1. Poucos eram como Timóteo, que apreciava a palavra que dá direção à igreja; e muitos eram os que faziam uma obra paralela. O principal motivo da degradação da igreja foi este: não dar valor à palavra que Deus fala. (2 Tm 3:10).
2. Todas as sete cartas às igrejas de Apocalipse começam com o que o Senhor diz a elas e finalizam com “quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Devemos estar sempre próximos do ensinamento dos apóstolos e ter comunhão nesse ensinamento (Ap 2:1, 7, 8, 11, 12, 17, 18, 29; 3:1, 6, 7, 13, 14, 22; At 2:42).
3. A rejeição à palavra profética abre caminho para o surgimento de outros danos à igreja: perder o primeiro amor e a obra dos nicolaítas. Perde-se o primeiro amor quando se perde o amor pela palavra, pois o amor de Deus está na palavra, e sem a palavra, surgem os que sustentam a prática dos nicolaítas (Ap 2: 4,6).
4. “Ao comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, o homem passou a viver baseado em sua lógica, mas Jesus apresentou aos discípulos outro caminho: seguir o Espírito.” (Alimento Diário, Livro 2, Semana 3, Sexta-feira, pág. 50).