- O Evangelho de João 8 mostra que os líderes judeus, que tencionavam matar Jesus por inveja e para não perder a estrutura do poder e seus privilégios, não conseguiam ter lugar no coração para receber a palavra de Deus, por meio de Jesus. Eles diziam que sua fonte era o pai Abraão. Mas, se fosse Abraão, deveriam amar Jesus e não procurar matá-Lo. Jesus, então, disse que o pai deles era o diabo (Jo 8:44).
- Não é questão de ser bons, de agir pelo padrão da moral e ético, mas de saber quem é nosso pai, nossa fonte. Nosso Pai deve ser o EU SOU, o único verdadeiro do universo; devemos estar conectados à árvore da vida. A grande maioria das pessoas infelizmente anda pela árvore do conhecimento do bem e do mal. Ninguém gosta do mal, entretanto nessa mesma árvore há uma armadilha, que é fazer o bem. Tanto o bem como o mal dessa árvore tem a mesma fonte: o diabo. Quem anda por ela é cego.
Jo 9:1-3; 1:10-11; Mc 15:10; Jo 5:18; 6:60-68
- Uma evidência de quem anda pela árvore do conhecimento do bem e do mal é agir pela lógica, pelo certo e errado. Essa passagem mostra que até os discípulos faziam, pois perguntaram pra Jesus: “Quem pecou?”. Jesus aproveitou para ensinar-lhes a não julgar pelo bem e mal provenientes da árvore do conhecimento, isto é, pela lógica.
- A palavra, Cristo, veio ao mundo, mas os Seus não o receberam. Os líderes judeus estavam cegados pela religião e por inveja. O povo queria que Jesus fosse igual a Moisés, que lhes suprisse de pães, e, assim, Israel seria uma nação que não precisaria se preocupar com o sustento. Ainda havia o terceiro grupo de pessoas (muitos dos seus discípulos) – que acharam as palavras de Jesus duras demais, se escandalizaram e deixaram de segui-Lo.
- Estávamos tão sossegados na vida da igreja, tranquilos nas tradições, na maneira convencional, e, de repente, veio a imersão na palavra, os adolescentes fazendo grito de guerra, irmãos nos levando para a rua para pregar o evangelho e fazer colportagem; outros indo pro PAC sendo conduzido por jovens de vinte e poucos anos. E alguns disseram: “Duro é esse discurso!”. É crer para ver, e não ver para crer.
- Quem achou duro o discurso e já abandonou o Senhor não entenderia o que o Senhor falava; mas quem permaneceu e obedeceu com simplicidade entendeu. Os descrentes não creem na palavra profética (Jo 6:64). É um número seleto de pessoas que o Pai deu aos cuidados do Filho (v. 65). Você quer ser cuidado por Jesus? Seja simples, não descrente, não seja traidor!
- Jesus não faz politicagem para você ficar, não troca favores ou dá dinheiro para permanecermos (vs. 67). Se você crer na palavra, fica. As palavras de Jesus levam o homem para a vida eterna. Para quem iremos? Não tem outra pessoa além de Jesus.
Hb 1:1-2
- Nesses últimos dias, Deus tem falado por meio do Seu Filho. Deus fala pelos profetas: é a palavra de Deus falada pelos profetas, por isso chamamos de palavra profética. Deus continua a falar conosco hoje por meio do Filho. Mas onde está Jesus Cristo? O Filho fala por meio dos Seus profetas.
- Os líderes judeus não queriam perder a estrutura do poder e seus benefícios. O povo judeu queria pão físico. Muitos discípulos que creram por meio dos sinais que Jesus fazia O abandonaram quando Ele falou algo fora do convencional, fora da mente natural. Somente o quarto grupo permaneceu, pois viram que Jesus tinha as palavras da vida eterna. Era o único grupo que não era cego.
Jo 8:23-29; 2 Co 4:3-5; Gn 3:1-5
- Jesus ouvia do Pai, o verdadeiro, e falava a verdade ao povo. Na sua cegueira, eles não conseguiram ver que Jesus era o próprio EU SOU, o verdadeiro. Jesus é não só o Deus autoexistente, mas também criador. Ele é a própria existência. Por isso, Jesus conseguiu curar o cego. A cegueira é o resultado da queda do homem por duvidar da palavra de Deus e desobedecer-lhe comendo da árvore do conhecimento do bem e do mal. A cegueira da humanidade veio pela transgressão à palavra de Deus. O homem se desconectou do único verdadeiro, que é o EU SOU, conectou-se ao pai da mentira e ficou cego. O mundo inteiro está cego. Mas essa cegueira tem cura, graças a Deus!
- Cuidado com pessoas que ligam para você e perguntam: “É assim que Deus disse?”, ou seja, querem colocar dúvida em você quanto à palavra de Deus. Abrir os olhos por comer da arvore do conhecimento do bem e do mal, não é positivo; é ter a mente corrompida, envenenada. Então você se torna extremamente questionador, crítico, põe defeito em tudo, mas não é feliz, pois está na morte espiritual.
- A morte espiritual é mais difícil de curar do que pecado. Se você comete pecado, basta confessá-lo e Deus o perdoa. Mas leva tempo para se limpar da morte, e você precisa ter um coração que queira se limpar. Não perca a simplicidade e pureza devidas a Cristo; isso não tem preço!
- Por toda a existência humana, Satanás usa especialmente o lado bom da alma para enganar as pessoas. A bondade e o amor naturais, esforços humanos para agradar e servir a Deus na religião são a fonte da cegueira do homem. Satanás não vai pegar você pelo mal; ele tenta atraí-lo pelo lado bom da alma, a bondade natural, e, quando você morde essa isca, a morte chega até você.
- No conceito humano, governado pela árvore do conhecimento, devia haver razão lógica para que o homem nascesse cego (Jo 9:2). Mas Jesus conduziu-os para Si mesmo como a árvore da vida, com a finalidade de executar as obras de Deus (v. 3). Na árvore da vida não há certo ou errado. O que é certo é seguir o Espírito.
- Jesus não veio à terra para dar meros ensinamentos morais, com regras humanas de comportamento; como a árvore da vida, Ele aproveitava todo o tempo para fazer as obras Daquele que O havia enviado: trazer a luz aos que estavam na cegueira.
- Deus tem pressa em fazer as Suas obras. Assim, Ele precisa da palavra que sai da boca do Seu enviado. Jesus, como o enviado de Deus, suas palavras curariam a cegueira, faria a obra de Deus e daria para aqueles que cressem a vida eterna. Mas a cegueira não permitiu que muitos recebessem essa ajuda. Por isso, precisamos dar valor à Palavra.
Is 55:8-11
- O pensamento do homem é: ou o bem ou o mal. Mesmo o melhor pensamento do homem ainda está na arvore do conhecimento do bem e do mal. Então, seus caminhos ficam na esfera terrena. Mas os pensamentos e caminhos de Deus são superiores. Não limite a obra do Senhor pelos seus pensamentos; não limite os caminhos do Senhor pelos seus caminhos lógicos. Não seja o juiz do que o Senhor faz no nosso meio. Sejamos simples e sigamos a palavra. Cada palavra de Deus que saía da boca de Jesus tinha finalidade, não voltava fazia, mas fazia o que Lhe aprazia e prosperava naquilo para que foi designada.
- As palavras ouvidas nesta Conferência não são para ganharmos um pouco de teologia ou doutrina, mas para Deus executar Sua vontade. Deus tem um canal certo de falar Sua palavra e quer que tão-somente a executemos. Nós, os cooperadores, não estamos aqui por doutrinas de teorias bíblicas; somos executores da Palavra. Eu não sou a fonte da palavra que falo; sou apenas executor do que Deus fala. Todos somos executores! Vamos levar esse sentimento adiante.
