CONFERÊNCIA EUROPEIA – ABRIL/2020
Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, Brasil, em 12/04/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.
Mensagem 05 – A palavra da perseverança
Leitura Bíblica: Ap 3:10
Estamos mais uma vez na Central de Transmissão do Instituto Vida para Todos na EAV. Esta é a mensagem final da Conferência europeia. O número de irmãos que está assistindo é muito encorajador. Isso mostra que o labor dos irmãos que estão servindo na Europa está sendo honrado pelo Senhor. Agradecemos a todos os irmãos que estão servindo nos bastidores.
Tivemos quatro mensagens na primeira, o irmão Pedro Dong falou sobre os ministros da nova aliança no ministério de João. Essa palavra abriu caminho da palavra nessa Conferência. Ontem e hoje pela manhã tivemos as mensagens 2 a 4, transmitidas pelos irmãos que servem na Europa, diretamente de suas casas.
A mensagem ministrada agora tem como endereço principal, os irmãos que vivem na Europa, mas quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Assim como as epístolas escritas por Paulo não eram apenas para a igreja destinatária, mas para todas as demais.
Todos vocês sabem o tipo de vida que estavam tendo antes dessa pandemia. Muitos de vocês foram para a Europa para buscar novas alternativas de trabalho. Outros, claro, foram para servir ao Senhor. O ritmo de vida de vocês era alucinante, por causa de muito trabalho, acompanhado com o serviço ao Senhor. A economia não é tão fácil. Sempre há a preocupação do sustento familiar. Sabemos das dificuldades dos irmãos e dos colportores na Europa. Muitos passaram situações como as que Paulo passou, com privações e dificuldades. Muitas vezes as ofertas eram apenas o básico para o sustento dos irmãos. Por isso, temos lembrado os irmãos aqui do Brasil de ofertar para as missões no Exterior.
Mt 6:25-34
Muitos vão para Europa e para os EUA para melhorar a sua condição financeira. Nessa pandemia muitos tiveram seus salários reduzidos, outros foram dispensados. Por isso, temos chamado as igrejas para ofertar e dar o suprimento aos irmãos. Hoje os irmãos têm preocupação com o que vamos comer e o que vamos beber. Mas não devemos estar ansiosos. O Senhor vai cuidar de nós.
Toda manhã, quando acordamos, os passarinhos estão cantando. Não os encontramos preocupados. Eles sabem que há um Pai celeste que cuida deles. Quem pode prolongar a sua vida pelo estresse? Deus quer prolongar a nossa fé. Deus sabe o que você precisa, querido irmão e querida irmã. Estamos todos orando por vocês na Europa, especialmente pelos irmãos na Espanha e na Itália.
Hb 11:14-16; Fp 3:20
Estamos aqui, mas a nossa pátria está nos céus. Nossa pátria não é o Brasil, EUA nem está na Europa. Não é indo para outro lugar que estamos mais seguros. Em qualquer lugar que estejamos precisamos aprender a depender do Senhor.
Os profetas do Antigo testamento sabiam que a pátria deles não estava na terra. Essa pátria não é um lugar físico, mas é uma pessoa. É o nosso Deus. O Deus triuno está nos convidando. Ele está nos chamando para nos unir a ele na comunhão e felicidade divinas. Deus está nos chamando e ali está a nossa pátria.
Nossa pátria não está na Europa, no Brasil ou em outro lugar qualquer. Nossa pátria é o descanso do reino que buscamos hoje.
Hb 11:8-10, 13; 1 Pe 1:15-17
Enquanto estivemos na terra, não importa onde quer que estejamos ou para onde quer que formos, temos o sentimento de que somos peregrinos de passagem nesta terra e estamos aguardando a cidade que tem fundamentos. Nossa atitude hoje deve ser andar pela fé. O Senhor nos quer levar ao reino e depois estaremos para sempre com Deus nessa unidade maravilhosa que é o tabernáculo de Deus com os homens. Ele peregrinou nessa terra.
Quando fui para os EUA estudar, pensava que ficaria lá para sempre. Havia condições ideias e desafiadoras de trabalho, conforto e uma vida da igreja maravilhosa. Pensei que ali seria minha pátria. Mas Deus me arrancou de lá. Lutei muitos rounds com Deus e fiquei bem vivo por muito tempo. Então, Deus me deu golpe e eu fui à lona. Creio que Deus levou você para onde está hoje. Agora que está onde está, Deus quer usar você.
A vida de Abraão era uma vida exemplar. Ele não vivia em casas, mas sua vida era de altar e tenda. Onde ele ia, levantava um altar ao Senhor e habitava em uma tenda, ao contrário de seu sobrinho Ló. Ele escolheu a vida fácil e pouco a pouco foi se afastando até chegar a Sodoma e Gomorra. Os anjos enviados até Ló não quiseram entrar em sua casa. Abraão não queria criar raízes na terra. Eu criei raízes nos EUA. Irmãos que vivem na Europa, não criem raízes (Hb 11:8-10, 13).
Nosso Pai é santo e nos chamou para participar de Sua santidade. Ele está nos chamando para essa santidade. Ser santo não é imitar um procedimento exterior, mas é receber a natureza santa de Deus em nosso interior. Isso muda o nosso procedimento. Os dias de nossa vida na terra são dias de peregrinação. nosso destino não é aqui, mas o reino. É como o deserto par ao povo de Israel. Eles peregrinaram no deserto por 40 anos, mas o destino deles era Canaã, a bora terra. Devemos prosseguir.
Deus fez o mundo parar e congelar. Estava em uma velocidade enorme da tecnologia, avanços médicos, preparando-se contra guerras nucleares, mas ninguém pensou que um pequeno vírus transtornaria o mundo todo. Estão prevendo que o mundo jamais será o mesmo após essa pandemia. O 11 de setembro mudou para sempre o mundo e após o que estamos vivendo hoje também
Existe um Deus no universo. Deus está dizendo: vocês homens, não estão no controle de nada. Hoje está faltando tudo e os hospitais estão entrando em colapso. É uma advertência para o mundo. É como a grande Babilônia caindo. Mas eu sinto que essa situação também é para a igreja. Ele está dizendo que está voltando e nos alertando que nos preparemos. Ele fez até mesmo pararmos de fazer a obra como estávamos fazendo. Esse é o momento de consideramos nossa vida. É o momento de nos reconciliarmos. É o momento de deixar de lado os ciúmes, as invejas, as diferenças, os nossos conceitos. É o momento de nos unirmos.
Por um lado, devemos ser os pastores e mensageiros de Deus. Também devemos ser os escolhidos fiéis, alistados no exército do Senhor. Focados e comprometidos. Deus nos parou para nos prepararmos para na nova largada seguirmos para a nossa reta final. As igrejas na Europa precisam ser fortes, porque é lá que o anticristo surgirá.
É o momento de irmos fundo na terra, criar relacionamentos profundos com Deus, com nossos familiares e os irmãos na igreja. Tempestades piores virão no futuro. As calamidades naturais irão aumentar. Temos de nos preparar fisicamente, emocionalmente e espiritualmente para fazer frente à pré-tribulação que chegará. Quando chegar a grande tribulação, não queremos estar aqui. Queremos ser arrebatados e é para isso que estamos aqui. É para nos preparar para o tempo do fim. É o momento de criarmos raízes.
Mt 6:33; Fp 4:6-7; Cl 3:1-4; 1 Pe 5:7, 10
Como mensageiros, pastores e soldados no exército de Deus devemos buscar em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça. Tudo nos será acrescentado. O mundo hoje vive em ansiedade e estresse. Louvado seja o Senhor que podemos orar. Esperamos que o relógio de oração crie em nós o hábito de orar. Precisamos colocar diante de Deus as orações e súplicas com ações de graças. A paz de Deus é fora deste mundo. Ela vem da outra dimensão, da eternidade. Essa paz guardará a nossa emoção e a nossa mente em Cristo.
Não podemos criar raízes nessa terra nem ficar olhando para ela. Nossa pátria são os céus. O céu não é um lugar, mas é onde Deus está. Onde Deus está é céu, onde Deus não está é inferno. Se Deus estiver no inverno, ali será céu, mas você pode estar no melhor lugar do mundo, se estiver sem Deus, estará no inferno.
Nesses dias, é bom acompanhar um pouco as notícias para saber como está, mas não fiquemos demais na TV ou lendo notícias. Vamos pensar nas coisas lá do alto. Vamos ser constituídos com a Palavra de Deus e não com o coronavirus. Seja um especialista do tesouro de Deus, da pérola preciosa e da palavra profética, não das coisas aqui da terra (Cl 3:1-4)
Vamos lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade. Ele tem cuidado de nós. Ele se preocupa conosco onde quer que estejamos. Com essa visão do convite do Deus triuno para essa unidade genuína, conseguimos ver mais coisas na Palavra. Fomos chamados para participar da glória divina. Hoje estamos sofrendo, mas comparado com a glória vindoura, o que estamos passando é pouco. O Senhor nos fez parar tudo para criarmos raízes. Esses dias de isolamento são dias para o Senhor nos aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. São as raízes (1 Pe 5:7, 10)
Ap 3:7-8
Apocalipse foi escrita por João aos irmãos que vivem o tempo final. Essa palavra é para todos os irmãos na Europa. Esperamos que vocês sejam os mensageiros de Deus.
Quem fala a essa igreja é o santo, o que tem a santidade e nos convida a participar de Sua santidade, glória e justiça. Ele é o santo. Ele fala para nós: sede santo, porque eu sou santo. Ele deseja que sejamos saturados da vida e natureza dele. Santidade não é algo exterior em nossa conduta. Não somos santos porque não fazemos certas coisas, mas porque mais de Deus é acrescentado a nós. Deus está nos chamando mais para participarmos de Sua santidade.
Ele é o verdadeiro e tudo é falso hoje. Ele é a realidade. Ele é também o que tem a chave de Davi. Ele abre e ninguém fecha. Essas portas não são o que nós imaginamos. A porta que ele abre é uma porta estreita e o caminho por essa porta é apertado. Vamos orar para que Deus feche as portas da pandemia e dos ataques do inimigo e abrir as portas do evangelho. Ele conhece as nossas obras. Ele abriu uma porta na Europa e abrirá mais portas ainda. Diante de nós há uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar. Não somos nós que abrimos, mas Deus. Se eu abro uma porta ela pode fechar, mas a porta que Deus abre ninguém fecha.
Em nosso conceito, ter sucesso é ter um grande poder e força. É ter muitos tanques de guerra. Mas comparado a todos os grupos cristãos que há na igreja, temos pouca força. O Senhor tem falado para nós que não seremos um movimento de massas, de multidões. Isso não significa que não avançaremos om o evangelho. Devemos pregar o evangelho em toda parte. Contudo, temos pouca força. Se tivéssemos muita força, muito poderio financeiro, não dependeríamos tanto do Senhor, mas como não os temos, precisamos todos os dias ir ao Senhor e depender Dele.
Mt 7:13-14
Temos pouca força, mas avançaremos com o pouco que temos. Jamais queremos abandonar a nossa simplicidade e a nossa dependência do Senhor. Já estamos aqui há muitos anos. Temos pouca força, mas temos o nome do Senhor e a Sua palavra. Há duas coisas às quais devemos nos apegar: uma delas é a palavra do Senhor. A palavra fundamental para nossas bases do evangelho, os itens da economia neotestamentária de Deus e a palavra profética que nos dá a direção para sair de onde estamos e ir até o reino. Além de ser simples, devemos ser obedientes.
Temos o nome do Senhor. Não queremos nenhum nome além do nome do Senhor. Nenhum outro nome pode competir com o nome do Senhor (Ap 3:8).
Ap 3:9-10; Mt 24:21; Lc 21:36
Temos uma promessa para os poucos escolhidos. Ele nos prometeu guardar-nos a hora da provação, que é a grande tribulação. Deus prometeu à igreja em Filadélfia que ela será arrebatada antes da grande tribulação. Quando o Filho Varão nasce, a mulher fica. Dentro da mulher está o filho varão, que são os vencedores. Queremos ser parte desse filho varão para que sejamos arrebatados. Hoje Deus está produzindo o Filho Varão. Essa palavra é para aqueles que guardam a palavra da Sua perseverança. Essa perseverança não é nossa, mas é do Senhor. Devemos ser santos em seguir o Senhor e nunca desistir, mas avançar. Então teremos a promessa de sermos arrebatados.
Não imaginamos como será a grande tribulação. Aqui será um deserto. Não haverá comércio, faltará alimentos. Em Apocalipse vemos que uma medida de farinha e uma medida de azeite custará caríssimo. Serão dias terríveis (Mt 24:21).
Precisamos vigiar orando. Vigiar está sempre junto com a oração. Não é apenas para escarparmos, mas para estarmos de pé na presença do Filho o homem. É para estarmos em pé diante do Senhor. Ló escapou de Sodoma e Gomorra, mas ele não ficou em pé. Sua esposa se tornou uma estátua de sal.
Ap 3:11; 2 Tm 4:8
O Senhor nos deu tanto. Temos um grande legado de Deus. Vamos valorizar o que temos. Sinto que ainda não valorizamos o que temos. O Senhor nos deu tanto! Hoje, graças ao Senhor, temos recebido tanto e através do IVPT temos inundado as redes dos irmãos de alimento. O Senhor está dizendo nessa passagem que temos uma coroa. Já ganhamos essa coroa, já temos o direito de primogenitura. Precisamos tomar cuidado para não o perdermos. Se não cuidarmos, tomarão de nós. É preciso valorizar o que temos. O inimigo quer tomar nossa coroa, mas devemos retê-la para que ninguém a leve.
Não é suficiente amar o Senhor. É preciso ter um foco. É preciso amar a vinda do Senhor. O sonho do irmão Dong era ser arrebatado vivo. Ele certamente receberá a sua coroa.
Ap 3:12-13
os vencedores terão uma porção muito especial no santuário. Esse santuário é o próprio Deus e seremos tão unidos a Ele que seremos uma só coisa. Essa coluna não é algo que pode ser removida. Somos tão íntimos de Deus, que nos tornamos uma coluna em Seu santuário e jamais sairemos dali. O nome de Deus é a Sua pessoa. Fomos batizados par adentro da Sua pessoa e ele gravará o Seu nome e o nome da nova Jerusalém. Seremos totalmente um com Deus. A Nova Jerusalém é para a eternidade futura, mas a promessa aqui é para o reino. Isso significa que para os pouco escolhidos, que serão o filho varão, que irão reinar com o Senhor no milênio, terão o antegozo do que haverá na Nova Jerusalém. Isso é a primogenitura. O prêmio é para os primogênitos. Eles desfrutarão do que haverá na Nova Jerusalém antes de todos os demais cristãos. Já no reino eles experimentarão essa união maravilhosa com Deus. Participaremos de Sua unidade, sua santidade e glória. Essa palavra é para os irmãos na Europa, mas também para todas as demais igrejas.
Ap 3:10; Mt 24:12-13
Essa palavra da perseverança que o Senhor falou para a igreja em Filadélfia visa produzir vencedores, o Filho Varão. Uma das coisas que mais precisamos é perseverança. Contudo, não é uma perseverança que está em seu caráter inato. É uma perseverança que vem da palavra profética do Senhor. Vocês guardaram a palavra profética do Senhor que produziu a perseverança em vocês. O que produz a perseverança é a palavra. Pelo fato de terem guardado a palavra da perseverança, serão guardados da tribulação.
A iniquidade é como um vírus. Hoje o vírus da iniquidade está afetando muitas pessoas e seu sintoma não são os do coronavírus, mas são a falta de amor. Se amamos menos o Senhor, amamos menos nossa família ou os irmãos, significa que esse vírus nos pegou. Combatemos esse vírus com a alta temperatura. É preciso termos um espírito fervoroso. A alta temperatura em nosso espírito eliminará o vírus.
A Bíblia fala que precisamos perseverar até o fim. Não é nadar, nadar e morrer na praia. É ir até o fim e estar em pé diante do Senhor.
At 2:42, 46; Rm 5:3-4; Rm 12:2; Cl 4:2; 2 Tm 2:12-13; Hb 10:35-38; Tg 1:12
Precisamos perseverar na palavra do Senhor, no ensinamento dos apóstolos e na comunhão. Perseverar também nas orações.
A tribulação que estamos passando hoje é para produzir perseverança em nós. A perseverança vem da palavra que temos recebido.
Devemos ser pacientes nessa tribulação e perseverantes na oração. É uma dificuldade que temos. É o momento de nos fortalecermos na oração. Todos queremos reinar com o Senhor, mas para isso é necessário perseverar.
Nesses dias de isolamento, esperamos que possamos fazer a vontade de Deus. Assim, alcançaremos a promessa, que é o prêmio para os que fazem a vontade de Deus.
Se suportarmos com perseverança a provação, seremos aprovados e receberemos a coroa da vida.
Ap 1:9
João se coloca como nosso companheiro. Não nas vitórias, mas na tribulação. Somos todos hoje companheiros na tribulação, no reino e na perseverança. Perseveramos quando um encoraja o outro. Precisamos dos irmãos. Sozinhos não poderemos perseverar.
Ap 3:10
Queridos irmãos e irmãs, vamos guardar a palavra da perseverança. vamos nos apegar à palavra do Senhor. Sejamos simples e obedientes. Que a palavra produza em nós perseverança, para que sejamos considerados fiéis e vencedores.