Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos, diretamente de Belo Horizonte, em 13/08/2023. Texto não revisado pelo autor.
Jo 1:1, 1:48-51
- Todo o evangelho de João está resumido no primeiro capítulo, que começa com a Palavra no princípio e se refere à eternidade passada. Cristo é a Palavra desde antes da criação, e a palavra remete à vontade que Deus tem de se Nosso Deus vive na eternidade e é muito rico, ilimitado de riquezas insondáveis, Ele desejava se comunicar com a criatura que viria a criar. O homem é o representante máximo de Sua criação: foi feito à Sua imagem e semelhança para Deus se comunicar com ele.
- Deus não é isolado, mas quer se comunicar por meio da palavra, que visa dispensar Sua vida ao homem. Da palavra, Cristo, vem a vida. Jesus teve de se tornar carne, viver na terra, morrer na cruz para nossa redenção e derramar água, que dispensa vida a nós. Essa vida tem o propósito de gerar a igreja! Na igreja, a vida continua sendo suprida para que haja a edificação completa.
- Igreja é Betel – a casa de Deus, a porta dos céus. O sonho de Jacó é o último versículo de Jo 1. Hoje Jesus está na igreja sendo a escada de comunicação com o céu; Ele consegue levar Sua igreja ao céu, pois somente nela temos essa porta! A palavra transmite vida, e a vida é para edificação, a qual leva a igreja ao céu.
Ez 1:4-15; 1 Co 12:12
- Os quatro seres viventes representam a igreja, como resultado final do dispensar da vida por meio da palavra, até que Cristo tome conta de cada parte do Corpo: os quatro seres são o próprio Deus precisa dessa condição satisfeita, para fazer Sua vontade de terminar esta era. O Senhor conta conosco para deixarmos a palavra habitar em nosso coração, permitindo que Cristo nos preencha até a plenitude de Deus. Assim, Ele poderá nos usar como os quatro seres viventes, que estão aptos para fazer Sua vontade.
- Os quatro seres viventes possuem quatro rostos, que representam quatro aspectos que a igreja precisa ter para cumprir a vontade de Deus:
- Homem: Devemos servir o Senhor como homem, representante de toda criatura, pois é a única criatura que foi feita à imagem e semelhança de Deus e com Seu fôlego de vida.
- Leão: Precisamos ter Cristo, o leão, como cabeça. Ele nos deu Sua autoridade de leão para estabelecer Seu reino.
- Boi: Precisamos ter aspecto de servo, Cristo não questionou nada que Deus preparou a Ele nesta terra, mas obedeceu sem reclamar. Nossa postura deve sempre ser de servos, que não buscam elogios e alimento ao ego para exaltação (Lc 17:7-10), nossa postura é de servos que não têm direito a louvores.
- Águia: Deus é o próprio alto e a eternidade. Como águia, Ele nos leva ao alto, saindo da dimensão física limitada pelo tempo e espaço (Ex 19:4; Is 57:15; Cl 3:1-4). Nós já morremos para o que é terreno – a vida cristã não é para ser vivida na esfera da terra, nos preocupando com o que vamos comer, beber, vestir ou com as contas que temos de pagar, porém devemos estar lá no alto, na esfera da ressurreição.
Ez 1:6-11,23-25; 1Co 12:12
- Cada um dos quatro seres viventes tinha quatro rostos e quatro asas, duas asas se abriam para cima e outras duas cobriam seus As duas asas de cima estavam estendidas, a de um em direção a de outro. Cada um usava duas para voar e, enquanto andavam, Ezequiel ouviu o rugido de muitas águas, como a voz do Onipotente; ele ouviu o estrondo tumultuoso, como o tropel de um exército. Quando paravam, abaixavam as asas. Considerando que os quatro seres viventes representam o Cristo corporativo, Cristo com os membros de Seu Corpo cheios Dele e bem coordenados por Ele, podemos extrair luz deste trecho.
- Das quatro asas que os seres possuem, duas são usadas para voar e eram estendidas em direção a de outro. Isso significa que nós voamos coordenadamente, em comunhão! Como corpo, não temos ações individuais, obras próprias. Para fazer a vontade de Deus, precisamos confiar uns nos outros e voar junto.
- As duas asas que cobrem o corpo são para nos ocultarmos, e não para ficar mostrando aos outros que somos capazes, pois não queremos que o indivíduo apareça, mas sim o corpo de Cristo. Na igreja em Filadélfia, tudo é para o Corpo e seu benefício! Devemos ocultar-nos sob a graça de Deus e não exibir a nossa habilidade, status ou experiência.
- Cada ser andava para frente, eles nunca recuavam! Para fazer a vontade de Deus, nós não recuamos. O inimigo quer que retrocedamos, mas não iremos, para frente vamos! Eles andavam como em brasa, pegando fogo – os quatro seres viventes são como tochas! Graças a Deus temos nossos adolescentes que são como essas tochas que acendem as toras. Os seres seguiam o Espírito e ziguezagueavam, tais quais nós nas ruas, à procura dos que estão com coração aberto para dispensar vida. Podemos nos deparar com vários corações duros, mas ziguezagueamos à procura dos que estão com coração com uma boa terra!
Ez 1:22-28
- Os quatro seres viventes estão debaixo do céu, o qual está debaixo do trono. No trono, ao qual os seres se submetem, estava sentada uma figura semelhante ao Jesus está nesse trono, Ele é o cabeça da igreja que comanda tudo! Nós somos governados por Deus e recebemos Sua ordem por meio da palavra profética! Enquanto os seres andavam, ouvia-se um estrondo tumultuoso, como o tropel de um exército. Nós somos tropas e capitães desse exército para conquistar a terra para o Senhor.
- Da maneira tradicional nós não conseguiríamos entregar a terra ao Senhor, mas graças a Deus, Ele mudou nossa sorte e estamos alcançando a realidade dos quatro seres viventes, encabeçados por Cristo, para fazer a vontade de Deus. Até terminar esta era, seremos simples e obedientes à palavra.
Ap 4:1-5
- João confirma em sua visão que na igreja há uma porta aberta ao céu, onde está Cristo, a escada! No espírito precisamos ver essa porta aberta, por meio da qual uma voz diz “sobe”. Não fiquemos na esfera terrena, reclamando, mas simplesmente subamos! Deixemos de ter visão de formiga, para termos visão de águia.
- Na visão de João, ele viu também o trono, de onde saem relâmpagos e diante do qual ardem as sete tochas. Deus não está passivo, satisfeito com a situação do homem, Ele quer espalhar Seu fogo, fazer Seu Espírito atuar em toda a terra para estabelecer o reino! Ele quer trazer o evangelho do reino a todos para encabeçá-los em Cristo!
Jo 1:1; Ez 1:10; 10:14-17; Êx 19:4; Dt 32:9-11; Pv 30:18-19; Is 40:31
- O evangelho de João nos leva para alto, para uma visão de águia. O Senhor guiou e levou o povo de Israel sob suas asas até Ele (Dt 32:9-11). Nós não precisamos nos fatigar para fazer a vontade de Deus, podemos realizá-la sendo simples, crendo na palavra profética e assim trabalhar para Deus sob asas de águia, que nos carregam. Não precisamos infartar e entrar em depressão por conta do serviço; se isso ocorrer, devemos perceber que estamos servindo de forma errada. Somente estamos alegres e energéticos, mesmo diante de várias dificuldades, porque estamos sob as asas do Senhor!
- Ninguém entende o caminho da águia no céu (Pv 30:18). A águia não se cansa ao voar, pois ela sabe encontrar e aproveitar o ar ascendente nos lugares certos, para permanecer planando no alto – assim é nosso Deus, que não se cansa ou se fatiga! O caminho de Deus é diferente do caminho do homem, por isso precisamos seguir aonde o Espírito nos levar! Confiemos no Senhor com o Seu trabalhar e direção, não fiquemos questionando, pois, diferente do Senhor, não vemos onde está o ar ascendente que nos leva para o alto.
- O Senhor quer nos levar para fora da caixa e nos traz a imersão e gritos de guerra. Nós podemos ficar na mente nos recusando a aceitar tais coisas, porque dez anos atrás a igreja era mais sossegada, sem perturbações. Sejamos simples e obedientes para seguir de acordo com a direção do Espírito! Se não avançarmos nunca traremos o Senhor de volta. Hoje estamos alcançando vários países e os adolescentes e jovens estão funcionando cada vez mais como frutos dessa obediência. Não podemos limitar o que o Espírito quer fazer, por conta de nossa mente.
Is 40:26-31
- Não estamos na terra para buscar reconhecimento de ninguém, nem exigimos isso de Deus; mas estamos aqui para sermos Seus servos fiéis (Is 40:27). Sejamos simples e obedientes, sem ficar analisando a vontade de Deus, e o Senhor nos dará força e Alguns não acreditam na alegria que as igrejas estão desfrutando. Essa alegria é verdadeira, o Senhor nos tem dado toda essa força e felicidade! Lembro-me das viagens cansativas em que acompanhei o irmão Dong, e como ele sempre estava com energia para servir na obra. “Os jovens [do mundo] se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Is 40:30-31). Nossos colportores não querem parar, eles querem trabalhar a semana inteira, pois esperam e renovam suas forças no Senhor! Eles sobem como em asas de águia! Essa deve ser a experiência de todos.
Jo 1:1; 17:5; 1Jo 1:1; Ef 1:4; Pv 8:23; Sl 90:2; Ef 1:10
- O “princípio” mencionado no primeiro capítulo do evangelho de João, começa na eternidade passada, antes da criação do mundo, revelando Sua existência absoluta (Jo 8:58), anterior a qualquer criação; Ele já existia antes do tempo. O princípio em Gênesis 1:1 refere-se ao início do tempo, quando Deus criou todas as coisas, quando se iniciou a contagem do tempo. O tempo somente termina na “dispensação da plenitude dos tempos” quando Cristo encabeçar todas as coisas, tanto as do céu como as da terra, ou seja, no final do milênio, quando Satanás, a morte e o Hades forem lançados para dentro do lago de fogo. Depois disso, será iniciada a eternidade futura, com o novo Céu, nova Terra e nova Jerusalém (Ap 21:1-2)! O tempo deixará de existir, porque Deus conseguiu cumprir Sua vontade, que é fazer Cristo encabeçar tudo! O tempo ainda está correndo porque nem tudo está encabeçado. Nós devemos trabalhar para o tempo valer a pena; a cada minuto que passa permitamos que Cristo nos encabece, tire a desobediência de nós e que nos use para tirar outras pessoas da influência do espírito da desobediência.
Ef 1:22-23; 3:17-19
- O tempo existe para Deus fazer a Sua vontade, que é fazer Cristo encabeçar todas as coisas que Ele criou por meio da igreja – que é o Corpo de Cristo, Sua nova criação, a qual é a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. Nós primeiramente precisamos ser encabeçados por Cristo, sendo enchidos Dele mesmo por meio da Palavra (que é Ele mesmo), a qual nos traz vida! Cristo preencherá todos os membros do Corpo consigo mesmo, até chegarmos à plenitude de Deus.
- Deus começa a fazer esse trabalho de encabeçamento, fazendo habitar Cristo em nosso coração. Primeiramente precisamos deixar Deus governar nossa mente e habitar em nossos pensamentos, vontade e emoção. Isso é feito por meio da palavra, por isso a imersão é tão importante! Por meio dela estamos inculcando a Palavra, o próprio Deus e Sua vida em nossos corações. Com o tempo, seremos totalmente dominados por Cristo! Chegará um momento em que, através da igreja, Ele conseguira encabeçar todas as coisas e punir toda desobediência. No final, tudo no universo estará debaixo Dele!
- Essa é nossa responsabilidade como igreja. Fomos os primeiros a receber a palavra como vida, estamos sendo edificados, preenchidos por Cristo por nosso trabalhar juntos, e iremos trazer o Senhor de volta. Vamos finalizar o tempo e trazer a eternidade futura!