Conferência Internacional M13 – Em Cristo Habita Corporalmente Toda a Plenitude da Deidade

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida – Sumaré, Brasil, em 25/02/2023. Texto não revisado pelo autor.

 

 

 

  1. Somos agraciados pela revelação da Palavra que tem chegado até nós de forma inédita. Isso porque realmente o Senhor tem pressa, pois estamos no final dos tempos. Ele precisa de um grupo de pessoas que lute pelo Seu reino como exército aqui na terra. Na mensagem anterior, falamos do resultado da obra de Deus. Vimos também que a estrutura da vida cristã é a fé, o amor e a esperança. Enquanto vivemos na terra, vivemos na dimensão da criação, do sistema cartesiano (X,Y e Z), tridimensional. Por isso, não estamos acostumados a acessar a dimensão onde Deus está. No momento em que cremos em Jesus, passamos a acessar a dimensão celestial; pensar e buscar as coisas lá do alto. A leva-nos para desfrutar de Deus onde Ele está. Nossa esperança é receber o galardão de Deus; por isso estamos lutando pelo direito de primogenitura, o que nos mantem acesos e motivados. Minha motivação é agradar ao Senhor. O que Deus deseja no nosso meio, por meio dos tempos (na plenitude dos tempos), é o produto feito pelo amor de Deus.

  1. Por intermédio do rio da graça, o Senhor está suprindo-nos com o próprio Deus, que é amor. Esse rio transmite a essência de Deus: o amor. Assim, recebendo esse suprimento, sem percebermos, passamos a amar uns aos outros; amar as pessoas da rua, os irmãos e a edificarnos juntamente. Amamos estar junto dos irmãos e isso está produzindo uma rede de amor entre nós. A ligação entre nós está ficando cada vez mais forte, algo inexplicável aos olhos humanos. Se houvesse somente fios de amor ligando-nos um ao outro irmão, esses fios trariam uma ligação muito frágil. Um fio arrebenta facilmente, pois tem resistência baixa. Mas se a ligação entre mim e você é um tecido, uma malha fechada, ela é muito mais resistente. A trama sem a urdidura não se transforma em malha, tecido. Então para haver o tecido, tem de haver a urdidura. O amor entre nós na edificação da igreja, é uma prova de que Deus está aqui. Deus é visto no amor, no tecido de amor. Sem Deus não há rede; sem a urdidura não há tecido.

  1. Por que o fio egípcio é de alta qualidade que o torna famoso? Porque o algodão que é produzido no lugar seco, no deserto – produz algodão de fibras longas e resistentes, o que torna possível fios bem mais finos. Na verdade, o fio peruano é de igual qualidade com o do egípcio. Já o algodão do Brasil é feito com 180 ou 300 fios por polegada quadrada. Mas o fio egípcio e o peruano chegam na altíssima qualidade de 1000 fios por polegada quadrada; são tão suaves de passar a mão e tão fechados que se colocar contra a luz, não enxerga do outro lado. O que Deus está fazendo entre nós é uma malha fechadíssima de altíssima qualidade. O amor de Deus vai fechar todos os vazios e vácuos entre nós, até a plenitude.

4. Na tecelagem, usa-se o fio mais resistente na urdidura (longitudinal), enquanto na trama não precisa tanto de um fio resistente. A urdidura é o amor de Deus. Deus tem a melhor qualidade de fio e usamos o amor Dele para a trama. A igreja edificada é o tecido maravilhoso de Deus. Na eternidade veremos o amor perfeito de Deus, seremos uma peça só com Deus.

MENSAGEM 13
Cl 2:9; Rm 1:20; Cl 1:19; Hb 1:3; Fp 2:6; Fp 3:21  
  1. Por que é melhor a tradução para Deidade do que Divindade (Cl 2:9)? A palavra grega para Deidade, nesse versículo, é “theotes” (divindade, o estado de ser Deus, Deus): Em todo o NT, este termo foi usado somente aqui. Diferentemente de Romanos 1:20, onde o termo traduzido para Divindade é “theiotes”, que indica os atributos divinos ou a natureza divina. Por isso, vamos usar o termo Deidade, que indica o estado de ser Deus.

  1. A plenitude da Deidade (Cl 1:19). Cristo como a imagem do Deus invisível – toda a plenitude do que Deus é está em Cristo (Cl 1:15), Cristo como o resplendor da glória, o próprio Deus como a glória está em Cristo (Hb 1:3), e Cristo é a expressão exata do Ser de Deus, isto é, Nele habita a plenitude do próprio Ser de Deus (Hb 1:3). Cristo é o resplendor da glória. Deus é a glória, Ele é como o Sol. Sem o raio solar, a terra não tem luz, não temos energia, nem o calor para nos manter temperatura onde possa existir a vida humana. Como eu consigo desfrutar o sol se eu não posso me aproximar dele? Cristo trouxe o sol (Deus) para mim, Ele é o resplendor da glória.

  1. Cristo é a expressão exata do Ser de Deus. Em outras palavras, Cristo não só faz você conseguir visualizar Deus em Cristo, mas Cristo traz a própria substância de Deus e a grava em você. Cristo traz Deus e um pedaço de Deus fica em você. Cristo estampa Deus em você. Por isso, não vá atrás de raciocínios falazes, com palavras de sabedoria humana, filosofias; vá para Cristo que tem tudo.

  1. Em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da Deidade, isto é, tanto como a forma de Deus (Fp 2:6) antes da encarnação, como no corpo físico de Jesus enquanto viveu na terra, e depois da ressurreição, no corpo glorificado (Fp 3:21). Quando temos a Cristo, temos tudo o que Deus é. Por isso que Cristo é a plenitude da própria Deidade. Se tem Cristo, nada de Deus lhe falta. A plenitude da deidade, hoje, tem um corpo. Mesmo antes da criação, Cristo já tinha um corpo (não um corpo de homem); Ele tinha a forma de Deus, como vemos em Fp 2:6. Mas quando Cristo se encarnou, se tornando homem, a palavra se fez carne – a palavra tomou corpo. Quando Jesus andava pela Galileia, Deus estava lá; a plenitude da Deidade estava representada pelo corpo de Cristo. O homem, em busca de Deus, sempre pergunta: “onde Deus está?” Deus está em Jesus; basta buscar Jesus.

  1. O corpo de Cristo morreu, mas não ficou na morte. Deus ressuscitou a Cristo dentre os mortos e deu a Ele o corpo de ressurreição; corpo de glória (Fp 3:21). Cristo continua tendo um corpo, só que o corpo da Sua glória, que está em forma do Espírito. Então, você pode buscar a Deus no Espírito; Deus também está na Palavra. Quando Jesus tomou a forma do corpo de glória, aparecia aos discípulos para treiná-los com Sua presença invisível. E, quando Ele aparecia, os discípulos não O reconheciam em Sua nova aparência, mas quando Jesus falava, os discípulos O reconheciam. Então, a presença de Deus hoje está no Espírito e na Sua Palavra. Por isso é tão importante a palavra profética. Agora, a igreja é o Corpo de Cristo. Deus está querendo transformar-nos e edificar-nos, fazendo esse tecido de amor chegar à perfeição para que, aqui, habite a plenitude de Deus. Deus será visto na igreja.

  1. A plenitude denota que Cristo está cheio de Deus, cheio da realidade de Deus, pois Ele é a verdade (Jo 14:6). A igreja precisa da vida; Cristo é o caminho e a verdade. Conseguimos preencher-nos com a verdade (Deus) por intermédio de Cristo. Não use sua sabedoria humana para fazer a obra de Deus: “Ah, eu sou muito eloquente, carismático, os irmãos grudam em mim como um chiclete…” Irmãos, não confiem na sabedoria humana, mas somente em Cristo.

Cl 2:8; Jo 8:44

  1. A palavra “enredar”, no original, é “sulagogeo” (levar alguém como cativo, como escravo, desviar da verdade e sujeitá-lo ao poder de alguém); é tirar as pessoas da verdade e torná-las escravas de alguém. Quando alguém vem com suas palavras bonitas, ele quer tirar você da própria Verdade. A palavra “vãs”, no original, é “kenos” (vazio, vão, destituído de verdade) e, a palavra “sutilezas”, é “apate” (engano, falsidade). Satanás desconectou o homem já na criação e Cristo o reconectou com Deus no plano da nova criação, mas alguém quer tentar oferecer outra coisa (vã e vazia) que não é a verdade e tirar você da realidade. Só Cristo é a verdade, por isso não vamos atrás do engano.

  1. Fica evidente a ação do diabo, que é o pai da mentira, quem nunca se firmou na verdade (Jo 8:44), usando pessoas com palavras persuasivas, com o objetivo de cativar os colossenses, desviando-os da verdade para estar sob o poder deles, com engano ou falsidade, totalmente destituídos da verdade. O homem desconectado de Deus, tudo o que ele faz satisfaz os desejos do pai da mentira. Caim matou seu irmão motivado pela inveja. Você diz: “Eu tenho inveja daquele irmão, pois tudo que ele faz dá certo, está prosperando”. Por que ele está prosperando? Porque está fazendo imersão na palavra. A inveja gera o ódio e depois a morte – quer matar seu irmão. Entre os cristãos, às vezes, o ódio é pior do que entre mundanos. O inimigo usa pessoas com palavras persuasivas para lhe oferecer um pirulito, que é doce, mas cheio de veneno.

  1. Não se engane com a boa eloquência ou conhecimento bíblico dos pregadores, antes verificar se há fruto da verdade, ou seja, se produz a realidade na vida de quem recebe a palavra e se produz a obra de Deus. Há muita oferta de discursos vazios que confundem os ouvintes. Uma árvore pode ser bonita e com frutos bonitos, mas você precisa ver que fruto ela está produzindo. É pelo fruto que se conhece a árvore; e, se essa árvore não produz fruto para a economia de Deus, não vá atrás dela. Verificar se está produzindo a obra de Deus. Os colossenses caíram no meio de tanta oferta e discursos bonitos. Precisamos produzir frutos da realidade hoje – com a imersão na palavra profética, fazendo colportagem e cuidando das pessoas.

  1. Filosofia é a tentativa de homem obter respostas sobre a existência humana com os seus problemas. Humanamente falando, a filosofia não é uma coisa má; mas tudo, sem Cristo, é ruim para a igreja. E a mistura de cultura oriental, com a religião judaica e a filosofia grega, que originou o gnosticismo, o qual seduzia os homens com a sua falsa sabedoria, e a busca pelo alto conhecimento dos mistérios secretos que os libertaria dos sofrimentos do mundo material, da sua própria carne (matéria). Mas a resposta para o homem em tudo é Cristo, Ele é o centro conector da obra de Deus.

  1. Assim surgia a heresia de que uma pessoa para ser salva precisava combinar a fé em Cristo com certos conhecimentos ocultos e com uma série de regras da tradição judaica, como a circuncisão, restrição à ingestão de certos alimentos e bebidas, bem como a observância de rituais, celebrações religiosas e dias especiais. Hoje, alguns chamados grupos evangélicos, estão voltando às práticas de cerimônias e ritos, tal como a tradição judaica. Ora, se hoje alguém quer seguir alguma dieta alimentar, que faça; mas não imponha como regra religiosa. Quem faz não critica quem não faz, e quem não faz, não critica quem faz. Isso acabou virando regra na igreja, desviando os irmãos do foco em Cristo.

  1. Tradição é algo bom, é a comunicação oral de fatos, lendas, ritos, usos e costumes, que passa de geração para geração. Mas se a tradição substituir a Cristo, aí é problema. Em Cl 2:8, Paulo deve se referir aos ensinamentos judaico-gnósticos em Colossos, cuja autoridade vem da tradição. Eles usavam a tradição para ter autoridade, a fim de pregar outra doutrina, porque a tradição fortalece o falar. A teologia mística ou metafísica dos judeus é chamada de “kabala”, que significa “receber” ou “algo recebido”, referindo-se ao processo inicial no qual a transmissão oral era feita. Para os judeus, o termo também tem o significado de “tradição”, ou a “tradição mística em Israel”.

17. Conforme os rudimentos do mundo: são ensinamentos rudimentares tanto de judeus como de gentios, tais como observâncias rituais a respeito de comida e bebida, incluindo o ensino de ascetismo. São ensinos religiosos simplistas, falsos e mundanos. Vimos que o gnosticismo ensina que a carne (corpo) é essencialmente a fonte do nosso sofrimento; por isso não consigo vencer a sensualidade, os pecados. O que fazer? Conforme os ensinamentos rudimentares do mundo, aplico o ascetismo: vou privar o meu corpo das coisas que ele precisa. O meu corpo precisa de sono, descanso para o outro dia? Então, vou castigá-lo, já que ele é a fonte dos meus sofrimentos, dos meus pecados. Muitos usam a vigília no princípio do ascetismo: como punição ao corpo (gerador dos sofrimentos), passa a noite em claro. O jejum é algo bíblico, mas não o use como ascetismo. Paulo fala que o ascetismo não tem valor nenhum contra a sensualidade.

  1. Não segundo Cristo: Em Cristo está toda a plenitude, ou seja, toda a realidade de Deus está Nele; tudo que não é segundo Cristo é engano, falsidade, algo destituído da verdade. Hoje muitos pregam palavras boas, bons conceitos, mas sem Cristo tudo é vão. O homem desconectado de Deus precisa da verdade. Você pode ser um bom cristão e não ter a realidade. A palavra profética visa trazer a verdade.

Cl 2:10; Ef 1:19-21

  1. A palavra “aperfeiçoados”, no grego, é “pleroo” (tornar cheio, completar, preencher até o máximo): em Cristo estamos sendo preenchidos com a verdade até a plenitude. O fluir da graça visa nos encher da realidade de Deus. As coisas boas sem Cristo não estão nos preenchendo com nada, só nos tiram do foco e nos enganam. Só Cristo é capaz de nos encher até a plenitude. Ele é a Cabeça de todo principado e potestade. Cristo não era um “anjo de luz”, segundo pregavam os gnósticos, mas Ele é a cabeça de todo ser angelical que ocupa posição de poder no céu. Não considere Cristo como mais um anjo, Ele é o centro conector da obra de Deus, é a própria plenitude da Deidade. Deus ressuscitou a Cristo com a suprema grandeza do Seu poder, fazendoO sentar-se à Sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir.

Cl 2:11; Fp 3:3; Rm 2:28-29; Gl 5:6

  1. A circuncisão significa a remoção da carne, do ego e do homem natural. A circuncisão de Cristo é no despojamento do corpo da carne. O gnosticismo quer fazer as coisas na carne, faz o homem tentar aperfeiçoar-se a si mesmo na sabedoria humana, a fim de alcançar um conhecimento místico e espiritual castigando a carne. Na igreja, se você quer produzir a economia de Deus na fé pela palavra profética, não confie na sua carne. Não confiamos na nossa carne, nos gloriamos em Cristo. A circuncisão não é segundo a letra, é segundo o Espírito. O que interessa a nós é a fé, ela traz a realidade de todas as coisas, inclusive a realidade da circuncisão. A fé atua pelo amor.

  1. A circuncisão foi instituída como a aliança de Deus com Abraão para identificar um povo separado para Deus, que não vive como as nações pagãs, que segue a vontade do homem, mas é um povo que submete à direção de Deus, guardando a Sua Palavra. A lei, como um aio, serviu para conduzir esse povo da terra até Cristo. A lei teve sua serventia até Cristo, e quando Ele chegou, a realidade veio. É a palavra profética que nos dá a direção de Deus; vamos guardá-la.

Cl 2:12; Rm 6:4-5; Ef 2:4:5-6; Gl 2:20; Ef 2:13-16

  1. A sabedoria humana (a filosofia grega, a religião judaica, a cultura oriental) chegou à conclusão de que a carne é a culpada de tudo e prega que você precisa privar o seu corpo das suas necessidades por meio do ascetismo, castigando-o para viver uma vida santa para Deus; Mas Deus tem um caminho melhor: em vez de privar seu corpo ao máximo, Ele faz seu corpo morrer. Melhor do que fazer a carne sofrer é fazê-la morrer.

  1. Quando cremos em Jesus, nós nos unimos a Cristo na semelhança da Sua morte. A minha carne já morreu com Cristo. Se meu corpo já morreu com Cristo, não preciso aplicar o ascetismo. Se eu morri juntamente com Cristo, eu posso ressuscitar juntamente com Ele. A minha carne não só morreu, mas já está sepultada no batismo. Foi a glória do Pai que ressuscitou a Cristo. Não precisamos ficar mortificando o corpo por meio dos sofrimentos. Eu posso na ressurreição de Cristo andar em novidade de vida. Se hoje eu viver no espírito, tenho toda a realidade da morte e ressurreição de Cristo no espírito. Se você exercita o espírito toca no Espírito, que tem toda a plenitude de Deus, tem realidade da sua carne ter sido morta e tem a realidade de ressuscitar com Cristo e andar em novidade de vida.

  1. O meu velho homem morreu. Aos olhos de Deus, quando eu estava no mundo, estava morto; mas Deus me ressuscitou com Cristo e, pela graça, fui salvo. Minha carne já foi crucificada, vou confiar nela novamente? Hoje eu vivo pela fé, e não mais pela minha carne. Quando vivo no espírito, a realidade da morte da minha carne na cruz é fato, é realidade. Cristo fez tudo na cruz, as coisas negativas todas foram destruídas na cruz. A inimizade no relacionamento que me atrapalha na edificação com os irmãos, foi destruída na cruz. Não precisa mais praticar ascetismo para ser santo, basta viver no espírito. Todos nós hoje podemos viver livres da nossa carne.

Cl 2:13-14

  1. Na ressurreição de Cristo, Ele nos deu vida. Nenhum homem tem a capacidade de sair da morte por si e ter vida. E perdoar todas as nossas ofensas, quem tem poder para isso? Só Cristo. E ainda cancelou um documento legal de dívida contra nós, encravando-o na cruz. Nada fizemos e nada podemos fazer; portanto, vamos continuar a viver na graça, não confiando na carne, recebendo a Palavra de Deus com simplicidade, que tem poder para nos salvar e fazer a vontade de Deus. O escrito da dívida constava de ordenanças da lei dos mandamentos. E queriam levar os colossenses de volta a elas, para os ritos judaicos.

Cl 2:15; Gl 3:19; Cl 2:18; Hb 4:16

  1. A lei foi dada por meio de anjos (Gl 3:19; At 7:53), e isso serviu de base para pregarem a heresia de adoração a anjos (Cl 2:18), alegando falsa humildade de não ser digno de adorar a Deus diretamente, senão por meio da mediação de um anjo. A lei em forma de ordenanças foi pregada na cruz e Deus despojou os principados e as autoridades angelicais e os expôs à vergonha pública na cruz e ali triunfou sobre eles.

  1. Deus, por meio de Cristo, fez tantas coisas por nós, coisas que o homem não tem a mínima condição de fazer. Vamos continuar a viver pela fé, pelo poder de Deus (não por nossa capacidade, sabedoria humana ou eloquência), sabendo que habita em Cristo a plenitude, pois Nele habita corporalmente toda a plenitude da Deidade. E “corporalmente” significa que temos alguém a quem podemos nos achegar para receber misericórdia e achar graça para nos socorrer (Hb 4:16). Nós temos Alguém a quem recorrer: Cristo, não precisamos pedir ajuda de anjos. Podemos nos achegar a Cristo a qualquer momento, sem intermediário; achegar a Cristo por intermédio da palavra profética, para ter uma vida vitoriosa e útil ao Senhor e, juntamente com os irmãos, edificar a igreja, travar a luta contra as trevas e ir ás ruas atrás das pessoas – tudo em favor do reino. Você também pode fazer parte da igreja em Filadélfia, da parte forte de Sião. Você vivendo na realidade do Espírito, Cristo fará de você um vitorioso!

 

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