Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos, diretamente do auditório da Igreja em São Paulo, em 28/07/2024. Texto não revisado pelo autor.
Encorajamos você a assistir a mensagem completa no canal do IVPT no Youtube.
- Precisamos da igreja, da comunhão com os irmãos para ter uma compreensão mais completa da Palavra. O primeiro tiro do maligno foi a derrubada do governo da igreja pela Palavra. O segundo tiro certeiro foi a influência da obra dos nicolaítas, introduzindo a hierarquia na igreja, por meio do governo dos bispos. A igreja, então, passou a ter luta por posição, primazia e fama na igreja. O terceiro tiro certeiro foi quanto às riquezas materiais.
Mt 18:3
- Em comunhão, ganhamos luz do porquê é mais fácil a uma criança entrar no reino dos céus. Uma pessoa adulta teve uma vida influenciada pelas coisas da terra. Por isso o evangelho de Mateus adverte a nos tornar como crianças, senão de modo algum entraremos no reino dos céus. Nós nascemos em um mundo sistematizado por Satanás, em que não há governo em vida e, por isso, há a necessidade de estrutura de hierarquia, posição e de sistema de recompensa. Precisamos nos libertar, estar livres do sistema do mundo. Uma pessoa adulta passou por uma educação de acordo com o sistema do mundo, e aprendeu a viver pela competição para alcançar o topo, melhor posição social, melhor remuneração como recompensa.
Rm 5:12
- O Senhor quer restaurar Seu reino em vida! Por isso Ele criou o homem a Sua imagem e semelhança, com o espírito humano capaz de receber Deus. Ele também colocou a árvore da vida no meio do jardim, para que o homem pudesse recebê-Lo como vida. Deus, então, passaria a governar o homem e este dominaria a terra para Ele. Porém, com o engano da serpente, abriu-se uma porta para o pecado entrar no mundo. Satanás entrou e a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. É por isso que, embora vivamos no mundo, precisamos ser libertados do sistema dele!
Jo 1:1-3
- Somos libertados do mundo por intermédio da igreja. O governo da igreja é de Deus! O governo de Deus é pela vida, e a vida que governa a igreja está na Palavra. Ao receber a Palavra recebemos a vida, e ao receber a vida, recebemos a luz. Portanto, Deus queria governar o homem por meio da Palavra, por meio da vida. Precisamos da Palavra! O Senhor tem restaurado o amor à Palavra em nosso meio. A exemplo dos adolescentes, precisamos tornar-nos mais simples e amar a Palavra. O Senhor deseja governar a igreja pela vida, e o faz por meio da Palavra que sai da boca de Deus.
Mt 20:20, 25-26
- Uma vez que nos libertamos de nossa própria capacidade, elimina-se a hierarquia na igreja, deixando de haver sistema de posição. Já não há quem é maior ou menor, não há luta por poder ou posição. Isso é coisa do mundo. Entre nós não há governadores que dominam, não há um clero que domina sobre os leigos. Todos nós servimos como membros do Corpo de Cristo. Todos temos a Palavra e a comunhão na Palavra, temos a imersão, as notas, as tropas, os capitães, os intendentes; todos estamos funcionando na igreja.
At 2:42; Hb 1:1
- A Palavra Profética é o suprimento a todo o instante, como a nutrição e oxigênio que um corpo precisa para funcionar. Nosso Deus não é um Deus que falou há 20 séculos. Ele continua falando e usa o homem para isso. A circulação de vida no Corpo não pode parar. A palavra profética, a palavra rhema é toda baseada na palavra da Bíblia, a palavra logos. A revelação é dada ao canal que Deus usa, baseada na Bíblia. Esse é o ensinamento dos apóstolos. A igreja tendo comunhão nessa palavra faz com que todos os membros funcionem, pois não há hierarquia. Todos os membros são praticantes da palavra que o próprio Deus ordena.
At 2:44-45
7. O impacto de Pentecostes foi gigante. O Espírito se derramou sobre os 120 galileus, que eram pessoas iletradas, e eles passaram a pregar o evangelho em idiomas que não sabiam falar. Os que foram salvos foram introduzidos em uma nova maneira de viver: a igreja. A igreja é algo celestial, não pertence ao mundo. Nesse primeiro momento, eles se libertaram do mundo. Já não se importavam com hierarquia ou com a capacidade humana, mas se importavam com o ensinamento dos apóstolos. Eles também se libertaram das amarras das riquezas materiais, pois todos tinham tudo em comum. Esse princípio libertou-os do domínio do dinheiro.
1 Tm 6:10; Gl 1:4
- O dinheiro domina o homem, e o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. A igreja precisa estar fora deste domínio. Por isso precisamos viver a vida celestial. Essa é a forma de nos libertarmos do amor ao dinheiro. Hoje temos os investidores do reino, que estão suportando a obra em vários países. O Senhor está operando entre nós, e os recursos são supridos por intermédio dos homens. Enquanto isso, também somos libertados do amor ao dinheiro. E isso não nos torna mais pobres, porque o Senhor vai nos confiando cada vez mais. Nossas raízes estão sendo tiradas do mundo. Essa é a vida da igreja em ressurreição: totalmente desarraigados do mundo.
Ap 3:7-13; 1 Jo 4:8, 16; Ef 1:13
- A descrição da carta à igreja em Filadélfia é a descrição do desejo de Deus, é uma referência para nós. É também a descrição de nossa situação atual. Filadélfia em grego significa amor fraternal, amor entre os irmãos. Deus é amor ágape, Ele é a origem, a fonte do amor; o amor é Sua natureza, Sua essência. O desejo de Deus é encher-nos com Sua vida e natureza por meio da Palavra. O evangelho que nos salvou é a própria Palavra da Verdade. Essa Palavra da Verdade nos traz o próprio Deus como amor para nós.
Jo 17:3; 14:6; 1:12
- Nosso Deus é o único Deus verdadeiro. Fora Dele não há verdade. Jesus Cristo, que Ele enviou, é a própria Verdade, a própria Vida e o Caminho para o homem chegar ao Deus Verdadeiro. Quando o homem pecou, a morte passou a todos os homens, e por isso nós já nascemos pecadores. Graças a Deus o evangelho da salvação chegou até nós, então nós cremos em Jesus e na Palavra da Verdade. A Verdade passou a atuar entre nós. Nosso espírito foi regenerado e recebemos o poder de ser feitos filhos de Deus. Porém, nossa alma ainda está carregada dos elementos do velho homem, pois antes estávamos desconectados do Deus Verdadeiro e conectados ao pai da mentira. Logo, estávamos cheios de mentira e falsidade. Nossa alma está carente da verdade, cheia de vazios e vaidade.
Jo 17:14-17; Ef 5:26; Ap 3:7
- A partir do dia que fomos salvos, Deus passou a nos encher da verdade por meio de Cristo, preenchendo os vazios da mentira e da vaidade que ainda existem em nós. Isso é a verdade nos santificando. Por um lado, precisamos nos libertar do mundo (aspecto negativo). Por outro lado, precisamos nos santificar na verdade (aspecto positivo). A vida de Deus é uma vida santa, e a Palavra é a verdade que nos santifica. A palavra dos apóstolos é a palavra que circula entre nós, trazendo-nos vida, verdade e nos lavando do pecado, da morte, da vaidade, da mentira, da falsidade e de todos os elementos do homem caído. A palavra está nos lavando e santificando pela Verdade. Estamos tendo cada vez mais realidade de Deus em nós. É por isso que o Deus que fala à igreja em Filadélfia é o Santo e o Verdadeiro.
Ef 3:17
- A Palavra também nos traz o encabeçamento de Cristo. O resultado da imersão, da circulação da vida é Cristo habitar em nosso coração. Cristo vai colocando a verdade e a santidade em nós, e passa a governar nossa vida. Não adianta pular, fazer grito de guerra e nossa vida não mudar. Algo precisa mudar em nós. Cristo precisa governar nossa vida pela fé na Palavra. Quanto mais exercitamos a fé na Palavra, mais realidade teremos do governo de Deus em nossa vida. E todo resultado da obra de Deus é o amor, pois o amor é a essência de Deus, a própria natureza de Deus. Quanto mais praticamos a Palavra, nossas raízes são lançadas no amor de Deus. O amor é a fundação, o alicerce da obra de Deus.
Ef 3:18
- Junto com os santos começamos a entender a dimensão do amor de Deus. Precisamos estar junto com todos os santos para conhecer as dimensões de Cristo e o amor ágape de Deus. Sozinhos, nossa compreensão é limitada. Junto com os irmãos, ampliamos nossa compreensão. Com os irmãos, nossas limitações são superadas. Precisamos uns dos outros. Sair para pregar o evangelho dá-nos essas experiências. Quem fica trancado em casa não pode tê-las. Precisamos praticar a palavra junto dos irmãos para conseguir entender o amor de Cristo. Fazendo assim, vamos sendo preenchidos com amor. Essa é a plenitude de Cristo.
1 Co 13:8-10, 13; Cl 3:14 (BJC)
- O amor é a própria perfeição. O trabalho que o Senhor está fazendo entre nós é produzir o amor fraternal. O suprimento que estamos recebendo para isso é o amor ágape. O amor ágape é o vínculo da perfeição, ou seja, o amor une todas as coisas com perfeição. O que edifica a igreja, o que nos liga uns aos outros para edificar é o amor. E o amor vem de Deus, e nos é enviado por Sua palavra.
Ef 4:11, 15
- Todos estamos sendo aperfeiçoados para a edificação em amor, não há hierarquia. Mas esse amor não é o natural, mas o amor ágape de Deus. O amor faz com que o Corpo possa ficar bem unido, consolidado, ajustado. É como um tear. Quanto melhor o tear, mais unidas ficam os fios e, assim, o tecido fica mais resistente. Deus está fazendo isso entre nós, nos unindo fortemente, nos ajustando. Ele está nos santificando com Sua verdade e nos unindo com o amor de Deus. A igreja em Filadélfia é o resultado desse trabalhar.
Ef 4:16; 2:22
16. Nesse Corpo, as juntas são os elementos que ligam as partes. Somos aqueles que causam conflitos ou os que ligam os irmãos? Precisamos ser juntas que ligam as partes. As juntas ligam e cada parte coopera para a edificação do Corpo de Cristo. Estamos sendo edificados para ser habitação de Deus no Espírito para Seu descanso.
Lv 20:7; 1 Pe 1:16; Ef 5:25-26; 1 Tm 3:15
17. Para a igreja do amor fraternal, o Senhor é o Santo e o Verdadeiro. Deus quer uma igreja santa porque Ele é Santo. Cristo amou a igreja e a Si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra. Por outro lado, Deus é o Único Deus Verdadeiro, por isso, a Casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, é a coluna e a base da verdade. Ser coluna e base da Verdade significa estar tão constituídos com a Verdade a ponto de passar a sustentá-La.
Gn 1:9; 3:6; Rm 5:12; Jo 8:44
18. No jardim do Éden, Deus ofereceu a árvore da vida para que o homem recebesse Sua vida e Sua natureza santa. No entanto, o homem preferiu a árvore do conhecimento. Pela sua desobediência, entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, e a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. O homem desconectou-se do Deus Verdadeiro e se conectou ao diabo, o pai da mentira, que nunca se firmou na verdade.
Gl 5:19-21; Ef 2:3; 3:17; 1:13; Jo 17:17
19. Por mais capaz que o homem seja, ele só pode produzir as obras da carne, que não são capazes de nos unir nem de produzir a edificação. Por esse motivo, precisamos ser santificados pela Verdade. O homem passou a viver na ausência total da verdade, cheio de mentiras, vazios e vaidades, andando segundo as inclinações da carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, andando na vaidade de seus próprios pensamentos. Este homem precisa ser salvo pelo evangelho, que é a Palavra da Verdade, e a palavra de Deus é a verdade que santifica a igreja. A circulação da Palavra da Verdade entre os membros do Corpo de Cristo deposita a verdade, a santidade e o amor em cada um, e remove toda mentira, falsidade e vazios da carne.
Ef 4:22-24
- Se continuarmos insistindo em viver no velho homem, vamos continuar nos corrompendo, deteriorando pela concupiscência do engano. Precisamos nos renovar no espírito de nosso entendimento e nos revestir do novo homem. A justiça e a retidão (ou santidade em algumas versões) vem da Verdade. Deus é o Verdadeiro e Cristo é a Verdade. A Verdade é algo absoluto, e essa Verdade em ação produz justiça e santidade. Tudo o que a Verdade faz é justo, e essa verdade, em sua natureza, é santidade. Quem tem verdade tem justiça e santidade.
Ap 3:7-8
21. Davi é um tipo de Cristo, o governante supremo do reino dos céus, e Ele abriu uma porta para a igreja em Filadélfia, a qual ninguém pode fechar. A própria igreja em Filadélfia não precisa ter força, porque ela tem a Palavra e o Nome do Senhor. Por isso ela não é uma igreja poderosa, pelo contrário, ela tem pouca força.
Lc 12:32; Ap 3:7
- Temos pouca força, ninguém nos considera como grande coisa. Mas aprouve a Deus dar o reino a esse pequenino rebanho. Ele nos deu o reino de espontânea vontade. O Senhor que fala à igreja em Filadélfia é Aquele que tem a chave de Davi, isto é, a chave do reino, com autoridade para abrir ou fechar. Precisamos da chave! Nosso Senhor é Aquele que tem a chave. Quem precisa ser forte é Aquele que tem a chave, autoridade. Não precisamos ser fortes.
Mt 16:18; Cl 1:13; At 26:18
- Ainda que sejamos de pouca força, as portas do Hades não prevalecerão contra a igreja edificada. Nós fomos transportados do reino das trevas para o reino do amor. Estamos em reinos opostos ao reino de Satanás. Por isso estamos em oposição ao mundo, ao império das trevas, contra a autoridade de Satanás. E essa autoridade maligna não tem poder de fechar a porta dos céus para a igreja em Filadélfia! É uma luta do reino de Satanás contra o reino de Deus. Filadélfia é um instrumento de Cristo para vencer o reino de Satanás.
Ap 3:8; 14:10
- Cristo não escolheu um grupo grande e representativo, para lutar contra Satanás. Ele escolheu um pequenino rebanho. A igreja em Filadélfia seguiu o exemplo de Jesus como modelo e padrão de comportamento ao guardar a Palavra. Guardar a Palavra significa confiar que ela própria faz a obra de Deus, assim como Jesus confiou. Nós cremos que a palavra que o Senhor está nos dando faz a obra de Deus.
Jo 17:6-8; 2 Co 3:4-6; 4:7; Jó 22:21-28 KJA
- Não negar o nome do Senhor é exaltar Seu nome, é ter a consciência de que é Ele quem faz todas as coisas. É reconhecer que todas as coisas provêm Dele, e não pela nossa capacidade. Não podemos nos gabar de nada que fazemos no serviço ao Senhor. Tudo provém do Senhor; se Deus não tiver misericórdia, nada acontece. Por isso exaltamos o nome do Senhor. Nenhum homem deve exaltar-se a si mesmo achando-se capaz de fazer a obra de Deus; pelo contrário, nossa confiança está em Deus. Nossa suficiência vem de Deus! Só Deus pode fazer o que tem acontecido em nosso meio. Homem nenhum pode programar isso, nem mesmo é capaz de pensar algo assim. A excelência do poder é de Deus!
Ap 3:9
- Os da sinagoga de Satanás são os que estão presos ao judaísmo, com sacerdotes que servem de mediadores entre o homem e Deus, querendo impor ordenanças de letras, com templos suntuosos e com promessas terrenas. A igreja em Filadélfia libertou-se disso e restaurou a função dos membros do Corpo de Cristo pela circulação de vida por meio da Palavra. Por meio da imersão, da circulação da palavra, todos estamos ganhando vida. A igreja em Filadélfia libertou-se também de seguir meramente a letra, com suas regras humanas, antes busca seguir a direção do Espírito por meio da Palavra, dando a Deus total liberdade para fazer a obra com Seu poder. Libertou-se das coisas terrenas, tanto em ostentação material como em realizações terrenas. Filadélfia está determinada em fazer a vontade de Deus, na edificação da igreja e na pregação do evangelho do reino em toda a terra habitada, com o objetivo de trazer o Senhor de volta.
Ap 3:10; 1:9
27.Guardar a Palavra da perseverança do Senhor está relacionado às tribulações necessárias na luta pelo reino. Hoje não estamos pregando felicidade e palavras bonitas; nós estamos na luta pelo reino. Quem luta pelo reino tem de ter perseverança, pois virão oposições, tribulações e perseguições. Precisamos perseverar! A palavra que Filadélfia recebe é a palavra de Sua perseverança, a qual trará o reino de Deus à terra. Essa igreja restaura o que Deus desejou desde o princípio, fazendo Sua vontade. Apesar de ser pequena e sem forças, ela vai pregar o evangelho do reino por toda a terra. Ela sofrerá na luta pelo reino, mas o Senhor dará a palavra de perseverança.
Mt 24:21-22; Ap 3:10
- Hoje lutamos com o Senhor pelo reino, apesar das perseguições, lutas e sofrimentos. Perseveramos e lutamos pela Palavra. Estamos indo a todos os continentes da terra e ainda não sabemos para onde o Senhor há de nos enviar. Estamos sendo fiéis e lutando pelo reino. Enquanto isso, edificamos a igreja em amor. Quem está perseverando nisso vai ganhar o galardão.
- O contexto mundial atual é caótico e não há liderança que possa resolver isso. Mas no momento de caos na terra, aparecerá uma liderança que trará paz e segurança (profetizada em Daniel). Essa paz vai durar três anos e meio e, repentinamente, virão três anos e meio de destruição. Esse líder se tornará o anticristo e haverá grande tribulação. Como galardão, a igreja em Filadélfia será poupada dessa hora de tribulação. Portanto, vamos lutar hoje pelo reino de Deus. Os que guardam a palavra da perseverança do Senhor serão arrebatados antes da grande tribulação. O que implica que os que não a guardam serão deixados na provação. Precisamos entender que nem todos os cristãos serão arrebatados, somente os vencedores.
Ap 3:11; 2 Tm 4:8
- A igreja em Filadélfia já tem essa coroa. Se estamos vivendo a realidade da igreja em Filadélfia, já temos essa coroa. Não vamos deixar ninguém tomá-la; vamos perseverar até o fim! Que tristeza que alguns que estavam conosco abandonaram a coroa. Não vamos fazer o mesmo!
31. Um forte sinal característico de Filadélfia é amar a vinda do Senhor, assim como Paulo. Quem realmente ama a vinda do Senhor apressa-se em fazer a vontade de Deus e não perde tempo em lutar pelos seus próprios interesses. Lutar por posição e espaço na igreja retarda a vinda do Senhor. Quem faz isso não ama a vinda Dele. Mas quem ama a vinda do Senhor nega seus interesses em prol disso. Uma igreja com essas características é uma igreja vencedora, ela já possui sua coroa; basta a ela conservar o que já tem.
Ap 3:12; 20:6
- Os vencedores reinarão com Cristo os mil anos na manifestação do reino dos céus e serão coluna no santuário de Deus na Nova Jerusalém por toda a eternidade. E jamais sairão dessa posição. Colunas são aqueles a quem o Senhor pode confiar uma responsabilidade, uma carga. Quem se esconde da responsabilidade sob a desculpa de não ter tempo, dinheiro etc não será coluna. Vamos assumir a responsabilidade! Não nos escondamos atrás de falta de tempo ou capacidade ou o que quer que seja!
- O nome gravado no vencedor indica não somente que ele pertencerá e fará parte de Deus, da cidade de Deus, mas também que Deus, a cidade de Deus e o próprio Senhor foram trabalhados nele e que tudo fará parte de um todo. Nessa edificação estamos sendo introduzidos em Deus, introduzidos em um todo.
Ap 3:13; 19:5
A frase “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” está em todas as cartas escritas às sete igrejas e indica a importância de ter ouvidos sensíveis para ouvir a palavra do Senhor em cada época e em cada momento; este é o segredo de um vencedor. Precisamos ouvir com diligência a voz do Senhor e pôr em prática Sua palavra. A igreja em Filadélfia aprendeu a ouvir o que o Espírito diz às igrejas.