Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente de São Paulo, Brasil, em 05/02/2023. Texto não revisado pelo autor.
- Estamos vendo as revelações da palavra de Deus a partir do livro de Comecei a falar sobre o livro de Colossenses com muito temor e tremor, porque não estou aqui para dar mais um estudo bíblico. A nossa função é: no final dos tempos, trazer uma palavra que vem diretamente de Deus, trazer Suas revelações para Sua igreja, a fim de levar adiante o que falta para fazer e completar a vontade de Deus nesta reta final. Se o Senhor não revelar, eu não tenho o que falar. Colossenses, de um lado, é um livro muito rico e elevado; mas de outro, é um livro muito difícil de ser falado, principalmente para tornar essa palavra prática em nosso viver. A palavra revelada no livro de Colossenses dá a preeminência de Cristo como o Seu ponto principal. Naquele tempo, Cristo foi comparado a muitas coisas, principalmente a anjos; mas o autor de Colossenses quer mostrar que Cristo é superior a tudo, Ele foi o conector de toda obra de Deus e da criação com o Criador. A superioridade de Cristo é incomparável, Ele é o protagonista da criação e da obra de Deus.
- Pela Sua soberania e providência, Deus nos fez entrar, primeiramente, no livro de Efésios, porque sem tal livro, não teríamos condições de entrar no livro de Colossenses de maneira mais prática, de entender o que Deus quer falar a nós hoje através desse O livro de Efésios mostra o dispensar de Deus por meio da Sua graça e fluindo até a igreja como um rio. Este livro nos revela que Deus, quando criou o homem, criou a Sua imagem e semelhança, a fim de que o homem cumpra a Sua vontade, que é, depois de ter comido da árvore da vida, subi-lo ao nível da nova criação para poder fazer a vontade de Deus. Quando Ele criou o homem disse: muito bom; em outras palavras, a nível da criação o homem estava conectado com Deus, com a própria realidade do universo. Não há segunda verdade no universo. Sem Deus não há realidade. Tudo o que o homem precisasse, Deus como a própria verdade, poderia supri-lo.
Na Física, há o princípio dos “vasos comunicantes” – hidráulica, no qual temos um vaso de cada lado. O vaso à esquerda está vazio e o da direita está cheio; se você interligar esses dois vasos por um tubo, o volume que está no vaso cheio, pouco a pouco, passará para o vaso Quando você comunica, eles compartilham; o que tem em um, vai passar para o outro. Esse vaso que está cheio é Deus, que é ilimitado em volume, com toda realidade do universo (amor, luz, justiça, santidade, glória, virtudes humanas – mansidão, longanimidade, etc). Então, quando Deus conectou na criação o homem, Ele passou a fornecer/comunicar tudo o que Ele tem para o homem. Que preciosidade é a conexão! Claro, se você se comunicar com alguém pobre em realidade, vai compartilhar dessa pobreza; mas se se comunicar com alguém rico como Deus, vai compartilhar com ele todas as suas riquezas.
- Deus não está interessado apenas em se comunicar com o homem a nível da criação, porque neste nível, Deus vai suprir todas as necessidades do corpo do homem, como fez criando as árvores no jardim e o homem vivia pela palavra de Neste caso, Deus precisava só cuidar da alma do homem para que este não tivesse carência e entrasse em depressão, ou seja, em toda sorte de problemas da alma. Mas Deus não quer apenas isso, Ele quer se conectar com o homem a nível da nova criação, isto é, no nível espiritual. Por isso, Deus colocou no jardim do Éden uma árvore da vida e, quando o homem comesse dela, receberia o próprio Deus como vida a nível espiritual, receberia Deus no seu espírito. Deus, então, criaria uma nova criação: espiritual e celestial.
- Entretanto, o homem caiu na conversa do pai da mentira, que veio em forma de uma serpente colocando dúvida na palavra de A intenção do inimigo é levar o homem para a esfera da mente, o qual se torna o terreno da serpente. Pela transgressão da palavra de Deus, houve a desconexão. A desconexão aconteceu antes do pecado entrar; a transgressão fez com que desconectasse e o pecado pudesse entrar e, por fim, a morte entrou no homem. A desconexão com a própria verdade deste universo criou-se um vácuo do nada. Quando você se desconecta da realidade, você não tem nada. Então, o pai da mentira (Jo 8:44) encheu o homem com o pecado e toda sorte de impurezas e injustiças.
- Esta é a razão que, ao sair nas ruas pregando o evangelho, você encontra muitas pessoas vazias, sem sentido de viver, as quais percebem que a vida humana é só vaidade, é correr atrás do vento. O homem precisa se reconectar com Deus. Mas, em virtude do pecado, o caminho para a árvore da vida no jardim foi encerrado para o homem. Graças a Deus que aquele rio no jardim do Éden que fluía para regar o jardim não parou ali (Gn 2:10); saiu de lá e dividiu-se em quatro braços, os quais são uma nova oportunidade ao homem para se reconectar com Deus. Como isso aconteceu? Cristo veio, viveu aqui como um homem, morreu na cruz para nossa redenção e, na Sua ressurreição, tornou-se o Espírito que dá vida. A partir daí, todo homem que cresse, nasceria como filho de Deus e o Espírito entraria nele como fonte a jorrar para a vida eterna, como rios de água viva fazendo dele um canal para fluir a outros. Esse rio da graça estava no livro de Efésios (1:3); Deus de novo oferecendo-se ao homem por meio da graça. Não precisamos fazer nada, basta Aquele acesso a Deus que perdemos em Adão, recuperamos em Cristo. Por isso, a importância de Cristo em Colossenses.
- A nível da nova criação, fomos reconectados com Deus ao crermos Nele. O nosso espírito nasceu de novo, ganhou a vida de Deus, o nosso espírito reconectado com o Espírito (Jo 4:24). Só que somos de três partes: corpo, alma e espírito. O espírito foi reconectado, mas a nossa alma ainda é aquela que recebeu todos os prejuízos da desconexão com Deus: ira, discórdia, contendas, ciúmes, prostituição… Então, Deus precisa preencher a nossa alma com a Sua Esse é o trabalho de Deus revelado pelo livro de Efésios e é nessa linha que entraremos no livro de Colossenses. Assim, o livro fica prático. Daí, novamente, entram os vasos comunicantes
– Só que a nível da nova criação. Deus é o manancial profundo com riquezas infinitas e, agora, reconectado comigo a nível do espírito, mas ainda eu tenho uma alma contaminada; então, Deus vai comunicar-se, encher de novo com o rio da graça para trabalhar na minha alma, por intermédio do Espírito. O Espírito é o canal para trabalhar em minha alma. Por isso, disse em Efésios: habite Cristo em vossos corações (Ef 3:17).
- O espírito já está conectado com Deus, mas você precisa convidá-Lo a entrar em sua alma. A sua mente está cheia de vaidades, ama o mundo, a moda, a riqueza, o prazer do pecado… essa mente precisa ser renovada pelo fluir do rio da graça. E como o rio da graça consegue fluir até você para saturá-lo com a realidade de Deus? A palavra é o veículo, tal como o sangue que corre nas veias através dos vasos sanguíneos. Você está vivo porque existe uma corrente sanguínea alimentando todas as células do seu corpo. Isso vem dos vasos comunicantes, vem de Deus. Ele manda das Suas riquezas do rio da graça por meio da palavra. E a palavra, como corrente sanguínea, leva a cada célula do seu corpo os nutrientes espirituais. Esse é o processo: o alimento ingerido passa pelo intestino, o qual separa os nutrientes desse alimento e envia para a corrente sanguínea e esta, como veículo, entrega para cada célula.
- Só que para fazer combustão precisa não apenas do alimento, mas também do oxigênio. Os pulmões fornecem o oxigênio para a corrente sanguínea. A corrente sanguínea é a Cada célula do seu corpo é ávida pelos nutrientes e oxigênio que vem da palavra. Você deve ter a mesma atitude ávida: Oba, lá vem nutriente! Oba, lá vem oxigênio! A corrente sanguínea também faz outro trabalho: precisa levar o lixo de cada célula; remover as toxinas, as partes não mais úteis ao organismo. Daí, a própria corrente sanguínea leva embora tais toxinas e, filtrada pelos rins, são eliminadas pelo corpo. A palavra está trazendo novos nutrientes e oxigênio, está transformando você com a nova dieta, você está virando outra pessoa. A palavra também vai lavando-o, purificando-o, removendo as toxinas do velho homem, daquilo que o diabo colocou. É um processo longo, mas está acontecendo em nós.
Ef 3:19; 5:26
- Deus não limpa você de uma vez, para depois enchê-lo, porque fica um espaço vazio. No AT, quando Deus ia levar o povo para possuir a terra de Canaã, disse que o povo ia entrar na terra, e habitar nas casas e lavrar o campo, mas não ia expulsar os moradores da terra sem que o povo tivesse condições de tomar posse dela; porque se Deus expulsasse os moradores antes que o povo tivesse condições de tomar posse, as feras do campo tomariam conta. Então, conforme vai entrando o suprimento do rio da graça, a realidade vai entrando e expulsando toda vaidade. Quando chegar no final desse processo de metabolismo, Deus vai nos lavando, purificando pela Esse trabalho do rio da graça é pelo lavar de água pela palavra. Daí, podemos entrar no livro de colossenses, que não será teórico para nós outros. Cristo é o ponto central, a conexão, esse tubo que liga/comunica esse vaso com você.
- Em Colossos havia um pano de fundo de mistura de culturas e religiões com a filosofia Conforme já mencionamos, o pano de fundo desta epístola era a mistura de religiões e culturas da época, isto é, tal como ascetismo, que era uma mistura da religião com filosofia, com a fachada de sabedoria, castigando severamente o corpo para combater os desejos da carne (Cl 2:20-23), e também uma mescla do judaísmo com as suas ordenanças e observâncias da lei (Cl 2:16,20-21), com a filosofia grega, na sua forma embrionária do gnosticismo que floresceria no segundo século, o qual defendia que o universo material é imperfeito, por isso há sofrimentos, e que a única maneira de se libertar da carne seria por meio da gnose, ou seja, um conhecimento intuitivo sobre o espírito e a natureza da realidade. Não é conhecimento racional, portanto, poucas pessoas atingem esse nível de “espiritualidade”, as quais se orgulhavam de ter conhecimentos secretos e misteriosos (Cl 2:8,18,20-23).
- Eles afirmavam que procedem de Deus várias emanações, tais como os raios do sol, as quais eram consideradas entidades espirituais, tidas como anjos que deveriam ser venerados ou adorados (Cl 2:8,18). E visto como mais uma dessas emanações, comparando-O a anjos, sob o argumento de que eram mais “humildes” e não poderiam ter contato direto com Deus e, assim, preferiam ter um intermediário, que eram os anjos. Vemos que esse conceito está arraigado no homem, a ponto de pensar que somente pode contatar Deus através de um padre ou pastor. Mas somente Jesus é o mediador entre Deus e o homem. É obra maligna que tenta confundir a igreja, removendo Cristo do Seu protagonismo absoluto na obra de
Cl 1:1; At 28:16; Gl 1:1
- Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo escrevem essa carta à igreja em Apóstolo significa enviado – Paulo foi enviado de Cristo Jesus por vontade de Deus. Não é por vontade própria, mas por vontade de Deus. Um apóstolo precisa ser enviado e se não for enviado, não é apóstolo. Segundo, não é enviado de modo próprio, mas por vontade de Deus. Paulo, o autor da carta, escreveu-a durante o primeiro período da sua prisão em Roma, onde permaneceu por pelo menos dois anos na sua própria casa, que alugara, na companhia da guarda pretoriana (At 28:16-31). Nesse período, Paulo escreveu também Efésios, Filipenses e Filemom. Paulo estava preso, mas a palavra de Deus não estava aprisionada. Essas cartas que Paulo escreveu durante o primeiro aprisionamento correspondem ao coração da Bíblia.
- Paulo é apóstolo pela vontade de Deus, claramente apresentada em Efésios 1. Apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus: Um apóstolo não é da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que O ressuscitou dentre os mortos (Gl 1:1). Um apóstolo não é escolhido pelos homens, seja por votação ou sucessão, tão pouco é algum cargo que vem pela indicação do homem. O apóstolo não pode ficar preso a ninguém, ele tem de ter liberdade de seguir a vontade de Deus e a direção da Sua palavra.
- Em Sua sabedoria, Deus não trabalha a igreja como uma entidade religiosa; a igreja é totalmente diferente de uma entidade religiosa organizada pelos homens. Deus cuida dela a nível de Deus. Vários líderes têm nos contatado e procurado conhecer como a igreja e a obra funciona entre nós. Eu falo para eles e ficam como sem acreditar: “vocês sabiam que todas as igrejas vinculadas à obra de Deus não têm nenhum contrato ou estatuto assinado conosco dizendo que se você fizer isso e isso faz parte de nós, pois o nosso estatuto é a Bíblia”. Quem obriga a igrejas ficarem vinculadas conosco? Todos os grandes grupos têm contrato assinado, tem ligação jurídica e política. Mas entre nós não tem isso, a nossa ligação é orgânica; é só por Deus mesmo. Tanto é que se você quiser declarar independência e não mais seguir a obra, tem total liberdade, mas perde a bênção. Não precisamos de nenhum documento para forçar ninguém, pois a igreja é de Deus – ela é espiritual. Deus assim
- Deus colocou os apóstolos na liderança da obra (1 Co 12:28). A igreja no 28 é o corpo de Cristo no v. 27. Em Ef 1:23 fala da igreja como o Corpo de Cristo e em Cl 1:18 fala que Cristo é a Cabeça do corpo, da igreja. Isso é importante compreendermos, porque alguns estão ensinando erradamente dizendo que tem um livro do irmão W. Nee que ensina que o apóstolo, em cada cidade, levanta a igreja e estabelece presbíteros (tal como Paulo fez) e vai embora; daí, a liderança cabe aos presbíteros daquela igreja e nunca mais o apóstolo interfere nela. Se fosse assim, cada igreja teria uma direção, uma obra própria. Isso seria uma confusão! Por isso que Paulo, nas suas epístolas, deixa claro: a igreja, o Corpo de Cristo.
Nm 9:17-18, 23
- Como é que se anda no deserto com dois milhões de pessoas, tal como aconteceu com o povo de Israel? Se você, ao fazer uma viagem com sua família, tem tantas dificuldades e planejamentos, imagina fazer um povo numeroso andar num deserto! Só pode ser a liderança de Por Sua liderança, o povo chegou na boa terra. Já pensou se cada tribo de Israel falasse: “temos direção própria”! Seriam doze tribos e doze direções. O que aconteceria? Uma tribo saindo da formação vai morrer no deserto, pois sem a direção de Deus, morre. A direção é de Deus. A nuvem era um sinal para todo o povo de que ali estava a direção de Deus. A ordem de Deus veio por intermédio de Moisés (v. 23). As doze tribos andavam como um só povo e quem dava a direção era o Senhor. Se é palavra do Senhor, tem que ter confirmação, isto é, a Sua presença. Deus prometeu a Moisés que a presença Dele iria com ele e o daria descanso.
2 Co 10:8; 13:10; 1 Tm 1:3-4
- Alguns ainda falam que o apóstolo não tem mais autoridade na igreja que foi gerada. Mas isso não é Se alguém está tentando destruir a igreja através de um ensinamento diferente, o apóstolo pode entrar com autoridade e interferir nela. O apóstolo tem autoridade para a edificação. A palavra do apóstolo produz a obra de Deus na fé. Existe uma direção nas igrejas, a qual é por meio de Deus, que usa homens para dar essa direção. O Espírito usa homens (At 13:2).
Ef 3:1-11; 1 Co 12:28
- O resultado da bênção do Pai, fluindo até o homem como o rio da graça, realiza a vontade de Deus que é encabeçar todas as coisas em Cristo, porque a criação foi desconectada. E isso se fará por meio da igreja, que é o Corpo de Cristo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as E um apóstolo é o enviado de Deus com a responsabilidade de dispensar a graça de Deus por meio da palavra profética, com o objetivo de edificar a igreja e fazer a vontade de Deus. Paulo escreveu aos colossenses quando estava na prisão romana. Roma prendeu Paulo, mas ele era prisioneiro de Cristo Jesus. Dispensação (v.2) é oikonomia – a execução do plano de Deus para a igreja; é o mordomado da graça de Deus. Deus tem uma dispensa muito grande para dispensar à igreja, como graça. Deus precisa de um despenseiro.
- Para ser o dispensador, Paulo precisa ser enviado e receber a revelação de Deus. Na dispensa de Deus não estão os conhecimentos teóricos ou doutrina, mas o próprio O apóstolo não tem conteúdo próprio, ele precisa dispensar aquilo que Deus lhe dá. Então, Deus tem de dar revelação. Pode haver vários apóstolos e temos vários, mas Deus dispensa por uma única fonte
- por um apóstolo e os demais apóstolos seguem essa mesma linha para dispensar nas várias regiões da Conforme Ap 1:1, Deus dispensou a Seu servo João e este dispensa aos demais apóstolos, os quais fluem a todos. Apóstolo enviado por Deus tem a força operante do Seu poder (v. 7). No cristianismo têm muitos com palavras bonitas, mas não tem essa força operante. Quando a palavra vem de Deus, tem força e opera a obra com poder. Deus quer encher todo o vazio da sua alma e assim encabeçá-lo totalmente e, na vinda de Cristo, chegaremos à plenitude da filiação – a glória. Dessa forma, libertaremos a criação do cativeiro da corrupção e encabeçada em Cristo. O apóstolo tem essa responsabilidade.
1 Jo 1:1-3
- Cristo é a própria palavra da vida e essa palavra se manifestou – é prático, concreto. Como posso trazer esse Cristo à igreja? O que temos visto e ouvido, anunciamos a vós outros. A palavra dos apóstolos traz vida. Como manter com o apóstolo que anunciou a palavra da vida à igreja? Através da palavra – precisamos recebê-la com simplicidade e obediência e praticá-la. Viver na imersão da palavra profética. Cristo é a conexão – Ele vem em forma da palavra. A comunhão com o apóstolo é a conexão com Cristo e Cristo é a conexão com o Pai.
At 16:1-3; 2 Tm 1:5; At 14:6-7; Sl 110:3 KJA; 2:6-9
- Na segunda viagem de Paulo, os irmãos em Listra e Icônio davam bom testemunho de um jovem, Timóteo, e Paulo tomou consigo (At 16:1-3). Ele era filho de uma judia crente, Eunice, mas de pai grego. Paulo em segunda carta a Timóteo lembrou de sua fé sem fingimento que habitou primeiro em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice (2 Tm 1:5). Provavelmente a sua avó e mãe foram salvos na primeira viagem de Paulo, na companhia de Barnabé, quando passou por Listra e Derbe anunciando o evangelho, depois de Icônio (At 14:6-7). Entre a primeira viagem de Paulo e a segunda, deve ter passado em torno de 2 a 3 Quando Timóteo seguiu a Paulo na sua segunda viagem ainda bem jovem, bem possível que a sua experiência de fé aconteceu na adolescência. Por este motivo, não devemos desprezar os adolescentes, que devem ser introduzidos na vida ativa da igreja. Vamos prepará-los, infundir a fé neles.
