A terra que absorve a chuva – Pedro Dong

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

 

Mensagem 26 – A terra que absorve a chuva
Leitura Bíblica: Hb 6:7-8

 

Bem-vindos à central de transmissão do IVPT na EAV para transmissão durante o período de isolamento social.

Domingo é o dia do Senhor. Portanto, nos alegramos com muitos que partiram o pão de casa em casa, como o povo de Israel na véspera da saída do Egito, ao comer o cordeiro em cada casa. Hoje nos lembramos do Senhor como nosso Cordeiro Pascal. Não se esqueçam também de fazer as suas ofertas. Neste momento estamos todos incertos quanto ao futuro, mas não ande ansioso quanto a isso. Certamente, o Senhor irá cuidar de nós. Mantenha-se generoso ao ofertar. Quando somos generosos com o Senhor, Ele é generoso conosco.

Também pedimos que todos ajudem as igrejas e os irmãos para que possam se comunicar com os irmãos, para que estejam todos conectados nas reuniões.  Não vamos passar apenas alguns dias nessa situação e todos precisam ser alimentados com a Palavra, com a comunhão e o carinho e cuidado. Não se esqueçam também dos mais desfavorecidos que precisam do suprimento nesse momento de dificuldade.

Os que administram a igreja também podem e devem negociar o valor do aluguel dos locais de reuniões com os proprietários para que o ônus seja dividido nesse momento.

Deus abençoe a Editora Árvore da Vida, o Expolivro, o CEAPE, os colportores, que estão buscando a maneira de continuar a sua colportagem nesse momento.

Lembremo-nos dos irmãos do Equador, especialmente nas cidades de Guayaquil e Milagro. Oremos por eles. Não nos assustemos com tudo isso, porque tudo isso estava previsto na Palavra do Senhor. Este o momento do início do fim.

Hoje o Senhor me deu sentimento de alertar vocês sobre Mateus 24.

Mt 24:3 O Senhor. Não nos assustemos, porque nós sabemos que essas coisas terão de vir e tudo está na Palavra do Senhor. Oramos para que essas coisas ocorram em nossa geração, porque queremos ser os que serão arrebatados vivos. Essas coisas irão acontecer, porque Deus está cumprindo a Sua palavra. Deus está cuidando de Seus escolhidos.

Seja você ser um escolhido. Não basta ser apenas um cristão que foi salvo, tendo seus pecados perdoados. É preciso avançar mais um passo – consagrar nossa vida para o Senhor e deixar tudo por Ele, como os discípulo.

Mt 16:24 Estamos convocando você para também ser um desses escolhidos, que segue o Senhor e nega a sua vida da alma. Sendo um dos escolhidos, seremos guardados por Deus no tempo do fim e ainda usados por Ele.

Mt 24:4-8 Em Lucas 21 acrescenta, ainda epidemias a todos esses sinais. É o que estamos vivenciando. Tudo isso é o princípio do fim, o princípio das dores. A perseverança é muito importante para todos os escolhidos.

Os escolhidos que pregam o evangelho do reino são os que ditam as regras e o ritmo dos finais dos tempos. Continuemos propagando e levando essa palavra do reino. Passemos essa palavra de vida e salvação a essas pessoas.

Mt 24:15 Esse abominável é praticamente sinônimo de Dt 29:19, que menciona alguém que quer ser idolatrado como Deus (2Ts 2:4).

Ap 13:14-16   Essa primeira besta que está falando é o falso profeta, que falará pelo Anticristo. Quem não o adorar, não terá a marca da besta para sobreviver durante a grande tribulação. No final dos tempos os judeus serão muito perseguidos.

Ap 13:22 Esses escolhidos referem-se ao remanescente de Israel que foram eleitos e escolhidos pelo Senhor.

Rm 9:27  Do cap. 9  a 11 de Romanos Paulo faz um parênteses para falar dos eleitos de Israel. É o remanescente dos judeus é que serão salvos. Por causa desses escolhidos, Deus abreviará o tempo da grande tribulação.

