- Satanás foi um arcanjo criado por Deus que se orgulhou e quis colocar- se cada vez mais próximo a Deus, a fim de ser um rei adjunto a Deus nos assuntos da criatura, pois julgava que Deus, como criador, precisava de um interlocutor entre Ele e criação. Mas Deus já havia escolhido Seu próprio filho, Jesus, para ser essa conexão. (Is 14:12-14; Cl 1:16 BJC)
- Jesus deixou Sua posição de carne, se humilhou à figura humana servil e foi obediente até a morte, morte de Deus Lhe exaltou e Lhe deu o Nome que está acima de todo nome (Fp 2:5-11).
- Satanás tem ódio e inveja de Jesus, e quer que toda humanidade rompa seus laços com Deus e com Seu Aquele que habita nos céus, todavia, é maior do que Satanás, e Jesus Cristo foi gerado não somente como filho de Deus, mas também filho do homem. Ele é a conexão perfeita entre Deus e a criação, e foi escolhido para governar a terra com vara de ferro (Sl 2:2-9; Rm 1:3-4).
- “Cristo é o primeiro na criação, o primeiro na nova criação, o ponto de conexão entre o homem e Deus, o ponto de conexão de toda a criação. (…) Que o Senhor nos liberte de qualquer coisa que venha substituir Cristo em nossa vida e experiência!” (Alimento Diário, Livro 4, Semana 3,
Terça-feira, pág. 45).