Mens. 10: Sardes – Tesouro Oculto no Campo

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente de São Paulo, em 16/07/2023. Texto não revisado pelo autor.

 

 

 

  1. Graças a Deus! Não temos como demonstrar o nosso coração de gratidão pelo que o Senhor está fazendo em nossos adolescentes. Quem é pai de adolescente sabe a dificuldade de criá-los. Eles estão sempre aborrecidos com tudo e alheios às coisas de Deus. Contudo, em Salmos 110, versículo 3, Deus presenteia o Filho com um exército de jovens santos que luta pelo reino no final dos tempos. Nós estamos presenciando um milagre entre nossos adolescentes. Eles deveriam estar apáticos, mas são gravetos pegando fogo que estão incendiando os demais irmãos. Eles estão mudando o perfil das reuniões da A razão do Senhor os usar é a simplicidade, a obediência e a prática da palavra profética. Eles fazem a transcrição, a imersão na Palavra e saem às ruas pregando o evangelho do reino. Eles foram contagiados pelas Sete Tochas de fogo, os Sete Espíritos de Deus que percorrem toda a terra. Eles são nosso modelo de simplicidade. À medida que a idade vem, perdemos a pureza devidas à Cristo. Não podemos ser questionadores quanto à palavra que vem de Deus.

Dt 1:21-39

  1. “E vossos meninos, de quem dissestes: Por presa serão; e vossos filhos, que, hoje, nem sabem distinguir entre bem e mal, esses ali entrarão, e a eles darei a terra, e eles a possuirão” (v.39). Esse versículo está dentro do contexto da retirada do povo de Israel do Egito. Eles estavam no limiar para entrar na boa terra e o Senhor os fez contemplá-la. Os doze espias rodearam a terra e deram testemunho de que esta era Toda Palavra do Senhor é uma ordem para Seu povo. Quando o povo a cumpre, é sempre uma bênção. Vamos obedecer à Palavra do Senhor e crer sem duvidar. Se o Senhor ordenou, vamos obedecer porque a vitória será nossa. Quando o Senhor manda, Ele vai adiante de nós. Aquelas crianças e adolescentes que hoje são desprezados dominarão a terra. Os adultos, mesmo após o Senhor tendo feito tanto em suas vidas, não aprenderam a ser simples como os adolescentes. Toda aquela geração voltou e caiu no deserto, mas dois entraram: Calebe e Josué. Nós podemos entrar na boa terra como Josué e Calebe. Vamos confiar na palavra profética e seremos como Calebe e Josué entrando na boa terra de Canaã.

Tm 3:1-5

  1. Estes últimos dias que vivemos são os finais dos tempos. Esses são dias difíceis, pois os homens serão egoístas. Eles não pensam na coletividade, mas somente em si. São avarentos e cobiçam tudo. Eles são jactanciosos e arrogantes, pois acham que sabem de Eles são blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes. A ingratidão é uma coisa muito feia. Eles são desafeiçoados e não parecem mais humanos. Eles caluniam sem nenhum temor. São traidores, falam bem de você pela frente e apunhalam por trás. Essa situação vai acontecer não somente no mundo, mas também na igreja.

1 Tm 3:15; 2 Tm 2:2

  1. A casa de Deus é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da A igreja sustenta a verdade e a realidade. Deus deseja fazer da igreja não meramente uma entidade religiosa de fachada, mas a casa de Deus que tem a realidade no viver, pois sustenta a verdade e realidade. Paulo escreveu a primeira carta a Timóteo após sair de sua primeira prisão em Roma. Quando escreveu novamente a ele, estava a ponto de ser martirizado e viu toda aquela confusão na igreja. Naquele momento, a igreja, coluna da verdade e casa de Deus, agora tinha utensílios para honra e outros para desonra. Aqui vemos a proximidade do fim dos tempos. No tempo final, temos de tomar uma decisão de purificar-nos e tornar-nos vaso para honra. Você quer entrar na boa terra? Precisa ser simples, puro e aprender a repelir as questões insensatas.

2 Tm 3:14-17

  1. “Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino”. Todos podem estar seguindo a direção errada, mas você pode ser diferente. Não perca a palavra profética! Inculque a palavra em seu coração. Timóteo acompanhava o ensino, o procedimento e até mesmo as perseguições e sofrimentos de Paulo. Os homens perversos e impostores estão sendo enganados por Satanás. “Tu, porém, permanece naquilo que aprendestes”. Essa Palavra direcionada aos adolescentes está sendo falada porque eles estão influenciando os pais e os colegas nas escolas. A Palavra, na qual os adolescentes fazem imersão, precisa fazê-los permanecer e amadurecer. Os adolescentes precisam crescer e amadurecer. O adolescente ganha luz na Palavra quando acompanha o falar do apóstolo. “A fim de que o homem de Deus seja perfeito” (v.17). Perfeito aqui é o mesmo que maduro. O objetivo dos adolescentes não é apenas viver uma vida de “oba-oba”, mas tudo isso que está acontecendo é para amadurecê-los. Eles têm conteúdo e são perfeitamente habilitados para toda boa obra.

6.Nós estamos procurando colportores para ir à África do Sul e encontramos dois deles no PAC. Nós precisamos estar prontos para a obra. Os adolescentes têm que amadurecer a fim de se tornarem jovens. Os jovens, por sua vez, precisam tornar-se adultos. É preciso estar pronto para a obra. Estão acontecendo muitos milagres na África. Estamos avançando com a colportagem dinâmica e instalação de CEAPEs naquele continente. A equipe de colportores já está semeando 100 livros por dia. Estamos alcançando os secretários de estado e pessoas importantes da África. Nós vamos alcançar vários países daquele continente. Deus está entregando toda a terra para o pequenino rebanho. Nós também vamos entrar na Ásia via Timor-Leste e Indonésia. Enquanto o Senhor está fazendo as coisas, ainda tem gente criticando imersão e grito de guerra. Ó Senhor Jesus! Vamos levantar os olhos e avançar.

MENSAGEM 10
  1. Nós estamos no contexto da igreja em Sardes, quando a igreja saiu daquelas situações absurdas instituídas por Jezabel no período da igreja em Tiatira. Durante esse período, era ensinado que só seria possível alcançar a salvação por meio de muito esforço terrenal, privando o corpo de suas necessidades e causando muito sofrimento. Eles acreditavam que as penitências os fariam alcançar a salvação. No século XV foram criadas as primeiras máquinas de impressão, dando caminho para a invenção da imprensa. Isso proporcionou que o povo tivesse a Bíblia na mão. Assim, descobriram que a salvação vem por meio de Cristo, pela fé, de graça. Quando enxergaram isso, libertaram-se daquela escravidão e surgiu a igreja em Sardes.

 

  1. A igreja em Sardes, contudo, voltou mais sua atenção para apontar os erros da igreja em Não deram atenção à liderança na igreja e, assim, foi criado a igreja luterana, onde as regras eclesiásticas eram definidas pelo governo humano. Na Inglaterra, o governo da igreja estava sob o poder dos bispos. Naquele momento, faltou mais luz na Bíblia para entender o governo da igreja. Cristo é o Cabeça da igreja. Por não possuir um recipiente adequado na igreja, a benção foi se perdendo. Em cada época, quando alguém descobria uma determinada luz na verdade, um grupo a seguia e tornava-se uma divisão. Por isso, o Senhor falou: ”tu tens nome de que vives e estás morto”. Nós temos, somente no Brasil, mais de cinco mil divisões. O Senhor precisava restaurar a base certa da igreja. Nós temos a base da unidade da igreja e a palavra profética pela qual Cristo governa. Os membros do Corpo de Cristo precisam aprender a viver no Espírito, precisamos adorá-Lo em Espírito e em verdade. Essa base possibilitou que a igreja receba a bênção. 

Mt 13:44

  1. “O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo” (v.44). Há várias interpretações sobre esse campo, mas, dentro do contexto de Sardes, vou interpretar esse campo como sendo a abertura da Bíblia. Eles não tinham a Bíblia disponível, mas, agora que a tinham, havia um tesouro dentro dela. Campo em grego é ‘agros’ que significa terra, campo, lavoura, fazenda. Campo deve significar a Palavra do Evangelho, as Escrituras ou a Bíblia. Contudo, Jesus Cristo é o verdadeiro tesouro. Não adianta ter a Bíblia e não possuir o tesouro. Comentário bíblico de Matthew Henry: “O Evangelho é o campo no qual o tesouro está escondido; está escondido na Palavra do Evangelho, tanto no Antigo Testamento como no Evangelho que está expresso no Novo Testamento”. Por outro lado, podemos ter outra compreensão: o povo de Israel era a vinha do Senhor, de quem o Senhor esperava colher frutos. Portanto, o campo pode ser também a vinha que deve produzir fruto para o Senhor. No novo testamento a igreja é a vinha que o Senhor plantou para colher frutos.

Mc 12:1-2

  1. O povo de Deus é uma vinha e Deus quer receber frutos. A igreja em Sardes, por não ter esse recipiente para receber a bênção, procurava avidamente alguma luz na Bíblia. O Senhor concedia uma bênção e alguém achava uma luz na Verdade. Em outra época, outro recebia revelação. Como não havia recipiente adequado na igreja, tornaram-se grupos que defendem cada um sua verdade revelada. Surgiu um ambiente de competição em que a palavra de um era melhor do que a do outro. “Aquela igreja é melhor, aquela outra é mais espiritual”. Assim, a igreja perdeu a utilidade de produzir fruto para o Senhor. Não estamos aqui para discutir quem tem a melhor verdade e quem fala melhor. Não estamos aqui para discutir quem é o melhor, mas para produzir frutos para o Senhor. Nós recebemos um legado de Sardes: dar muita atenção aos pregadores de mensagens. “Este fala bem, aquele prega bem”. Deram mais ênfase às mensagens do que a execução da obra de Deus. Ele quer edificar Sua igreja e levar Sua obra adiante. O povo ficou vendo quem fala melhor e entrou em mera discussão de teologia. Isso não interessa ao Senhor. O que interessa ao Senhor é a palavra profética que produza frutos. Graças a Deus! Hoje, nós não temos mais esse ambiente. A Palavra é para executar a obra de Deus. O Senhor quer voltar e não há mais tempo de discutir doutrinas. Precisamos apresentar frutos para o Senhor.

Mt 13:14-15

  1. Precisamos ter um coração correto para ouvir. Não podemos ter um coração impuro que critica e Nós precisamos ter ouvidos para ouvir. Se você estiver em um ambiente errado, vai ouvir, ver e não entenderá nada. As pessoas não dão valor para o que o Senhor está falando porque não entendem nada. Todo o problema está no coração. Para alguns há desfrute e outros estão criticando. Qual a diferença? O coração. Quando o coração está endurecido, a Palavra não serve para você. Se você tiver um coração correto, vai ver com olhos, ouvir com os ouvidos e crer com o coração. A rua é a cura para quem tem o coração correto. Toda Palavra que o Senhor fala conosco é a semente do reino. Essa Palavra vai crescer? Depende de como nos conduzimos. Vamos remover esse coração crítico e ser simples para receber a palavra do reino.

Cl 2:2-3

  1. O tesouro oculto no campo é Cristo. O resultado da Palavra do Reino é o entrelaçar do amor, a fim de que tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento. O tesouro é Cristo. Nele estão todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento que produz o tecido de amor. Como vou receber Cristo como tesouro? Quando a revelação chega até nós.

Sl 119:130; Jo 5:39

  1. Como Cristo aparece em você como tesouro? Por meio da revelação da Palavra. Não faça da Bíblia apenas uma regra de conduta de sua vida. Nós devemos achar o tesouro da Bíblia. Assim, Cristo aparecerá para nós. Essa é a Palavra do reino. Os judeus queriam discutir com Jesus e pediam uma prova de que Ele havia sido enviado por Não adianta ter a Bíblia se você não achar Cristo. Para ter revelação, preciso ter um coração correto.

Jo 6:63

  1. Você quer achar Cristo como tesouro na Bíblia? Você precisa ir à Palavra revelada. Os reformistas acharam a justificação pela fé, mas não continuaram a ir ao Senhor para buscar revelação. Certamente, iriam chegar no governo da igreja e receberiam a bênção. Eles se contentaram com uma verdade: a justificação pela fé. Assim, a bênção não caía no recipiente da igreja, pois não havia uma base correta. O sistema estava errado. A Palavra é quem nos governa. Os líderes da igreja precisam fazer o papel de As cartas de Apocalipse são escritas aos anjos das igrejas. Essa palavra anjo em grego é o mesmo que mensageiro. Se sou portador de uma mensagem, essa não é minha, mas de Deus. João escrevia o que via às sete igrejas. Hoje, os líderes das igrejas não são super capazes, pois o poder vem pelo Espírito. Os líderes das igrejas devem saber sua função principal: ser um mensageiro. 

2 Tm 2:2

  1. Timóteo ouviu a palavra de Paulo e essa é a Palavra de Deus. Paulo falou para a igreja e Timóteo a “Isso mesmo transmite a homens fiéis” (v.2). Você é um portador da mensagem? Então seja fiel, não distorça, não filtre, mas transmita fielmente. Nós precisamos transmitir para aqueles que vão instruir a outros. Não jogue pérola aos porcos. Entregue para aqueles que vão transmitir a outros. Dessa forma, Cristo, como cabeça, lidera a igreja. Se você transmite errado, repassa um comando errado para o Corpo. Por isso, Deus usa o canal para transmitir fielmente Seu encargo.

Ef 3:2, 8; Ap 1:1

  1. Dispensar graça foi uma coisa confiada a Paulo é um canal dispensador da Palavra de Deus. Paulo só podia transmitir aquilo que Deus revelasse. Paulo não podia transmitir suas próprias palavras, mas apenas mediante revelação. Para ele foi dado essa graça de ser o canal da graça. Esse é um princípio que deve nos governar e reger: “O tesouro de Cristo está na Palavra, não somente na Bíblia, mas onde há revelação”. A revelação é de Jesus Cristo. Ele é o tesouro. Esses servos do versículo 1 são os mensageiros das igrejas que transmitem a revelação de Jesus Cristo. Esse grupo de mensageiros recebem de João, não diretamente de Deus. Deus notifica a João como canal transmissor da revelação a fim de transmitir para esse grupo de mensageiros e estes transmitem para a igreja. A igreja em Sardes não viu isso e tornou-se uma bagunça.

Zc 4:6; 2 Co 3:5; 2 Pe 1:19

  1. Nós não confiamos no homem, em liderança humana, mas no Espírito. Ele tem na mão direita os sete Espíritos e as sete estrelas, os Sete anjos, mensageiros da A igreja depende do poder do Espírito. “Esta é a palavra que o Senhor disse a Zorobabel: Não é por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos”. “Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, nossa suficiência vem de Deus”. O diferencial da igreja em Filadélfia são os tesouros destrancados da palavra profética. Se o Senhor parar de nos enviar a palavra profética, viramos um grupo religioso morto. Graças a Deus! Toda semana, temos algo novo dado pelo Senhor que é como uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em nosso coração.

 

  1. A reforma protestante na Europa tem dois nomes de destaque: Lutero na Alemanha e Zuínglio na Suíça. Texto de Andrew Miller: “Será muito difícil para nós definirmos qual dos dois tinha o coração maior pela manutenção e pela divulgação da verdade de Deus. Talvez possamos dizer que Lutero era mais caloroso e profundo, enquanto Zuínglio era mais claro e mais abrangente em suas ideias. Um representava a guerra [Zuínglio], o outro a paz [Lutero]. Um buscava a vitória apenas por meio da energia da fé e da corajosa confissão da verdade; o outro imaginava que a espada do magistrado poderia, em alguns casos, tornar-se aliada do Evangelho da paz”. Zuínglio envolveu o governo humano com a reforma.

 

  1. Lutero era um monge agostiniano. A maioria desses grandes homens eram monges. No período de trevas, todo o homem que queria servir ao Senhor tinha de fazê-lo no monastério. O objetivo de um monge era buscar provação a fim de alcançar o favor de Aqueles que queriam servir a Deus passavam a ser monges e viviam da autoflagelação. Comiam e dormiam pouco e isso os fazia delirar a ponto de chegar bem perto da morte. Lutero não era diferente. Ele era um monge e levantou-se para enfrentar o mais degradante e bem assentado despotismo que, algumas vezes, se impôs sobre a credulidade dos seres humanos, tendo triunfado por completo, ou seja dominou a raça humana naqueles tempos. Nós não podemos ser lembrados o suficiente desse invisível, mas invencível poder. A fé sempre está em harmonia com a mente e o governo de Deus. Esse foi o grande segredo da vitória de Lutero. 

2 Cr 20:15, 17

  1. Texto de Andrew Miller: “Desde o início, o grande e fatal erro do Protestantismo foi buscar o apoio do braço humano para sua proteção em vez de apenas testemunhar a favor da verdade e confiar no Deus Mal os reformadores haviam rompido com Roma, já se sentiam como que apavorados pelo poder remanescente do papado. Isso fez com que estendessem suas mãos buscando apoio do governo civil e procurando abrigo sob seus exércitos. Satanás conseguiu desviar os olhos deles de Deus, voltando-os sobre o poder de seus inimigos, e com isso sua força foi abalada e sua firmeza desapareceu”. Não podemos olhar para o poder do inimigo. Assim com o rei Josafá, nós recebemos a promessa do profeta: “a peleja não é vossa, mas de Deus (…) Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará”. Contudo, a reforma protestante, devido a pressão de Roma, ficou com medo e apelou para a força do estado alemão, não confiando mais em Deus.

 

  1. Texto de Andrew Miller: “É verdade que Lutero se opunha ao uso das armas com o propósito de promover a divulgação da Reforma e buscava o triunfo da verdade por meio da proclamação pacífica do Ainda assim, como temos visto, ele concordou que os príncipes assumissem todo o controle sobre os assuntos eclesiásticos e espirituais no período inicial da Reforma Protestante na Alemanha”. Os governantes civis acabaram determinando as regras da igreja. Lutero tinha modos puros e até austeros, levava uma vida simples, nada fazia pelos seus próprios interesses. Possuía um caráter forte e veemente que, às vezes, poderia chocar as pessoas pela sua impetuosidade, e, sua sinceridade e confiança com que defendia as suas convicções, poderiam beirar, para alguns, arrogância ou até rudeza. Na verdade, ele era alguém determinado que defendia suas convicções.

 

  1. “Os limites alcançados pela Reforma Protestante, enquanto Lutero vivia, permaneceram praticamente inalteradas. Quase tudo o que foi conquistado antes de sua morte, enquanto em vida, Todavia, praticamente todos os avanços feitos depois de sua morte foram desfeitos por Roma. O entusiasmo de uma única geração conseguiu, sob sua liderança, estabelecer seus próprios limites. Nenhum empenho de seus discípulos, ou a reverência pelo nome de Lutero e suas virtudes, conseguiu melhorar a posição da Reforma Protestante nos três séculos seguintes”. O que Lutero conseguiu em vida permaneceu por três séculos, ou seja, não avançou muito. É um sistema que já nasceu morto. “Entretanto, tudo aquilo que diz respeito ao incansável e inflexível inimigo de Roma, transformou-se em um triunfo imortal. Triunfo esse, que ele conseguiu com as próprias mãos, ao arrancar da igreja de Roma todas as coisas que ela havia inventado e ordenado. Lutero conseguiu, até onde podemos enxergar, livrar o povo da terrível mão que o oprimia, até vê-la completamente humilhada. Mesmo nos dias de hoje, ainda agrada à mão da providência divina ver Roma permanentemente diminuída em sua grandeza e humilhada em seu poder”. Lutero dormiu no Senhor cercado de seus amigos e de seus três filhos no dia 18 de fevereiro de 1546.

 

  1. Texto de Andrew Miller sobre Zuínglio: “Deus despertou vários homens na Suíça a favor de Cristo e do Seu Evangelho totalmente independente do que aconteceu na A partir de 1520 as autoridades civis de Zurique interviram contra a obra da Reforma Protestante devido aos efeitos produzidos pelas pregações de Zuínglio. Ele fez um grande e nobre trabalho ao restaurar a Bíblia ao seu verdadeiro lugar afirmando publicamente que somente a Palavra de Deus tem autoridade, e que ela era a única regra de fé e de vida prática. Todavia, quando as dificuldades se levantaram e perigosas tempestades assolaram o barco da Reforma, por meio das traições e hostilidades dos cantões católicos, ele entendeu que era seu dever, como um verdadeiro republicano e um cristão patriota, intervir nas questões federais e aconselhar o senado. Ele apelou para o senado e a política. A partir desse momento, parecia que o poderoso braço de Deus, que até então havia protegido ao grande reformador e a sua obra de modo tão visível, se desviou dele. Zuínglio se enveredou por um caminho no qual Deus não podia mais estar com ele, pois Deus não executa Sua obra por meio das armas carnais, mas pelas armas do Espírito. Todos os planos de Zuínglio fracassaram e tinham que fracassar. Ele mesmo sofreu uma morte desonrosa no tumultuado e sangrento campo de batalha, e a causa evangélica na Suíça sofreu um golpe que a abalou profundamente”. Parece que ele entrou pessoalmente no campo de batalha e, ao socorrer alguém ferido, foi atingido por uma pedra que decorreu numa triste morte.

 

  1. Na Suécia, quando Gustavo Vasa (filho de Érico Vasa, um dos nomes mais ilustres nos anais da história da Suécia) depôs o tirano Cristiano II, cunhado de Carlos V (Sacro Imperador Romano, rei da Espanha e senhor dos Países Baixos), foi elevado ao trono e declarou a Suécia como um país independente e soberano em 1523. Ele se empenhou em estabelecer o luteranismo em seus domínios e fez devolver as propriedades que estavam nas mãos da igreja de Roma para a nação e aos nobres de quem foram Os dinamarqueses seguiram seu exemplo e expulsaram Cristiano em 1523, e Frederico, duque de Holstein, subiu ao trono da Dinamarca. Esse príncipe favoreceu a Reforma. A Suécia e a Dinamarca seguiram a reforma.

 

  1. Itália: O poder do papa era maior e suas ordens eram obedecidas nos países mais distantes da sede de seu governo. Os vícios pessoais do papa, a corrupção de sua administração, a ambição, o luxo, a licenciosidade e a falsidade que reinavam em suas cortes, chamaram imediatamente a atenção dos O principal objetivo de cada papa era arrecadar dinheiro por meio dos mistérios sagrados. O principal era enriquecer seus filhos, sobrinhos, e outros parentes com uma fortuna incalculável, que muitas vezes chegava a incluir principados e reinos. Eles não possuíam apenas casas e castelos, mas principados e reinos. Os escritos de Lutero foram bem recebidos na Itália, dessa forma os seguidores de Lutero e Zuínglio puderam divulgar a verdade, pregar o Evangelho em público por mais de vinte anos, sem serem incomodados, porque a corte de Roma estava ocupada com a política externa, muito envolvida com a batalha entre Carlos V da Alemanha e Francisco I da França. E as ideias da Reforma eram fortalecidas pela amarga e interminável disputa entre o papa e o imperador.

Cl 2:14-15

  1. Somente em 1542 a corte de Roma ficou alarmada com o progresso das doutrinas da Reforma em solo italiano. Entre os que pregavam a salvação pela graça por meio da fé no Senhor Jesus para grandes audiências, dois deles, Ochino e Mártir cruzaram os Alpes e pediram asilo na Suíça, pois estavam sendo perseguidos, e Paleario foi condenado por negar a existência do purgatório, por desaprovar o sepultamento dos mortos dentro das igrejas, por ridicularizar a vida monástica, e por atribuir a justificação apenas à confiança na misericórdia de Deus, que perdoa todos os nossos pecados por meio de Jesus Cristo (Cl 2:14 – 15 – A vitória de Cristo na cruz nos perdoou de todos os pecados e nos limpou de todas as nossas dívidas), e depois de ficar três anos preso nos calabouços da Inquisição, seu corpo foi queimado em uma estaca em 1570, com setenta anos de Naquela época, os hereges eram levantados em uma estaca e queimados. Paleario havia escrito um tratado “O Benefício da Morte de Cristo” e cerca de 40 mil cópias caíram nas mãos do povo italiano.

 

  1. Havia espiões do papa, pagos pelos cofres do Vaticano, espalhados por toda a Itália, denunciando os que depositavam a fé na Palavra de Deus aos inquisidores; multidões foram presas, torturadas e queimadas em estacas. A República dos Grisões foi o primeiro país a receber os exilados italianos; outros fugiram para o norte e se lançando sobre as geleiras dos Alpes para escapar das fogueiras da Inquisição. Infelizmente a Itália estava condenada a permanecer em trevas, pois poucos seguidores da doutrina da Reforma sobreviveram à malícia bárbara e diabólica da Inquisição.

 

  1. Espanha: Apesar da antipatia nacional para com a Reforma alemã, muitos indivíduos sérios eram receptivos aos escritos de Lutero, que já haviam sido traduzidos e distribuídos na Península Ibérica, logo no início do ano 1519. A corrupção escandalosa do clero e as cruéis ações da Inquisição haviam distanciado o coração de muitos da antiga religião. Se o trono real e a Inquisição não tivessem combinado suas forças para suprimir tanto os livros quanto seus leitores, a Espanha teria dado ao mundo um nobre grupo de profundos reformadores. Milhares foram vítimas da Inquisição, outros milhares se refugiaram na Inglaterra, além dos que estabeleceram na Suíça, na Alemanha, nos Países Baixos e na França. Perto do fim do século XVI, a Espanha se orgulhava de ter extirpado a heresia alemã de seus territórios. No entanto, foram vítimas de sua própria tirania, mantendo o país na miséria e no Na época, o cetro espanhol se estendia sobre praticamente a metade do mundo, porém, tornou-se um país atrasado e empobrecido, fechado para o desenvolvimento. Na história, quem seguia a religião antiga de Roma não era aberto para desenvolvimento e assim atrasava o avanço da economia, como ocorreu com a Espanha. Cristo governa os membros do Corpo de Cristo por meio de Sua Palavra, a revelação de Jesus Cristo. 

Gl 1:11

  1. Jesus Cristo é o Como vamos ter acesso ao tesouro? Mediante a revelação de Jesus Cristo. A palavra profética vem da revelação de Jesus Cristo e traz o tesouro para todos. Quem traz é o canal que serve meramente como mensageiro. Todos devemos aprender a transmitir a mensagem de Deus para todos os membros do Corpo de Cristo. Assim, Cristo governa Sua igreja, esta prospera e vai adiante.

 

  1. Graças a Deus! Deus utilizou uma linha dourada que Satanás tentou apagar, mas, mesmo tênue, atravessou esses XX séculos. No século XII, essa linha dourada chegou no Pedro Valdo. O grande feito de Pedro Valdo foi trazer a Bíblia aberta para o povo de Deus. Ele pagou do próprio bolso um tradutor para fazer a tradução da Bíblia em sua própria língua. O povo teve acesso à Palavra de Deus por meio de suas cópias. Ele levantou um grupo de colportores que carregavam a palavra dentro da túnica e saiam, de dois em dois, para pregar o evangelho. Eles começaram no século XII até XVI. Foram muito perseguidos pela inquisição. Eles eram pobres e as cruzadas dizimaram suas terras, mas eles nunca deixaram essa linha. Qual o segredo? Eles ensinavam, as suas crianças, a Palavra de As crianças aprendiam a memorizar a Palavra de Deus, pois a Bíblia podia ser confiscada a qualquer momento. Eles faziam transcrição da Bíblia. Nossos adolescentes fazem transcrição das mensagens da palavra profética. Essas crianças estavam sendo preparadas para pregar o evangelho e serem futuros missionários. Graças a Deus! Isso chegou até o século XVIII. Quando acabam as perseguições o fogo do evangelho apaga. Nós somos os colportores de hoje e nossas crianças e adolescentes estão fazendo imersão, transcrição e inculcando a Palavra a fim de serem preparadas para serem missionários colportores. No momento em que a igreja não tiver mais a revelação da Palavra, a igreja para e torna-se uma mera religião morta. Nós somos o Corpo vivo de Cristo. A igreja não pode ser uma igreja de quatro paredes, mas ir para a rua pregar o evangelho. Se temos o vigor de pregar o evangelho, vamos permanecer até a vinda do Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *