Entremesclar em Americana – A Vida da Igreja (1) – Ezra Ma

REUNIÃO MENSAL DE ENTREMESCLAR DAS IGREJAS DA REGIÃO 8B03 EM AMERICANA – 19/04/2018

 

Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na noite de 19/04/2018. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

A VIDA DA IGREJA (1)
Leitura Bíblica:  At 2:42-47

 

Quero me apresentar para você, eu sou Ezra Ma. Sou um irmão novo na igreja.  eu ressuscitei no domingo. Literalmente, uma experiencia de morte e ressurreição. O Senhor guardou a mim, minha esposa e a irmã Marihelen. Passei por vários acidentes. Em 1986, quando voltei dos EUA, sofremos um acidente com um FIAT Panorama e caímos de um barranco. Estávamos com meus dois filhos, David e Elizabeth. o carro capotou e caiu no barranco. Ali experimentamos a mão do Senhor de forma milagrosa e o Senhor nos salvou. Superei rapidamente aquela experiencia.

A segunda vez, foi nos EUA, quando levamos um carregamento de livros para Califórnia. Estava com neve e gelo na estrada. O caminhão tombou, ficando com as rodas para cima.  No terceiro acidente eu não estava, apenas a minha esposa e foi quando perdemos a nossa filha mais nova, como os irmãos sabem. Sofremos muito, mas superamos juntos.

Esta vez para mim foi muito difícil. Nunca me senti tão vulnerável e fragilizado emocionalmente. Não vou dizer que superei, mas estou sendo sustentado pelas orações de vocês. Aprendi muitas lições. Tivemos conferência em Três Lagoas e os irmãos haviam sugerido que eu dormisse em Nhandeara, porque no dia seguinte eu seguiria para Rio Preto para almoçar com os irmãos e ter reuniões de serviço a tarde e com a igreja à noite. Eu não me dou conta de que eu já tenho 66 anos. Embora eu pense que ainda sou um jovenzinho, mas agora já não consigo fazer o que fazia antes.  Antes eu trabalhava até as 2h00 sem problemas, mas agora às 23h00 já estou com sono. Uma das lições que aprendi é que preciso aprender a me restringir diante do Senhor. Vou diminuir o meu ritmo 4 vezes.

Experimentei o suprimento do Corpo nessa experiencia. Temos três partes e por mais forte que seja nosso espírito, nossa alma e nosso corpo tem sua limitação. Precisamos ser menos cabeça dura e acatar mais os conselhos dos irmãos.  Já decidi que não vou mais viajar de noite. Para a Conferência nunca experimentei essa fragilidade emocional. Sinto que o Senhor me permitiu experimentar isso para me tornar mais humano. Me sinto vulnerável. Antes eu sempre conseguia dar conselhos e falar aos irmãos. mas sinto a debilidade. Somos frágeis e mortais. Essa fragilidade não é só física, mas também psicologicamente somos frágeis. Por isso, o Senhor experimentou todas as experiências humanas. No Getsêmani Ele ficou extremamente fragilizado. Ele foi tentado em todas as coisas, mas sem pecado e hoje pode ser o sumo-sacerdote que pode interceder por nós e nos encorajar. Peço que os irmãos continuem orando por nós. Para mim, é uma experiencia nova estar fragilizado em nossa emoção.

Nossas experiencias são diferentes e se apenas levarmos para o lado pessoal talvez não consigamos suportar. Mas o Senhor tem me mostrado que todas as nossas experiencias são para o Corpo de Cristo.

Ap 1:9 Hoje somos companheiros na tribulação. Todos passamos por situações e elas nos servem para nos levar a amar mais ao Senhor, a igreja, o Corpo, e a nos preparar mais para o reino. Todas as tribulações só têm sentido se é para nos preparar mais para o reino, para nos amadurecer mais, para servirmos melhor à igreja. quando passamos por situações assim, o inimigo vem e nos quer fazer desistir. Muitas vezes sofremos ataques espirituais. Não conseguimos mais desistir, porque temos um chamamento, temos uma visão e não há como desistir. Não consigo mais desistir. Só há um caminho: perseverar. Somos como aquele brinquedo de criança – o João bobo. Caímos e levantamos. O que tem me encorajado muito é que chegaremos todos juntos.

Sl 23:1-3 Esses versículos tiveram um significado muito especial. Muitas vezes nos falta coisas. falta paciência, falta carinho, falta noção das coisas. às vezes falta dinheiro, etc. Paulo disse que aprendeu a viver contente em todas as situações. Em tudo temos de dar graças ao Senhor. Todos queremos viver sempre em pastos verdejantes. Quando Deus nos leva para esses lugares, temos de desfrutar e comer bem. Ele refrigera nossa alma, porque há momentos de alma com temperatura alta.

v. 4-6 às vezes podemos passar por situações assim. Sinto que ainda estou passando pelo vale da sombra da morte no aspecto emocional. Não tenho vergonha de dizer isso não. Sou vulnerável como todos vocês e preciso da oração de todos vocês. Temos medo, mas temos a visão de que o Senhor vai nos guardar. Estamos no Corpo e na igreja, porque o Senhor quer nos guardar. O inimigo nos ataca, mas o Senhor nos prepara uma mesa.

Fp 1:19-20  Essa semana experimentei a súplica de todos vocês. Pelas orações de vocês e pela provisão abundante do Espírito de Jesus Cristo estou experimentando salvação. Por isso, queremos agradecer a todos vocês pelas orações e pelo amor que demonstraram por nós.

Em Sumaré, na última reunião de entremesclar, falamos de um problema que há entre nós – a falta da experiencia da cruz. e também na última reunião das lideranças, que tivemos em Hortolândia, falamos sobre a importância da unanimidade.

Entraremos hoje nas mensagens sobre a vida da igreja. hoje a palavra será mais no aspecto expositivo, para explicar as coisas.

At 2:41 No dia de Pentecostes Pedro e os outros 11 pregaram o evangelho e três mil foram salvos. Estes perseveravam unanimes. Vejamos esse versículo. A palavra doutrina pode ser substituída por ensinamento. Essa primeira frase seria melhor construída assim:  perseveravam no ensinamento dos apóstolos e na comunhão do ensinamento dos apóstolos. A maior autoridade no Novo Testamento e na igreja é o ensinamento dos apóstolos. É tudo aquilo que Deus nos transmitiu através dos apóstolos que escreveram o Novo Testamento. Esta é a autoridade máxima. Não fazemos as coisas como esse ou aquele diz, mas de acordo com a Palavra de Deus, de acordo com o ensinamento dos apóstolos. Muitas vezes, por falta de se aprofundar no conhecimento da Bíblia, somos levados ao erro. Precisamos ler a Bíblia e também os livros espirituais. Neles estão o ensinamento dos apóstolos e não temos ousadia de nos desviar deles. Podem sentir-se seguros, amados irmãos, jamais lhes ensinaremos algo que não está na Bíblia. Não podemos nos desviar um grau sequer do ensinamento dos apóstolos. Um pequeno desvio hoje nos levará à uma grande distância mais à frente.

Precisamos perseverar, porque facilmente nos desviamos. Na igreja hoje precisamos de perseverança. Tantos irmãos nos deixaram por situações aqui e ali. Temos de perseverar na vida da igreja até o fim. A perseverança apenas tem sentido se for até o fim. Muitos irmãos se sentiam rejeitados na igreja no passado, porque falávamos a palavra apenas para os fortes. hoje aprendemos e temos falado a palavra também para os fracos. Os fracos serão levados até o fim.

Eles perseveravam no ensinamento dos apóstolos e na comunhão desses ensinamentos. Essa comunhão é que nos ajuda a compreender e assimilar o ensinamento. Esperamos que as igrejas aqui na microrregião atentem para as reuniões dos grupos familiares. Essa é a maneira de cuidar dos irmãos e de a igreja se multiplicar. Através das reuniões onde há bastante desfrute começa a haver a multiplicação. Os irmãos passam a trazer seus amigos e parentes para as reuniões e a multiplicação ocorre. As igrejas que mais crescem são as que levam à sério as reuniões de células, de grupo familiar. Diante do Senhor, quando temos a palavra e a visão e trabalhamos, Ele nos abençoa.

O ensinamento dos apóstolos e a comunhão deste ensinamento são o primeiro par da perseverança dos irmãos. o segundo par é o partir do pão e as orações. Este segundo par se refere às coisas práticas e são elas que causam divisão. Igrejas se dividiram por causa de bater ou não bater palmas no louvor. Igrejas se dividiram quando o piano foi adotado como instrumento. Por isso que falamos na última reunião que sem a cruz não há como termos a vida da igreja. Se temos a visão, perseveramos juntos também nas coisas práticas.

At 2:43 Deve haver temor em todos nós. Às vezes há irmãos que criticam a liderança. Há irmãos que tem coragem até de se levantar nas reuniões para se opor aos irmãos. isso é porque sempre valorizamos a vida e não usamos a autoridade com punhos de ferro. Os irmãos responsáveis são como cordeiros e não reagem. É preciso termos temor em todos nós. Não falem contra a autoridade de Deus. se há algo que você não entende ou não concorda, vamos ter comunhão. Na Bíblia nós vemos que os que se levantaram contra a autoridade de Deus sofreram o juízo de Deus.

Muitos sinais e prodígios eram feitos. Hoje dizem que não há milagres em nosso meio. Isso não é verdade, mas é algo espontâneo e não precisamos fazer campanhas para isso. no Novo Testamento

v. 45 Isso funcionou no começo, enquanto eram um no espírito, mas em pouco tempo já não foi mais possível isso. a alma dos irmãos apareceu. No capítulo 6 já houve reclamação por causa da distribuição do alimento. Foram os apóstolos que inventaram os diáconos. Essa foi uma inovação que eles trouxeram na igreja. eles usaram o princípio de Moisés no deserto para distribuir a carga. Essas práticas de ter tudo em comum não prosseguiu porque os homens vivem muito em sua vida da alma. Por isso, é melhor que cada um administre seus bens e oferte como sentir no coração. o que semeia pouco, pouco ceifará, mas o que semear muito, com abundância ceifará.

v. 46 Perseveravam unânimes. Vamos orar pelos líderes, em vez de criticá-los. Tenhamos reuniões para partir o pão. É importante conhecermos o contexto bíblico inteiro. O grande perigo ocorre quando pegamos um versículo de forma isolada. No começo, partiam o pão de casa em casa, tamanha a intensidade da vida da igreja. mais tarde, passaram a partir o pão no primeiro dia da semana.

v. 47 Quando temos um viver alegre da igreja, o Senhor vai acrescentando dia a dia os que vão sendo salvos. Isso ocorrerá quando estivermos com a nossa casa arrumada. Quando nosso vaso não tiver mais trincas, poderemos ser salvos. Algo não está certo entre nós. Por um lado, temos pouca fé e não pensamos conforme pedimos. Pedimos aumento de irmãos, mas pensamos apenas em 15 ou 20. Temos de mudar nossa maneira de pensar e de orar. Possamos todos ser unanimes e, assim, o Senhor poderá nos abençoar. A nossa unanimidade é um fator de bênção. Se formos obedientes e unanimes, o Senhor nos abençoará com muitos frutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *