho, recebeu a vida eterna e foi feito filho de Deus. A Palavra da vida “estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.”. Quem são estes “seus”? São os judeus. Os judeus eram o povo de Deus. Ele veio para o povo de Deus. E os Seus não O receberam. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”. Nós não somos filhos adotivos. Não fomos adotados por Deus, nós nascemos de Deus. Fomos gerados por Ele! 
  1. O apóstolo João viu, testemunhou e anunciou essa Palavra da vida como Evangelho e quem crer na Palavra anunciada por ele recebe Cristo como a vida e se torna um filho de Deus. E mais do que isso, torna-se um membro do Corpo de Cristo. A Palavra recebida pelo anúncio do apóstolo introduz quem ouve na comunhão da vida. Temos que valorizar isso! Graças ao Senhor! Tudo o que eu fiz não foi pelo meu mérito, o que fiz foi ouvir a Palavra do Senhor, crer nela e fui introduzido na comunhão da vida. Que coisa maravilhosa! Senhor Jesus!

1 Co 1:17

  1. Que é o Evangelho? Pregar o evangelho é exatamente pregar a Cristo como a vida eterna. Esse é o verdadeiro Evangelho. Que evangelho que Paulo pregava? Ele diz em primeira coríntios um dezessete que não pregava “com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo”. Não sei como explicar para vocês, irmãos, mas a gente tem que entender que somente a Palavra da vida, que é o próprio Cristo, a revelação de Jesus Cristo, a Palavra que tem a procedência em Cristo, essa Palavra é vida. Essa Palavra é vida eterna. Depois de nos tornarmos cristãos, muitos se tornam mestres que aprenderam a Bíblia. Muitos viveram um bom tempo uma vida cristã, aprenderam a falar da Bíblia, a conhecem muito, de ponta a ponta, de gênesis à apocalipse. Todavia, não significa que todo sermão a respeito da Bíblia, toda pregação a respeito da Palavra de Deus, é vida. Por isso que muitos mestres ou muitos que pregam a Bíblia, tentam usar a sabedoria de Palavra, eloquência, técnicas de persuasão da Palavra, para prender a atenção dos ouvintes, para que realmente se concentrarem e receberem algum conhecimento. Irmãos, isso no máximo faz receber um pouco de conhecimento da Bíblia. Mas o que realmente gera algum efeito, produz a vida, é a própria Palavra da vida. Essa Palavra da vida hoje está sendo falada.

Ef 3:2-3, 8-9

  1. No tempo de Paulo, ele foi escolhido para falar essa Palavra. À Paulo foi dada essa graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo. E como Paulo pregava esse evangelho? Deus quer dar a Sua Palavra à igreja e essa Palavra, se for o próprio Cristo, se contém a vida de Deus, se contém a vida eterna, ela produz um resultado que é a edificação da Igreja, ela produz crescimento de vida dos membros do Corpo de Cristo. 

1 Co 1:17-18; 1 Co 1:22-24; 2:1-5

  1. Por isso, Paulo resolveu no meio do coríntios não usar de sua sabedoria humana para pregar porque se ele fizesse isso essa Palavra não traria vida. É um bom sermão, uma boa pregação, mas não tem resultado de vida. Por isso Paula fala que a Palavra da cruz é poder de Deus! Quando a Palavra procede de Deus, a Palavra sai com poder. É por isso que funciona com os irmãos que estão pregando o evangelho do reino nas ruas, pois usam a Palavra dos quatro itens da imersão diária e os sete itens da imersão kids que são todos extraídos da Palavra da semana e quando essa Palavra é de Deus, ela sai com poder. Temos que pregar Cristo. Se você não prega Cristo, você então prega um mero conhecimento Bíblico, um bom sermão, uma boa pregação, que conforta os ouvintes. Mas irmãos, nós precisamos aprender com Paulo: pregar à Cristo, o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Por isso Paulo sempre anunciava não palavras de sua sabedoria, mas o testemunho de Deus, não é com ostentação, não é florear uma palavra bonita. 

