IMERSÃO DINÂMICA | Mens. 08 A Restauração do Povo de Deus Revelada no Livro de Ezequiel

  1. Deus tirou do Egito o povo de Israel e declarou Seu desejo de constitui-lo como Seu povo, propriedade peculiar, sacerdote e nação santa – um povo chegado a Deus e Ele chegado ao Seu povo (Êx 19:5-6). Como podemos ter um Deus chegado até nós e nós a Ele? Como ter essa intimidade? Ouvindo a voz viva do Senhor. Hoje nós temos a voz viva do Senhor através da palavra profética; precisamos ouvi-la e praticá-la com diligência. Que voz é essa? Nm 9:18, 23. Era a voz de Deus falada por Moisés, mas segundo a ordem de Deus. Deus hoje usa o homem para falar Sua voz. Da boca de Deus sai a palavra para o momento. Cada palavra que vem na voz do Senhor, falada por Moisés ou profeta, é a palavra que fará a vontade do Senhor. Não voltará vazia para Ele sem realizar Sua obra (Is 55:10-11 KJA). A primeira geração que saiu do Egito foi formatada pela cultura lá presente. O desejo de Deus é que o todo o Seu povo O sirva como sacerdotes. Porém o povo que saiu do Egito estava carregado de cultura egípcia. Que o Senhor conceda misericórdia a esta geração, para que tenham o mesmo espírito de Josué e Calebe.
  2. A religião judaica se tornou uma estrutura de poder para os líderes do povo, tanto os profetas, sacerdotes ou príncipes do povo. Os profetas devoram as almas, tomam tesouros e coisas preciosas, multiplicam as suas viúvas. Os sacerdotes transgridem a lei, profanam as coisas santas de Deus e não sabem discernir entre o santo e o profano. Os príncipes são como lobos, derramam sangue para destruírem as almas e ganharem lucro desonesto. Não havia sequer um que tapasse a brecha do muro perante o Senhor (Ez 22:25-31). Para restaurar o povo de Israel tem que vir o final e nós estamos na era final. A igreja é responsável para concluir a vontade de Deus na era final. Então, essa profecia sobre o povo de Israel é para nós no momento atual. O início da restauração do povo de Deus começa pela consciência de que há um profeta verdadeiro (Ez 33:30-33).
  3. Ez 34:2. Quando a liderança do povo de Deus gosta da estrutura do poder, gozam dos privilégios e ganhos ilícitos que o poder lhes traz, não se preocupam mais com as ovelhas. De um lado você precisa cuidar da estrutura da sua igreja (serviços…); mas de outro, não permita que a estrutura montada para cuidar das pessoas faça de você uma amante dos privilégios que ela te dá e esqueça das ovelhas. Você está aqui para cuidar das ovelhas. Tirar elas das ruas e cuidar
    delas na igreja. Os nossos olhos nunca podem deixar de estar nas ruas. Vamos para as ruas! Deixar os privilégios da estrutura da liderança para buscar as ovelhas como pastores. A estrutura de serviço na igreja é para cuidar dos machucados, ela é montada conforme a demanda criada na pregação do  evangelho nas ruas (Lc 10:30-37). Mesmo havendo o profeta verdadeiro, se não sairmos dos costumes egípcios, não temos como ser endireitados. Por isso, a necessidade de mudança pela vida no interior: coração novo, espírito novo (37:26-28).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *