Conferência Internacional M9 – Em Cristo Tudo se Mantém Conectado e Unido

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida – Sumaré, Brasil, em 21/02/2023. Texto não revisado pelo autor.

 

 

Nm 9:18 KJA

  1. Em Nm 9:18, no hebraico, a palavra mandado é “boca”. O povo de Israel agia segundo o mandado do Senhor, ou seja, segundo a boca do Senhor. O que é a boca do Senhor aqui? Era Moisés. Temos um Deus que fala conosco. O nosso Deus fala conosco e podemos ter a voz do Senhor e a boca do Senhor.

  2. Então, do livro de Efésios, nós vimos que Deus quer tornar cada um de nós um canal da graça, não um mar morto, não apenas alguém que recebe e não supre água. Deus quer fazer de nós um canal da água da graça para resgatar as pessoas das ruas e levar essa água da graça para supri-las.
  3. Quando o homem foi enganado pela serpente, o inimigo de Deus, a dúvida foi colocada no homem com relação à palavra de Deus, e é o que ele continua fazendo até hoje. Por isso, enquanto você tem dúvida, não consegue receber a água do rio da graça. Então, o que aconteceu? O homem foi enganado e se desconectou de Deus. A hora que ele se desconectou de Deus, se desconectou da própria realidade do universo, e o nosso ser se encheu de um vácuo, de um vazio, o pecado entrou e a morte passou para todos os homens e todos pecaram. Essa é a razão, irmãos, pelo qual o homem tem um vazio no seu interior que não é preenchido por nada do mundo. Por mais que alguém tenha tido muito êxito na terra, tenha tido muito sucesso no seu trabalho ou em ganhar dinheiro, este não satisfaz o homem, não preenche o vazio. As realizações no trabalho, no conhecimento, da sabedoria, os prazeres do pecado não preenchem o homem; nada preenche o vazio que está dentro do homem.

  4. Essa sensação de vazio permanece no interior de todos os homens, mesmo aquele bem vestido na rua, não precisamos ter medo não. Podemos orar por essa pessoa, pois ele tem um vazio no seu interior. E se ele não reconhecer no momento, um dia o Espírito vai mostrar para ele, que ele precisa se reconectar com Deus. Hoje Deus nos deu um caminho tão simples: a palavra da fé está perto do homem, está na boca do homem, está no coração do homem com o coração se crê.

Cl 2:20-23

  1. Não confie em você e na sua capacidade. Confie na palavra do Senhor. Confie na imersão da palavra. Não é uma mudança de conduta ou comportamento, mas é uma mudança de esfera. Só Cristo é real, é a realidade. Nessa mesma linha estão a nossa humildade, mansidão, bondade que sem a realidade de Cristo, podem nos enganar, fazendo-nos pensar que vivemos em um bom padrão cristão. Casar, ter uma família e trabalhar para sustentá-la, ter propriedades, ter riquezas, buscar alegria, buscar felicidade, tudo isso são coisas legítimas que o homem busca, não tem nada de errado nisso. Mas sem Cristo nada é realidade e essa busca nunca vai encontrar a satisfação. A tradição, a cultura, não são coisas ruins, são coisas boas na nossa vida humana. Tudo isso é o que Colossenses chama de “rudimentos do mundo”, são coisas básicas, regras básicas da vida, mas nenhuma dessas coisas é realidade, porque continuam sendo vaidades.

  2. Da mesma forma, os líderes na igreja podem usar a sua capacidade para servir os irmãos, com o seu conhecimento bíblico, a sua eloquência, a sua personalidade atraente, o seu carisma em conquistar o público, tudo isso pode ser muito prejudicial na obra de Deus. Os irmãos até admiram o serviço ou conduta, mas é uma fachada. A única solução é mergulhar na palavra da verdade, permitir que Deus nos encha com verdade divina. A verdade é a única coisa que Quando nós apresentamos aos líderes cristãos, aquele livro que nós temos “Os Perigos do Lado Bom da Alma”, os pastores pegam aquilo e falam: “Pedro, eu nunca soube disso, eu nunca pensei que no lado bom da minha alma pudesse ter problemas”. Esse lado bom da alma pode estar dentro da esfera da vaidade. Tudo sem Cristo está dentro da esfera da vaidade. Cuidado com isso! Você pode estar servindo ao Senhor enganando a si mesmo.