1 Co 1:24; Pv 8:12, 22-23, 30; 2 Sm 23:15

  1. Cristo é o poder de Deus e sabedoria de Deus. Deus já usou Cristo como a Sabedoria e agora como o poder. Qual a diferença entre sabedoria e poder? Cristo é tanto um como o outro. Sabedoria é para planejar, projetar. E Cristo foi usado por Deus para planejar. Ele era o arquiteto de Deus, planejou para Deus. Mas Ele planejou para Deus baseado em quê? Efésios um tem uma palavra difícil de explicar, chamada “beneplácito”. Deus fazia tudo pelo Seu bom prazer, pelo Seu beneplácito. Deus tem alguma coisa que Lhe dá prazer, que Lhe dá um desejo de ter. Vocês se lembram quando a gente falou sobre quando Davi suspirou? Quando ele suspirou, aquilo era o bom prazer dele, era o desejo do fundo do seu coração. Davi apenas suspirou: quem me dera nesse momento poder beber da água que está ali onde os filisteus se acamparam! – Irmãos, assim como esse suspiro de Davi, Deus tem um suspiro. Ele tem um bom prazer, um desejo e Cristo entendeu o Seu desejo. Segundo esse desejo de Deus Ele foi planejar, Ele se tornou arquiteto de Deus, projetou tudo isso, porque Ele é a própria Sabedoria!
  1. E para que serve o poder? Para executar! Cristo é tanto a sabedoria de Deus para planejar, como também é o poder de Deus para executar. Por isso, irmãos, como Deus está executando Sua obra hoje? Pelo Seu poder que está na Palavra! Por isso que a Palavra funciona, irmãos! Se ela não funciona ela não vem de Deus. Mas se funciona, vem de Deus, porque Cristo é poder de Deus e a sabedoria de Deus! 

Ef 1:7; Hb 9:12

  1. Cristo é o poder de Deus para executar o que foi planejado. Todo o processo pelo qual Jesus passou foi planejado com sabedoria e pela Sabedoria, desde a Sua encarnação, o Seu viver humano, a Sua crucificação, a Sua ressurreição e a Sua ascensão. Tudo foi planejado por Cristo. O sangue de Cristo derramado na cruz libertou o homem dos seus pecados porque depois que o homem caiu, parecia que Satanás havia conseguido arruinar a humanidade para Deus e que Ele não conseguiria mais restaurar para a Sua vontade original, o homem que Ele criou. Mas não! Cristo veio e realizou a redenção, libertando o homem de seus pecados. Graças a Deus essa redenção resgatou o homem de volta para Deus porque o homem desobedeceu a Ele e o pecado entrou no mundo e pelo pecado a morte também entrou, passando a todos os homens e todos pecaram e carecem da glória de Deus. Todos fomos condenados por causa do pecado e estávamos destinados para a perdição eterna. Mas Cristo realizou a redenção, nos resgatando de volta para Deus, para a situação original. Então essa redenção não pode ser especificamente para mim ou para você, mas tem que ser uma redenção geral e eterna. Graças a Deus tivemos eterna redenção. 

Ap 5:9-10; Gn 1:26; Ef 1:9-10, 19-20, 22

  1. O propósito original de Deus em Gênesis capítulo um versículo vinte e seis de que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança para que o homem reinasse sobre a terra e a sujeitasse, pela obra de Cristo isso finalmente vai ser possível! Nós seremos constituídos reino e sacerdotes e nós reinaremos sobre a terra. Tudo isso foi planejado pela Sabedoria. Cristo também foi alçado ao ponto mais alto. À Ele foi dada toda a autoridade nos céus e na terra e todas as coisas estão debaixo dos pés de Cristo, mas ainda é preciso a Igreja executar. Deus quer colocar Cristo de novo sendo o cabeça sobre todas as coisas. Ele é quem vai governar tudo. E isso Deus conseguirá fazer com o auxílio da igreja. Por isso o trabalho do Senhor é nos encher! 

1 Co 1:2

  1. Retornando para primeira coríntios um, confiar na habilidade do homem em falar a Palavra da Bíblia não é o que resolve. Muitos acham que formando bons mestres da Bíblia é o que resolve. Nós precisamos é da Palavra de Cristo, a Palavra de Deus, que transmite a vida à quem crê que ela foi enviada da parte de Deus. Cristo foi quem planejou, junto ao Pai, todas as coisas e foi quem executou o Seu ministério na terra, e hoje, como o Espírito da verdade executa com poder, por meio da igreja, toda a vontade de Deus. Mas como Ele executa a vontade de Deus por meio da Igreja? Ele precisa de poder para executar e esse poder é a Palavra. A Igreja em dezenove séculos não entendeu isso e rechaçou a Palavra. No tempo de Paulo, o abandonaram no ano 67 d.C. Todos os da Ásia o abandonaram. E quando chegou no ano 90 d.C., no tempo de João, muitos líderes das igrejas como Diótrifes, por estarem buscando a sua primazia, preeminência e posição, acabaram rejeitando a Palavra da vida que vinha de João. Assim, por dezenove séculos a igreja mergulhou em uma história da escuridão, no fundo do poço e O Senhor então usou a reforma para restaurar, só que até hoje ela não foi totalmente restaurada.
  1. Deus precisa da Igreja em Filadélfia para concluir essa era. A igreja em Filadélfia é aquela que tem pouca força. Nós não temos poder. Onde está o poder para realizar a obra de Deus? Está na Palavra! Mas você precisa crer que é a própria Palavra de Cristo que realiza a obra de Deus. Não é a sua eloquência, o seu bom sermão, sua mensagem bonita, mas a própria Palavra que está executando a obra de Deus com poder! Nós somos um pequenino rebanho, pequeno em número. Por isso precisamos trabalhar rápido, irmãos! Vamos encher nossos CEAPEs de ceapistas para termos muitos trabalhadores para atender a necessidade do Senhor de pregar o evangelho do Reino à toda a terra habitada. Para isso, irmãos, não vamos competir com a Palavra de Deus, usando nossa sabedoria, nossa mensagem, nosso sermão, mas vamos nos concentrar em crer que essa Palavra está fazendo a obra. Como vamos fazer a obra na África, tão longe de nós? Como vamos conseguir levar essa obra para Burundi, para República Centro-Africana, para o Congo e Camarões? Graças a Deus, não é pela nossa capacidade. Nós só precisamos aperfeiçoar nossos colportores, que não precisam ser super-pregadores. Só precisam ser fiéis e idôneos, para transmitir a Palavra de Deus.

