1. A primeira seção do Evangelho de João (caps. 1 a 13) mostra que Deus quer nos dar Sua vida eterna. Para cumprir a vontade de Deus, que Cristo seja o Cabeça sobre todas as coisas, é necessário que o homem receba a vida eterna. O que Deus quer não é implantar uma organização religiosa na terra que ensine muitas regras de conduta aos homens para melhorá-los, mas o que vai mudá-los, de fato, é a vida eterna (Jo 3:16, 36; 5:24; 6:40; Ef 1:9-10).
2. A vida divina e eterna é abstrata e inexplicável. Para que o homem receba Sua vida, Deus enviou Sua Palavra ao homem. Essa palavra não é meramente um meio de comunicação, mas o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, como o Verbo que estava no princípio com Deus e foi enviado a nós cheio de graça e de verdade. Basta simplesmente que o homem receba a palavra que Deus enviou e ele tem a vida eterna (Jo 1:1, 4, 14; 5:24).
3. A complicação do homem em aceitar o Filho de Deus que veio à terra, impediu os judeus e os líderes religiosos de receberem Sua Palavra. Eles amaram mais as trevas do que a luz. Ainda que sejamos incomodados pela exposição da luz, devemos permanecer nela, pois em algum momento ela fará Seu trabalho, dando-nos vida e nos transformando (Jo 3:19-21; 8:12).
4. A igreja é o Corpo de Cristo e deve ser encabeçada por Ele. O zelo do Senhor Jesus nos revela Seu desejo de fazer uma profunda limpeza na igreja, para que ela volte a ser pura e simples, lutando apenas pela edificação do Corpo e não por interesses humanos. Vamos nós também zelar pela casa de Deus e seguir o exemplo do Senhor Jesus (Alimento Diário, Livro 5, Semana 1, Segunda-feira, pág. 8).
Aleluia pela luz, vamos continuar edificando, tendo zelo pela casa de Deus