Cl 1:13-14

  1. A palavra “transportou” é a chave, se você daqui para a frente praticar o bem mas permanecer no império das trevas, nada muda e não funciona. Se você procurar mudar de conduta, falar para a sua mulher: “Daqui para frente, nunca mais vou fazer aquelas coisas que te desagradam” e a esposa fala para o marido: “Eu também prometo ser uma boa mulher em casa”, ainda na esfera das trevas, não vai funcionar, não acredite nisso. Precisamos ser transportados. Ele nos transportou. Cristo é esse caminhão de mudança, Cristo é o transportador, Cristo é quem nos transfere de reino. Cristo é o centro conector da obra de Deus. Vamos chamar Cristo para fazer a mudança? O Senhor vai, imediatamente, estacionar o caminhão na sua frente. Esse caminhão é a palavra da verdade, é um veículo que vai transportá-lo. Vamos fazer a mudança de reino! O que nos transporta é a palavra da verdade.

  2. Para nós termos qualificação e fazer mudança, precisou haver a redenção dos pecados. Se não tivesse acontecido antes a remissão dos pecados pela redenção, isto é, se Cristo não tivesse morrido por você e você ter crido em Cristo e na obra redentora Dele, você não teria qualificação para chamar o caminhão de mudança. Mas hoje você tem qualificação. Cristo morreu por nós e quando cremos somos qualificados a ser transportados. Eu não sou mais dono de mim mesmo, Ele é a nossa cabeça e nos governa. Não vamos ser enganados com a nossa falsa humildade. Eu quero ser transportado!

  3. Quando Lúcifer se desconectou de Deus, que é a própria realidade do universo, ele se desconectou da luz. Por isso que Lúcifer fundou o império das trevas. Ele é mentiroso, é o império da mentira porque Deus é a verdade. Ele fundou o reino da injustiça porque Deus é justiça, Deus é santidade, Deus é a verdade. Por isso, irmãos, o reino de Satanás, é um reino de trevas, é um reino cheio de inveja, de ódio. Se você ainda está com inveja no coração, de alguém ou de alguma coisa, saiba quem colocou isso no seu coração, o diabo. Ele teve e tem inveja do filho de Deus, de Cristo. Ele queria o lugar dele, ele queria que Deus o elegesse para ser o centro conector da obra de Deus, mas Deus não o chamou, Deus escolheu o Seu Filho, Jesus Cristo. A partir da inveja, surge ódio, ele tem ódio de Deus, ele tem ódio de Cristo, então ele suscita todo tipo de ódio em oposição aos reis da terra, dos príncipes da terra, enfurecidos contra Deus e contra o Seu Príncipe, contra o Seu ungido.
  4. Quando o homem se desligou de Deus, passou a viver no reino das trevas. Portanto, não é mudar o seu comportamento, e, sim, ser transferido por meio da redenção, para o reino de Cristo, que é o reino da luz, amor, justiça, santidade e verdade.

Cl 1:15; Hb 1:3; 2 Co 4:4-6; 2 Co 3:18, 1-3

  1. O que é a imagem? Cristo é a imagem do Deus invisível. Imagem em grego é “eikon”. Não se referindo a forma ou configuração externa. A semelhança é superficial e incidental, mas a imagem é intrínseca. Cristo é o resplendor da glória. O que é o resplendor da glória? A glória é o próprio Deus, sendo Cristo resplendor da glória. Temos uma ilustração: O Sol possui luz, é uma fonte luminosa. Deus é o Sol, e os raios de luz do Sol emitidos, são o resplendor. Deus é uma fonte e Cristo é como os raios, o resplendor que saem da fonte luminosa. Ser aqui é “hupostasis”, que é o ser de Deus e a expressão de Deus.

  2. Quem é Cristo? A expressão exata de Deus. Expressão exata é “character,” que é uma estampa, uma imagem impressa. Deus é a substância e Cristo grava a substância de Deus em você, como um selo, uma estampa. Desfrutamos do Sol pelo seu resplendor. Ninguém jamais viu a Deus, mas o Filho revela a Deus. Por meio de Cristo, a luz chega a você. De novo, imagem é eikon de Colossenses. Precisamos servir o próprio Cristo. O que recebemos é luz nas trevas pelo resplendor de Deus. Quando Cristo resplandece, Deus resplandece em você. Há uma relação entre Deus e Cristo. Recebemos Cristo e assim Deus. Você olha a face de Cristo e vê Deus. Quando com o rosto desvendado, contemplamos Cristo, na face de Deus. Somos transformados de glória em glória.

  3. O Ser de Deus ou a Sua substância pode ser desfrutado pelo homem por intermédio da estampa deixada ou gravada. Quando você ouve a palavra profética, essa palavra leva Cristo, que é o conector e estampa, ao seu coração. Quando um profeta, que realmente fala a palavra Deus, essa palavra contém Cristo, e em nosso coração é gravado a estampa de Cristo, que é a substância de Deus, fazendo parte assim, da história do amor de Deus. Recebendo pela fé, a palavra, Deus escreve uma carta no seu coração, uma história que nunca mais será apagada. Cristo
  • a imagem de Deus invisível. Deus quer gravar Ele mesmo em você, por meio de Cristo. Ele quer gravar em você, toda a substância de Deus. Deus quer resplender como luz, para iluminar você. Essa história não é escrita nas pedras, mas no coração de carne. A palavra profética produz tudo isso. O ministério de Paulo produzia carta de Cristo nos corações dos coríntios, escrita não com tintas, mas pelo Espírito de Deus, gravada com a substância do próprio Ser de Deus. É isso que a Palavra profética produz: O próprio ser de Deus é estampado em você.

Cl 1:15; Jo 1:1-2; Is 57:15; Tg 1:17; Hb 9:12-14

  1. Como Cristo é o primogênito da Criação? Como Deus, Ele habita a eternidade e é o eterno Deus, o Criador dos fins da terra. Deus não está sujeito ao tempo e ao espaço como o homem, Ele está na dimensão da eternidade, onde não existe variação ou sombra de mudança, pois não existe o tempo. Todavia, para salvar o homem, a Palavra se fez carne, o Eterno se sujeitou ao tempo.

  2. E depois de realizar a eterna redenção pelo Seu sangue, Cristo se ofereceu a Deus como sacrifício sem mácula pelo Espírito eterno e entrou em santuário no céu, na eternidade, para comparecer por nós diante de Deus. Dessa forma, tudo que Cristo fez no tempo como homem a encarnação, o viver humano, a crucificação e a ressurreição foi na eternidade. Ele está na eternidade, e o verdadeiro tabernáculo também. Cristo estava na eternidade, mas por nossa causa se sujeitou ao tempo. Como homem, se sujeito ao tempo, o seu corpo se sujeitou ao tempo. Mas quando morreu, Deus o ressuscitou dentre os mortos. Por isso Ele é o primogênito de toda criação. Cristo é um protótipo que estava na eternidade, uma referência para todas as coisas.

Ap 13:8

  1. Isso explica que o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo, porque no Seu Livro da Vida tem que constar os nomes dos que habitam a terra desde a fundação do mundo. Assim aos olhos de Deus, Cristo foi o primeiro entre todas as criaturas.

Cl 1:16 BJC; Sl 36:6; Hb 1:2; Rm 11:36

  1. Em Cristo foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio Dele e para Ele. Tudo foi criado por meio Dele e tudo será para Ele. Porque em conexão com Ele foram criadas todas as coisas – no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, senhorios, governantes ou autoridades. Tudo foi criado em conexão com Cristo. Ele é o centro de conexão. Deus quer tecer esse tecido de amor. Deus precisa de um conector, entre Deus e a criação. Deus precisa entrelaçar a nós, Cristo nos conecta a Ele mesmo.

 

  1. O amor de Deus vem pelo rio da graça e passamos a amar uns aos outros. Quem vai nos entrelaçar? É Cristo! Só Cristo pode fazer isso. As coisas invisíveis devem se referir aos seres angelicais. Tronos, soberanias, principados e potestades devem se referir às ordens angelicais com os seus domínios. Deus trabalha por meio de Cristo. Cristo é o falar de Deus. E Deus o constituiu herdeiro. Lúcifer se encheu de inveja pois Deus escolheu a Cristo, herdeiro de todas as coisas.

Cl 2:3; 1 Co 1:24; Pv 8:22-31

  1. Cristo é a sabedoria de Deus que foi estabelecida desde a eternidade, desde o princípio, antes de existir a terra. Deus O possuía no início de Sua obra para criar os céus, a terra e o mar, e era o Seu arquiteto. É perigoso pregarmos conforme o nosso conhecimento bíblico, de acordo com a nossa sabedoria.

Cl 1:17

  1. O ponto de referência é Cristo. Cristo é antes de todas as coisas. Para traçar um círculo, uma circunferência, eu preciso colocar o centro. Cristo é antes de tudo e a referência. Subsiste é “sunistao”. Sunistao é juntar, unir em um ponto, ou unir as partes em um todo. Cristo é o centro conector que une e sustenta todas as coisas. Quando sairmos desse mundo material, perceberemos que o universo foi criado como um todo, e somos interconectados. Quando estivermos na eternidade estaremos fortemente conectados com todos, no amor de Deus.
  2. No amor de Deus, estaremos conectados em tudo. Nós estaremos em uma rede de amor, envoltos em amor, dentro de um todo que é a plenitude de Deus, entrelaçados entre Deus e os homens. Este é o mistério da vontade de Deus, segundo o Seu beneplácito que propôs em Cristo, que é de encabeçar em Cristo, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra. Portanto a razão de Deus fazer Cristo o Centro Conector que une todas as coisas é para trabalhar, produzir, até o final dos tempos, essa realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *