1. A obra dos nicolaítas faz com que haja na igreja aqueles que conhecem a palavra de Deus e lidam com os assuntos espirituais (clero), enquanto os demais cuidam dos assuntos seculares (leigos). Não é assim na igreja, pois todos são membros do Corpo de Cristo, absorvem a palavra e devem atuar na obra do Senhor (Ap 2:6, 15).
2. Deus queria que todo o Seu povo que saiu do Egito fosse sacerdote, mas isso não foi possível por causa do pecado de idolatria do bezerro de ouro. Com a igreja, Deus quer realizar o sonho de todos serem sacerdotes, membros que funcionam (Êx 19:4-6; 1 Pe 2:9).
3. Na igreja, Deus quer que todos venham a Ele e atuem sem classe intermediadora para compartilhar, servir, orar, batizar (At 2:46-47)!
4. “Como membros do Corpo de Cristo, precisamos da palavra (nutriente), que, unida ao Espírito (oxigênio), faz a combustão acontecer, fornecendo-nos energia para pregar o evangelho do reino, edificar a igreja e trazer o Senhor de volta. Por isso deixemos a palavra circular como vida entre nós” (Alimento Diário, Livro 2, Semana 3, Sábado, pág. 54).