A conduta do ministro da nova aliança – Ezra Ma

CONFERÊNCIA REGIONAL EM PIRACICABA – 05-06/10/2019

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma em 06/10/19. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 24: A conduta do ministro da nova aliança
Leitura Bíblica: 2 Co 1:12

 

Os ministros da nova aliança precisam ser preparados. Em 1 Coríntios temos Cristo, o Espírito com o nosso espírito, a igreja e os dons. Temos também muitas coisas negativas e entre os problemas da igreja, a questão dos dons ocupa três capítulos. Era uma igreja muito abençoada com pessoas dotadas, mas em que havia problemas entre os irmãos. Discriminação, cultura, etc. Em vez de trazerem edificação estavam trazendo divisão. Em 2 Coríntios, também temos Cristo, o Espírito com o nosso espírito, mas já não se menciona nenhum dom. não se fala de línguas ou de curas. Os problemas não são apresentados, mas Paulo apresenta seu verdadeiro encargo que é o ministério da nova aliança. Ele fala da nossa identidade ministerial, da economia de Deus de modo muito especial, fala também do ministro da nova aliança, colocando sua própria pessoa como um modelo. Ontem vimos como Paulo se expôs em 2 Coríntios. Ele demonstrou suas fragilidades, seus conflitos e os momentos em que ficou desesperado. Ele mostrou que sua experiencia foi de buscar o Senhor nas dificuldades e receber a resposta de Deus de que teria morte. Então, nos mostrou a lição que todos precisamos aprender: para que não confiemos em nós, mas no Deus que ressuscita os mortos.

Deus nos permite passar por situações de tribulação e angústia, como se estivéssemos debaixo de uma prensa. Não apenas problemas físicos, mas uma pressão interna constante. Um ministro da nova aliança precisa aprender essa lição. Quanto mais você se envolve na igreja para cuidar dos irmãos, casais, jovens, adolescentes, famílias, vemos que não é algo simples. As pessoas vêm quebrantadas e afligidas.

Lc 7:21-22 Esses versículos mudaram minha maneira de servir ao Senhor. Moléstias são doenças físicas. Temos encontrado muitas pessoas assim nas ruas quando saímos para orar. Flagelos são enfermidades psicológicas e espíritos malignos são os problemas espirituais. Os componentes da igreja são os cegos, os coxos, leprosos, surtos e mortos. Esse é o material de que o irmão Dong nos falou. É o tição tirado do fogo. Deus está transformando essas pessoas em uma obra prima, que é a igreja. Precisamos ser curados. Na igreja há muitos que precisam ser curados. Há irmãos com traumas desde a infância. Eles carregam isso e não abrem para nenhuma pessoa. Problemas de violência familiar, traumas, etc. isso tudo é morte que puxa todos nós para baixo. Deus quer transformar todos nós em ministros da nova aliança. Isso traz glória para Deus. Na genealogia de Jesus encontramos Tamar, Raabe, uma prostituta, Rute, alguém marginalizada, Bate-Seba, que sofreu abuso e teve seu marido morto pelo rei. Nosso Deus é de inclusão. Ele não olha o exterior. O Senhor quer tornar todas essas pessoas, tirá-las da situação de morte e transformá-las em ministros da nova aliança.

Lc 4:18 Esses são os componentes da igreja hoje de quem devemos cuidar. Pessoas espiritualmente mal. Precisamos ser os ministros da nova aliança e trazer a ressurreição a essas pessoas. para isso, nós precisamos primeiramente experimentar a ressurreição. O Senhor quer nos tornar os ministros da nova aliança, transformando as situações de morte em vida.

O senhor nos livrou no passado, nos livrará no futuro e está nos livrando hoje da morte. Passamos tribulações e aflições que são nossa porção medida por Deus. Embora não devamos pedir essas coisas, devemos saber que iremos passar por algumas delas, mas temos a certeza de que o Senhor nos livrará da morte. Isso porque Ele é o Deus da ressurreição.

2 Co 1:12 Uma característica principal do ministro da nova aliança é viver no espírito. A sociedade atual nos leva a ser autossuficientes, mas na cultura de Deus é viver no espírito. os líderes das igrejas devem exercitar mais seu espírito. Se queremos ter uma igreja saudável, devemos ajudar os irmãos a viver no espírito, ajudando-os a exercitar seu espírito.

Paulo falou muito do seu viver. Em 1 Coríntios, o conteúdo é altamente argumentativo para resolver muitos problemas. Mas em 2 Coríntios ele expõe o que sente. Fala dos conflitos que tem e dá testemunho de como ele vive. Mais importante do que você faz é seu viver. A obra deve ter a sustentação interior de nosso viver. As experiências de cristo é o conteúdo principal do ministério da nova aliança, mas deve ter o involucro dos sofrimentos, pressões e da obra da cruz. É dessa forma que as experiencias da riqueza de Cristo têm sustentação. O verdadeiro desfrute de Cristo é aquele que passa por todas as provas. Faça chuva ou faça sol, estamos desfrutando o Senhor. Se as coisas vão bem, desfrutamos o Senhor, mas se vão mal, continuamos desfrutando. Estamos na reta final e precisamos por a nossa vida em ordem, para ter um bom testemunho de nossa consciência.

