Palavra ministrada pelo irmão André Dong, na Conferência Internacional, realizada na Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP) e transmitida pelo Instituto Vida para Todos em 06/09/2022. Texto não revisado pelo autor.
Hoje chegamos na mensagem 10, que tem por título “A presença invisível e a palavra profética”. Estou muito feliz, porque o que está acontecendo hoje, e nos últimos tempos, não se compara ao que aconteceu no passado. Nós estamos vivendo os melhores momentos da vida da igreja. O que tem-nos direcionado é a palavra profética! Nós temos de nos engajar nisso, pois o Senhor está voltando.
A palavra é muito importante, pois ela nos dá direção, nos dá vida, nos dá poder para seguir adiante. O falar de Deus vem desde o começo, na criação dos céus e da terra. Deus disse, e assim se fez. Ele tem o poder de trazer à existência as coisas que não existem. Porém ao criar o homem, se fez diferente. O bom prazer de Deus é o homem! Quando minha filha mais velha casou, eu ainda não tinha expectativa de ter netos, mas quando minha neta nasceu, tudo mudou. Quando Ele criou o homem, deu o sopro de vida e o fez alma vivente, tudo mudou. O tratamento de Deus com relação à criação mudou, agora tudo tem sentido. O homem foi colocado no Jardim do Éden, onde Deus tinha dado tudo para que o homem vivesse ali, toda a sorte de árvores frutíferas, tudo em abundância. Mas ainda faltava alguma coisa, a palavra de Deus.
Mt 4:4; Gn 3:8
O que complementa a necessidade do homem é a palavra de Deus, e isso não pode faltar. Mesmo que o homem tenha abundância de todas as coisas físicas, ele ainda tem a necessidade da alma. A palavra pode suprir essa necessidade. Aqui temos uma lição para nós. O pecado nos afasta de Deus, mas precisamos voltar para Ele. Precisamos pedir perdão, pedir pelo Seu sangue precioso, para não ficarmos afastados de Deus.
Adão ficou afastado de Deus, porque sabia que tinha feito algo de errado. O Senhor falava com eles, andava pelo Jardim para falar com o homem. Isso nos mostra que além dos suprimentos físicos, ali também tinha o suprimento da palavra. Quando você encontra alguém hoje, pode falar “Posso orar por você?” e apresentar a literatura a ela. Isso pode mudar a vida dela. O que salva as pessoas é a palavra.
Dt 18:15-22
No antigo testamento, Deus levantou Moisés para ser profeta. Ali, Moisés estava refalando tudo para o povo. O profeta que Deus suscitaria era Jesus! O profeta é aquele que fala por Deus. Aquele que não ouve as palavras do Senhor por meio do profeta prestará contas com Deus. Isso é muito sério!
O Senhor nos previne sobre os falsos profetas. Se o profeta é do Senhor, o que ele fala se cumpre. O Senhor tem sido muito gracioso conosco. Tudo que tem sido falado na palavra profética, tem se cumprido, e ainda tem sido turbinado. A colportagem foi turbinada, agora temos a colportagem dinâmica. O CEAPE foi turbinado, agora não temos mais diversos CEAPEs espalhados, mas temos o CEAPE Brasil! O Expolivro também foi turbinado. Muita coisa tem sido turbinada, e muita coisa ainda será. Graças ao Senhor por isso.
Is 55:10-13
Primeiro vamos trabalhar para o Senhor, depois ele nos dará o pão. A palavra do Senhor é para ser cumprida. Ela gera frutos e não volta vazia. Quando tomamos a palavra do jeito que está descrito nesses versículos, praticamos as palavras ditas pelo profeta e essa palavra se cumpre, o resultado é muita alegria, muita paz. A prática da palavra muda nossa vida! Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste. Quão maravilhosa é nossa vida com o Senhor!
Hb 1:1-3
Aleluia! “Ele é o resplendor da glória, expressão exata do seu Ser”. O irmão Pedro já nos falou que “exato do seu Ser” é “hipóstases”, que significa “substância de Deus”. Esses últimos dias, quem fala conosco é o Senhor! Ele se tornou o espírito que dá vida. Ele está em nosso espírito.
Mt 23:2
Ele veio para os judeus, mas os judeus não o receberam, e ainda faziam oposição. Moisés era profeta de Deus e seu lugar era para ter tido continuidade, porém ali foram colocados escribas e fariseus, que não tinham nada a ver com a palavra de Deus, cessando assim, todo falar de Deus a Israel.
Ef 5:25-26
Essa é a função da palavra profética: de nos santificar. Essa santificação é disposicional, é sobre o trabalhar em nosso interior. Nós ainda temos muitas coisas da velha criação em nosso interior, por isso precisamos da santificação. Deus nos tirou do mundo, nos colocou em Cristo. Em Cristo, um lugar santo, nós temos condição de receber a santificação. Essa santificação é feita pela lavagem de água pela palavra. Ela vai nos renovando, nos transformando metabolicamente.
Não percam nenhuma palavra profética. Às quintas-feiras temos a live do irmão Pedro Dong, revisando a palavra dita no domingo. Nisso, Deus aproveita para nos santificar.
A palavra profética nos torna igreja gloriosa, sem mácula, ruga nem defeitos. Esses sinais são da velha criação, sinais de velhice. O Senhor pegou a igreja com todos esses sinais de velhice, e, com a palavra, pode rejuvenescê-la, fazendo igreja gloriosa.
Ts 2:13; Rm 16:26
Paulo estava feliz, porque percebeu que os santos em Tessalônica receberam a palavra que receberam do apóstolo. Esse falar do apóstolo era o falar profético. Nós temos de receber essa palavra como de Deus. Ela só opera se nós crermos. Eu creio! Se você crê, você recebe, e essa palavra pode operar eficazmente. Precisa ter fé!
Mandamento de Deus é ordem. Uma ordem tem de ser cumprida. Você recebe a palavra profética e pratica, então ela opera eficazmente. Lembre-se disso: quando sai a palavra profética, ela é como mandamento. É como Deus dizendo: cumpra-se!
Rm 10:6-8, 13-17
A palavra está perto de ti! Você precisa se encher da palavra. Cheio da palavra, é só abrir a boca que a palavra vai sair! Os colportores precisam estar com o tanque cheio da palavra, assim eles abordam as pessoas, sem receio. Nosso interior tem de estar cheio da palavra de Deus, para quando abrirmos a boca, a palavra possa fluir. Como crerão, se não há quem pregue? As pessoas precisam de nós!
Jo 20:19-28; 21:6-14; Lc 5:5
O Senhor nos envia! Ali o Senhor estava no meio deles, e soprou neles o Espírito Santo. Ele pode aparecer e desaparecer. Ele está presente a toda hora, mesmo invisível. A partir daí os discípulos precisam ter a sensibilidade para tocar o Senhor na Sua forma invisível. O Senhor estava treinando-os para isso. Hoje o Senhor está conosco em sua presença invisível. Quando tocamos a palavra, tocamos no Senhor em sua presença invisível.
Tomé perdeu a reunião em que o Senhor soprou o Espírito. Isso fica de lição para nós, não vamos perder nada, irmãos. Não sejamos incrédulos! Nós não vimos e cremos!
Pescar era voltar para a sua profissão antiga. O Senhor já tinha falado que eles se tornariam pescadores de homens, e não mais de peixes. Por isso, naquela noite nada conseguiram pescar. Graças ao Senhor, nessas horas difíceis, Ele aparece para nos suprir. Eles tinham passado a noite tentando, mas nada pegaram, isso nos mostra que sem o Senhor, nada podemos fazer. Quando eles obedeceram ao falar do Senhor, conseguiram pegar os peixes!
João era mais sensível que Pedro, ele percebeu que era o Senhor. Quando Pedro percebeu quem era, ele ficou com vergonha, pois tinha abandonado o Senhor. Jesus já tinha preparado a comida para eles, não precisou usar aqueles peixes pegos. O Senhor estava treinando seus discípulos para sentir Sua presença invisível. Para nós, a presença invisível do Senhor é a palavra profética. É a palavra que nos orienta, nos dá sustento, nos traz alegria.
Lc 24:32; At 1:8, 2:14
Quando o Senhor fala, arde o nosso coração. O Senhor fala pela palavra profética e a sua presença invisível arde em nosso coração. Nós somos testemunhas do Senhor, isso faz parte da grande comissão que o Senhor nos deu. Estamos cumprindo com essa palavra! O Senhor está abrindo todos os continentes.
Pedro era o principal canal de Deus para o povo judeu, mas o evangelho é para todos os povos! Por isso o Senhor levantou Paulo. Todos os planos de Deus foram revelados por Paulo. Hoje nós temos a palavra completa (Cl 1:25).
1Tm 1:3-4
Na vida da igreja, o assunto de nossa conversa é a economia de Deus, Seu plano! Vamos colocar o foco na economia de Deus. Não vamos nos distrair. Na época de Paulo havia muitas distrações, muitas filosofias. Isso tudo distraía as igrejas do falar de Paulo. E nós? Vamos ficar discutindo doutrinas? Não vamos deixar nada que é distração entrar em nosso meio. Vamos dar foco à palavra profética. Se você der atenção ao falar de Deus, à igreja, sua vida vai mudar!
Hoje nós temos o falar de Deus. Quando o Irmão Dong estava entre nós, ele era o canal. Agora nós temos o irmão Pedro Dong. Vamos saber quem está com a palavra de Deus em nosso meio. O irmão Pedro é apenas um membro do Corpo de Cristo. Quando você vai até a palavra, o Senhor fala com você? Se ele fala, então essa é a sua presença invisível!
Pv 8:12, 30-31
Como aqueles valentes de Davi, que foram buscar água mesmo sem que ele tivesse pedido, o Filho fez com o Pai. Ele leu as entrelinhas. Nós estamos em Cristo! Não é por acaso que em Efésios 1 fala sobre a vontade de Deus. Estamos aqui para cumprir a vontade de Deus. Esse clima da relação do Pai e do Filho, pode ser desfrutada entre nós no viver da igreja. Deus é a fonte da felicidade! Se você O toca, é suprido em todas as coisas! Jesus é nosso Senhor!