Conferência Internacional M12 – Em Cristo Estão Ocultos Todos os Tesouros da Sabedoria e do Conhecimento

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida – Sumaré, Brasil, em 24/02/2023. Texto não revisado pelo autor.

 

 

Cl 2:1-7

  1. Paulo vem mantendo uma grande luta pelos colossenses, laodicenses e todos da Ásia menor, que não o viram face a face. O que estamos fazendo na terra, a princípio nos dá grande alegria, como esta reunião, pois estamos na esfera celestial, por outro lado, vivemos aqui onde há uma usurpação do Reino. O inimigo usurpou a terra para si. Por um lado, o que fazemos é para a edificação da igreja, resgatar, curar e edificar as pessoas. Por outro, estamos numa grande luta. Você tem consciência que estamos em guerra? A sala de comunhão dos cooperadores se chama Sala de Guerra. De lá recebemos a ordem e todos os oficiais do Senhor cumprem as ordens.

  1. Colossos e Laodicéia são duas igrejas que foram levantadas por Epafras, um obreiro aperfeiçoado por Paulo em Éfeso. Ele ficou dois anos na escola de Tirano numa propriedade alugada, aperfeiçoando cooperadores para alcançar as igrejas da ásia menor. Assim as igrejas em Colossos, Laodicéia e Hierápolis foram levantadas por Epafras. Apesar de não conhecer essas igrejas pessoalmente, Paulo tinha consciência acerca de sua responsabilidade de anunciar Cristo, com o fim de apresentar cada homem perfeito em Cristo.

Cl 1:28-29

  1. Paulo não fez o trabalho de uma forma massificada. Um orador, que prega a palavra, que quer alcançar popularidade, só fala palavras bonitas. Contudo, Paulo era fiel ao Senhor. Não é fácil advertir. Paulo, solto da primeira prisão e antes da segunda, enviou Timóteo para Éfeso, a fim de admoestar algumas pessoas para não ensinarem palavras diferentes das ensinadas por Ele. Paulo fazia isso por amor que procede de um coração puro, de uma consciência boa e fé sem fingimento. Somente um verdadeiro servo de Deus fala a verdade e adverte aos homens.

  1. Nós saímos às ruas para pregar o evangelho e deixar livros que falam do evangelho do Reino, uma palavra dura, como alimento sólido, para que sejam beneficiados. Nosso objetivo étrazer essas pessoas para serem curadas na igreja, e colocá-las em combate, para servir ao Senhor pregando o evangelho e cuidando das pessoas. O objetivo de tudo isso é que essas pessoas recebam o rio da graça, preencham todos os vazios do seu ser, façam junto conosco a imersão da palavra, para abrir a porta da mente para que Deus penetre no coração, e leve Cristo para cada parte do seu ser. Queremos gerar uma igreja em Filadélfia que não seja só nossa, nossa responsabilidade é levar todos perfeitos a Cristo.

  1. É por isso que me afadigo, para levar cada homem maduro a Cristo, e não me esforço com minha força natural, mas segundo a sua eficácia que opera em mim. Temos cada vez mais irmãos aprendendo a trabalhar no descanso de Deus. Quando o irmão Dong estava com saúde debilitada, em 2016, eu temi receber a responsabilidade da obra e lutei com o Senhor. Ele então, me fez ver êxodo 33, Moisés depois de 40 dias no monte Sinai, enquanto Deus lhe dava os 10 mandamentos, o povo, embaixo no monte, já tinha prevaricado e ofendido ao Senhor, com a idolatria a um bezerro de ouro.

  1. Quando Moisés viu aquela situação, quebrou as duas tábuas e disse ao povo “Quem é do Senhor venha para o meu lado, e puxe sua espada, mate cada um seu irmão, vizinho e parente”. A tribo de Levi se pôs ao lado dele e se santificou para o sacerdócio. Moisés viu a indignação de Deus contra o povo e lembrou o Senhor da promessa feita a Abraão. O Senhor decidiu não mais ir junto com o povo, mas enviar um anjo até a terra de Canaã. Moisés se desesperou e disse “Senhor, se Tu não fores não me faça sair desse lugar”. Em outras palavras, se O Senhor não vai eu também não vou. A promessa de Deus para Moisés, acatei para mim: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso”.

  1. Imagine, irmãos, essa pesada responsabilidade de levar um povo, problemas que surgirão, pressões, sofrimentos. O segredo é ter a presença do Senhor e aprender a trabalhar no descanso do Senhor. Quando vem uma situação difícil para mim não tento resolver, eu devolvo para O Senhor, essa peleja não é minha, é Tua. Todos os problemas que tenho enfrentado, O Senhor tem estado na minha frente, a presença do Senhor de fato faz toda a diferença. Vamos aprender a trabalhar no descanso do Senhor.

Cl 1:4-6; Hb 1:3; 11:1; Rm 10:17; Ef 1:19; 22; 1 Co 2:5; Cl 2:12; 1 Pe 1:5

  1. A fé, o amor e esperança  são as estruturas de nossa vida Cristã. A fé é para com Deus e Cristo Jesus nos dá acesso a Deus que está na dimensão da eternidade, que não é dessa dimensão tridimensional, cartesiana. A fé é como um portal, uma janela, que te transporta para onde Deus está, onde você tem acesso à substância de Deus, à realidade das coisas que não se vêem.

  1. A fé vem pelo ouvir a palavra de Cristo, está sempre relacionada com o que Deus fala, e não é uma habilidade do homem. Ao confessar Jesus como Senhor a pessoa é salva! É mediante a palavra! Nós pregamos a palavra da fé, e a fé aciona o poder de Deus. Esse poder que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos e o fez se sentar à direita de Deus. Esse poder vai fazer com que a igreja faça esse trabalho de encabeçar todas as coisas em Cristo.

  1. Deus tem essa suprema grandeza do poder. A obra de Deus é realizada pela força, que vem pelo poder, este opera e executa a obra. A fé aciona o poder de em nós! O motor do carro tem poder, quando você vira a chave ele começa a funcionar. No seu espírito está o poder de Deus! Quando você crê na palavra profética você engata a primeira, acelera e solta a embreagem! Então o carro sai do lugar e realiza um trabalho! Você prega o evangelho, ganha uma pessoa, cuida de uma pessoa!

1 Ts 1:3; 2 Cor 3:4-6

  1. Quando você usa a fé na palavra profética gera uma força para operar e realizar um trabalho. É na operosidade da nossa fé que realizamos a obra. Como eu e você vamos realizar o trabalho? Fé na palavra! Imersão na palavra! A obra de Deus não é realizada pela capacidade humana, mas pelo poder de Deus mediante a fé. Paulo um dia irá nos dizer que não foi nada por meio dele, e sim a partir de Deus, pois não era capaz sequer de pensar em alguma coisa, quanto mais planejar a obra de Deus. Não estamos mais na velha aliança, a qual depende de quem tem capacidade de cumprir a lei.

Zc 4:6

  1. No contexto de Zacarias 4, no qual todo o povo de Deus foi levado em cativeiro pelos Assírios e pela Babilônia, poucos voltaram para edificar o templo, a grande maioria ficou no cativeiro. Essa é a mesma situação de hoje, Deus tem muitos filhos, mas estão espalhados na Síria e na Babilônia, Ele precisa chamar um povo para voltar para Jerusalém. Quem chega em Jerusalém são os menos capazes. O que podemos fazer para encerrar essa era? Hoje o Senhor nos fala, assim como Zacarias profetizou: Sejam corajosos, não é por força ou poder vosso, mas pelo meu Espírito. Eu mesmo vou realizar essa obra, o templo será reedificado, Deus terá um lugar de habitação no espírito. A fé é que tem a operacionalidade. Por isso digo que nossos jovens são o núcleo energético da obra, para realizar as operações de Deus.

Cl 1:5; 1:27; Rm 8:18-23; Ap 20:4-6

  1. O terceiro elemento é a esperança. A esperança da segunda vinda de Cristo é a nossa esperança da glória. Quando Cristo vier nós seremos glorificados e ocorrerá a redenção do nosso corpo. E os vencedores reinarão com Cristo durante mil anos. A esperança produz perseverança e paciência para continuarmos a viver e lutar pelo Reino, e viver pela edificação da igreja e resgatar mais pessoas. A fé na palavra é para fazer a obra de Deus, a esperança é para nos dar combustível, perseverança, para não desistir. A esperança nos mantém firmes para lutar pelo reino do Senhor, falta pouco, a aurora já chegou, Ele vai vir e nos galardoar.

1 Jo 4:8-12

  1. Mas tudo isso é para produzir o amor. Quando o Senhor voltar, a fé não será mais necessária, pois já estaremos na dimensão de Deus. A esperança, depois da volta do Senhor, não será mais precisa. Mas o amor  é o resultado e produto final da vida da igreja. Nesse tecido de amor O Senhor está nos entrelaçando com Deus e os homens. O amor é para com todos os santos. A maior demonstração de amor é Deus ter doado o Seu próprio filho como propiciação de nossos pecados. Não temos essa capacidade de amar se Deus não nos suprir. A essência de Deus é amor! A morte de Cristo gerou a igreja, para que hoje possamos viver por Ele.

