- Passamos 2023 com muitas tormentas e tempestades, mas, isso já passou. Jesus está no barco. Agora, agenda positiva!
- Vimos no livro de Neemias que o templo havia sido restaurado, todavia, mesmo assim a cidade de Jerusalém estava entregue ao abandono. Quando Neemias soube, foi até Jerusalém e os que permaneceram nesta cidade, viu que eles estavam em grande miséria e desprezo, porque as portas estavam derrubadas. Os muros precisavam ser restaurados.
- A restauração dos muros de Jerusalém implica o restabelecimento do governo de Deus.
- Da mesma forma, vemos que mesmo tendo o Senhor usado a reforma da igreja em Sardes (Ap 3:1-6) para restaurar o acesso de todos à Bíblia e muitas verdades restauradas, os “muros” da igreja ainda estavam derrubados. Sem muro, a cidade é terra de ninguém. Não havia governo de Jerusalém.
- Na história da igreja, depois de Sardes, a igreja continuava à deriva. Faltava a direção da palavra de um apóstolo, a palavra profética, que traria a direção e governo para o povo. Assim, teria uma só direção e um só governo.
- Os muros de Jerusalém foram sendo levantados e surgiram muitos ataques dos inimigos, mas, Neemias e o povo que estava com ele, não desistiram. Assim foi conosco ano passado, enfrentemos muitas perseguições do inimigo de Deus, mas nós não desistimos.
Ne 6:1-4
- A resposta de Neemias àqueles que estavam perseguindo-os, mostra que Neemias estava focado não nos ataques recebidos, mas na agenda positiva da obra: restaurar os muros para restabelecer o governo de seus em Jerusalém. E nós? Nós também estamos focados na agenda positiva de Deus!
- Na mensagem 9 de ontem, vimos que a maioria dos judeus não quisera receber as palavras do senhor Jesus. Então, Jesus continuou com a agenda positiva e foi procurar Suas ovelhas, as quais ouvem Sua voz, e fez delas o Seu rebanho. Então, vamos gastar nossa energia com a agenda positiva.
1 Pe 2:21-25
- Quanto aos estragos feitos por aqueles que nos perseguiram, lembramo-nos da experiência de Cristo: sofreu, foi ultrajado, mas não revidou. Sofremos muitos ataques em 2023, mas não devolvemos na mesma moeda. Nossa reação foi entregar a situação a Deus, pois Ele julga retamente, e seguir com a agenda positiva (vs. 21-23).
- Imagina se, com tanto sofrimento que passou, Jesus tivesse decidido não ir pra cruz (vs. 24)? Jesus focou na agenda positiva de Deus.
- Estamos nas mãos do Senhor, estamos seguros. Temos um Pastor e Bispo supervisor da nossa alma (vs. 25).
- No primeiro ano da saída do povo do Egito, Deus revelou a Moisés sobre a edificação do tabernáculo, segundo o modelo revelado por Deus a Moisés. No primeiro ano, o povo edificou o tabernáculo. No segundo ano, Deus mandou fazer o censo do povo de Israel para levantar o número de guerreiros. Havia mais de 600 mil homens capazes de irem à guerra.
- Era uma mistura de carregar o testemunho do tabernáculo com a formação de um exército.
- A nossa dupla missão é: 1) a edificação da casa de Deus e 2) trazer Seu reino de volta.
- Para isso, Deus formou um exército de jovens santos. O Senhor, nesses últimos anos, restaurou muitas ferramentas da obra: a colportagem, o Ceape, as igrejas com o “Posso orar por você?”, os jovens (Fábrica de Vencedores), surgiu a necessidade de criar uma rede de cuidados com as Mulheres Conectadas e os Homens de Oração. E, agora mais recente, o Senhor nos deu a Casa de Adolescentes.
- Todo clube de futebol se quiser ter futuro, precisa trabalhar a base. O Senhor, com essas ferramentas, está trabalhando na base.
- Então, precisamos fortalecer: 1) Ceape: sem ele, não há continuidade na formação de colportores. Sem colportores, não há formação da linha frente de obra de Deus; 2) as redes de cuidados para não perder ninguém que Deus nos der; 3) os nossos adolescentes: Eles são as nossas tropas que já estão na rua pregando o evangelho. Na penúltima conferência, o Senhor nos deu os capitães para cuidar dos adolescentes.
- Hoje o Senhor nos deu 360 casas de adolescentes. Se colocarmos uma média de 20 adolescentes por casa, temos 7.200 adolescentes que estão sendo aperfeiçoados. É importante que cada casa de adolescentes tenha colportores atuando juntos. Os adolescentes serão aperfeiçoados nesse estilo do Ceape.
- Os adolescentes, ao atingirem a idade adulta, estarão lutando pela obra do Senhor. O nosso futuro está aí, nos adolescentes. Aqueles que forem para a faculdade, eu oro para que não se percam lá, mas sejam úteis nas mãos do Senhor ali também.
- De um lado, com os serviços na igreja praticando as ferramentas e todos os irmãos sendo guiados pela Palavra, imergindo nela e inculcando-a em nossos corações, o resultado é a edificação da casa de Deus. Assim, Deus vai fazer um tecido de amor em nós. O amor de Deus é o melhor conector, a melhor cola que dá vida. De tanto servir junto dos irmãos, sem perceber, você vai estar colocado nos irmãos. O amor de Deus é o único capaz de nos unir com perfeição. Então, vamos entregar para Deus um grande tecido de amor, que é a edificação da casa de Deus.
- Por outro lado, vamos pra rua, vamos lutar pelo reino do Senhor. Não fique só em casa, saia e tenha experiência na obra de Deus. Menino tem que virar homem enfrentando dificuldades, problemas e intempéries!
- Envolvendo-nos com a edificação da casa de Deus e indo pra rua pregar o evangelho, lutar pelos interesses de Deus, Ele vai formar um exército mais formidável que já existiu.
- Vamos trazer o Senhor de volta, vamos focar na agenda positiva. Vamos espalhar livros. Muitas cidades ainda não tem o testemunho da igreja, por isso, vamos pregar o evangelho do reino em toda a terra habitada. Então virá o fim. Enquanto o fim não chega, não temos descanso. Vamos trabalhar. Agenda positiva!
Vamos focar na agenda positiva!!!