1.O homem caiu e desde esse momento a humanidade vive pela árvore do conhecimento do bem e do mal. Em Gênesis 6, a maldade se multiplicou tanto, que Deus teve de mandar o dilúvio, do qual Noé e sua família foram salvos. Alguns anos depois, surgiu Ninrode. Com ele, o homem declarou sua independência de Deus, construindo cidades e uma torre, Babel, para exaltar os homens. Deus, então, chama Abraão, do qual veio Isaque, Jacó e os doze filhos de Israel, esses surgem como estrelas, para iluminar um pouco o mundo que estava nas trevas (Gn 3:6- 8; 6:5-6,11-14,17; 7:23; 10:8-12; 11:4; 12:1-2).
- Deus levantou uma nação, Israel, tirou-a do Egito e, no monte Sinai, declarou que eles seriam Sua propriedade peculiar dentre todos os povos. Ele abriu Seu coração a esse povo, dizendo-lhes que os havia tirado do Egito como em asas de águia e fazendo-os se achegar a Ele. E lhes disse: “se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha”. Daí, então, surge a lua (Êx 19:5, Gn 37:9, Ap 12:1).
- Deus deu a lei à nação de Israel, que serviu de aio para guardar o povo de Deus no Antigo Testamento até que viesse Cristo. Quando Cristo chegou, o Sol nascente das alturas apareceu. Agora, a lua, que refletia a luz do Sol, não é mais necessária, porque o Sol chegou. O Sol gerou Seu povo do Novo Testamento, que é a igreja, a qual serve para iluminar e governar a terra (Gl 3:24-25; Lc 1:78- 79; Mt 5:14-15).
- “Em Romanos Paulo disse que ‘a fé vem pela pregação, e a pregação pela palavra de Cristo’ (10:17). Veja que a palavra é de Cristo. Então Cristo falava por meio de Paulo. Semelhantemente, em nossos dias, Ele ainda fala por intermédio de Seus apóstolos e profetas. Por isso devemos acolher essa palavra assim como os tessalonicenses acolheram a palavra que saía da boca de Paulo (Rm 10:17; 1 Ts 2:13)” (Quem tem ouvidos, ouça! Lições de Sardes em Apocalipse, os antecedentes I, terça-feira, pág. 48).
Sabia que também temos a imersão kids? Clique aqui para fazer com sua criança: IMERSÃO KIDS!