Rm 9:1 A consciência é a parte principal do espírito e é sua porta de entrada. Nesse versículo ela é a testemunha.

At 23:1 Quando temos uma consciência boa, conseguimos olhar nos olhos das pessoas. Temos o sangue precioso de Cristo e podemos aplicá-lo sempre que ferimos nossa consciência.

At 24:16 Nossa consciência deve ser boa tanto diante de Deus como dos homens. Por isso, precisamos colocar nossa vida em ordem se queremos ser ministros da nova aliança. Se temos dívidas com os irmãos, precisamos resolver esse assunto. Se ofendemos alguém, precisamos pedir perdão e nos reconciliar. Jesus falou que se tivermos pendencias não entraremos no reino antes que paguemos o último centavo. Essa é uma palavra de justiça e não de graça. O reino será questão de justiça.

2 Tm 1:3 Servimos com a consciência pura.

2 Co 1:12 Sua consciência testemunha com Paulo de que ele vivia dessa maneira com singeleza e simplicidade de Deus. A palavra grega para sabedoria humana é “sabedoria carnal”. E o viver tem o sentido de conduta, de como nos comportamos. Paulo estava falando de como ele se conduzia no mundo e mais especialmente para com os coríntios. Devemos ter essa conduta com singeleza, ou seja, simplicidade para com as pessoas no mundo e também para com os irmãos. Singeleza é focar em uma só coisa. Os olhos da pomba focam em uma só coisa, diferentemente dos olhos de uma mosca, que enxergam muitas coisas ao mesmo tempo.

Esse versículo começa com a palavra “porque”, indicando que está explicando os versículos anteriores, que disseram que a sentença que recebeu diante dos problemas pelos quais estavam passando. Quando temos problemas, começamos a exercitar nossa mente natural com nossa capacidade para resolver todas as questões. Isso não é ser singelo. Alguém singelo confia somente em Deus que pode ressuscitar os mortos. Embora eu tenha sabedoria carnal, não lanço mão dela, mas dependo do Deus que ressuscita os mortos. Ele é simples.

Somos complicados demais. Digo aos mais antigos. Essa região é uma das primeiras que começaram a viver a vida da igreja no Brasil. Aqui é o Jurassic Park da vida da igreja. Estamos na vida da igreja há tantos anos e participamos de tantas e tantas conferências. Temos as respostas para todas as perguntas. Tudo isso nos leva a ser muito complicados, com uma mente trabalhando o tempo todo. É nossa sabedoria humana e carnal, tentando usar nossa bagagem, nosso legado e história para resolver os problemas. Quero voltar a ser simples e obediente ao Senhor, ajudando todos os irmãos a serem obedientes também. Quando uma situação vem, devemos orar: Senhor, tu és a minha solução. Embora eu possa lançar mão dos meus recursos, me recuso a fazer, pois queremos a Tua sabedoria. Eu confio em Ti.

1 Co 1:12 é dessa maneira que temos vivido no mundo. Essa é a conduta de um ministro da nova aliança: não confiar em si, mas no deus que ressuscita os mortos. Não encontrar na sabedoria humana e carnal as respostas, mas ser simples e singelos, dependendo única e exclusivamente do Senhor. É viver assim para com as pessoas do mundo e também para com os irmãos. Não ser simples é começar a interpretar o que o irmão falou para você. Quando você avalia o que esse irmão falou, é sinal de complicação. De nossa parte queremos ser simples e confiar nos irmãos. Prefiro confiar nos irmãos e estar diante do Senhor a viver desconfiando e analisando os irmãos, perdendo assim a presença do Senhor. Quero voltar a ser simples.

Quero aprender com o irmão Dong. mesmo diante de toda a complexidade da obra, ele sempre dormia tranquilo. Ficávamos desesperados com os ataques que ele sofria, mas ele descansava no Senhor. Ele era simples. É porque todos são complicados que os problemas vêm. Devemos simplificar as frações de nossa vida, ser singelos. Isso é uma benção na igreja.

2 Co 1:13-15 Os apóstolos tinham as igrejas como a glória deles e vice-versa. Ele tinha essa confiança de que era simples e singelo. Ele estava dizendo aos coríntios: vocês estão complicando as coisas e estão falando um monte de coisas a meu respeito que não existem. Eu não sou complicado como vocês são.

