Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, na Conferência em Piracicaba, realizada no auditório da Igreja em Piracicaba (SP) e transmitida pelo Instituto Vida para Todos em 25/09/2022. Texto não revisado pelo autor.
Em Efésios, capítulos 1 e 2, está todo o tema central do livro de Efésios, que contém a vontade de Deus, Seu plano e Seu propósito. Ele quer um lugar de habitação no espírito, é o Seu sonho. Paulo é o dispensador das riquezas insondáveis de Cristo. Precisamos de muitos dispensadores, aqueles que recebem a palavra de Deus com amor reverente, fazem imersão na palavra profética e a executam. Essa é a edificação do Corpo de Cristo. Em Ef 3 o apóstolo Paulo se põe de joelhos diante do Pai. Precisamos aprender a viver pelo homem interior.
Nosso espírito recebeu Cristo em nossa regeneração. Nós nos tornamos filhos de Deus, mas Cristo ficou confinado em nosso espírito. Temos de convidá-Lo a vir para nosso coração. A consciência, mais as três partes da alma formam o coração. Esse convite é para Ele fazer habitação em nossa mente, vontade e emoção, comandando todo o nosso ser. Precisamos do Corpo de Cristo, pois um indivíduo, sozinho, não consegue compreender as dimensões de Cristo. Ef 3:19 relata que somos enchidos até toda a plenitude de Deus. Ele precisa nos encher com Ele mesmo.
Eu achava que a igreja era um pouco menor que Cristo. Assim encheria a igreja e também as outras coisas. Mas o que Ele quer é encher toda a igreja e com isso encher todas as coisas. Deus quer todas as partes de nosso ser com o próprio Cristo, encher completamente, sem deixar vazios. O poder está operando em nós. Algo que achamos impossível, com este poder operando, Ele irá conseguir executar e assim envergonhar Satanás.
Ef 3:1; Ef 4:1
Paulo novamente se coloca como prisioneiro. Na postura de um prisioneiro, ele roga à igreja, ele roga a nós. Qual a diferença desse prisioneiro em relação a Ef 3:1? Para que o evangelho fosse pregado de maneira pura, Paulo foi perseguido. Ele poderia ter feito uma adaptação, ser político, mas Paulo foi fiel, nos transmitiu o evangelho de maneira pura. Em Ef 3:1 diz que ele é prisioneiro por amor a nós, por causa do evangelho puro.
Em Ef 4:1 diz que ele é prisioneiro no próprio Senhor. Quem quer servir ao Senhor, tem de aprender a ser prisioneiro no próprio Senhor. Com esta postura ele nos roga para andarmos na vocação a que fomos chamados. Ele não somente está preso por causa de sua fidelidade, mas ele está preso no Senhor e seu viver está sob o comando do Senhor.
O chamamento em Ef 4:1 é “klesis” em grego, originário de “kaleo”, que significa chamado. O andar aqui é “peripateo”, é conduzir-se, um andar com comportamento, seu andar diário. Nosso andar como prisioneiros no Senhor é com uma direção, um comportamento, conduzido por Ele.
Ef 1:3; Ef 2:21; Ef 4:2; Mt 5:3
Deus nos tem abençoado com toda sorte de bênçãos nos lugares celestiais. Ele tem uma grande esperança. Ef 2:21 destaca que, um edifício bem ajustado e consolidado será o lugar de habitação de Deus. Ef 3 mostra que Deus envia os apóstolos para dispensarem as riquezas de Cristo, até que a igreja seja a plenitude de Deus. Ef 4:2 revela o comportamento de quem não tem liberdade própria: humildade e mansidão. Ser humildade é reconhecer nossa condição de incapacidade, insignificância. Graças a Deus, andamos sempre humildes. Não permitamos que o sucesso suba a nossa cabeça. Mantenhamo-nos sempre humildes, com espírito contrito, arrependidos, coração quebrantado.
Ser manso é conduzir-se com brandura, sem agressividade. Não precisamos levantar a voz, mas resolver toda situação com brandura, não resistindo para se defender. Quando falam mal de nós, naturalmente queremos nos defender. Vemos isso nas brigas de trânsito. Como prisioneiros no Senhor, não temos essa liberdade de nos defender, de discutir, de usar agressividade. A longanimidade (“makrothumia”) é a qualidade de ser tolerante, paciente, que suporta situações adversas com firmeza e serenidade. Suportar aqui não é aguentar, mas dar apoio. Assim vamos edificar o Corpo de Cristo. Damos sustentação quando o próximo precisar, não aproveitando o momento de fraqueza dos outros. Não queremos derrubar, mas suportar. Isto não é uma regra de autoajuda.
Fp 2:1-4; Cl 3:12-15
O segredo de tudo isso é o “splagchnon” de Cristo. Sou humilde porque não posso fazer. Estando ligado a Cristo, não posso fazer por mim mesmo, faço por Cristo. O texto em Cl 3:12-15 confirma que somente pelo “Splagchnon” de Cristo é que somos capazes de ter um andar de compaixão, bondade, humildade, mansidão e longanimidade. Somente pela compaixão de Cristo é que suportamos uns aos outros, e que somos capazes de perdoar. O amor é o vínculo da perfeição, e o resultado é a paz. No velho homem não tenho humildade, não damos suporte, não sustentamos ninguém. O novo homem se refaz, criado segundo Deus, sendo que Cristo é tudo em todos. Somente desta maneira podemos viver a vida da igreja. Ele quer colocar em nós seu “splagchnon”, sua compaixão. Ternos afetos de misericórdia é o “splachnon” de Cristo.
Perdão é algo difícil. Muitas vezes até impomos condições para perdoar. Guardamos ressentimentos de anos. Por exemplo, lembramos de problemas acontecidos no casamento há cinco, dez, quinze anos atrás. Assim, quando perdoamos, não o fazemos para sempre. Queremos puxar o rabo do cachorro morto e enterrado para fora. Como homens naturais, sempre ofendemos uns aos outros. Já vi casais, de 80 anos de idade, um virado de costas para o outros. Será que eles irão levar isso para o caixão? Não guarde mágoa por ninguém. Vamos pedir força ao Senhor para pedir perdão. A perfeição tem de ser pelo amor.
Ef 4:3; Ef 1:19; 2Ts 2:23; 1Ts 2:13
Se basearmos nossa unidade em qualquer outra coisa que não seja unidade do espírito, não será possível edificar a igreja. Como conseguiremos ter o andar que executa a vontade de Deus? É pelo Espírito. Já dissemos que o poder de Deus é extremamente grande; porém, é o Espírito quem tem a eficácia da força desse poder para executar a obra de Deus. Quando acionamos o botão da fé no espírito, temos acesso a esse poder. Em 2 Ts 2:23 lemos que os tessalonicenses creram na Palavra de Paulo, que era de Deus, e a Palavra passou a operar eficazmente pelo Espírito de quem creu. A fé na Palavra é que aciona o Espírito para operar e realizar a obra de Deus. Se quer preservar a unidade do espírito, você precisa da fé e a fé está baseada na Palavra.
Gl 5:16-26; Jo 17:20-21
Andar em Gl 5:16 é “peripateo”. Viver de modo digno é andar pelo espírito, nunca andando pela carne. Gl 5:18 revela que estamos sendo guiados pelo espírito, não estamos sob a lei. Nós somos prisioneiros no Senhor, é Ele quem manda. Não queremos nenhuma obra da carne, pois isso destrói a edificação e não herdaremos o Reino de Deus. O fruto do espírito é amor. Quando estamos no espírito, todos ficamos bonitos. Passamos a amar mais uns aos outros. Isso não é por autoajuda, mas é obra do Espírito. Estamos cada vez mais alegres. Vamos viver mais em paz, sem falar mal dos outros, sem ser agressivos.
Gl 5:25 salienta outro tipo de andar, o “stoikeo”. O espírito nos supre tudo, a todo momento. O “peripateo” é o andar comum, diário, guiados pelo Espírito. Se todos forem assim, teremos um mesmo ritmo, um mesmo passo, um andar de exército, que se torna o andar “stoikeo”, juntos, promovendo amor e paz. Praticar a imersão na palavra nos faz exercitar o espírito e sermos um único exército.
Deus quer produzir em nós uma unidade que não é a unidade produzida pelo homem, mas uma unidade orgânica, a mesma que existe entre o Filho e Pai, conforme mostrado em Jo 17:20-21. Não é uma unidade fabricada pelos homens. Deus quer produzir a unidade no Corpo de Cristo, acionando o botão da fé, crendo em Sua Palavra.
Ef 4:4-6; Ef 1:22-23; 1Co 12:12-13
Aqui vemos primeiramente três itens: somente um Corpo, um Espírito, uma só esperança de nosso chamamento. Depois vem um segundo trio: um só Senhor, uma só fé e um só batismo. Depois, no versículo 6, termina com um só Deus e Pai de todos. A igreja é o Corpo de Cristo e tem muitos membros, conforme Ef 1:22-23 e 1 Co 12:12-13. Quando se fala de Cristo como Cabeça, mostra que nós estamos nesse Corpo como membros. Ele quer nos encher com Sua natureza. Não há lugar para nosso temperamento natural. Quando o universo olhar para a igreja, verá Cristo enchendo todos as coisas.
A igreja é o próprio Cristo expandido. Quando você creu em Jesus, você foi batizado pelo Espírito Santo, para pertencer a um Corpo. Deus o colocou em um Corpo. Você não é um cristão individual, mas está no Corpo de Cristo. Deus nos dá o beber do Espírito, que é para nos constituir do próprio Cristo, enchendo todas as partes de nosso ser. Não pode haver vácuo de poder. Ele enche tudo. É isso que o Senhor faz, esta é a maneira de alcançar a unidade. Desta forma Deus toma posse de nós e tomamos posse do Senhor como herança.
Ef 4:4-6; 1Co 12:4-6; Ef 1:9-10
Tudo começa com Corpo, Espírito e esperança do chamamento. Depois: um só Senhor, uma só fé e um só batismo. Depois termina com Deus. Isso está relacionado à 1 Co 12:4-6. Os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. Também diversidade nas operações, mas Deus é quem opera tudo em todos. Ao associar estes três versículos à Ef 4:4-6, conseguimos entender. Tudo começa com o Corpo, pois precisamos do Espírito para dar função a cada membro. O Espírito concede dons a cada membro, ou seja, os dons vêm pelo Espírito.
Esperança é o que Deus quer obter com a edificação. Nós sermos a herança de Deus e Deus ser nossa herança. O Espírito é que nos dá dons para funcionar como membros do Corpo de Cristo e termos a realidade desse Corpo. Corpo, Espírito e Esperança, o primeiro trio, estamos desvendando esse mistério.
Temos também o segundo trio: Senhor, Fé e Batismo. Você tem um Senhor, alguém que governa você, que o comanda. A fé está relacionada à obediência. Se não cremos, não temos nenhuma realidade e não teremos todas as riquezas que o Corpo de Cristo nos proporciona.
Quem não crê, não toma posse. O Batismo aqui é pelas águas, é dar o testemunho que você foi introduzido no Corpo, que pertence ao Senhor. Tanto o Senhor, como Fé, como Batismo, exige obediência, fé.
O Senhor é quem dá os ministérios. Um bebê recém-nascido ainda não tem o dom de movimentar os dedos da mão nem o ministério de segurar um copo, mas você já consegue. Ele tem o dom de fechar a mão, mas ainda não tem o ministério de segurar o copo. Quando temos somente um Senhor, que governa sobre nós, Ele nos dará o ministério. Todos temos dedos para tocar as teclas de um piano. Isto é o dom. Mas não somos pianistas, aquele que exercita o dom de tocar o piano, até se tornar o ministério. Exercitar o dom de tocar as teclas dá o ministério de pianista.
Se passamos a vida inteira sem exercitar, não transformaremos os dons em ministério. Temos de obedecer ao comando, que vem do Senhor, executar o dom e ter o ministério. O que Deus deseja é encabeçar tudo. Recebemos o dom, mas temos de exercitá-lo para tornar ministério.
Orar pelas pessoas é um dom. Então obedecemos ao Senhor, ao comando, exercitamos o nosso dom. Se obedecemos, passamos a ter um ministério, ganhamos um ministério. Vamos então nos oferecer para Deus, executar as operações. Deus opera tudo em todos.
Ef 4:5; Lc 8:19-20
Para termos utilidade no Corpo de Cristo, temos um Senhor, uma Fé e um Batismo. Deus é o originador de todas as coisas. Ele é sobre todos, é quem manda e nós obedecemos. Cristo age por meio de todos, por intermédio do Espírito que está dentro de nós. Sobre nós está Deus Pai. A vontade de Deus é a coisa mais forte desse universo. A família do Senhor é formada por aqueles que fazem Sua vontade. O importante é fazer a vontade Deus.
Com relação às pessoas que trazemos para a igreja, pela pregação do evangelho, nós temos de transmitir isso a elas. Em geral, as pessoas têm uma ideia errada, por influência da religião tradicional nestes 20 séculos, de que o clero, os que estudaram, os líderes, é quem realizam as coisas. Como acontece em alguns grupos religiosos, elas procuram um padre para se confessar, pedem ajuda para um sacerdote, um pastor, pois consideram que tem alguém que se comunica com Deus por elas, e, assim, continuam sua vida normalmente, sem compromisso real com Deus e, até mesmo, com um viver pecaminoso. Uma vez que há alguém que interceda por elas e realize o serviço a Deus e o cuidado delas, podem levar uma “vida cristã” mais confortável.
Mas nós contatamos as pessoas e as trazemos para serem membros do Corpo de Cristo. Elas serão um membro e vamos ajudá-la a ser aperfeiçoada. O normal na Bíblia é tornar cada pessoa um membro ativo do Corpo de Cristo. Tem de conscientizar cada uma delas. Nós aperfeiçoamos as pessoas para funcionar. Nós damos pastoreio e apascentamento, sem substituir suas funções. Em São Paulo um irmão que veio pela primeira vez me procurou, dizendo que iria voltar à reunião. Eu lhe disse que não iria apenas voltar, mas que seria edificado junto conosco, como membro do Corpo de Cristo. Vamos inserir no “Posso orar por você?”, para funcionar no Corpo de Cristo. Ninguém pode substituí-lo na função, mas aperfeiçoar.
Ef 4:6; Ef 1:10,22; Ef 5:23; Cl 1:18; Jo 14:16-17; Rm 8:10-11
“Por meio de todos”, em Ef 4:6, se refere a Cristo operando em nós, por meio de quem toda a obra de Deus foi realizada. Deus deseja que o Filho seja a Cabeça sobre todas as coisas. Ele é o nosso Senhor e a Cabeça da igreja, o Corpo de Cristo. “Está em todos” em Ef 4:6 se refere ao Espírito que está em nós, conforme Jo 14:16-17. O Espírito realiza a vontade do Pai e a comissão que o Filho recebeu do Pai quando foi ungido Cristo. O Senhor voltaria como “o Consolador”. Ele habitava com os discípulos fisicamente, mas hoje está em nós. Ele é o Espírito, que age por meio da igreja. Ele habita em nós por meio do Espírito.
Cristo está em nós. Se estivermos com o conceito de triteísmo (três Deuses separados), ficaremos confusos. Oramos para o Pai ou para o Filho? É Deus Triúno, três em um, Cristo está em nós, Deus está em nós, o Espírito está em nós. A base de nossa fé é que temos um só Deus, o Deus único. Deus é triúno para poder realizar a redenção do homem e para dar-lhe vida. Pelo Espírito, Ele habita nos crentes, para encher Sua igreja com as riquezas insondáveis de Cristo até à plenitude de Deus.
Dt 8:7, Jo 7:37-38
Dt 8:7 revela o Deus Triúno: “Manancial profundo é o Pai, a fonte é o Filho que alcançou o homem, e o00 ribeiro é o Espírito para dar de beber das riquezas de Cristo, até Deus obter Sua habitação no espírito”. Ele é riquíssimo, tem tudo, tem poder. O manancial profundo é infinito, debaixo da terra, mas o homem não tem acesso. Um dia Cristo veio à terra, como o próprio Deus, fazendo a ligação do manancial profundo com a terra.
O Senhor Jesus é a fonte, conforme Ele mesmo revela em Jo 7:37-38. Jesus se encarnou como homem e trouxe as águas para a superfície. Até hoje esta fonte jorra e forma os rios de água viva, alcançando as pessoas. Isto é o que levamos para as pessoas nas ruas por intermédio do “Posso Orar por Você?”.
A água que está no manancial é a mesma água da fonte, que é a mesma água do ribeiro. Na essência, é o mesmo Deus, a mesma água. Ele é triúno para trazer essa essência a todos que venham a crer. O Deus Triúno está fazendo todo este trabalho para edificar sua habitação na igreja. Tudo que fazemos é para isso, para finalizar a habitação de Deus no espírito. Que Deus abençoe cada um de vocês. Tivemos luz hoje, o Senhor está nos dando revelação. Ele quer voltar rápido, tenho esperança de que eu irei encontrá-Lo ainda vivo. Jesus é o Senhor!