Rm 11:5 Portanto, queridos irmãos, se você não for um desses judeus que serão salvos somente no final dos tempos, na igreja, podemos ser um desses eleitos escolhidos. Na parábola dos trabalhadores da vinha diz eu muitos foram chamados, mas poucos escolhidos. Também na parábola das bodas do cordeiro, diz que muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos. Os escolhidos poderão desfrutar o galardão. Eles foram escolhidos para dar fruto e para fazer a vontade de Deus aqui na terra.

Mt 24:35-44 Os escolhidos têm um lugar especial em Deus. Seja você um desses escolhidos também no final dos tempos. Antes de Noé entrar na arca, tudo era normal. As pessoas cominam bebiam, casavam e se davam em casamento. Que esse dilúvio não nos leve, mas estejamos apercebidos. Graças ao Senhor pelo tempo que estamos vivendo, que serve para estarmos apercebidos.

Lc 21:25-26 Isso já é no período da grande tribulação. O bramido do mar e das ondas são essas situações inusitadas que vem com uma força maior do que o homem consegue enfrentar. As nações estavam buscando seu próprio poder e prosperidade. Muitos líderes arrogantes e orgulhosos, mas de repente veio uma crise com esse pequeno vírus, que não precisa de passaporte para passar de nação em nação. Essa crise é global. Alguns até estão levantando outro assunto, de um governo global e alguns estão falando de uma Constituição global. Isso já está montando o palco para o surgimento do anticristo. Quando o anticristo surgir, ele terá o controle sobre todo o mundo.

Lc 21:27-28  As pessoas ficam aflitas e com medo nesse período. Mas fique você tranquilo. Se você é um escolhido, o Senhor vai guardá-lo e usá-lo. Os homens em geral, sim, devem temer. É o momento de levantarmos a nossa cabeça, porque a nossa redenção, que é a glorificação de nossos corpos, o processo final de sermos inseridos em Deus!

Essas foram palavras preliminares que tive o sentimento de falar inicialmente. Vamos então para a mensagem de hoje.

Hb 5:11 Durante a Conferência em Brasília, em uma das comunhões com os cooperadores e responsáveis pela obra naquela região, lhes expus uma preocupação. Disse-lhes que às vezes posso me sentir como alguém que entende de joias. Imagine um especialista em diamantes que apresenta uma preciosidade para o seu público, que não reconhece o valor das pedras. Esse publico apenas encara como um pedaço de pedra ou vidro. Às vezes fico preocupado de que em tantas revelações que Deus nos tem dado nesses últimos anos, com revelação após revelação. Sinto que muitos, se é que ouvem essas mensagens, o fazem como um seriado de televisão e parte para outra palavra que desperte mais interesse e atenção. Às vezes fico decepcionado. Essas revelações são de nos levar à loucura.

Desde quando Ele abriu o coração para nós sobre o splachgnon de Cristo, para nos relacionar com mais empatia e amor, tomando a humanidade de Cristo em nossos relacionamentos, ele começou a revelar mutas coisas. O senhor tem nos dado revelação e nos levou ao auge da revelação em Jo 13-17, que de repente brilhou para nós. A glória é o próprio Deus e fomos levados a entender Jo 14, que a ida do Senhor por Sua morte seria a morte de um homem perfeito, totalmente de acordo com a vontade de Deus. Um homem que fez somente o que Deus queria que Ele fizesse. Deus O ressuscitou. Naquele dia da ressurreição o homem Jesus foi gerado Filho de Deus. A humanidade de Jesus foi admitido em Deus, na Sua glória.

A humanidade foi introduzida na glória do Pai. Ele disse que nos receberia nele mesmo. mas esse Jesus após a ressurreição é um homem que foi glorificado. Ele é o outro consolador, que pode entrar nos discípulos. Esse Senhor Jesus está no Pai, e seu objetivo é nos levar ao Deus da Glória, para nos receber em Sua glória. João 17 mostra que a glória é o próprio Pai. Antes da fundação do mundo o Filho já estava na glória do Pai e agora, após a encarnação, ele já não está mais na glória. Por meio de Jesus ter ido na morte e voltado em ressurreição, sendo recebido na glória do Pai, abriu um caminho para muitos que creram no Senhor Jesus. Ele está hoje como o capitão da salvação conduzindo todos esses à glória. Essa revelação me enlouqueceu, mas temo que muitos não de muita importância.

Em seguida, o Senhor nos mostrou o livro de Hebreus como o plano microeconômico de Deus. Ele começou mostrando como o povo que era desobediente e incrédulo pode entrar na boa terra. Passamos a deixar de vagar no deserto e podemos encurtar esse tempo. Está na hora de entramos no descanso, que é o reino milenar. Contudo, não se entrará nele sem guerra. Estamos em uma luta entre o reino de Deus e o reino das trevas. Por isso, não espere dias confortáveis. Precisamos tomar nossa armadura e lutar juto ao Senhor.

Está na hora de ruminarmos melhor essa palavra e dar muito valor a essas revelações como a diamantes da Palavra. A Bíblia toda está se abrindo com essas revelações. Temos de dar valor. Não desviemos nossa atenção dessas coisas. A direção e o foco deve ser o mesmo que temos recebido para que o Senhor possa trabalhar em nós.

Muitos anos passam, nós somos bons cristãos, acostumados a reunir e participar das conferências. Mas, cuidado, não seja um cristão superficial na Palavra.

Hb 5:11 Vamos ouvir com cuidado a Palavra. Quando eu era jovem, eu amava muito o Senhor. Mas em minha busca eu fui muito ajudado pelo irmão Dong a dizer ao Senhor que eu não queria ser doutor no conhecimento da Palavra, mas alguém que tem realidade em seu viver. Eu ouvia as mensagens muitas vezes. Quando eu ouvia a primeira vez, fazia anotações. Ouvia novamente e percebia que perdi algumas partes da palavra. Aquilo que não havia ficado tão claro eu começava a compreender. Assim, ouvia muitas vezes cada mensagem. Isso me ajudou a viver essa palavra em realidade. A palavra de Deus não é como um seriado de TV que você passa um atrás do outro. É preciso penetrar nessa palavra para que Ela trabalhe em nós.

Hb 5:12 Circulam entre os cristãos muitos vídeos e áudios de mestres da Bíblia. Não critico esses irmãos, mas algumas mídias dessas são de palavras açucaradas, que são agradáveis aos ouvidos e que não exigem seu comprometimento com ela. Algumas palavras são de show, outras são de curiosidades da Bíblia. Claro que todos os novos convertidos precisam das verdades básicas da Bíblia. Por isso, temos o livro Os Fundamentos da fé Cristã. Toda criança precisa do leite da palavra como o fundamento para poder crescer. Precisamos avançar do estágio inicial para o intermediário e, depois, para o avançado.

Hb 5:13-14 É a mãe que produz o leite. A criança não faz nada além de beber o leite com todos os nutrientes que precisa. Já a palavra da justiça exige preparo. Você precisa cozinhar e ao comer, mastigar. Nós cozinhamos para vocês, mas agora vocês precisam mastigar e digerir essas palavras. O alimento sólido compromete você. Você precisa transformar essa palavra em nutrientes.

Em Hebreus estamos vendo que Deus já preparou tudo para nós e constituiu Jesus como o sumo sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque. Esse sacerdócio está sendo exercido no santuário nos céus. Se Cristo estivesse na terra, não poderia ser sacerdote, porque não havia vindo da tribo de Levi. Ele era da tribo de Davi, de onde surgiu a realeza. Mas quando Ele ressuscitou, Deus o levou para o céu, para ser um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Ele foi colocado como sacerdote para a eternidade, ou seja, tanto no passado como no futuro. Deus fez tudo isso para nos levar à perfeição. Cabe a nós cooperar com Deus.

Não sejamos como os cães, que sequer percebe que tipo de carne recebeu. Você dá filé mignom a eles e sequer saboreiam. Somos como os animais ruminantes, que digerem todos os nutrientes do alimento que recebem.

Hb 5:14 O alimento sólido é para os adultos, para aqueles que praticam a Palavra. Não é para os que apenas conhecem teoricamente, mas não possuem um conhecimento subjetivo.

1 Co 3:1-3 Paulo tinha essa mesma preocupação. Um cristão que não pratica a palavra é infantil. São esses que vivem em um ambiente de ciúmes e contendas, porque são carnais. Deus quer nos salvar disso. O alimento sólido não é para isso.

