Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, na Conferência Internacional, realizada na Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP) e transmitida pelo Instituto Vida para Todos em 04/09/2022. Texto não revisado pelo autor.
Na mensagem 7 falamos a respeito da suprema grandeza do poder de Deus. Ele disponibilizou Seu imenso poder a nós, o qual podemos acessar por meio de uma pequena chave: nossa fé. Quando cremos na palavra, a suprema grandeza do poder de Deus opera em nós e milagres e prodígios acontecem. Esse poder é tão grande que ressuscitou a Jesus de entre os mortos e O fez ascender até a parte mais alta dos céus e se assentar ao lado do Pai, acima de todo principado e potestade. Ele recebeu toda autoridade e honra, e Deus colocou todas as coisas sob seus pés.
Efésios 1:22 é um versículo difícil de interpretar pela repetição que traz: ele diz que todas as coisas serão colocadas debaixo dos pés de Cristo e que Ele estará acima de todas as coisas. Essa repetição ocorre porque uma das citações diz respeito a posicionamento: Cristo está assentado à direita de Deus, essa é Sua posição, mas isso ainda não significa que todas as coisas estão sob seu encabeçamento. Por isso o versículo especifica que há a operação de fazer Cristo ser o cabeça sobre todas as coisas. Para isso, a Ele foi entregue a igreja, onde esse processo será iniciado. A palavra profética nos ensina a obediência e o encabeçamento. Quando ouvimos e cremos na palavra, passamos a ser dirigidos pelo Senhor. Ao término do processo de edificação, todas as coisas serão encabeçadas por Cristo. Essa é a importância da igreja, a qual é Seu corpo.
A igreja é o Corpo de Cristo e não uma mera organização humana, mas sim um organismo vivo, espiritual e celestial, não pertencente a esse mundo. O Corpo de Cristo é composto de todos os que foram regenerados pelo espírito por meio da fé. Nós estamos na igreja que não é desse mundo cartesiano, desse tempo e espaço. Sua natureza não é terrena, mas espiritual.
1 Co 12:12-13,27
Cristo é não somente a cabeça, mas também todo o corpo, Deus quer trabalhar em nós e nos fazer extensões Dele mesmo, como Seus membros. Por meio do trabalhar da obediência em nós, somos infundidos pela vida divina e Cristo se torna tudo em Seu corpo. O resultado do trabalhar Dele deve ser tornar-nos não só em membros do corpo, mas também membros do próprio Cristo. Fomos regenerados quando nascemos de novo em Cristo, colocados para dentro de Seu corpo, e passamos a beber do Espírito. A vontade de Deus é que sejamos saturados pelo Espírito ao beber dele e nos tornemos parte de Cristo.
O batismo com água é apenas a confirmação do fato que acontece quando cremos no Senhor: quando cremos, o espírito nos batiza e nos insere no corpo. Passamos pelo batismo das águas, para dar testemunho de nosso batismo pelo Espírito Santo. Isso prova que fomos inseridos dentro do Corpo de Cristo, é um testemunho para os principados, potestades, para os homens e para Deus de que somos parte Dele. Assim, não podemos mais viver como membros individualistas, mas sim coletivamente.
Ef 1:23; Cl 1:15,17-19
A igreja é a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas, Cristo. Ele é o vínculo que une todas as coisas em um ponto. Antes de todas as coisas serem criadas foi necessário um ponto de partida, Cristo. Ele é o ponto de partida e de união, que torna tudo em um só. Nós ainda vivemos limitados pelo tempo e espaço, então precisamos muitas vezes de figuras. Por isso, fiz uma ilustração geométrica. Cristo é o centro do círculo, e a área do círculo representa a plenitude de todas as coisas. Sem o centro, o círculo não pode existir, o ponto central é a primeira premissa para Sua existência. Da mesma forma, Cristo é o ponto principal e o primeiro para a formação de todas as coisas. Sendo esse círculo o universo, Cristo é ponto que une todas as coisas.
Ele é o primogênito e, portanto, é o primeiro, o ponto de partida. Quando se ofereceu ao pai como sacrifício vivo, tudo que aconteceu a Cristo foi lançado para a eternidade e assim Deus pode lançá lo em qualquer ponto do universo. O Corpo citado nesses versículos não é algo terreno, mas faz parte da nova criação, em um novo plano. Cristo é tanto o ponto central quanto o ponto de partida de toda a nova criação, da qual a igreja faz parte.
Aprouve a Deus que em Cristo residisse toda a plenitude. Plenitude significa encher até que não seja mais possível e transborde. O Pai tem uma vontade: usar Cristo para ser a cabeça em todas as coisas. O mistério da vontade de Deus é fazer todas as coisas convergirem no Filho. O que satisfaz a vontade do Pai é que toda a plenitude seja encabeçada por ele.
Cl 2:9; Jo 1:16
Toda a plenitude da deidade habita no Corpo de Jesus. Quando Cristo ressuscitou e fundou a igreja, ela se tornou seu Corpo místico, espiritual. Assim, hoje a plenitude de Deus habita também em nós. O Senhor quer nos encher, nos saturar com a divindade que está em Cristo, nos cobrir de graça sobre graça. A igreja como Corpo de Cristo é Sua plenitude, sendo preenchida com seus atributos. A igreja é o Corpo de Cristo, é a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas, Cristo. Aquele que a tudo enche em plenitude quer primeiramente encabeçar e encher Sua.
igreja. Ele quer nos encher com seus atributos e sua divindade até não poder mais, até transbordar. Esse é o significado de plenitude.
Cl 3:11
Quando estamos na esfera do novo homem já não pode haver judeu ou grego, mas somente Cristo. Precisamos estar saturados dele, ao ponto de abandonarmos o ímpeto de ser vistos como outra coisa. Deus quer apagar esse ímpeto de nós, pois servem apenas para nos dividir. Quando formos edificados ao máximo, enchidos de Cristo até ao ponto de saturação, Seus atributos nos encherão. Deus quer encher nosso tanque até transbordar, até a plenitude, até onde não dá mais. Não pode mais haver em nós nossa própria vida, mas Cristo deve ser tudo em todos nós.
Por que há crime organizado, milícia, e terra sem lei? Quando há vácuo de poder, quando o governo não consegue ocupar um espaço com domínio, alguém entra e ocupa. Quando não há governo, há desgoverno e outras coisas passam a ocupar esse espaço. Deus precisa fazer da igreja Sua plenitude e a partir dela preencher todas as coisas, para ocupar e encabeçar esses espaços vazios. Não pode haver um espaço sequer em que Cristo não governe, pois Ele é necessariamente aquele que a tudo enche. Não pode haver espaço vazio, terra sem lei para que o inimigo entre.
Para que Cristo encha todas as coisas Ele precisa da igreja como Sua plenitude. Nossa mente, vontade e emoção precisam ser governadas por Cristo, não pode haver espaço vazio em nós que não tenha sido preenchido por Ele. Ainda temos espaço vazio, elementos da carne? Então cristo precisa nos encher mais! Somente quando Ele tiver a plenitude da igreja é que poderá encabeçar todas as coisas.
Jo 3-8; Cl 3:1-1
A igreja não é dessa terra, e tampouco somos nós. Com o novo nascimento, recebemos a vida do alto! Aquilo que veio da carne precisa ser retirado de nós para que sejamos preenchidos pelo que é do alto. Quando buscamos as coisas do alto, Cristo tem a chance de nos encher com as coisas e pensamentos do alto. Hoje, quando pensamos nas coisas lá do alto, Cristo pode preencher e encabeçar também nossa mente.
Para entrar toda a divindade, o que está nos enchendo da natureza terrena precisa sair. Se não nos esvaziarmos, Cristo jamais poderá nos preencher. Precisamos deixar a natureza terrena, pois seus atributos atrapalham a edificação. Sendo enchidos com os atributos de Deus, temos nossa natureza mudada. Passamos a ter compaixão das pessoas como Cristo tinha. Passamos de maledicentes a apoiadores uns dos outros, passamos a nos perdoar mutuamente. Deus nos perdoou e, revestidos dessa compaixão, passamos também a perdoar uns aos outros.
Esse é o caminho prático para Cristo nos encabeçar e encher com Sua natureza, até que Ele seja a plenitude em todas as coisas. Onde cristo entra, Ele governa. Em um reino não pode haver vácuo de poder. Na sociedade atual o governo não consegue inviabilizar esses vácuos, abrindo espaço para crime organizado, por exemplo. Por isso há tão fortemente a necessidade de Cristo encabeçar todas as coisas, para que seu governo preencha esses espaços e os encabece, trazendo o governo divino perfeito à terra.
1 Co 15:24-28
O fim virá quando Cristo tiver preenchido Sua igreja até a tampa. Quando completar Sua tarefa, todas as coisas estarão sujeitas a Ele, todo o governo será colocado aos pés do Pai, e o próprio Cristo estará sujeito ao Pai, para que Ele seja tudo em todos. Hoje o Senhor trabalha em Sua igreja, para que Ele seja tudo em todos. Quando, por meio de Seu Corpo, Ele tiver sujeitado tudo e não houver mais nada que não seja encabeçado por Cristo, tudo será entregue ao Pai e a partir desse momento é que Ele será tudo em todos.
Ap 21:2,3
A nova Jerusalém representa a igreja edificada, a plenitude de Cristo. Na tradução da versão da Bíblia de Jerusalém, Deus é apresentado como “Deus com eles” em Apocalipse 21:3. Por meio do filho, também estaremos inseridos no Pai. Assim como o Pai e o Filho estarão unidos, também nós estaremos unidos a Eles.
Ap 21:16; 22:1-6; Rm 14:17
Jerusalém edificada é um cubo. A igreja edificada, unida a Cristo, se torna a pedra que atinge a estátua do sonho de Nabucodonosor e esmiúça todos os governos da terra e todas as autoridades e governos humanos. Não sobrará nem um vestígio sequer desses governos, e a pedra se tornará em uma grande montanha, Jerusalém.
Na eternidade futura, o governo total estará nas mãos de Deus, já que não sobrará nenhum espaço fora de Sua autoridade. Essa autoridade não é repressora, mas vem nos suprir de vida e nos curar. Como é bom ter um Deus que nos supre! Em Jerusalém, quando o governo Dele for pleno, teremos o rio da água da vida para matar nossa sede, a árvore da vida que para nos alimentar, e as folhas das árvores serão para a cura dos povos.
Onde há a justiça de Deus, há paz e alegria. Hoje, com o Espírito Santo, podemos experimentar uma amostra dessa paz, mas Naquele Dia, quando formos inseridos no próprio Deus, experimentaremos a plenitude da justiça, da paz e da alegria.
Ap 22:11
A vinda do Senhor não demorará a acontecer, Ele nos trará o galardão segundo a obra de cada um. A logo do CEAPE apresenta uma esfera, da qual Cristo é o centro. Assim como na imagem do círculo, ela indica que Cristo é o centro de todas as coisas no universo, é o ponto de convergência de tudo.
Aqueles que semeiam com lágrimas hoje, receberão seu galardão na vinda de Cristo. Ele retribuirá cada lágrima, pois com Ele está o nosso galardão! Aleluia!