1. No Evangelho de João, capítulo 15, vemos que Deus quer produzir um organismo universal, que está na esfera da eternidade, celestial. É a videira verdadeira, cujo Pai é o agricultor (Jo 15:1).
2. Deus está à procura de uma boa terra, um coração, para que a semente do reino possa florescer, prosperar e produzir a Sua vontade aqui na terra. E nós somos os Seus cooperadores neste propósito divino (Mt 13:3-9; 1 Co 3:9).
3. O caminho é permanecer no Senhor, pois, se os ramos não permanecerem na videira, que é Cristo, nada poderão fazer de si mesmos. Para isso, a Sua palavra precisa permanecer, habitando em nós por meio da imersão na palavra profética, que tem revolucionado o viver da igreja, a vida dos irmãos e a pregação do evangelho (Jo 15:4-7).
4. Em João 5:19 encontramos um princípio divino: Jesus era o próprio Deus, mas, para poder realizar a vontade do Pai, foi obediente e humilhou-se, tornando-se homem. Ele veio realizar a obra de Deus e deixou evidente que nada podia fazer por Si mesmo (Alimento Diário, Livro 5, Semana 4, Segundafeira, pág. 57).