2 Tm 2:2; Dt 18:18; Ap 1:1

  1. Paulo não fala para Timóteo transmitir a Palavra para homens que são bons pregadores, mas para homens fiéis em transmitir a Palavra. Um profeta tem que ser muito fiel em transmitir a Palavra de Deus, não tendo liberdade em falar o que quer, nem mesmo na sua bela mensagem. Ele tem que falar o que Deus ordenar. Paulo transmitia para um grupo de servos e desse grupo Timóteo fazia parte. É como se Paulo dissesse: Eu sou fiel para transmitir aquilo que Deus me mandou falar. Agora você precisa ser fiel também e transmitir isso mesmo. – Todos nós temos que ser os fiéis mensageiros e idôneos para transmitir a Palavra. Fidelidade para não transmitir suas próprias palavras, mas somente a Palavra de Deus. E idoneidade é honestidade para não usar do ministério da Palavra um palanque para sua própria obra, para seus interesses próprios ou até escusos como ganhar dinheiro, fama etc. Nós temos que crer que essa é a Palavra da vida que transmite a vida, e a vida eterna, que produz a comunhão da vida. É isso que vai trazer O Senhor de volta! E nós estamos nisso. Por isso, cada um de nós trabalha humildemente, ninguém se exalta porque nós sabemos que a capacidade não é nossa, a capacidade é de Deus! É essa Palavra que nos dá poder de executar a obra de Deus!

 Ef 5:26

  1. O resultado da Palavra anunciada pelo apóstolo é produzir a comunhão dos membros do Corpo de Cristo com ele, por causa da Palavra que produz vida; e essa comunhão com o apóstolo por meio da Palavra é a comunhão com o Pai e com Seu Filho, Jesus Cristo. A Palavra da vida recebida pelos membros circula entre nós como a corrente sanguínea. Por isso, para nos fazer entender, Deus fez a igreja como Seu Corpo. O nosso corpo físico está vivo e o que o mantém vivo é a circulação do sangue, que supre as células do meu corpo através de nutrientes e oxigênio, além de fazer o descarte das toxinas. Graças a Deus pela circulação do sangue! De um lado a Palavra nos supre com a vida e natureza de Deus, por outro lado a Palavra de Deus nos lava, nos limpa, tira todo resíduo de nós. Vamos permanecer nessa comunhão da vida, da Palavra da vida circulando! Isso é que vai fazer a vontade de Deus! Eu diria que nós finalmente achamos o caminho. Esse é o caminho que Deus vai usar para fazer da igreja uma igreja em Filadélfia, uma igreja dos vencedores para trazer O Senhor de volta. 

At 2:42; Ef 5:19; Cl 3:16

  1. Por isso desde o início Deus estabeleceu um padrão, mas a igreja não entendeu. Em Atos dois quarenta e dois eles perseveravam no ensinamento dos apóstolos e tinham comunhão em cima dessa Palavra da vida. Essa comunhão significa fazermos a Palavra circular entre nós. Não é algo pequeno nos juntarmos em pequenos grupos e falarmos um para o outro. Estamos promovendo a circulação de vida! Isso produz uma vida normal da igreja e também nos tira do mundo. A igreja primitiva estava liberta do dinheiro. Eles todos viviam em comum, ninguém considerava exclusivamente seu seus bens e suas propriedades. Eles vendiam e entregavam aos pés dos apóstolos. Eles eram libertos, estavam vivendo exclusivamente como sacerdotes de Deus, como co-reis com Deus para reinar e governar esse mundo já hoje! A igreja tem essa realidade do reino dos céus. O que acontecerá no reino milenar, a realidade já está acontecendo hoje. Pela circulação da vida nós temos que deixar que Cristo governe, Ele é o Rei do reino dos céus e nós vivemos debaixo desse reino. 

At 2:42

  1. O Senhor deseja nos libertar desse mundo. Do sistema desse mundo e do dinheiro desse mundo. Eu não quero ser dominado pelo dinheiro. Às vezes o amor ao dinheiro é tão forte em nós que podemos ser dominados por ele. Mas O Senhor está nos libertando disso. Tudo o que temos é para O Senhor! Vamos trabalhar, pois em uma situação normal a igreja cresce! Vamos trabalhar para dobrar o número de irmãos da igreja em um ano?! Nós falamos isso na conferência de adolescentes em julho, nós temos ainda onze meses para trabalhar até julho do ano que vem. Vamos trazer as pessoas para a Igreja, cuidar delas, pregar o evangelho do Reino nas ruas, colocar todo mundo para servir ao Senhor e seguir de perto a Palavra. Vamos usar nossos adolescentes como essa energia que O Senhor nos deu, como essas gotas do orvalho e usarmos também a ajuda dos nossos capitães e dos intendentes, que já estão totalmente engajados, vamos envolver toda a igreja e ter também o espírito evangelista! Vamos sair para todos os lugares e pregar o evangelho! Hoje não precisamos pensar em o que vamos falar. Temos na mão a imersão! Nós temos pouca força. Mas olha o milagre que O Senhor está fazendo! Uma boa parte dos irmãos aqui estão na África do Sul agora. Em outubro vamos ter um ajuntamento de oitocentas pessoas na conferência em Joanesburgo.

1 Ts 5:3

  1. Graças ao Senhor as coisas estão andando muito rapidamente. O Senhor vai poder voltar! A situação mundial está um caos. Alguma coisa vai acontecer e vai surgir logo um homem forte e que, aparentemente, vai colocar essa terra em ordem somente por três anos e meio e então virá repentina destruição e então começa a grande tribulação. Mas quem trabalha hoje com a Palavra da perseverança pelo Reino de Deus, O Senhor vai livrar da hora da provação, da grande tribulação. Portanto, irmãos, vale a pena dedicarmos ainda esses anos da nossa vida para O Senhor. Não estou encorajando aos que estão em idade escolar a deixarem de estudar, nem para que os irmãos que estão no mercado de trabalho deixem de trabalhar, mas todos nós, seja estudando, trabalhando, fazendo colportagem e com nossos afazeres em casa, nós somos sacerdotes. Estamos aqui para servir ao Senhor! O nosso trabalho é principalmente em cima da Palavra, porque ela é quem vai circular. A comunhão da vida vai nos fazer chegar lá. 

Jó 22:21-22 KJA; 1 Jo 1:4; Pv 29:18 KJA

  1. Observa-se que a prosperidade espiritual da igreja não depende de homens capazes e eloquentes, mas depende totalmente de seguir a orientação que vem da boca de Deus e de depositar as Suas Palavras no coração; pois sujeitando-se a Deus, teremos paz e a prosperidade nos alcançará. Quando amarmos a Palavra da vida e enxergarmos que essa Palavra é que nos dá vida, que ela tem poder para executar a obra de Deus por meio da comunhão de vida, essa vida da igreja vai ser cheia de alegria, como de fato já é. A vida da igreja que segue os princípios estabelecidos por Deus é de grande alegria. “Um povo que não aceita a revelação do SENHOR é uma nação sem ordem. Quem obedece à Palavra de Deus é feliz!”. Aqui não fala que é preciso termos muitos homens capazes no nosso meio para executar a obra de Deus e então seremos felizes. Quem faz a obra de Deus é a Palavra. Esse é o segredo, é o ponto central. 

At 2:42-47; Rm 14:17-18

  1. A Palavra da vida que vem da boca dos profetas do Senhor traz a revelação de Deus, essa Palavra governa a igreja, pois traz suprimento, luz e direção. Quem obedece a ela é feliz, a alegria é completa. Quando a igreja persevera na palavra dos apóstolos, promovendo comunhão na Palavra entre os santos, a edificação do Corpo de Cristo ocorrerá e a vida da igreja será em ambiente de alegria e singeleza, pois o reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Vamos lutar por esse Reino! Já podemos desfrutar de antemão essa vida da igreja que é a realidade do Reino dos céus, porque o Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo! Amém! O Senhor abençoe vocês!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *