Mens. 04: A Palavra Estava com Deus e a Palavra era Deus

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos, diretamente de São Paulo, em 27/08/2023. Texto não revisado pelo autor.

 

 

Jo 1:1; Ap 4:1

  1. O Evangelho de João, como todos seus escritos, nos leva para um plano diferente do que nós nos acostumamos a ver nos outros Evangelhos. Deus usou o ministério de João no final do primeiro século, para concluir tanto os livros dos Evangelhos, as Epístolas como toda a Bíblia com o livro de Apocalipse. Deus precisa levar sua igreja a ter uma vista lá do alto. A preocupação de João é nos levar a não ver as coisas da terra, mas ver lá do alto.
  1. O ministério de João leva a igreja de Deus a ver que há uma porta aberta no céu, a qual Deus convida a igreja: “sobe para aqui”. O Evangelho de João é simbolizado por uma águia, pois este Evangelho afirma que Jesus é Deus pode ser representado por uma águia, que vê as coisas de outro plano, lá do céu – a dimensão espiritual, onde habita Deus. O evangelho de Mateus pode ser representado por um Leão, pois fala da biografia de Jesus como o Rei do Reino dos céus. Jesus é o Leão da Tribo de Judá. Já o evangelho de Marcos pode ser representado por um boi ou um novilho – Jesus veio para ser servo, servo de Deus e servo dos homens. Como um servo, Jesus não reivindica nada para Si, nenhum louvor pelo que faz, mas só sabe servir. Por fim, o evangelho de Lucas pode ser representado por um homem, porque Jesus veio como um homem perfeito e verdadeiro aqui na terra, capaz de realizar a obra de Deus. Deus precisou na terra de um homem que fizesse Sua vontade. Vamos olhar a Bíblia na dimensão do céu, lá do alto.
  1. Nas lives de quinta-feira e as comunhões com os colportores aos sábados pela manhã, nós falamos muitas palavras Ontem estivemos em São Miguel Paulista/SP e falamos um pouco sobre o cenário que encontramos no céu. Então, vamos falar um pouco sobre o cenário no céu e os quatro seres viventes. Acredito que na cabeça de todos os cristãos têm a preocupação em conhecer quem são os quatro seres viventes encontrados em Ezequiel 1, Apocalipse 4 e outros capítulos da Bíblia. São eles seres angelicais?

Ez 1:5-7; Ap 1:12-13, 15

  1. Só olhando para as pernas dos quatro seres viventes, encontramos diferenças. A perna deles eram retas, enquanto a nossa tem o joelho e tornozelos que A planta dos pés deles são de um bezerro – representa pés de um servo, de alguém que serve. Um serviçal quase não se senta, está sempre de pé. O garçom que lhe serve no restaurante está sempre em pé. Os quatro seres viventes têm pés de um servo, estão sempre servindo – então, não é para descansar. Quem tem os pés que luzia como o brilho de bronze polido? Jesus, Aquele que tinha sido morto e Deus O ressuscitou e O elevou ao céu (Ap 1:15). No céu há sete candeeiros de ouro representando as igrejas. Jesus anda no meio dos sete candeeiros de ouro – Ele está cuidando da edificação das igrejas, está cuidando de fazer a vontade de Deus até encabeçar Sua igreja, por meio do encabeçamento de Cristo.
  1. Esses seres viventes têm os pés de alguém que serve e são semelhantes aos pés de nosso Senhor. Então, esses seres viventes referem-se a nosso Senhor Jesus, em seus quatro aspectos: Rei (Leão), Servo (Boi), Homem e Águia (Deus). Os quatros seres viventes têm as quatro características de nosso Senhor Jesus. Por outro lado, não é só o Senhor Jesus, eles referem- se a Sua igreja, porque quando eles se movem, alguma coisa acontece na terra. A igreja está também nesses quatro seres viventes, mas não é a totalidade dela. 

Mt 28:18; Ef 1:19-23, 9

  1. A porção final do Senhor Jesus em Mateus 28 diz que Ele recebeu toda a autoridade no céu e na Por quê? Efésios 1 mostra-nos quando Deus ressuscitou Jesus com a suprema grandeza de Seu poder, Ele O alçou ao céu e o fez sentar-se à direita Dele. O nosso Senhor Jesus hoje está nas regiões celestiais. Tudo está debaixo dos pés de Cristo. Por quê? Para ser o Cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja.
  2. Deus deu Cristo à igreja e deseja que Cristo seja o Cabeça sobre todas as coisas, tanto as do céu, quanto as da terra. Para isso, Cristo precisa da cooperação da igreja. Primeiramente a igreja precisa ser encabeçada por Cristo para cooperar com Ele. Os quatros seres viventes são o próprio Senhor Jesus, mas Ele precisa da cooperação da igreja. 

Mt 28:19-20; Sl 110:1; Mt 16:18; Mc 16:15-19

  1. Depois de receber toda autoridade no céu e na terra, o Senhor disse: “Ide”. Não é para ficar parado. Jesus diz: “eu tenho os pés de um servo e, enquanto não terminar o serviço, não terminar o tempo, não podemos descansar. Agora é tempo de ir”. Deu um lado vimos em Efésios 1 que Cristo foi elevado aos céus e está assentado à direita de Deus, mas de outro, Ele tem uma tarefa a cumprir: a edificação da igreja (Mt 16:18). Jesus quer dizer: “eu chamei vocês e batizei-os para serem membros do Corpo de Cristo e agora eu vou edificar a minha igreja”.
  1. Quando a igreja for edificada, não haverá nada que possa ir contra a vontade de Deus e o encabeçamento de Cristo. Pela nossa obediência, Deus vai punir toda desobediência. Então, o nosso Senhor Jesus está empenhado nisso. Ele está assentado no céu, mas também está comandando a igreja nesse trabalho de edificação. Como esse que está assentado no céu está conosco até a consumação do século? Para quê? Para fazer a vontade de Deus, para edificar a igreja. Quem está fazendo esse trabalho? Os quatro seres viventes, os quais são Cristo e a igreja que coopera com Ele.

10. “Ide” é um verbo ativo. Ide para a rua. Marcos 16 registra que eles pregaram por toda a parte – os colportores estão em toda a parte, e o Senhor cooperava com eles. Ora, o Senhor não está assentado à destra de Deus? Sim! Mas quando a igreja age, debaixo do comando de Cristo, para fazer a obra de Deus, Cristo desce e coopera com a igreja nessa obra e confirma a palavra por meio de sinais. Hoje temos tido essa confirmação de que isso está acontecendo em nossos dias – tantos sinais, coisas sobrenaturais, milagres…tudo é pela palavra profética.

11. Infelizmente, o homem não entendeu a palavra de Deus. No tempo de Tiatira nem havia a palavra de Deus e, apesar de a palavra de Deus estar aberta no tempo de Sardes, o que se viu foram palavras bonitas faladas, revelações para se defender. Os cristãos de Sardes não entenderam que toda palavra de Deus é uma palavra de comando. Jesus não está conversando com você para saber se você acha boa Sua palavra ou se quer sua avaliação; Cristo, como o Cabeça, está dando voz de comando para Sua igreja executar a obra de Deus. A palavra profética é uma palavra de comando para executar a obra de Deus, para fazer a vontade de Deus, que é encabeçar todas as coisas em Cristo.

12. Os quatros seres viventes são Cristo e a igreja, mas não é a totalidade da igreja. Se considerarmos os cristãos contemporâneos a nós, ou seja, os que estão vivos na terra, são milhões. Mas todos estão nessa luta? Todos estão preocupados em pregar o evangelho do reino? Das sete igrejas de Apocalipse, as três primeiras já passaram na história e as quatro últimas ainda permanecem nos nossos dias até a volta do Senhor. As igrejas em Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia continuam contemporâneas a nós. Nós somos os de Filadelfia, os trabalhadores da última hora que lutam para trazer o Senhor de volta. Ainda tem os de Laodiceia, os que tiveram a visão de Filadélfia; no entanto, tornaram a palavra que eles viram em meras doutrinas e são orgulhosos achando que sabem, mas não sabem nada, estão mornos. Então, das quatro igrejas o Senhor pode contar com quem? Deus precisa contar com a igreja em Filadélfia.

13. Em nossa geração, Deus nos chamou para ser os trabalhadores da última hora, para fazer parte dos quatro seres viventes, a fim de fazer a obra de Deus. O Senhor está às portas. Deus quer contar com você. Por isso João veio para nos levar para o céu, para nos despertar a ver qual é o cenário no céu. O céu está parado? Está apático? Não! O céu está num ritmo forte.

Ez 1:1, 4-5, 13-14

14. Em Ezequiel também tem um céu aberto para receber as visões de Deus. Chegou esse momento! É do interesse de Deus que vejamos o que acontece no céu; e a terra precisa andar no ritmo do céu. A visão que Ezequiel viu no céu é um vento tempestuoso – portanto, o céu não está calmo. Viu uma nuvem com fogo a revolver-se. Essa nuvem está em plena atividade de fogo. Esse metal brilhante é o eléctron que está carregado de energia. O céu está pronto, está num ritmo frenético. O cenário no céu é um cenário que está em máxima atividade.

15. Durante 19 a 20 séculos, a terra viveu, em termos de igreja, em outro ritmo, quase parando porque não acompanhou o ritmo do céu. No tempo de Tiatira o fluir da igreja foi praticamente parado; no período de Sardes, voltou alguma atividade dos quatro seres viventes, pois havia uma linha dourada da graça de Deus, porém num ritmo bem lento, quase parando. Mas graças a Deus chegou a hora da aurora, vieram as gotas do orvalho, apareceram os adolescentes, jovens, pré- adolescentes e crianças – o Senhor fez cair do nada essas bênçãos. Até ontem foram contabilizadas 114 casas de adolescentes e cada semana estão surgindo outras. Muitos adolescentes participando pela primeira vez da casa dos adolescentes. Os adolescentes estão mexendo com as toras (os adultos), estão “obrigando” os pais a entrarem no ritmo dos quatro seres viventes. Eles estão mexendo com as famílias. Quem fez esse trabalho? O Espírito.

16. O Senhor está falando conosco: “já que está difícil eu mover as toras, os adultos cheios de conceitos e que não têm a simplicidade de um adolescente, vou trabalhar com os adolescentes e, assim, mexer com as toras. Eu quero aumentar o ritmo na terra”. Nós que ficamos tanto tempo parados, não temos mais os pés de um servo, mas sentados no sofá vivendo a vida tradicional da igreja, perdemos a flexibilidade e agora estamos tendo que pular um pouco. Os adolescentes estão ajudando-nos a imprimir aqui na terra o ritmo do céu.

17. O céu está em plena atividade: cheio de fogo, relâmpagos, vozes, trovões – e nós parados na vida da igreja convencional? A terra precisa acompanhar o ritmo do céu -> ziguezagueando – porque o céu está cheio de energia, de fogo, um elétron pronto para descarga. Mas, infelizmente, esse mundo jaz no maligno, as pessoas estão escravizadas debaixo do império das trevas, desesperadas a ponto de tirarem a própria vida. Isso é como o ar em volta daquela nuvem cheia de energia, uma atmosfera totalmente isolante que não está para receber a descarga elétrica celestial.

18. O Senhor precisa hoje de quatro seres viventes bem carregados de energia, pois se nós estivermos bem carregados de energia, seremos capazes de mexer com essa atmosfera isolante a nossa volta. Ao sair para pregar o evangelho, com espírito exercitado e tendo imergido na palavra, quando perguntar “Posso orar por você?”, a pessoa já leva uma descarga. Mas se você aborda uma pessoa que não está interessada, não tem problema, faz um ziguezague: vai abordar outra pessoa. Nem todos estão preparados para receber uma oração, mas tem aqueles que estão.

Ap 4:2-5

19. Qual é a primeira visão que você vê ao ser levado para o céu? O trono e ele não está vazio. O poder não está vazio, há alguém sentado ali. No universo tem Alguém governando: nosso Deus com Seu Filho Jesus, como o Cordeiro assentando à direita de Deus. Por isso, toda palavra que vem Dele é uma palavra para governar, é uma palavra de ordem, de comando. Pela influência da igreja em Sardes, nós, os cristãos, estamos acostumados a querer ouvir uma boa doutrina, uma mensagem doce para tirar um pouco de nosso espírito abatido. Porém, acabamos nos enganando ao pensarmos assim, pois a palavra de Deus é uma ordem para os quatro seres viventes executarem. Não temos tempo a perder. Nossos pés têm de ser como o de um bezerro – vamos servir, vamos andar, ir à rua e pregar o evangelho, encontrar pessoas, cuidar delas e edificar a igreja.

No céu tem vinte e quatro anciãos, as quais são autoridades que ajudam a Deus a ministrar o universo (v. 4). Do trono não saem meramente vozes suaves, mas relâmpagos, vozes e trovões (v. 5). Deus tem pressa, temos de ter esse mesmo senso de urgência. O mundo está em desordem total. Satanás acabou com ele, deixando-o cheio de desobediência e nós temos de pregar o evangelho do reino, não da maneira tradicional, mas ter a urgência das sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus. Que tenhamos o mesmo ritmo do céu, com senso de urgência. O Senhor está aqui conosco como o Espírito, o outro Consolador, como os quatro seres viventes para fazer a vontade de Deus, debaixo do comando do Senhor.

Mensagem 04

Jo 1:1

  1. Esse “princípio” de João 1 refere-se à eternidade passada e é diferente da palavra “princípio” de Gênesis 1, que se refere ao tempo, quando Deus criou a terra; e esse tempo só vai terminar quando a vontade de Deus for feita, quando a igreja cooperar com Ele para encerrar esta era presente e, então, os vencedores serão arrebatados até o trono de Deus e virá a grande tribulação e no final desta, os vencedores virão na parousia da vinda de Cristo para participar da última batalha e vamos ajudar a aprisionar Satanás. Então, começará o reino milenar, o reino do Filho de Deus.

21.  Só que no final do milênio, Satanás será solto e Deus permitirá que ele provoque sua última rebelião para Deus limpar toda desobediência do universo quando, então, Satanás e esses rebeldes serão lançados no lago de fogo definitivamente, para onde também serão lançados a morte e o Hades. Assim, no final do milênio, não haverá mais nada que não esteja encabeçado por Cristo. Toda desobediência estará no lago de fogo. Cristo, então, entregará o reino a Deus Pai, o qual receberá este reino e terminará o tempo e começará a eternidade futura e até Cristo se sujeitará a Deus e Deus será tudo em todos para todo o sempre.

  1. No princípio (na eternidade passada) Cristo era a Palavra. Por quê? Porque Deus, mesmo antes de ter criado todas as coisas, pôs em sua mente a intenção de criar o homem: “o homem fará minha Eu preciso me comunicar com o homem”. Por isso, Cristo é a Palavra. O Filho é o meio de comunicação de Deus com o homem que Ele irá criar. Tanto é assim que, dentre todas as criaturas, o homem é o único que se comunica com palavras. Então, a palavra é o meio de comunicação para se transmitir uma ideia e os pensamentos. Isso evidencia que Deus quer se comunicar com o homem.
  1. Mas tem uma grande diferença da palavra como meio de comunicação entre os homens e a palavra para Deus se comunicar com o homem: a palavra que falamos uns aos outros são palavras como instrumento para transmitir uma ideia; mas a Palavra para Deus é Cristo. Então, quando a Palavra chega até você, não só comunica a ideia de Deus, mas chega o próprio Cristo. Por isso a palavra profética é tão diferente de outras palavras, porque ela transmite a ordem de Deus e o próprio Deus. A imersão na Palavra é totalmente diferente de fazer a mesma coisa com as palavras de um jornal, por exemplo.
  1. Os adolescentes estão fazendo imersão na palavra, transcrevendo as mensagens, pregando o evangelho – eles estão dormindo e acordando com Deus – e estão tirando as melhores notas na escola. Eles estão fazendo o que muitos irmãos adultos não Nós conhecemos a Bíblia muito mais do que eles; mas acredite, daqui alguns anos, os adolescentes estarão em nossa frente; porque não só recebem a Palavra como doutrina (conhecimento), mas estão deixando a palavra de Deus ser inculcada neles, o próprio Deus está sendo acrescentado neles. Cristo está crescendo neles. Vamos fazer o mesmo, vamos seguir o ritmo dos adolescentes e imergir na palavra, pregar o evangelho. Isso mudará nossa vida!

 

  1. “No princípio era a Palavra”-> Cristo é a Palavra. “A Palavra estava com Deus” revela que o Pai e o Filho coexistiam desde a eternidade para a eternidade. A Palavra era Isso é difícil para mente humana terrenal entender: eles são dois ou são um? Deus é Deus. O Pai e o Filho coexistem desde a eternidade passada até a eternidade futura, mas também estão um dentro do outro. Um vive no outro. Isso é co-inerência.

Rm 8:9-11

  1. O Espírito de Deus, o Espírito de Cristo e Cristo habitam em nós. Assim também habita em nós “o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos”. No final do 11 ainda diz: “por meio do seu Espírito, que em vós habita”. Ora, quem habita em nós? Deus está em você, por intermédio de Cristo e do Espírito.

 

27. Deuteronômio 8 mostra-nos que a riqueza  da boa terra de Canaã é o manancial profundo. Mas esse manancial profundo se não tiver alguma comunicação com a terra, não terá valor; salvo se contratar alguém para furar um poço artesiano. Mas nessa boa terra, não só temos o manancial profundo, como temos a fonte. A fonte é a comunicação do manancial profundo até a superfície de onde jorra a água. Tem também ribeiro de água – o rio que corre. O manancial profundo é como o Pai, a fonte é como o Filho que é a Palavra, a comunicação com a terra; e o ribeiro é o Espírito. Deus é três para poder chegar até nós, para Eles fluírem como água até nós. 

  1. Então, quem está em você? A água. Essa água que está no manancial é a mesma que está na fonte e no rio. Esse Deus único está em mim. Por que tem essa distinção do Pai, do Filho e do Espírito? É justamente para Deus, como a água, poder chegar até você. Se não tivesse o Filho, que é a Palavra, o Pai jamais se comunicaria com o homem. Jesus é a Palavra que se fez carne, veio aqui na terra e abriu o caminho para o homem recebê-Lo. Essa fonte continuou a fluir porque Jesus tornou-se o Espírito.

Jo 14:1-17, 20, 23; 17:11, 20-24

  1. Infelizmente, muitos cristãos interpretam essa passagem como “Jesus foi para o céu preparar lugar para nós. Jesus está construindo muitas casas para nós”. Daí, vem aquele conceito errôneo de “mansão celestial”. Mas a “morada” aqui não é isso. Jesus em carne não tinha como receber os discípulos para dentro Dele. Mas quando Ele fosse e voltasse, seria capaz de receber. Jesus estava em Deus e queria levar os discípulos para dentro de Deus. Então, Jesus tinha que morrer primeiro, de Seu lado fluir sangue e água, para nossa redenção e, assim sermos gerados (nascermos de novo), a fim de sermos, em Espírito, colocados por meio de Cristo em Deus. Essa é a morada, não é mansão celestial. Deus quer que você, em Cristo, que more em Deus. A nossa relação com Deus é sempre por intermédio de Cristo. Tudo é por meio de Cristo. Ele é o caminho para sermos levados ao Pai. O Pai e o Filho são um, um habita dentro do outro à co- inerência (v. 10).
  1. Fisicamente, Jesus não tinha como estar para sempre com os discípulos, mas em Espírito, sim (v. 16). Jesus está aqui em forma do Espírito. É o Espírito da Verdade que nos enche de toda realidade. O Pai está no Filho e o Filho está no Pai e o Filho está no Espírito e o Espírito é o Filho – um está dentro do outro (v. 17). O desejo de Deus é colocar o homem Nele (v. 20). Deus quer morar em nós (v. 23). O Pai e o Filho são um e Deus deseja fazer-nos um (17:11). Não é uma unidade forçada ou de amizade; essa unidade é a que Deus deseja: colocar-nos dentro da unidade do Deus Triúno. É uma unidade divina, orgânica. A glória de Deus vai complementar esse trabalho da unidade – a glorificação (v. 20-22).

Jo 1:1-3

31. No princípio era a Palavra, a Palavra estava com Deus (coexistência), e a Palavra era Deus (co-inerência). Quando Deus falou, em Gênesis 1, “haja luz” – vemos que bastou Deus abrir a boca, a Palavra (Cristo) criou e fez a obra. Então, quando Deus abre a boca, a palavra que sai é Cristo e a obra é executada. Da mesma maneira, quando fazemos imersão na palavra, essa palavra que saiu da boca de Deus e veio até nós, é para inculcar o próprio Cristo em nosso coração e essa palavra tem poder para transformar a todos. Como igreja em Filadelfia, estamos aqui para fazer a obra do Senhor, conforme Sua palavra de comando; como os quatro seres viventes, a igreja precisa imprimir o ritmo do céu aqui na terra nesse final dos tempos. Deus vai envolver todos na igreja para trazer o Senhor de volta.

 

 

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