- Hoje, numa comunhão com os jovens capitães que cuidam das tropas (os adolescentes), falei que o Senhor precisa de todos eles para a obra do Senhor. Não podem ter “miopia espiritual”, ou seja, cada um cuidar só da sua igreja. Embora tenhamos de cuidar bem da nossa igreja, nossa visão é mais ampla que isso, pois precisamos pregar o evangelho em toda a terra habitada. O corpo de Cristo não é uma igreja local, são todas as igrejas. Devemos olhar para a obra como um todo, como Jesus disse aos discípulos: erguer os olhos e ver que os campos já branquejam (Jo 4:35). A África já está pronta! Você deve orar e, se ora, será enviado.
- Por causa da necessidade da África, nossa meta era conseguir um milhão de reais, juntando as ofertas durante às Conferência Geração Santa, Geração Final e Internacional. Até hoje de manhã, o total foram 460 mil reais. Ainda faltavam uns 540 mil para obter. À tarde, em pouco mais de uma hora, entre os cooperadores o Senhor deu o que faltava e foi além do que imaginávamos. Chegamos a um milhão e seiscentos mil reais de oferta para África. Esse é o fruto, o resultado, depois que o Senhor tirou todo “o freio de mão” entre nós.
- Hoje todos os que estão aqui tem um coração louco pelo Senhor; ninguém busca uma obra para si ou luta por popularidade ou fama. Somos apenas membros do Corpo de Cristo, queremos edificar a igreja, fazendo a vontade do Pai para trazer Cristo e Seu reino. O Senhor está nos abençoando, a casa está cheia e ninguém vai nos segurar. Vamos trabalhar com agenda positiva!
- Então, vamos ter o mesmo senso de urgência para fazer as obras de Deus, não perdendo tempo com o certo ou o errado, e sim, seguindo o Espírito a fim de produzir vida e luz na vida das pessoas.
Jo 9:5; At 26:18-19
- Enquanto estava no mundo, Jesus era a luz do mundo. A igreja é enviada aos povos para lhes abrir os olhos e os converter das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em Jesus.
Jo 9:6; Gn 2:7; Rm 9:21
- O homem foi formado do pó da terra (Gn 2:7), assim o barro representa a natureza humana (Rm 9:21). O cuspir na terra significa que a saliva, como a palavra que saiu da boca do Senhor (Mt 4:4), alcançou o homem como o Verbo que se fez carne (Jo 1:14) para curá-lo da cegueira. A cura da cegueira vem pela Palavra que sai da boca de Deus.
- Isso nos faz lembrar da história de Naamã, que tinha lepra e não sabia quem pudesse curá-lo. Uma jovem de Israel que ajudava na casa dele disse que havia um profeta em Israel (2 Rs 5:1-14). O profeta, sem sair de casa para recepcioná-lo, disse-lhe que fosse banhar-se sete vezes no rio Jordão. Naamã ficou bravo dizendo que os rios da Síria eram melhores do que os de Israel, mas seus subordinados o convenceram a fazer conforme a palavra do profeta. Naamã foi curado da lepra. Ele precisou se humilhar e ir até o enviado. Obedecer ao enviado faz as coisas acontecerem.
Lc 4:18-19; 2 Co 1:21-22; 1 Jo 1:1-3
- A Palavra de Deus recebida pelo homem mediante a fé torna-se o Espírito que unge “para evangelizar os pobres; […] proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor”. Mas aquele que nos une firmemente convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração. Deus une firmemente a pessoa que recebe a palavra profética dos apóstolos com quem foi enviado para dar a palavra em Cristo, e é Deus que os unge.
- A palavra da vida anunciada pelo apóstolo João, quando recebida por aqueles que creram, surte efeito: faz o que ouve crer e se unir com o apóstolo. Essa palavra conecta você com o enviado. Por isso, precisa ir ao tanque de Siloé (Enviado). Você será conectado com o Pai, e o Filho Jesus Cristo. Essa comunhão é por meio da palavra. A palavra profética anunciada se torna o elemento da comunhão. Ela promove comunhão entre nós. Quando fazemos imersão, falando uns com os outros, quando fazemos grito de guerra – nós nos conectamos com quem fala e, na verdade, nos conectamos com o Pai e Seu Filho, Jesus Cristo. Assim, nos tornamos membros do Corpo de Cristo e essa palavra circula entre nós como a corrente sanguínea circula pelo corpo.
- Todas as células recebem o oxigênio e os nutrientes necessários para que o corpo seja saudável. Oxigênio mais nutrição dá combustão. Você coloca gasolina no carro e, na câmara de combustão, injetam-se gasolina e o ar (oxigênio), e o pistão sobe e pressiona e acende uma centelha pela vela, então, acontece a explosão. Esse processo produz energia, movimenta o motor e leva o carro adiante.
- Você é um como motor à combustão? Pelo alimento, o intestino leva nutrição para a corrente sanguínea. Os elementos nutritivos entram no sangue, e, ao respirar, você coloca oxigênio no sangue; desse modo em cada célula acontece a combustão. É assim que você tem energia para levantar-se e pular; para pregar o evangelho. Espiritualmente, é a mesma coisa. Como o Corpo de Cristo, precisamos da Palavra e do Espírito como o oxigênio. Por isso, vamos pregar o evangelho, edificar a igreja e trazer o Senhor de volta. A palavra como vida precisa circular entre nós e, assim, somos ligados, ungidos e selados.
Jo 9:8-11-25
- Crer na palavra, com simplicidade e obediência, é cura. Quem curou o homem da cegueira? O homem chamado Jesus. O cego foi, lavou-se e passou a ver! Nós estamos vendo. O homem natural não entende das coisas de Deus. Com uma palavra, a vista do cego foi restaurada. Ao sair às ruas na pregação do evangelho, use a palavra profética e veja o poder da palavra de Deus. Os milagres acontecem.
- Os judeus não acreditaram que aquele homem fora cego e chamaram seus dele para o confirmar. Os pais, com medo dos judeus, pediram que o interroguem, pois já tinha idade para isso (vs. 18-23). Ao ser questionado pela segunda vez, o homem que fora cego disse: “uma coisa eu sei: eu era cego e agora eu vejo”. Satanás pode levantar muitos ataques contra nós, mas contra fatos não há argumentos. Quantas pessoas foram curadas, quantos adolescentes restaurados e estão avançando. O testemunho é a palavra mais forte!
- Em lugar de tantas discussões doutrinárias, com argumentações sem fim, Jesus estabeleceu o princípio de: “Vem e vê!” (Jo 1:39, 46), pois um testemunho vivo fala mais forte do que mil argumentações. Vamos trazer as pessoas!
Jo 9:34-35
- O homem que fora cego foi salvo: “Creio, Senhor; e o adorou”. Jesus veio a esse mundo para juízo, para que os que não veem vejam e os que veem se tornem cegos. Aquele que se confessa cego e quer ser curado vai ver. Mas aquele que é cego, mas acha que está vendo, vai se tornar cego.
- Jesus veio ao mundo estabelecer o juízo. Nada vai passar sem se definir: ou você está do lado de cá do muro ou do lado de lá; nada ficará em cima do muro. Ninguém pode dizer: “Sou neutro”. Esta conferência vai ser um divisor de águas. Todos já se definiram. Somos os que não viam e agora veem. Não somos arrogantes, que acham que sabem falar bem a mensagem ou são capazes. Cremos na palavra de poder, e ela faz toda a obra. Por isso os que não veem estão vendo.
- Enquanto você não se define, a obra de Deus não avança. Mas se você é a favor e se defina a favor, Deus tem como avançar. Por onde Jesus passa, tudo se define. As ofertas foram levantadas num volume recorde e ainda estamos no começo da Conferência, isso é prova de que todos se definiram a favor, isto é, o Senhor não tem mais travas, bloqueios, traidores ou descrentes entre nós e consegue avançar. Vamos avançar?