OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA
Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 13/06/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.
Mensagem 25 – A palavra da reconciliação (10)
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19
Esta noite daremos continuidade à nossa palavra da reconciliação. Estamos vendo o Salmo 23. Estamos ainda no versículo 3 deste Salmo. Essa passagem mostra o Senhor como nosso pastor. Ele se fez ovelha e sente como sentimos e sofre como nós sofremos. Ele se compadece de nós e está qualificado a ser o nosso pastor. Ele nos comprou com o Seu sangue e nos redimiu para pertencermos a ele. Ele é o nosso pastor para cuidar de nós e nos pastorear para levar-nos à maturidade para que formemos o Seu exército, batalhar com Ele e por fim, reinar com Ele.
Temos cinco estágios nesse Salmo. No versículo 2 temos o estágio inicial. Precisamos alimentar-nos do Senhor, beber do Espírito para que possamos crescer. Ele nos alimenta com Sua palavra para que possamos crescer. Ele deseja que cresçamos nele. Devemos desejar ardentemente o genuíno leite da palavra e beber das águas do Espírito, que são os rios de água viva. Esse é o estágio inicial.
No versículo 3 temos o segundo estágio. Ele repara a nossa alma, que foi danificada pelo pecado e hoje é o nosso ser natural. Não é por estarmos nesse estágio que as coisas do estágio inicial serão deixadas de lado. Jamais deixaremos de desfrutar o Senhor como nosso alimento ou de bebermos do Espírito. Jamais deixaremos de invocar o nome do Senhor, mas Ele não quer que permaneçamos na infantilidade. Para isso, não temos apenas a palavra da graça, mas Ele quer nos conduzir a receber a palavra da justiça. A palavra da graça nos dá a salvação e garante nosso futuro na eternidade. Por ela recebemos a vida eterna. Contudo, antes da eternidade futura temos a era do reino milenar.
Dentre tantos cristãos, Deus nos deu a revelação do reino. Essa revelação é a chave que concilia todos os conflitos que há na Bíblia. Deus não quer nos dar apenas a vida eterna, mas também um galardão. A palavra da graça nos leva a vida eterna, mas a palavra da justiça nos leva ao galardão. Para obter a vida eterna não se requer obra nenhuma, bastando crer. Mas para ganhar o galardão precisamos de um viver de acordo com o propósito de Deus. Precisamos crescer em vida, por um lado, e precisamos fazer a vontade de Deus. a palavra da justiça é o alimento sólido, enquanto a palavra da graça é o leite.
Vimos muitos versículos semana passada contrastando o leite com a palavra da justiça. O que o nosso amado Senhor deseja fazer é nos conduzir pelas veredas da justiça. A porta é estreita e o caminho apertado. Vimos o livro de Hebreus que nos trouxe mais luz sobre o leite e o alimento sólido.
Hb 5:14; 6:1-3; Rm 8:14
O princípio de Cristo são as experiencias iniciais que temos em nossa vida cristã e também as coisas que o Senhor realizou na terra por nós. Deus deseja que avancemos dessas coisas. É o mesmo sentido que vemos em Romanos 5:10, onde lemos que fomos reconciliados pela Sua morte. Isso se refere ao princípio de Cristo. Ser salvo por Sua vida é o crescimento em vida experimentando toda salvação completa de Deus.
Deixemo-nos levar para a maturidade, a perfeição. Os itens mencionados em Hebreus 6:2-3 são as coisas iniciais e básicas. É preciso deixar-se levar. Em nosso avanço para a maturidade e em nossa vida de serviço ao Senhor temos sempre dois aspectos. Temos a obra de Cristo. Tudo o que Deus planejou, o Filho realizou e o Espírito está aplicando a nós. A redenção já foi feita e hoje o Senhor é o Espírito que está trabalhando em nós. Contudo, hoje, Deus está limitado. A maneira de Ele trabalhar mudou em relação ao Antigo Testamento. Naquele tempo Ele fazia as coisas com muita liberdade, usando quem Ele queria, no momento que desejava. Hoje, contudo, Ele trabalha no princípio da encarnação. Isso significa que Deus escolheu se limitar ao homem.
Quando cremos no Senhor, Ele se limitou a nós. Hoje ele trabalha apenas no princípio da encarnação. Se você não abrir a boca para pregar o evangelho, Deus não tem boca. SE você não usar as suas pernas para ir até as pessoas, Deus não tem pernas. Por isso, aqui diz deixemo-nos levar. Isso é o mesmo princípio de se deixar ser guiado Pelo Espírito de Deus, contido em Romanos 8:14. Precisamos sempre avançar.
Deixar-nos levar é cooperar com o Senhor. Pela manhã, devemos orar. Obrigado pelo que Tu és, por tudo que fizeste. Eis-me aqui para fazer a Tua vontade. Estou aqui para me colocar em tuas mãos para que você nos use. O Senhor falou a Pedro que quando ele fosse mais velho e mais maduro, um adulto espiritualmente, outro o cingiria e o levaria pra onde ele não queria. O Senhor quer nos conduzir hoje. Muitas vezes esperneamos e não queremos cooperar com o Senhor. Vamos nos submeter à vontade do Senhor.
Veremos agora, dentro da palavra da vereda da justiça, quatro maneiras de cooperar com o Senhor:
Hb 1:9; Hb1:14 – Participar de Cristo
Companheiro significa sócio. Deus tem um empreendimento, do qual Cristo é o principal. Mas Ele tem companheiros nesse empreendimento. Precisamos participar de tudo que o Senhor fez por nós. Deus nos deu Cristo de presente. Ele enviou Seu Filho, que realizou tanto por nós, tornando-Se o Espírito para continuar realizando tudo por nós. Vivermos na miséria ofende a Deus. Ele preparou um grande banquete para nós, mas muitas vezes ficamos comendo uma bolacha de água e sal. Desfrutar Cristo, ter experiencias com Ele, ganhando a Sua palavra são maneiras de cooperarmos com Ele. Devemos ter experiências cada vez mais profundas de Cristo. Não apenas como o salvador, mas também como Melquisedeque, como nosso Primogênito e tantos outros aspectos.
Hb 4:9, 11; 3:18-19 – Esforçar-nos e ser diligentes para alcançar o reino.
Isso é de acordo com a vontade de Deus. Jesus orou: venha o Teu reino. Desde que Satanás usurpou a terra e homem criado por Deus, Seu desejo é trazer o reino para a terra. Graças ao Senhor estamos na vida da igreja e recebemos este encargo.
Para cooperarmos com o Senhor, precisamos nos esforçar para entrar no descanso do Senhor, fazendo a vontade de Deus, fugindo da desobediência e da incredulidade. Creiamos na palavra do Senhor e pratiquemos a Sua palavra profética.
Hb 4:14-16; Ap 4:2; 5:1; 22:1; Êx 25:17, 21; Rm 8:34; 2 Tm 4:22; Ef 2:22; Gn 28:10-19; Jo 1:43-51; Ec 3:11 – Achegar-se ao trono da graça, por nosso espírito
Isso é algo da intimidade com o Senhor. Ao recebermos o cuidado do Senhor como o Pastor que se compadece de nossas fraquezas, experimentamos o Senhor como o sumo sacerdote. Ele sabe quais são as tentações, tristezas, dificuldades pelas quais passamos. Por isso, ele pode cuidar de nós. Uma vez que Ele cuida de nós, devemos nos achegar. Deixar a vergonha e teimosia de lado e nos achegarmos a Ele, ao trono da graça para recebermos graça e misericórdia.
O Senhor é o nosso pastor. Em Seu apascentamento levando-nos aos pastos verdejantes e águas de descanso no primeiro estágio e pelas veredas da justiça, conduzindo-nos à maturidade, Ele quer nos levar ao trono da graça.
O trono da graça é o trono de Deus que está armado no céu (Ap 4:2). Aquele que está assentado no trono controla todo o destino do universo inteiro. Seu trono é o trono da autoridade (5:1). Esse trono é o trono de Deus e do Cordeiro (22:1).
O autor de hebreus entendia muito bem as figuras do Antigo Testamento. Esse trono da graça é o propiciatório que ficava no Santo dos Santos, onde Deus se avistava com o homem (Êx 25:17, 21). Algumas traduções da Bíblia traduzem a palavra propiciatório, no Antigo Testamento com trono da graça.
Esse é o trono de Deus, o trono da graça. Como nós podemos nos achegar a esse trono? Pelo nosso espírito. Somente pelo nosso espírito temos acesso a esse trono da graça. Cristo está nesse trono (Rm 8:34), mas Cristo também está em nós. Por um lado, ele está no céu, entronizado à direita de Deus, mas por outro lado, ele está dentro de nós, em nosso espírito (2 Tm 4:22).
O nosso espírito humano é a habitação de Deus (Ef 2:22). A visão que Jacó teve quando fugia de seu irmão Esaú, ele disse que o Senhor estava naquele lugar e que ele estava na casa de Deus, a porta dos céus. A casa de Deus na terra é a porta dos céus (Gn 28:10-19). A habitação de Deus é a porta dos céus. Jacó viu uma escada que ligava terra e céu. Mais tarde, Jesus disse a Natanael que ele veria o céu aberto e os anjos de Deus descendo sobre o filho do homem. A mesma cena do sonho de Jacó, mas com a revelação de que aquela escada é Cristo (Jo 1:43-51). Quando Jesus estava na terra, ele era a porta dos céus. Ele era o tabernáculo de Deus, a casa de Deus. Ele é a porta dos céus e a escada que une a terra ao céu.
Nosso espírito é a habitação de Deus hoje. Onde está a habitação de Deus está a porta do céu. Dentro de nosso espírito, temos Cristo que é a escada que nos leva ao céu. Sempre que exercitamos nosso espírito saímos do mundo cartesiano tridimensional limitado ao tempo e espaço e chegamos ao céu. Nosso espírito é como se fosse um buraco de minhoca que nos leva a outra dimensão. Quando exercitamos nosso espírito tocamos a porta do céu e vamos para outra esfera, por meio da escada, que é Cristo. somos levados, então, ao trono da graça.
Essa é a vereda da justiça. Deus quer nos levar a viver no espírito. Não viver na carne ou em nosso ser natural, mas viver no espírito. Não vivermos no átrio ou no Santo Lugar, mas no Santo dos Santos. Esse é o nosso espírito. É o caminho da maturidade.
Deus colocou dentro do coração do homem a eternidade, que não tem começo ou fim, que é a porta do céu (Ec 3:11). Somente quando Deus entra no homem, como o Pai da eternidade, ele pode preencher o vazio que há no interior do homem. É por meio do espírito que temos acesso às coisas eternas de Cristo.
Para cooperarmos com o Senhor precisamos achegar-nos todos os dias ao trono da graça. Ali receberemos primeiro misericórdia e depois graça. Quando o homem se afasta de Deus, Sua graça não é suficiente para alcançá-lo. O filho pródigo foi alcançado primeiramente com a Sua misericórdia e somente depois de ter se compadecido dele,
Às vezes estamos muito longe e Deus não consegue nos alcançar com Sua graça, mas Ele tem um braço mais comprido, que é o braço de Sua misericórdia. Talvez você sinta está tão longe de Deus que não tem mais volta. Alguns irmãos, por terem lido Hebreus 6:4 e 6:6, pensam que cometeram pecado para morte e estão somente esperando ir para o inferno, para o lago de fogo, porque não têm mais perdão nem salvação. Mas o sentido desses versículos não tem a ver com a perda da salvação. Uma vez salvo, salvo para sempre. O sentido desses versículos é que uma vez que você ficou longe, você não precisa novamente às coisas básicas, porque já foi salvo. Você precisa se levantar e avançar. É impossível você crucificar Jesus de novo para aceitar Jesus segunda vez, porque você já fez isso. Não é possível renovar você uma vez mais, porque você já foi renovado.
Se você está longe de Deus, saiba que Deus está somente esperando você se voltar a Ele e Seu braço de misericórdia te alcançará para trazer para mais perto Dele e, então, Seu braço de graça te alcançará. A primeira coisa a fazer é se achegar a Ele. Deus precisa da parte forte da igreja para formar o exército de Deus. Ele está fazendo um chamamento, uma convocação. E você pode estar nesse exército. Nós precisamos nos deixar levar das coisas infantis para a fase adulta. Vamos nos esforçar para entrar no descanso do Senhor. Vamos crer em Sua palavra e batalhar junto com os irmãos.
Vamos nos achegar ao Senhor, que nos alcançará com seu braço de misericórdia e, então, nos dará graça para socorro em ocasião oportuna, que é
Hb 5:9-10, 14; 7:1-3 – Não só tomar leite, mas também alimento sólido, para conhecer Cristo em um nível mais elevado, como Melquisedeque.
Precisamos avançar do estágio do sacerdócio de Arão para o estágio do sacerdócio de Melquisedeque. O estágio do sacerdócio de Arão é o estágio inicial de nossa salvação, mas o sacerdócio de Melquisedeque é mais elevado. Melquisedeque tem sacerdócio e realeza (7:1-3). Cristo quer que exerçamos Seu sacerdócio na terra, mas também Sua realeza, para reinarmos com Ele. Ele é o rei de justiça, que nos conduz pelas veredas da justiça. Esse Melquisedeque nos conduz À maturidade e ao encabeçamento de Cristo. Quando Ele é nosso cabeça, temos paz, porque Ele é o rei de paz. Ele é o rei de Salém, o rei da paz e é também sumo sacerdote. Ele levou esse sacerdócio para a esfera eterna, aplicando-se retroativamente a todos nós.
Tanto em nosso viver como em nosso serviço precisamos experimentar Cristo em um nível mais elevado. Restaura-me a alma e guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome. Semana que vem veremos o próximo estágio
Nunca deixe de desfrutar Cristo como seus pastos verdejantes e as águas de descanso, mas avencemos para a maturidade, pelas veredas da justiça. Essa é uma convocação. Sem você e eu, Ele não consegue avançar. Precisamos reagir para nos deixar conduzir a maturidade e formação desse Exército.
Que o Senhor seja com seu espírito, é o caminho para que possamos compreender e executar a esperança de nosso chamamento com um coração desprovido de amarras e apegos de costumes de nosso viver cristão, deixando ser levados pela obediência e credulidade para alcançarmos o crescimento e maturidade, o caminho e porta serão sempre apertado e estreita…mas obteremos enfim a Vitória com Cristo.