Hb 6:1-2 Os fundamentos têm o objetivo de nos levar ao que é perfeito. O sacerdócio de Arão não era perfeito, mas através do sacerdócio de Cristo, o homem que é rodeado de fraquezas pode ser ajudado nas coisas concernentes a Deus. Cristo, o sumo sacerdote que está no santuário de Deus nos céus, está nos levando à perfeição. Isso requer a nossa cooperação. Se Deus providenciou um sacerdote perfeito, falta apenas a nossa cooperação. Vamos cooperar com o Senhor.

Muitos filhos de Deus querem ouvir apenas palavras bonitas que não os compromete. São palavras que não produzem fruto em suas vidas nem na obra de Deus. Precisamos sair desse circuito. Vamos avançar e tomar essa palavra com seriedade. Vamos ruminar e trabalhar. Precisamos avançar.

Hb 6:7-8 Esses são os versículos principais.

A terra é o nosso coração, de acordo com Mateus 13. O nosso coração é a terra para que o fruto seja extraído. Deus manda a chuva, que é a palavra para essa terra – o nosso coração.

Is 55:10-11 Esses versículos mostram que a chuva ou a neve são a Palavra de Deus. Deus a envia para regar a terra de nosso coração. Toda a palavra que temos recebido vem em forma de chuva de bênção. Não despreze nem jogue fora os nutrientes que essa chuva contém. É ela que vem fecundar a terra. Essa palavra vem frutificar o nosso coração.

2 Pe 1:1 É fé igualmente preciosa na justiça. A fé foi dada para produzir algo na justiça. Isso é para a produção de alimento sólido. Pedro tinha essa visão. O verbo obter nesse versículo tem o sentido de quando Deus distribuiu a terra por sorte a porção da terra entre as tribos. Alguns podem dizer que a fé que ele recebeu não é a mesma fé do irmão Ezra, que é muito melhor que a deles. Pedro está tirando esse sentimento. Ele está dizendo que a fé pode não ser do mesmo tamanho, mas é igualmente preciosa.

É como um alqueire de terra. Alqueire é um cesto para medida por volume. Um alqueire de terra é o tamanho de terra para produzir um cesto de grãos. Em um lugar pode ser que se precise de mais terra do que em outro lugar para produzir a mesma quantidade de alimento. Elas têm tamanhos diferentes, mas são igualmente preciosas. O alqueire paulista é diferente do alqueire mineiro, etc. A fé pode ser diferente, mas é igualmente preciosa, precisando apenas ser trabalhada nela.

Mt 7:24-27  Aquele que ouve a palavra e pratica tem uma edificação sólida. Os ventos soprando e os rios transbordando são as situações como as que estamos enfrentando em nossos dias. Sejamos os que praticam a palavra.

Hb 6:7-8 A terra, quando é cultivada pelo homem, recebe a chuva do céu. Mas em seu coração é preciso haver alguém que cultive. Você é responsável por cultivar a palavra quando ela entra em seu coração. Não tome a palavra como um seriado. Se a chuva veio, tome-a com seriedade e a cultive!

2 Tm 2:1-2 Seja esse homem fiel, esse homem idôneo que ouve a palavra, trabalha nela, se constitui dela a ponto de instruir a outros fielmente. Vamos tomar a palavra que vem de Deus. A palavra profética não vem de nós, mas vem de Deus. Seja fiel com essa palavra e não a reinvente. Que essa palavra seja levada a outros.

2 Tm 2:7 Quando recebemos a palavra do Senhor, precisamos ponderar. Precisamos pensar a todo tempo nessa palavra. Não foi fácil garimpar essas revelações cada uma delas é uma pepita de oro. Algumas vezes vem de repente, mas muitas vezes vem de muito meditar. Vocês não sabem como é trabalhoso cavar para encontrar esses diamantes. Você não entendeu na primeira vez sobre o que é ser inserido na glória de Deus? Pondere mais e mais. Essa revelação abrirá muitas outras porções da Bíblia. Não deixe passar sem ponderar.

1 Tm 4:15 Precisamos meditar, tomar essas revelações e colocarmos em nossa mente. Em vez de pensar no futebol e em outras coisas, vamos pensar na Palavra. Temo que em meio a essa pandemia, você se perca em politização de todas as notícias sobre essa pandemia. Confie na liderança da igreja. O Senhor nos levará adiante e cuidará de nós, dando uma direção certa. Não fique com o coração nessas coisas. Vamos meditar na palavra e sua revelação com diligência. Um lavrador precisa ser diligente para não morrer de fome. Precisamos ser esses lavradores diligentes na palavra. Não par adquirir conhecimento, mas para fazer com que essa terra produza fruto para Deus. Isso nos levará a progredir. Não se contente com o que você já alcançou. Não alcançamos a perfeição ainda. Esse sumo sacerdote está nos levando a isso. Precisamos ainda progredir.

Jo 15:16 Jesus falou essas palavras com relação aos 12 apóstolos. Aqui temos a questão da escolha. Os olhos do Senhor estão sobre os Seus escolhidos no momento de travar aa batalha para executar seu plano e sua vontade. Como voe pode ser um escolhido superficial na palavra de Deus e que não conhece a vontade de Deus? Como você pode ser um escolhido que não faz a vontade de Deus? Deus nos escolheu para dar fruto e que o nosso fruto permaneça. O Senhor nos leve a produzir fruto. O Sumo sacerdote está trabalhando para isso. Vamos ruminar para isso.

Ruminar é para os animais limpos. O Senhor disse que devemos saber discernir o limpo do imundo o santo do profano. Não podemos deixar de ser um animal limpo. É preciso prestar atenção na palavra que o Senhor está falando. Ouça várias vezes. Anote, complete sua anotação, veja a revelação de Deus e medite nela. A palavra será muito mais proveitosa em sua vida e produzirá fruto em seu viver diário.

Hb 6:9-12 Após repreender os judeus cristãos que não estavam crescendo, ele os encoraja. Mesmo infantis, ainda podemos estar servindo aos irmãos. Embora o Senhor se lembre sessa utilidade, prossiga para a maturidade. Vamos trabalhar em diligência. seja motivado por uma esperança, que é sermos glorificados. Deus quer nos glorificar. Essa deve ser a motivação e esperança que nos leva a correr e a pagar o preço que for. Mesmo em meio a esse isolamento social, podemos crescer. Aproveite agora. esse período não pode ser um período de estacionamento. Vamos crescer e avançar. Não fique assistindo filmes e seriados na TV. Vamos trabalhar na palavra que estamos recebendo. Nesse período de quarentena vamos crescer muito mais do que em outros períodos. Hoje podemos crescer e nos edificar uns aos outros e, principalmente, nossa própria família que hoje está mais junta por causa do isolamento.

Hb 11:8, 13-14 Os patriarcas viviam motivados com essa promessa. Eles morreram sem ter obtido as promessas. Estamos muito próximos de as obter em sua concretização.

Gn 14:13 Abraão foi o primeiro hebreu. Ele cruzou o rio Eufrates e depois o Jordão. Ele foi o primeiro hebreu, um cruzador de rios, e veio para terra da promessa. Nessa terra, ele não recebeu sequer um palmo de terra na terra prometida. A única terra que ele comprou foi a caverna de Macpela que adquiriu para enterrar sua mulher, Sara.

Hb 11:16-10:1 Essa cidade é onde Jesus está como ministro do santuário. Ali está essa cidade. Abrão não é somente hebreu porque cruzou o rio Eufrates, mas é hebreu porque queria cruzar outro rio: o rio do plano terreno para o plano celestial. Quero te encorajar a ser um verdadeiro hebreu. Enquanto as pessoas estão preocupadas com as coisas meramente terrenas, Abraão não viu terra nenhuma, porque ele buscava a sua herança no plano celestial. Nós também, como escolhidos de Deus devemos buscar as coisas do outro plano, o plano celestial.

Hb 6:13-16 Abrão recebeu a promessa, na qual está implícito toda a revelação que recebemos de Deus. A salvação completa de deus está incluída nela. Não é apenas a redenção, mas é também a santificação a justificação e a glorificação. Essa promessa é muito grandiosa e nos dá uma esperança muito maior do que viver aqui na terra.

Hb 6:17-18 Deus sabe que essa promessa é muito difícil crermos que seja cumprida. Ele então diz que ele prometeu e ainda também prometeu. Por não ter ninguém superior a Ele por quem jurar, jurou por Si mesmo que cumpriria essa promessa. Ele prometeu e jurou que vai completar essa obra em nós. Seremos todos levados à glória do Pai. Sejamos alentados e corramos para o refúgio. Vamos lançar mão, agarrar essa esperança proposta por Deus a nós.

Hb 6:19 Nossa alma está navegando nessas águas do mundo. Se ela não estiver ancorada, poderá virar no mar. Vamos lançar ancora no noticiário, no amigo? Devemos lançar nossa alma na esperança proposta.

Nossa ancora pode ser lançada além do véu, onde Jesus penetrou nos céus. Temos um sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque que está na eternidade. Não tem por que Cristo falhar. Ele jurou e essa esperança é que dá estabilidade e motivação para nossa alma. Em meio a essas situações de tanto temor e incertezas, sabemos que Deus vai nos levar para a Sua glória. Vamos progredir e sair da infantilidade. Certamente, Deus nos fará progredir em direção à perfeição. Temos um sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque que nos levará a chegar lá!

Vamos penetrar nessas palavras. Já estamos começando a ler a nova Série do Alimento Diário. Toda essa palavra precisa ser ruminada. Não a deixemos passar superficialmente. Sejamos alguém que trabalha na terra. Não tenhamos preguiça para isso. Aproveite seu tempo para ruminar a Palavra. O nosso progresso será manifesto a todos.

Vamos terminar com uma oração:

Senhor Jesus, Tu sabes o que estamos passando e o que está no coração de cada um. Tranquilize cada um que cada irmão seja u escolhido usado para trazer o Seu reino na terra. Oramos que guardes nossos irmãos e as pessoas da contaminação por essa doença. Os que estão infectados que tu possas curar. Cuida da necessidade física, financeira, psicológica e espiritual. Que desta situação surjam muitos escolhidos, os que escolhem ruminar a sua palavra para se preparar par ao final dos tempos que ainda virá. Abençoa cada lar e cada família. Jesus é o Senhor!

7 comentários em “A terra que absorve a chuva – Pedro Dong”

  1. É verdade!! Precisamos valorizar o que Deus tem falado pelos nossos Profetas! Confiar na liderança da igreja. Remir o tempo laborando na palavra, ouvir ruminar até sermos constituídos, para que Deus possa nos usar! Como poderemos sermos ministros N.A se não praticarmos a Palavra. Aproveitemos, pois estamos bem juntinho a linha de chegada. Que Deus ajude a todos chegarmos para receber o GALARDÃO.

  2. Precisamos valorizar a Palavra de Deus e ruminá-la e praticá-la. Após rever as notas desta mensagem fiquei mais encorajado ainda. Somos um povo cheio de esperança. Nossa esperança é sermos glorificado. O Senhor nos conceda Sua graça e misericórdia e nos faça os escolhidos de hoje para trazermos o Seu Reino para esta terra.

  3. Senhor Jesus obrigado pela palavra. Não quero ser apenas um escolhido, um Cristão que foi salvo. Precisamos avançar mais ume passo’–consagrar nossa vida ao Senhor. Devemos ser como discípulo. Obrigado Senhor por tão rica e prática PalavraFra

  4. Jesus é o Senhor
    Que possamos ruminar a palavra
    Ser transformados ,que possamos apreciar essa pedra preciosa !!!
    Senhor Jesus
    Obrigado pela palavra

  5. Jesus é o Senhor
    Que possamos ruminar a palavra
    Ser transformados ,que possamos apreciar essa pedra preciosa !!!
    Senhor Jesus
    Obrigado pela palavra

  6. … para cavar o poço poucos aparecem, mas para tomar a àgua a fila é enorme, e assim também é na palavra do Senhor, a fila para receber a benção é muito grande, assim foi nos dias do Senhor, mas eu posso e você também pode fazer diferente, vamos cavar, vamos orar… lembrei de um hino….
    Brota, brota, ó poço!
    Vem, Senhor, cavar-me;
    Té fluir Teu rio,
    Vem desentulhar-me…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *