Conferência Internacional M24 – A Carta de Paulo a Filemom: Uma História de Amor

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente de Manaus, em 07/05/2023. Texto não revisado pelo autor.

 

 

  1. Estamos em Natal-RN, na conferência das igrejas da Região 4, e vemos que muitos aqui praticam o fazer habitar a palavra de Cristo em cada um e isso tem gerado uma alegria indescritível. Temos visto o Senhor levantar nossas crianças e elas estão orando pelas pessoas, pois, as crianças são sem conceitos, agem de maneira simples e puras. E os nossos pré-adolescentes e adolescentes estão entrando nessa guerra fazendo imersão e transcrição da Palavra, bem como levando o que desfrutaram para as ruas e às escolas, e estão influenciando os pais e os adultos.

 

  1. A exemplo dos adolescentes, vamos pegar fogo, vamos abrir nosso coração e render-nos ao Senhor, para que Ele tenha caminho entre nós. Você não consegue mudar a maneira convencional da vida da igreja em sua cidade? Planeje levar os irmãos de sua igreja para passar um final de semana no Ceape mais próximo. Isso vai mudar sua vida, verá o sobrenatural acontecer! Indo para as ruas, fazendo colportagem e, mesmo você não sendo um colportor, você pode ter essa experiência. A pressão de pregar o evangelho nas ruas leva você a depender mais do Senhor!

 

  1. Amado irmão, adquira você também junto à Cooperativa uma caixa de livros (120 kits) e coloque-a no sofá de sua casa e perto da televisão. Sua esposa vai se queixar: “tire daí essa caixa”. Daí, você vai dizer para ela: “eu vou tirar, mas você vai me ajudar a esvaziar essa caixa; vamos junto para as ruas”. Essa experiência vai mudar toda a vida da igreja. Precisamos de um pouco de pressão para que saiamos de nosso convencional e experimentemos o sobrenatural nas ruas.

 

  1. Vamos trabalhar com nossos adolescentes. A igreja em São Luís/MA tinha só dois adolescentes, daí foram buscar nas ruas os colegas desses adolescentes e, hoje, quase dois meses, devem estar com 60 adolescentes reunindo. Uma pessoa famosa disse: “quem ouve esquece; quem vê imita; quem justifica não faz; quem faz aprende”. Se você nunca fez, não tem o direito de criticar. Vamos mudar o perfil, vamos incendiar os nossos adolescentes e as reuniões da igreja nunca mais serão as mesmas.

 

  1. Paulo, no final do livro de Colossenses falou em perseverar em oração e vigiar; suplicar a favor de quem fala, porque a palavra de Deus é que faz a obra de Deus – ela é uma ordem. Fala para nós nos portarmos com sabedoria para com os de fora e, todos os dias, temos contato com as pessoas, seja no trabalho, seja no mercado etc, principalmente quando fazemos colportagem. Como nos portar com sabedoria? Enchendo-nos com o Espírito e fazendo habitar ricamente em nós a palavra de Cristo. A imersão na Palavra é um presentão de Deus a cada um de nós.


  1. Quando estudei na faculdade de Engenharia, muitos colegas me pediam para ensiná-los, porque não entendiam a matéria e, com isso, percebi que quando eu os ensinava, eu aprendia mais. Precisamos falar a palavra de Deus uns aos outros. Para isso, importante anotarmos a Palavra num caderno. Como exemplo, eu procuro anotar assim: passo a régua para ter uma margem à direita e outra à esquerda na folha do caderno. Daí, no meio eu faço as minhas anotações e depois disso, eu ouço novamente a mensagem. Quando ouvimos a mensagem pela segunda vez, perceberemos que várias coisas deixamos escapar. Daí, nessa segunda vez ao ouvir, no campo da margem à direita, você coloca um resumo, uma palavra-chave de cada parágrafo. E, ao ouvir novamente, virá a inspiração e esta eu coloco na margem da esquerda. Irmãos, isso funciona! Aconselho os jovens a praticarem isso. O irmão André Dong, mesmo tendo dificuldade em sua mão, o que o leva, muitas vezes, gastar um, dois ou três dias para anotar as mensagens, é perseverante nessa prática.