2 Co 1:15-17 Ele foi acusado pelos coríntios por não ter ido visitar os coríntios. Eles estavam dizendo que ele não era confiável por mudar as coisas. Nesses versículos ele argumentou um pouco e mostrou sua vulnerabilidade. Ele era um homem de sentimentos. Um ministro da nova aliança não é uma estátua de mármore sem sentimentos, mas ele também tem sentimentos.

2 Co 1:18-19 Quando Deus fala, ele cumpre. Um ministro da nova aliança não pode pregar uma coisa e viver outra coisa. Devemos ser e viver o que pregamos. Assim como em Cristo sempre houve o sim, em Paulo também. Isso mostra que ele era um com Cristo.

2 Co 1:20 Cristo é o cumprimento de todas as promessas de Deus. Precisamos conhecer as promessas de Deus e tomar posse delas. As promessas nas quais cremos e tomamos posse se tornarão realidade em nossa vida. Quando Deus promete, Cristo confirma com sim e nós reconfirmamos, tomando posse com amém! Por isso o sim e o amém são muito importantes.

Esse trecho mostra que Paulo não era um homem de segundas palavras, mas era alguém que seguia o Espírito. Ele decidiu ir, mas o Espírito mudou a sua agenda, então ele obedeceu.

At 16:6-7  O Espírito Santo proibiu Paulo de pregar a palavra. Ele tinha uma agenda. Não sabemos se ele avisou os irmãos daquela região, mas se o fez, teve de mudar tudo e não apareceu. Pregar a palavra é algo de Deus, mas o Espírito Santo tinha outro plano. Tentaram ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não permitiu. Imagine se tivessem avisado os irmãos de lá. Isso aconteceu também com os coríntios. Era algo tão simples, mas como os coríntios eram complicados, começaram a questionar o apóstolo e duvidar dele. Era uma simples visita, mas eles complicaram tudo. Na vida da igreja precisamos ser simples.

A simplicidade do irmão Dong moldou a maneira como eu sirvo hoje. Ainda estou sendo moldado, mas estou aprendendo cada vez mais. Como cientista eu quero todas as 11 dimensões que existem. Eu aprendi a entrar nelas exercitando meu espírito. quando você exercita seu espírito você passa para a quinta, sexta dimensão. Você passa para o universo paralelo onde Deus mora. Você até perde a noção do tempo. Vamos simplificar a nossa mente.

2 Co 1:21 Confirmar nesse versículo é estabelecer. Aquele que nos estabelece com os irmãos é Deus. Pelo contexto a palavra literal é conectar, vincular. Aquele que nos conecta, nos liga, nos vincula com vocês a Cristo. Deus nos vincula todos juntos. Estamos conectados. Todos estamos conectados. A comunhão é a conexão.

Nesse versículo vemos que a unção ocorreu primeiramente e hoje nos conecta. Fomos ungidos quando Cristo foi ungido (Sl 133). Quando a cabeça é ungida, todos somos ungidos. quando cremos no Senhor, Deus aplicou a unção a nós retroativamente e nos conectou com os irmãos a Cristo. Quando encontramos os irmãos, nos sentimos conectados com eles, ainda que não os conheçamos.

2 Co 1:22 O trabalho do Espírito Santo é nos selar. Primeiramente, como essência, ele nos ungiu, mas o selar é expressão que vai ocorrendo cada vez mais. Recebemos a essência do espírito, mas ao viver a vida da igreja vamos sendo cada vez mais selados e a expressão de Deus em nós vai mudando. Quanto mais tempo recebermos as “demãos” do selo do Espírito, mais nos pareceremos com Cristo. Ele também nos deu o penhor do Espírito, ou seja, a garantia de que Ele será a nossa herança. Com a unção e o selo hoje somos Sua herança. Conforme vamos vivendo a vida da igreja, estamos recebendo o selo de Deus que confirma que seremos a Sua herança, mas o Espírito em nós é a nossa garantia de que Deus será nossa garantia. O Espírito em nós mostra a todo o universo que Deus será a nossa herança e nós seremos a herança Dele.

Nesse capítulo temos em Paulo um modelo a seguir. Devemos viver no espírito. teremos muitas situações difíceis e até mesmo sem saída, situações de morte. Mas queremos ser singelos e confirmar no Deus que ressuscita os mortos. Vamos confiar no Deus que ressuscita os mortos. Paulo diz que tem seus planos, mas por ser um com o Espírito, muitas vezes não pode cumprir seus planos. Ele não está deliberando na carne, mas está no espírito. Ele sente que há um vínculo de vida entre nós. Não há um lugar em que o espírito de irmandade seja tão forte como o nosso. Estamos vinculados entre nós e estamos vinculados a Cristo, que nos ungiu e selou. Hoje recebemos o penhor, a garantia de que estamos sendo transformados para ser propriedade de Deus, que nos herdará na glória e será também a nossa herança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *