Palavra ministrada pelo irmão Miguel Ma, na Conferência Internacional, realizada na Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP) e transmitida pelo Instituto Vida para Todos em 08/09/2022. Texto não revisado pelo autor.
Na mensagem anterior ouvimos sobre a bênção de receber a revelação. Mas essa noite temos uma bênção maior, que é viver a revelação. Efésios 1 foi compartilhado pelo irmão Pedro em oito mensagens. Deus nos abençoa com toda sorte de bênçãos espirituais e, quando tomamos posse disso, algo é produzido —a igreja. Essa bênção não é em vão. Ela nos faz membros do Corpo de Cristo. Deus opera e produz a igreja, que é Seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche, em todas as coisas. Você faz parte desta bênção.
Ef 1:17-18 Mt 5:8
Paulo faz uma oração a partir de Ef 1:17. A sabedoria e revelação estão no espírito. A sabedoria nos capacita a entender a revelação. Quando vemos a produção da igreja, rogamos ao Senhor pelo espírito de sabedoria e revelação. Para termos revelação, precisamos de olhos, precisamos também de luz. Nosso coração pode ver algo. Você quer ver? Quando você enxergar, quando tiver a revelação, ficará desesperado. Deus nos deu uma grande revelação. Em Mt 5:8 vemos:
“Os limpos de coração verão a Deus”. Deus quer nos dar uma consciência limpa e pura, por isso temos o sangue de Cristo que nos capacita a ter revelação. Precisamos de uma vontade submissa ao Senhor. Fomos chamados para quê? Para essa grandiosa revelação de Efésios 1. Nós, juntos, somos o Corpo de Cristo. Ele quer se tornar o nossa cabeça, para ser o cabeça de todas as coisas, nos encher e então encher todas as coisas. Nós nos tornamos a herança do Senhor e assim temos a glória. Deus trabalha, Ele mesmo, para dentro de nós. Nosso destino é a glória. O Senhor nos dará todas as bênçãos, Ele irá nos encher para ser a plenitude, e assim Cristo poderá encher todas as coisas.
Ef 1:19-23
Agora pode surgir um sentimento em nós: “fui chamado para algo tão grande e não sou capaz”. Em Efésios 1:19 há: A suprema grandeza de Seu poder para aqueles que creem. Por trás de nós há a suprema grandeza de Seu poder. Este poder é para quem crer. A fé é a chave que faz com que a suprema grandeza do poder de Deus comece a operar em nós. Deus disponibilizou para nós esse poder. O poder se manifesta nos momentos tranquilos. Se está tudo normal, não precisa de poder. Numa reta, um carro somente precisa apenas de um motorzinho, pois não tem subida, não tem dificuldades. Mas o Senhor, nas dificuldades, nos dá um motor e tanto. Temos a suprema grandeza do poder de Deus a nosso favor. O Senhor nos tornou Sua igreja. Nós nos tornamos, como igreja, o Corpo de Cristo. Corpo serve para quê? Primeira função é expressão. Segunda função, o corpo é nosso instrumento para fazer tudo que preciso. Cristo tem um corpo apenas para ficar admirando? Para dizer que é maravilhoso? Cristo quer usar esse Corpo. Somos membros deste Corpo e Ele quer nos usar. Podemos pensar: “Sou tão fraco, não consigo, não posso”. Pelo fato de o Senhor conhecer todas as coisas, Ele nos deu também as ferramentas.
Temos as ferramentas do mover de Deus. As ferramentas servem apenas para salvar as pessoas? As ferramentas existem primeiramente para salvar você, pois elas foram dadas para que possa ser útil ao Senhor e cumprir a missão que Ele lhe deu. Somos usados para manejar as ferramentas e assim alcançar outros.
1Co 12:12-13
Nesta porção vimos que Cristo é o cabeça e também o Corpo. Nós somos membros que obedecem, que respondem a cabeça. Reação rápida ou lenta, obediência parcial ou total? Cristo se sente paralítico? O membro não responde? O que Cristo sente a seu respeito como membro? Cristo quer usar você, usar o seu corpo. O Senhor não veio fazer turismo. Ele quer percorrer cada cidade, cada aldeia, levando o evangelho, a cura, a esperança. Aí nós temos as ferramentas. Todos nós já tivemos dificuldades de pregar o evangelho. Havia poucas oportunidades. Hoje temos muitas ferramentas. Todos sabemos orar, então podemos orar pelas pessoas. Quantos irmãos e irmãs já oraram por você? Você não pode orar pelas pessoas? Você quer ficar em casa assistindo TV? Não!
Ele quer que você saia para a rua! Ele precisa de você, de seu corpo! Você pode manusear a ferramenta: “Posso orar por você?”.
Se somos capazes de aprender as coisas da terra, então podemos aprender as coisas celestiais. Temos um lugar para aprender, o CEAPE, onde vemos inúmeros testemunhos de irmãos que se achavam inúteis, mas que agora são grandemente usados por Deus. Há também Mulheres Conectadas, em que mulheres ocupadíssimas se comunicam por WhatsApp, orando, tendo comunhão sobre um livro. Têm muitas mães com criancinhas participando. Se tem tantas que conseguem fazer isto, você não pode? Essa ferramenta é para você! Outra ferramenta é os Homens de Oração, com irmãos muitos ocupados, que se reúnem às 21h, para ter comunhão, ler um livro, orar uns pelos outros. Outros grupos que têm comunhão às 5h. Você pode dormir um pouco mais tarde, mas terá um sono tranquilo ou acordar um pouco muito cedo e ter um dia glorioso. Temos também o Avança, Jovem!. Os jovens são muito úteis a Deus. Viver a revelação é muito maior que receber a revelação. Ó Senhor Jesus! E os adolescentes? São úteis ou não? Temos os Adolescentes em Guerra. Aleluia! E para as crianças tem a Fábrica de Vencedores KIDs. Quantas ferramentas maravilhosas e acessíveis a todos!
O Senhor insiste em nos fazer reinar! Um dia prestaremos contas diante do tribunal de Cristo. Tem um hino que diz “Como posso, de mãos vazias, o meu Senhor encontrar?”. Se usarmos as ferramentas, certamente teremos frutos para o Senhor. Tínhamos minhas fraquezas, mas o Senhor nos deu as ferramentas e assim podemos ser frutíferos. O Senhor sendo o cabeça da igreja com todos os membros saudáveis, respondendo e obedecendo, teremos a plenitude de Cristo na igreja, que a tudo enche. Não somos um povo sem direção. Temos a palavra profética que nos diz quais as ações tomar para que o plano de Deus se cumpra. Algo muito importante é ter este viver.
Ef 3:14-21 Ef 4:1
Efésios 1-3 nos dá a visão e a revelação e em Efésios 4-6 temos o viver baseado nesta visão. Em Efésios 3:14-21 temos uma segunda oração de Paulo para que possamos viver a revelação que recebemos ao sermos chamados. Essa oração termina no versículo 19 com “plenitude”. Na primeira oração é “plenitude” na revelação, mas aqui é “plenitude” em realidade. Em Ef 3:14 vemos a questão de nos por de joelhos e rogar por fazer parte disto. A base da oração de Paulo é essa revelação recebida. Deus quer usar você! O Espírito de Deus age em nosso interior. Quando ruminamos a palavra profética, o Espírito nos permeia com o falar de Deus e vai nos fortalecendo com o poder. Se não fazemos nada, não precisamos de poder. Mas Deus nos fortalece em nosso homem interior para fazer a vontade Dele. Uma coisa é importante: Cristo habitar em nosso coração! Cristo quer preencher cada parte de nosso ser, ser a plenitude. Quando Ele ocupa cada parte de nosso ser, todo nosso ser é usado pelo Senhor. Cristo quer habitar em cada parte do nosso ser: mente, vontade e emoção. Precisamos estar arraigados (raiz) e alicerçados (edificação) em Cristo.
1Co 3:9
Somos cooperadores de Deus e como tais estamos fazendo o que e de que maneira? Pela palavra atual, pelo falar profético, você sabe hoje como cooperar com Deus? Cooperar com Deus usando as ferramentas, conhecendo o que Deus quer. Cristo é o cabeça e nós os membros. Não temos mais desculpas. Você tem tudo para ser cooperador de Deus. Qual o sentimento que você tem quando prega o evangelho nas ruas, em seu trabalho, em sua escola? Deus age, mas nós somos cooperadores de Deus. Em Ef 3:18 vemos que sozinhos não compreendemos muitas coisas, precisamos de todos os santos. Pregamos o evangelho em equipe, somos aperfeiçoados em equipe, servimos em equipe. Temos as diferentes dimensões de Cristo. Por exemplo: saem dez irmãos para pregar o evangelho e, quando voltam, um compartilha uma dimensão: largura, comprimento, altura e profundidade. Experimentamos todas as dimensões de Cristo. Isso é maravilhoso! Juntos desfrutamos de todas as dimensões. Nas reuniões da manhã temos ouvido o testemunho das diferentes dimensões de Cristo. Cada um de nós tem uma porção de uma dimensão de Cristo. Se não experimentarmos, não poderemos compartilhar.
Gn 13:17 Gn 14:19 1Co 2:10 Cl 3:1-3
A questão é percorrer as dimensões de Cristo. Não é só olhar, mas percorrer, tem de caminhar. Todas as dimensões de Cristo nós podemos percorrer. Eu quero percorrer, eu quero ter essas experiências. É possível! Em Ef 3:19 lemos que, quanto mais estamos imersos no falar profético, mais conhecemos o amor de Cristo. Cristo quer usar o seu corpo para fazer o que Ele quer. Se Ele está cheio de amor, nós estamos cheios de amor. Ele trabalha em nós para que sejamos tomados de toda plenitude de Deus. Não ficará um ponto vazio, vai preencher tudo. Isso é experimentar a plenitude de Cristo. Ouvimos todos os testemunhos e estamos maravilhados. Ele é poderoso para fazer infinitamente mais. Estamos todos maravilhados. Porém, tem mais,
infinitamente mais! Somos 5.000 pessoas aqui, ou seja, mais 5.000 experiências. Não tem limite, o céu é o limite. Quanto mais estamos imersos, mais nossa mente é tomada e todo nosso ser é tomado. Em Cl 3:1-2 somos orientados a buscar as coisas lá do alto e pensar nas coisas lá do alto. Pense em tudo que Deus quer fazer. Deus quer nos usar para fazer mais e mais. Quero participar, quero minha porção! O Senhor irá fazer todas as coisas. A Ele seja a glória. Seremos tomados de glória e essa glória retorna a Ele. Deus dispensa a você e tudo retorna a Deus para Seu desfrute. Efésios 3:21 relata: “A ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”.