- No passado, quando não tínhamos muita visão, o serviço de crianças funcionava com alguém cuidando delas para que não perturbassem a reunião da igreja. Depois, essas crianças cresceram e viraram adolescentes e agíamos no mesmo princípio: “segura esses adolescentes porque estão atrapalhando a reunião”. Hoje não mais! Nós temos que infundir a fé neles. As crianças, os adolescentes e os jovens são as gotas e orvalho que Deus prometeu a Seu Filho para formar um exército de jovens santos no tempo da aurora – na era final (Sl 110:3 KJA). “Teu povo” é a igreja e o tempo da convocação é a chegada da aurora. Embora não seja de conhecimento público, porque ainda não clareou o dia fisicamente, mas já tem indícios que está clareando, como vemos na palavra profética, muitas igrejas hoje estão entrando para lutar pelo reino de Deus. Hoje, as crianças, pré-adolescentes, adolescentes e os jovens como esse exército estão surgindo de todos os lugares. Deus precisou gerar o Filho Primogênito na ressurreição para poder dar essa promessa e o Pai deu esse exército numeroso de jovens santos (Sl 2:6-9). As crianças e pré-adolescentes, não têm o conceito que os adultos tem: o adulto vai fazer colportagem dá um frio na barriga e, ao receber um não quando pergunta “Posso orar por você?”, fica machucado; já a criança e o pré-adolescente, por não ter muitos conceitos, ao receber um não, segue para outra abordagem. “Vamos trocar o chip”!
At 17:14-15
- Em Bereia, Paulo teve de partir para Atenas, deixando Silas e Timóteo ali (At 17:14-15). Por fim, Silas e Timóteo descem da Macedônia e se encontram com Paulo em Corinto (At 18:5). Isto é, Timóteo já serviu na obra enfrentando toda sorte de sofrimentos e lutas. O jovem Timóteo não desistiu, ele não foi Temos de aperfeiçoar mais jovens para a obra de Deus. Os nossos jovens devem participar da obra ativamente, só se exigindo deles a cumplicidade com o apóstolo. Não desprezem os jovens!
Fp 2:19-23
- Timóteo seguia de perto, não somente o ensino de Paulo, mas também conhecia intimamente a pessoa de Paulo, o seu procedimento, propósito, fé, paciência, amor, perseverança, e acompanhou de perto as suas perseguições e sofrimentos (2Tm 3:10-12). Já na sua prisão domiciliar em Roma, Paulo não tinha ninguém de maior confiança para enviar aos filipenses: “Porque a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses; pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus. E conheceis […]” (Fp 2:19- 23). Essa cumplicidade é a mesma dos três valentes de Davi (3 dos 30 cabeças que desceram com à caverna de Adulão) que arriscaram a vida para atender um suspiro de Davi, buscando água do poço que está junto à porta de Belém, onde acampara a tropa de filisteus (2Sm 23:13-17; 1Cr 11:17). Se você reconhece alguém como homem de Deus, o que ele falar tem que ter peso para você; todavia, se o que ele falar é mais uma opinião para você, então, tem algo errado na sua visão. Davi era Precisamos conhecer o coração de quem está à frente da obra. Vamos preparar nossos jovens e formar o núcleo energético da obra de Deus: é um núcleo de onde Deus pode tirar energia para operar na Sua obra.
Cl 2:2, 5
- A palavra “santos” não deve ser usada como adjetivo de “irmãos”. Aqueles que creram em Jesus e na verdade do evangelho, foram separados e santificados para Deus. Tem uma posição santa – você foi ligado a Deus para que Ele possa santificar sua “Aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos”: a igreja em Colossos é composta de todos os que creram e foram regenerados pelo Espírito que residiam na cidade. Esta é a unidade prática que Deus propôs para a vida da igreja em cada cidade. Infelizmente, com o passar dos anos, o homem passou a se dividir por divergências no ensinamento ou na prática. Por isso, devemos dar a maior importância à Palavra do apóstolo que Deus usa em cada época para seguir em unidade e unanimidade, com uma só direção, produzindo a única obra de Deus, a edificação do único Corpo de Cristo. Somos muitos membros, mas temos uma única obra do Ministério: a edificação do Corpo de Cristo (Ef 4:12).
- Graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai. A paz é resultado da graça! Esse rio da graça, quando nos supre com toda realidade de Deus, o resultado é paz. Você vivia angustiado, ansioso e estressado, mas desde que começou a desfrutar da graça, imergindo na palavra e pregando evangelho você ganhou E graça é Deus se tornar acessível ao homem por meio do Espírito como um rio, fluindo em quatro direções para alcançá-lo e abençoá-lo com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo (Ef 1:3). Quão maravilhosa é a revelação do Senhor!