  1. Deus é invisível, mas se amarmos uns aos outros, Ele aparece entre nós. O mundo não vê Deus, quando começamos a viver a vida da igreja por meio da fé e esperança, pelo rio da graça, e gerar o amor, ao amarmos uns aos outros alguma coisa está sendo tecida em nós. Ao sermos tecidos, Deus permanece em nós. Como conseguimos nos entrelaçar sem Deus, se o amor é Deus? Só consigo me entrelaçar com os outros no amor, e quem fornece o amor é Deus. Quando amamos uns aos outros Deus é visto. Nisso o amor de Deus é aperfeiçoado em nós.

1 Cor 13:3;8-13

  1. Nossa vida cristã tem que produzir o amor. A palavra profética um dia desaparecerá. Hoje em dia ela é tão importante que nos ilumina como uma candeia, nos alimenta, nos dá direção e faz a obra de Deus seguir adiante. Quando chegar naquele dia até a palavra profética não será mais necessária, pois Deus já produziu o amor. A palavra da fé, a palavra profética está nos levando para a realidade de Deus, ainda não chegamos ao que é perfeito, mas chegaremos lá. Tudo isso é para produzir o perfeito, e o perfeito é o amor. Hoje ainda vivemos as coisas em parte, pois não chegamos no que é perfeito. Estamos em direção ao que é perfeito, a realidade de Deus está nos enchendo até a plenitude de Deus, o que é perfeito. Enxerguemos o que é mais importante e não terá mais véu, veremos face a face.

  1. Hoje estamos aqui na terra para a edificação da igreja, o corpo de Cristo. Estamos indo para as ruas trazer e resgatar mais pessoas para completar o número dos que precisam ser salvos. Nesse processo todos somos supridos pela palavra profética e pela imersão, abrindo nossa mente e transformando nossa alma. Quando Deus invade nossa alma com Sua realidade do rio da graça, o próprio amor, a essência de Deus está nos inundando.

Cl 2:2-4

  1. A palavra “vinculado” em grego é “sunbibazo” em grego. Significa “unir, ligar, juntar, agregar em afeição”. Uma palavra em português tem um significado parecido é coalescer: “juntar de maneira intensa, unir com força, aglutinar”. Ou até mesmo “juntar as partes dispersas, transformar-se numa única coisa”. Desta forma acontece com os fios de um tecido que estão dispersos e soltos e precisam ser unidos com força. Os fios verticais não conseguem se unir com força, eles precisam dos fios transversais, e precisam estar entrelaçados. Os fios estavam soltos, e uma vez que foram tecidos com os fios transversais, agora sim estão firmes, compactos e ajustados. Essa é a obra de Deus.

  1. Cristo é a lançadeira, que entrelaça os fios transversais. Os fios do algodão egípcio são tão finos (os tecidos possuem mais de 1000 fios por polegada quadrada) que já não se enxerga vazio neles. Assim ocorre conosco, de tanto Cristo estampar Deus em nós, não haverá mais vazio nenhum, estes tecidos chegam brilhar com o resplendor do sol. Deus está tecendo isso em você.

Ef 4:12;16

  1. A edificação da igreja é esse tecido de amor para Deus habitar. Os homens que Deus deu à igreja são para nos aperfeiçoar, para a edificação do corpo de Cristo. As palavras “ajustado” e “consolidado” em Ef 4:16 são a mesma palavra para coalescer, tecer. Deus está nos ensinando como tecer esse tecido de amor, edificando-nos uns com os outros. Cada um tem a sua função, para que esse tecido seja bem compactado.

Ef 3:16-20; Cl 2:2

  1. O espírito é a parte principal do homem interior. Embora espírito humano esteja reconectado com Deus, após nossa salvação e regeneração, ele ainda precisa ser fortalecido pelo Espírito de Deus, para isso precisamos exercitá-lo. Uma forma de fazer isso é com a imersão na palavra profética, assim o espírito passa a influenciar a alma, a mente começa a se renovar, desse modo Cristo passa a habitar no seu coração, o enchendo com a realidade de Deus, graça, verdade, justiça, santidade e glória de Deus. Sua alma que estava tão desligada de Deus começa a lançar raízes e ser alicerçada no amor.

  1. Estando alicerçado no amor, você passará a compreender com todos os santos qual a largura, comprimento e altura de Cristo. A mente não alcança essas coisas, pois o amor de Cristo excede todo o entendimento, mas o espírito alcança, e leva a alma para ter um pouco dessa percepção. Dessa forma, seremos preenchidos até a plenitude de Deus! Quando o Senhor voltar você verá isso! Cristo está fazendo esse trabalho em nós. Com fios de altíssima qualidade, melhor que fio egípcio!

  1. O que são raciocínios falazes? É um discurso ilusório para enganar. O que Deus tem é muito superior à filosofia grega misturada com a cultura dos gentios e o judaísmo apresentado aos colossenses. A palavra profética é loucura para os homens do mundo! Nós pregamos a Cristo crucificado. Não entre na sabedoria deste mundo, não entre na busca de sinais do judaísmo. Cristo é o centro conector da obra de Deus! Ele vai realizar essa obra maravilhosa.

1 Co 1:21-28

  1. Quando Deus chamou para o banquete do Seu filho, todos tiveram escusas, os melhores rejeitaram o convite. Deus então mandou buscar nas encruzilhadas os coxos, os defeituosos, os aleijados, os cegos, e nós estamos aqui. O Rei Saul tinha sido ungido, mas ele errou ao tentar ajudar Deus, não aguardando o profeta Samuel chegar e fazendo ele mesmo o serviço de sacerdote. É melhor obedecer a Deus do que fazer o que você acha necessário. O pecado de desobediência e de obstinação é muito pior.

  1. Davi servia Saul, que queria tirar-lhe a vida, por isso teve que fugir. Ele procurou um sacerdote dizendo que os que estavam com ele tinham fome, e o sacerdote deu o pão de Deus, que não deveria ser comido por eles, mas naquela situação específica Deus permitiu. Saul, porém, matou o sacerdote, e Davi teve de se refugiar na caverna de Adulão. Os que estavam ali com Davi formaram um exército para lutar pelo reino de Deus, que começou com os que estavam em aperto, endividados e amargurados de espírito. O melhor exército estava com Saul, e o pior estava com Davi. Deus chamou as coisas loucas para fazer parte do exército dos trabalhadores da última hora!

Lv 13; Nm 12

  1. Quem deu o caminho para a cura de Naamã? Uma menina, que no hebraico significa pequeno, insignificante e sem nenhuma importância. Deus hoje está chamando pessoas assim, aquela menina era escrava e trabalhava na casa do comandante. Ela foi a única que falou “Há um profeta em Israel”, que poderia curar a lepra do comandante. A lepra significa o pecado de rebelião, que geralmente começa com insatisfação no coração, com alguma coisa ou com alguém. Se você não tratar de uma gripe e curar totalmente, essa gripe pode virar uma pneumonia. Cure-se se você tem alguma insatisfação. Se você tem algum problema no coração, procure se limpar. Se não limpar, amanhã vai virar lepra, assim como Miriã em Números 12. Cuidado, a lepra precisa ser afastada da congregação.

Ef 1:17

  1. O segredo da bênção é ser simples, seguir a palavra que certamente nos conduzirá à Cristo, pois Nele estão todos os tesouros da sabedoria e conhecimento. Não busque sabedoria e conhecimento fora de Cristo, não ache que você é bom o suficiente para julgar o caminho da igreja e a palavra profética. No fluir do rio da graça, revelado em Efésios, Deus derramou abundantemente Sua graça em toda sabedoria e prudência. A fé na palavra e a obediência é o que nos têm proporcionado testemunhar nesses últimos anos tanta sabedoria de Deus na condução da igreja. O que Deus está fazendo entre nós é maravilhoso; homens difíceis, obstinados, teimosos, de difícil trato, invadindo as ruas, pregando o evangelho do Reino, quem somos nós para fazer isso? É Cristo! A sabedoria de Deus. Tudo isso está na palavra profética que está executando a palavra de Deus.

Rm 14:7-9

  1. Ninguém vos engane com raciocínios falazes ou argumentos falsos. A influência do embrião do gnosticismo, incluindo a filosofia grega, já estava penetrando na igreja com seus argumentos persuasivos, tendo aparência de sabedoria. Não vá atrás disso. Embora ausente fisicamente, Paulo estava com eles em espírito alegrando-se e verificando a boa ordem e firmeza da fé deles em Cristo. Tendo Cristo como cabeça, tudo entra em ordem. Como receberam Cristo, agora deveriam andar nele. Andar é proceder no dia a dia, nossa conduta e comportamento.

Ef 2:21-22; Mt 16:18

  1. Desse modo, devemos estar nele radicados e edificados. Nosso edifício está alicerçado e radicado no amor. Não somos uma organização religiosa, somos a lavoura de Deus, como uma planta lançamos raízes em Cristo para extrair todas as riquezas de Cristo para ser nossa realidade. Somos um edifício bem ajustado e compactado, tecendo esse tecido de amor estamos sendo edificados para habitação de Deus no espírito. A parte da edificação do corpo de Cristo, Deus entregou para a igreja terminar. Vamos terminar esse tecido de amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *