A vida da igreja – Comunhão com a igreja em Uberaba-MG – 22/04/2018 – Ezra Ma

COMUNHÃO COM A IGREJA EM UBERABA – 22/04/2018

Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma após a reunião da mesa do Senhor com a igreja em Uberaba, na manhã de 22/04/2018. Texto não revisado. Pode conter erros de ortografia, digitação e semântica.

A vida da igreja
Leitura Bíblica At 2:42-47

 

É bom falar com a igreja em Uberaba. A ultima vez que estive aqui foi há 37 anos. Hoje vamos falar um pouco  mais sobre  a vida da igreja. esse é o nosso foco hoje. Temos muita clareza entre os cooperadores hoje. Nosso foco não está na obra do Senhor, mas na vida da igreja. não estamos aqui para fazer muita obra, mas o que queremos é que haja uma vida da igreja normal. Uma vida da igreja cheia de desfrute, de alegria, amor e cuidado.  Também com muita  obediência e ordem. essa questão é muito importante.

1Tm 3:14-15 A casa de Deus não é uma bagunça, onde cada um faz o que quer. Nela há um procedimento. não é um procedimento legal ou organizacional, como em uma empresa. A casa de Deus é a casa de Deus. Ele é um Deus de ordem. em Sua família existe ordem e existe um procedimento. Existe uma autoridade, os serviços e a palavra. a palavra não é uma palavra qualquer, mas aquela que segue o ensinamento dos apóstolos, a economia neotestamentária de Deus. Diante de Deus temos muita clareza e percepção de que somos a igreja. Deus permitiu que sofrêssemos. Temos uma história e um legado. Passamos por muitas lições de vitória, de fracasso e de derrota. Por isso, nos humilhamos diante do Senhor. perdemos muitos irmãos por isso e pedimos a Sua graça para recuperar esses irmãos. Tenho ficado contente ao saber que muitos irmãos estão voltando à normalidade. Precisamos de muitos irmãos para participar disso.

Por isso, tivemos a Conferência das irmãs. Sabemos que temos grande trabalho para mudar o a visão dos varões das igrejas. Temos um conceito equivocado. As irmãs farão um trabalho com as irmãs, com as mulheres. Elas ainda estão debaixo da cobertura e da autoridade dos varões. A administração da igreja cabe aos varões, mas as irmãs também têm sua porção na igreja que deve ser exercida.

At 1:13-14 Essa foi a primeira reunião de serviço. Os principais irmãos estavam ali e a bíblia registra que as mulheres também estavam ali. Precisamos de todos os irmãos. precisamos dos jovens, dos adolescentes, dessa geração de jovens profissionais maduros. Precisamos inseri-los. Hoje quem dá a conferência de jovens é a linha geriátrica. Nos esquecemos que quando a vida da igreja começou nós tínhamos 20 anos e não sabíamos tanto quanto os jovens de hoje. Os que assumiram as igrejas naquela época tinham 18, 19 anos. Não tínhamos os livros e a estrutura que temos hoje. Hoje temos 60 e poucos anos. A linha de frente, dos presbíteros, tem 50 anos para cima. Precisamos aproveitar a janela de oportunidade e inserir as irmãs, inserir esses jovens varões. Caso contrário, esses jovens não terão mais oportunidade de assumir o ministério da Palavra. A igreja não é uma empresa, mas não há diretores executivos de 60 e poucos anos nas empresas. Estes dão as diretrizes, mas quem toca as empresas são os que têm 40 anos. O Senhor me falou após este acidente que sofri, que eu não devo estar tanto na execução, mas cuidando dos irmãos e treinando aqueles que podem treinar a outros. Hoje o número de irmãos é muito grande. Estou abrindo meu coração a vocês. Espero que aqui em Uberaba os irmãos possam nos apoiar em oração e na prática da Palavra do Senhor. nosso encargo é que todos estejam bem e felizes na igreja. então, o Senhor nos acrescentará dia a dia os que vão sendo salvos.

At 2:41 Você crê que um acréscimo de 3mil é possível hoje? A vida da igreja é muito especial. Tenho a convicção de que somos a igreja. Deus nos deu a visão do todo, mas não temos tudo em nós. Precisamos ser humildes para ganhar dos irmãos o que eles têm. Estamos hoje na década de 2010. Nos anos 80 fazíamos certas coisas e usávamos certas coisas que hoje já não existem. Nossos carros eram diferentes, a maneira como comíamos era diferente, as necessidades das pessoas mudaram. Não podemos nos agarrar ao passado. Quando Jesus veio, não veio para agradar as pessoas. João Batista era um revolucionário. Nunca alguém havia batizado. Era algo novo. Era para sepultar as pessoas e acabar com a velha criação. Jesus também não era tradicional.  Os fariseus o odiavam. Ele comia com pecadores, curava no sábado, etc. Ele veio chamar os pecadores ao arrependimento.  Nos anos 80 não havia síndrome do pânico, AIDIS como hoje, chicungunha, não havia alto índice de suicídio, que tem atingido até mesmo os pastores. Existe muita cobrança dos irmãos, mas somos tão vulneráveis como qualquer um.  Neste acidente experimentei outro aspecto. Sempre fui muito forte. eu me envolvi em 3 acidentes antes desse. Certa vez, em Poços de Caldas, capotei o carro com Jeanine, David e Elizabeth. O Senhor nos guardou.  Mais tarde, nos anos 80, indo para Irvine, Texas, nos EUA, tombamos um caminhão. Agora, sofresse acidente na semana passada. Nunca fiquei como fiquei desta vez. Estou me recuperando. Até mesmo quando perdi minha filha, fui eu quem dei a palavra no velório. Sempre fui capaz de encorajar outros, de fortalecer e animar outros. Sempre estive deste lado, mas pela primeira vez estive do lado de lá. Me senti muito vulnerável e fragilizado. Então, me apeguei ao fato de que sou membro do corpo de Cristo. cancelei vários compromissos durante a semana. Tive várias reuniões canceladas, porque não estava em condições. Então, aí o Senhor falou para mim: você é vulnerável como qualquer outro. Hoje, uma semana depois, esses sete dias me fizeram ter um apreço muito maior pelo Corpo de Cristo.  eu preciso dos irmãos, preciso da igreja. a igreja é o amor mútuo e cuidado mútuo entre os irmãos. Louvado seja o Senhor!

Então, na vida da igreja, irmãos, precisamos adequar a vida da igreja para atender as necessidades das pessoas. O povo brasileiro é muito exigente. Nas embalagens dos produtos aqui é preciso colocar todas as informações. No passado, na vida da igreja, só enfatizávamos o produto – “Nós temos a melhor palavra”. No passado, nós íamos todos de bom grado para as conferências, mas hoje os participantes tanto das conferências como dos eventos estão mais exigentes. Estamos lutando para melhorar as instalações da EAV, porque a necessidade do público mudou.  Nosso evangelho, a palavra de Deus, as verdades neotestamentária, jamais mudam, mas a maneira como a apresentamos, precisa mudar. Não podemos falar as mensagens como falávamos antigamente. A economia neotestamentária de Deus é o Deus Triúno tripartido regenerado. Ninguém entende. Precisamos descer no nível das pessoas para falar-lhes a palavra de Deus. Jesus falou que era o pão da vida, porque todos os judeus comiam muito pão. Ele usava a cultura das pessoas da época para falar a Palavra.

Quando alguém entra na reunião hoje eles estão buscando algo. Eles precisam ser supridos e cuidados. Se não há alguém conduzindo os hinos, há muita insegurança para os novos. Se sentem-se seguros, gostam da reunião. Não podemos pensar as reuniões apenas para os nossos irmãos. precisamos de reuniões em que nos preocupamos com as pessoas de fora. Nestas reuniões, as pessoas podem se abrir e tocar a Deus, porque a reunião foi pensada e preparada para eles. Os hinos cuidadosamente escolhidos e conduzidos, uma palavra curta atingindo as pessoas e também uma oração de poder para libertar e suprir as pessoas no final. Essas pessoas serão os maiores propagadores das reuniões entre as pessoas, com seus amigos e parentes. sabemos que 80% se convertem sendo trazidos por parentes e amigos. Nos anos 80 e 90 crescemos muito porque a vida da igreja era tão gostosa que as pessoas traziam seus amigos e familiares. Hoje as lideranças precisam criar esse ambiente gostoso da vida da igreja. Vocês são privilegiados de ter essa chácara. Muitas igrejas sonham em ter isso. os irmãos sentem que apenas as reuniões no local de reuniões não são suficientes, mas precisam ter oportunidade de

Ef 3:20 Para Deus não há limite. Somos nós que O limitamos. Esse é o poder da mente humana. É nossa mente que limita Deus. por isso, a Bíblia diz para nos renovarmos no espírito da nossa mente. É pela transformação da nossa mente que somos transformados. Nossos conceitos são o que limitam a Deus. nos apegamos à nossa maneira e ao nosso jeito. Isso se tornou as nossas ordenanças. O problema aparece nas coisas práticas. Esse encargo das irmãs está dando problemas. Primeiro entre as próprias irmãs. Sabemos que teremos de ajudar as irmãs a cooperar juntas. São como Evódia e Síntique. Entre os varões também é preciso haver mudança na mente. Os conceitos e as tradições são o que impede a Deus. a lei de Deus era boa, mas não viram a realidade da lei. Eles se apegaram à sombra. Nós nos apegamos ao nosso jeito. Todos os conflitos que há na igreja hoje são por causa das coisas práticas.