 

  1. Ao sair às ruas, na pregação do evangelho, não confie em sua habilidade, use a palavra profética para orar pelas pessoas. O produto final do ministério de Paulo produz uma bela rede de amor. Nas saudações finais da carta aos Colossenses, é mencionado Aristarco, macedônio que sofreu no lugar de Paulo no tumulto em Éfeso e estava preso em Roma junto com Paulo. Também cita João Marcos, primo de Barnabé, o qual não aguentou a pressão da primeira viagem de Paulo na obra do Senhor e voltou para casa de sua mãe Maria em Jerusalém. Isso é uma lição para nós nunca desista de um jovem, ainda que ele tenha falhado e o decepcionado, pois, o Senhor tem como aperfeiçoar a todos. Esse João Marcos se tornou muito útil no final da vida de Paulo e andou junto do apóstolo Pedro também e, segundo os relatos de Pedro, escreveu o evangelho de Marcos.

 

  1. Paulo também mencionou Jesus, o Justo, bem como Epafras e no final Lucas, médico que cuidava da saúde Paulo em seu aprisionamento. O ministério de Paulo não era um ministério de doutrinas, mas um ministério que produz vida, relacionamentos de amor, faz a vontade de Deus e tece um tecido de amor entre os irmãos da igreja.

 

Ap 1:1; 2 Tm 2:2

  1. Quem fala por Deus, é muito atacado pelo inimigo. Paulo foi muito atacado. Satanás tentou confundir o único falar do Senhor naquele tempo para Sua igreja. Devemos perceber que Deus tem uma boca no Seu Corpo, mas essa boca é coletiva e começa com um canal. Isso é revelado em Apocalipse 1:1. Esse grupo de servos são a boca coletiva no Corpo de Cristo. Deus quer revelar a um grupo de pessoas que serão os profetas nas igrejas. Essa revelação é dada por Deus apenas a João. E através de João Deus comunica a esse grupo de servos o que Deus quer que eles transmitam às igrejas. Deus faz assim para que haja uma só boca, um só canal e um só falar por meio dos muitos profetas que há na igreja. Esses profetas são a boca do Corpo de Cristo. Eles não falam sua própria palavra, mas aquilo que Deus notificou ao Seu servo João. Eles transmitem fielmente essa revelação à igreja.

 

  1. Paulo era esse canal. Amado irmão, não invente nada, não filtre, não acrescente, não mude. Você precisa aprender a ser fiel transmissor da Palavra. Paulo falou uma palavra profética e Timóteo ouviu-a. Ao ouvir a palavra, o que você faz? Transmite-a! Nós temos uma tendência de filtrar, de julgar se isso é bom ou não. O profeta transmite fielmente o que ouviu do canal de Deus aos também fiéis e idôneos irmãos, para aqueles que também apreciam a palavra profética. Na igreja têm vários profetas que servem de boca, os quais seguem um só falar – transmitem fielmente um só falar. O dom de profecia (Rm 12:6) é falar por Deus inspirado pelo Espírito Santo. Quem fala por Deus, não fala sua própria palavra, tem de esperar Deus colocar a palavra Dele em sua boca.

 

  1. Nesses últimos tempos, precisamos muito mais da palavra profética, pois ela é que nos levará até o final. Eu amo a vinda do Senhor, ela é minha motivação. Minha motivação é quando o Senhor voltar, eu ter uma coroa da justiça reservada a mim (o galardão de reinar com Cristo por mil anos). Essa Palavra está produzindo um produto para Deus: a realidade da edificação da igreja, uma rede de amor que está tirando cada espaço de vazio entre nós. Hoje ainda tem uma certa distância entre um e outro irmão e Deus precisa tirar todo esse espaço, pois os fios precisam estar bem compactados. Deus quer que eu fique bem juntinho de você, meu irmão! A amizade natural não é garantia, somente o amor de Deus nos une com perfeição. Por isso, vamos usar o amor de Deus que vem pela Palavra, pela imersão nela, fazendo-a habitar ricamente em nós.

 

Fm 1-3; Cl 4:9; Cl 3:11; Ef 3:8, 17-19

  1. Na mensagem 23 terminamos o livro de Colossenses e, na mensagem 24, vamos falar do livro de Filemom. Por quê? A Carta de Filemom é um adendo à carta de Colossenses, porque no final desta carta, Paulo anuncia que Tíquico levaria em mãos a carta aos Colossenses juntamente com Onésimo. Onésimo era um escravo que pertencia a Filemom. Ele havia fugido de seu proprietário, depois de ter-lhe causado algum prejuízo. Na época, os escravos advinham dos povos derrotados e eram meras ferramentas de trabalho que podiam ser comprados. Onésimo conseguiu fugir até a grande metrópole de Roma, onde conheceu Paulo que lhe pregou o evangelho.

 

  1. Portanto, quando Paulo escreveu que Onésimo estaria junto com Tíquico ao levar a carta aos colossenses, isso geraria um problema: os de Colossos sabiam que Onésimo era um fugitivo e ele precisa explicar para o seu senhor porque estava mandando de volta. Os Colossenses iam questionar: “Paulo, o que você está fazendo? Tal escravo defraudou um de nossos irmãos. Ele é digno de castigo severo e até ser morto e agora o faz voltar com toda honraria?” Paulo chamava esse escravo fugitivo de “fiel e amado irmão” (Cl 4:9). Isso surge um questionamento entre os de Colossos. Havia, portanto, a necessidade de Paulo dar maiores recomendações para Filemom.

 

  1. Onésimo ficou vagando pelas ruas de Roma e, pela providência divina, encontrou Paulo e este pregou evangelho para ele. Esse escravo fugitivo se converteu e se tornou alguém útil para Paulo. Tão forte foi sua conversão que Onésimo se tornou um cooperador de Paulo na prisão. Mas Paulo nada queria fazer sem o consentimento de Filemom, visto que Onésimo era uma propriedade de Filemom. Primeiro Onésimo tinha que voltar a Colossos para resolver sua pendência com Filemom. Assim, o motivo da carta era explicar melhor a situação e que tem por objetivo que Filemom o recebesse não mais como um escravo, mas como um irmão. Paulo teve que escrever essa carta quase que rogando, para que Filemom recebesse Onésimo como um irmão.

 

  1. Paulo não prega contra a escravatura, que era legal na época, mas manifesta a compaixão existente na humanidade perfeita de Cristo. Não nos envolvemos com a política, por isso, dentro de cada regime jurídico, precisamos ser justos, segundo o Espírito e segundo a Palavra. Expressar compaixão com todas as pessoas, não olhando para classes sociais, pois somos todos irmãos. E Paulo deixa registrado que na igreja, no novo homem, não há nem escravo e nem livre, porém, Cristo é tudo em todos (Cl 3:11). A intenção de Deus é encher o Corpo de Cristo com Cristo mesmo

 – até que Cristo seja tudo em todos. Ele nos enche por meio da Palavra.

 

  1. Na carta também menciona se Onésimo tenha causado algum prejuízo a Filemom, Paulo se coloca como fiador, disposto a assumir qualquer dano. Que humanidade tinha Paulo! É uma linda história de amor que comprova que ao receber o fluir do rio da graça, recebemos Cristo como a graça, como a realidade com todos os atributos divinos da justiça, santidade e glória de Deus. Recebemos a essência de Deus: Deus é luz e Deus é amor. Recebemos o próprio Espírito. Recebemos o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo (Ef 3:8). Recebemos Cristo para habitar em nosso coração, assumindo o controle de nossa alma (mente, emoção e vontade), arraigando-nos no amor de Deus. Se a minha vida não é governada por Cristo, eu ainda estou longe. Eu quero que o Senhor habite em meu coração, de modo que eu não tenha mais liberdade para fazer o que eu quero.

 

  1. E assim entrelaçando-nos em amor com todos os santos, podemos compreender as dimensões reais de Cristo e conhecer o amor de Cristo que excede todo o entendimento, com o fim de sermos preenchidos totalmente até a plenitude de Deus (Ef 3:17-19). A distância que há entre você e o irmão, é um vazio. Vamos deixar Cristo preencher esse vazio até acabar toda distância entre nós.


Ef 4:12, 15-16

  1. Nosso ministério é a edificação do Corpo de Cristo. Estamos cheios de vazios e mentiras, pois Satanás desconectou-nos de Deus. Por isso, precisamos seguir a verdade para não ser cristãos de fachada. A igreja não pode ser uma igreja de só teoria, precisa ter realidade espiritual. Seguindo a verdade em amor vamos crescer a partir da Cabeça. A Cabeça manda a palavra e o que nós fazemos? Imersão na Palavra, falando entre nós e enchendo-nos do Espírito. “Todo corpo” sou eu e você. A expressão “ajustado e consolidado” remete à palavra coalescer, em português – que é unir intensamente formando uma só peça, e dá ideia de um tecido com seus fios da urdira (verticais) e fios da trama (horizontais), mas todos os fios entrelaçados.

 

  1. Na máquina de tear, temos os fios pares e ímpares da urdidura que ficam separados. Daí, vem a lançadeira e puxa um fio da trama. A lançadeira é Cristo – o centro conector da obra de Deus. A lançadeira puxa o fio horizontal para uma ponta e, então, esses fios longitudinais (que estão com os números pares de um lado e os ímpares do outro) invertem-se. Quando invertem, esse fio horizontal que passou ficou entrelaçado. Daí, a lançadeira volta de novo e joga para o nó de cima e quando termina de passar, inverte de novo e assim vai entrelaçando os fios.

 

  1. Cristo, como a lançadeira, está fazendo esse trabalho pela Sua Palavra que está habitando em nós. Um bom tear tem de ter fios de alta qualidade, porque para os fios ficarem bem ajustados e compactados, precisam estar bem esticados. Se os fios não forem de qualidade, ao esticar arrebenta. E os fios precisam também ser finos, visto que quanto mais um fio é fino, quando começa se ajustar um com o outro deixa menos vazio. Ou seja, quanto mais seguimos a verdade em amor crescendo em Cristo, mais somos ajustados, consolidados, compactados e servindo juntos.

 

  1. Alguns líderes que estão aqui nesta conferência foram recentemente para o PAC, a fim de serem aperfeiçoados. Todos passaram pelos mesmos sofrimentos, mas tiveram experiências maravilhosas, sobrenaturais. E o melhor disso é que, após esses três dias no PAC, entre eles mesmos o amor cresceu. Eles passaram a olhar um para o outro de maneira diferente de quando chegaram ao PAC. Praticando a imersão juntos, indo para a rua juntos, o amor cresce. Se quisermos que o amor de Deus cresça em nós, precisamos deixar a vida da igreja convencional. Antigamente, tínhamos nossa vida natural durante a semana e, na hora da reunião, éramos espirituais. Depois da reunião voltávamos a nossa vida natural de sempre. Essa era nossa vida da igreja. Dessa forma, o tempo que Deus tinha para nos coalescer era o tempo da reunião da igreja. Hoje não! Agora, com a imersão na Palavra, pregar o evangelho juntos, marido e mulher fazendo habitar ricamente a palavra de Cristo, não somente na hora da reunião somos coalescidos, mas também em nosso dia a dia. Hoje somos cobrados pelos nossos filhos para imergirmos na Palavra. Assim, estamos tecendo esse tecido de amor todos os dias e, dessa forma, o Senhor voltará mais rápido. Hoje, a realidade espiritual está aumentando mais rápido entre nós.

 

Cl 2:2; 3:14

  1. O objetivo da palavra de Paulo era que o coração dos santos fosse confortado e vinculado (entrelaçado, coalescido) juntamente em amor (Cl 2:2). O Senhor quer nos juntar, nos conectar, nos unir de forma intensa, algo mais que o normal. Acima de tudo isso, revistam-se do amor, que une todas as coisas com perfeição (Cl 3:14 – versão BJC). O amor é o único capaz de nos unir com perfeição, lançando fora toda indiferença e inimizade.

 

Fm 1-7

  1. Por ser uma carta pessoal de Paulo a Filemom, podemos deduzir que Áfia era esposa de Filemom e Arquipo, seu filho. Arquipo devia exercer alguma liderança espiritual, possivelmente na ausência de Epafras, visto que este estava com Paulo na prisão. Paulo ressalta o amor e fé de Filemom para com o Senhor Jesus e todos os santos. O amor aparece em primeiro lugar, pois esta carta é escrita dentro da esfera do amor. Paulo espera que Filemom receba essa carta nessa esfera.

 

  1. A oração de Paulo era para que a comunhão da fé de Filemom produza o pleno conhecimento de todo o bem que temos em união com Cristo. A fé visa ter acesso aos bens espirituais em Cristo, que resulta em conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento (Ef 3:19). Quando pela fé, você tem acesso a todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais, você recebe um jorrar do rio da graça. E quando o rio da graça flui até você, o que fica em você? O amor. Cristo é o amor de Deus, e assim, você vai conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento e ser enchido até a plenitude. O amor de Filemom tem dado a Paulo grande alegria e encorajamento, pois ele tem reanimado o coração dos santos.

 

Fm 8-10

  1. Paulo intercede em favor de Onésimo. Ainda que Paulo tivesse plena liberdade de ordenar, ele prefere pedir em nome do amor em favor de Onésimo. Paulo faz-lhe solicitação na posição de um velho e prisioneiro de Cristo Jesus. Ele se humilhou para que Filemom atendesse o seu pedido em nome do amor. Paulo, pelo evangelho, gerou Onésimo e cuidou dele como um filho. Isso prova que o que acontece quando alguém cheio do amor de Deus prega o evangelho e cuida de alguém por amor, é confeccionado um tecido de amor que entrelaça Deus, Paulo e Onésimo. E isso ocorreu enquanto Paulo estava em algemas, o que intensifica ainda mais os sentimentos envolvidos. Paulo não agiu por mera emoção, mas supriu a palavra, a qual estava entrelaçando Deus, Paulo e Onésimo.

 

Fm 11-12

  1. O nome Onésimo em grego significa “útil” ou “proveitoso”. Aqui Paulo faz um jogo de palavras com seu nome. Paulo enviou Onésimo de volta a Filemom com dor no coração, era como se estivesse enviando o seu próprio coração. Vemos como Paulo amava esse escravo fugitivo. Percebemos a intensidade e a veracidade do amor gerado nessa relação espiritual. É isso que deve ocorrer na vida da igreja. Apesar de muitas coisas erradas cometidas no passado, hoje podemos gerar essa relação intensa de amor na igreja. Mas isso só é gerado, se seguimos a verdade em amor no Cabeça Cristo, mergulhados em Sua Palavra.

 

Fm 13-14

  1. Paulo queria conservá-lo consigo para Onésimo servi-lo nas algemas, mas nada queria fazer sem o consentimento de Filemom, a fim de que nada fosse feito como obrigação, senão de livre vontade. Onésimo devia servir a Paulo como resposta da relação de amor que surgiu entre os dois. um quadro belíssimo que só acontece na igreja. No conceito da época, Onésimo era um escravo de Filemom, portanto era uma propriedade de seu senhor. Paulo respeitou seu direito de propriedade, porém quis mostrar a Filemom o quanto Onésimo se tornara útil e querido a ele.

 

Fm 15-20

  1. Mesmo querendo ficar com Onésimo, Paulo achou melhor que permanecesse definitivamente com Filemom, mas não como escravo, embora Filemom tivesse todo o direito de fazê-lo voltar ao status anterior, ou ainda castigá-lo por ter causado danos a ele e fugido. Paulo pediu que Filemom o recebesse muito acima de escravo, como irmão caríssimo da parte de Paulo, quer na carne, quer no Senhor. Na carne, deve se referir na esfera humana; no Senhor, na esfera espiritual. O amor de Deus produz uma humanidade perfeita e linda.

 

  1. Que carta! Paulo escreveu tudo isso por causa de um escravo. Nunca vimos Paulo insistir, rogar com tanta humildade a uma pessoa que receba outra! Isso tudo mostra esse tecido de amor que Deus está fazendo entre nós. Deus está nos unindo, não só na carne, mas também no Senhor. É fácil falarmos: “irmão, eu te amo no Senhor”. Mas é difícil dizermos: “irmão, eu te amo na carne”. Mas, seja na esfera espiritual, seja na esfera humana, devemos amar os irmãos com o amor de Cristo.

 

  1. Geralmente, Paulo pedia para alguém escrever para ele suas cartas, mas no v. 19, vemos o registro de Paulo escrevendo de próprio punho a expressão: “Eu pagarei”, tal como uma nota promissória. Na verdade, Filemom deve sua vida a Paulo, pois ele o salvou. Mas Paulo não estava cobrando essa dívida. Paulo pediu a Filemom: reanime-me o coração em Cristo. Deixe-me alegre!


Fm 21-22

  1. Parece até exagero receber um escravo como receber Paulo, mas este é o resultado final do que o Senhor está fazendo conosco na edificação da igreja. Ainda que exista uma relação natural mais especial entre nós, isso não se compara com a união que Deus está fazendo entre nós. Ele está confeccionando um verdadeiro tecido de amor, tão ajustado e compactado uns com os outros e com Deus, que os laços entre os membros do Corpo ultrapassam em muito os laços naturais. Paulo reitera com tanta insistência e humildade para que Filemom atenda seu pedido, o que reanimaria seu coração. Aqui fica uma pequena amostra do laço de amor que se cria entre os membros na edificação da igreja.

 

Fm 23-25; 2 Tm 4:10-11; 1:15-18

  1. Vemos as saudações finais dos cooperadores de Paulo: Epafras, prisioneiro com Paulo; Marcos, primo de Barnabé; Aristarco, macedônio de Tessalônica; Demas, o que mais tarde abandonou Paulo, tendo amado o mundo (2 Tm 4:10). Isso evidencia que nós ainda podemos cair na cilada do diabo. Por isso, amado irmão, não ame o mundo nem as coisas que há no mundo, porque o mundo passa, mas a palavra de Deus permanece para todo o sempre (1 Jo 2:15-17); Por fim, vemos a citação de Lucas, o médico que ficou com Paulo até o fim (2 Tm 4:11).

 

  1. Em 2 Tm 1:15, lemos que todos da Ásia abandonaram Paulo. Que tristeza! Paulo sofreu todo tipo de perseguição e os irmãos receberam tanta ajuda sua e, mesmo assim, o abandonaram. Por isso, eu acredito que o nosso heroísmo natural não nos manterá unidos até o final. Quando Jesus falou que um deles O trairia, Pedro disse que jamais negaria a Jesus. Mas sabemos que Pedro negou (Mt 26:31-35, 69-75). Quando você corre perigo de vida, o instinto de sobrevivência fala mais alto e você nega. Quando Paulo estava preso pelo imperador Nero, se arriscava todo aquele que dissesse ser amigo de Paulo, aquele que dizia ser parte da igreja. Mas Onesíforo, Timóteo e Lucas não abandonaram Paulo. Onesíforo procurou solicitamente até encontrar Paulo na prisão.

 

  1. Não dá para confiar em nós, mesmo diante de nosso instinto de sobrevivência. Mas se temos a visão do Corpo, ou seja, se enxergamos que somos membros orgânicos do Corpo, essa visão nos segura, nos mantém firmes no Senhor. Vamos ser inseparáveis não pelo heroísmo, mas por essa visão. A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Amém!

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