At 2:42 E perseveravam no ensinamento dos apóstolos e na comunhão do ensinamento dos apóstolos. Quanto a isso não há conflito. Todos concordamos com as verdades a respeito de Cristo, ao Espírito, ao Reino, à igreja, etc. Mas quando tocamos no segundo par – o partir do pão e as orações – é que vêm os problemas. Por quê? Porque são as coisas práticas. Alguns defendem que o partir do pão deve ser de manhã e outros à noite. Muitos se apegam à legalidade. Deve ser usado pão com fermento ou sem fermento? Com vinho ou com suco de uva?  É interessante. A bíblia não fala. Apenas diz fruto da videira. Penso que Deus fez isso justamente para nos testar, para ver se íamos brigar por suco de uva ou vinho. Na Bíblia não fala como devemos nos reunir, nem como orar – se devemos orar em casa, se nos grupos familiares, se com toda a igreja, etc. também não fala os detalhes sobre o batismo. Água salgada ou água doce? Água parada ou água corrente. Batizando para frente ou para trás? Serviço do pão. Incluímos as irmãs para servir o pão. Isso gerou problemas. Havia varões que não queriam pegar o pão quando servido por irmãs. Falei com alguns irmãos mostrando que esse serviço é dos diáconos e que a bíblia fala da existência de diaconisas. Então, sentiram paz. Então, as coisas práticas são as que geram problemas e divisões. O segundo par mencionado em At 2:42 trata das coisas práticas. No v. 46 vemos que eles partiam o pão de casa em casa e todos os dias. Se fizéssemos isso hoje, traria muita confusão e muito comentário. Claro, mais tarde, os irmãos ainda

  1. 46 Um dia espero ter oportunidade de falar sobre o papel do milagre na vida da igreja. existem os milagres. Minha esposa e eu, mais a irmã Marihelen, experimentamos um milagre ao sermos salvos no acidente. Deus cura em nosso meio. Mas às vezes, Deus não atende. Alguns tem dificuldade com isso e ficam abalados. Jamais devemos questionar a Deus. tivemos paz quando Deus levou nossa filha porque não questionamos a Deus. porque aceitamos diante de Deus, superamos. É por isso que precisamos levantar irmãos e irmãs que possam dar aconselhamento. Precisamos enviar irmãos e irmãs para ajudar os irmãos e as irmãs para aconselhar.

Nesse ponto o irmão Dong nos falava da necessidade de inovar e renovar. As necessidades e a realidade das pessoas mudaram e nós devemos mudar. O conteúdo da palavra não muda. Não vamos trazer o mundo para a igreja, mas a maneira como apresentamos muda. O arroz e o feijão não mudam, mas quando você vai ao restaurante eles são apresentados de maneira diferente e servidos com qualidade no atendimento e também no preparo e apresentação do alimento.

  1. 47 A alegria e o testemunho de uma vida da igreja assim atrai as pessoas. Desta forma, não precisa campanhas, chavões e slogans. Quando temos uma vida da igreja alegre assim, as pessoas são acrescentadas. Os que iam sendo salvos. É o presente composto contínuo. Não precisa de esforço, mas espontaneamente as pessoas vêm.

Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos. No Brasil temos um monte de igrejas com 20, 30 irmãos. pedimos que o Senhor faça a igreja crescer, mas quando pensamos na igreja, pensamos nos 20 ou 30 irmãos. precisamos renovar a nossa mente e pensar em 2mil, 3mil irmãos. Quando passarmos a pensar assim, nossa atitude corresponderá a isso. como aquela menina que levou um guarda-chuva para a reunião de oração marcada para orar pelo fim da seca no sul dos EUA. No mundo da fé há os milagres. Quando entramos em nosso espírito e cremos no que Deus prometeu, passamos para outra dimensão. Deus abençoe a igreja em Uberaba. Agradecemos ao Senhor e aos irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *