A palavra da reconciliação (16) – Ezra Ma

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 01/08/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

 

Mensagem 57 – A palavra da reconciliação (16)
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19

Boa noite queridos irmãos e queridos amigos. Estamos mais uma vez ao vivo da central de transmissão do IVPT na Estância Árvore da Vida (Sumaré/SP) para falar da Palavra do Senhor.

Conferência Internacional – Deus nos chama para Seu reino e glória (04 a 13/09/2020)

Pessoalmente, queria avançar mais, pois estamos no Sl 23 há bastante tempo. Estamos no versículo 5 ainda – 4º estágio. Na semana passada queria ter concluído o 4º estágio e hoje entrar no 5º estágio. Mas o Senhor não permitiu, ele quer que fiquemos mais nesse 4ª estágio.

4º estágio – Deus nos prepara para a batalha contra o inimigo. Estamos atravessando o vale da sombra da morte e muitas coisas nos ameaçam, mas não tememos mal nenhum porque temos a presença do Senhor.

Paralelamente, ao mesmo tempo que atravessamos o vale da sombra da morte, Deus nos treina. A visão governante que temos recebido – nos dá motivação/causa para viver, sabendo que, agora, estamos no exército do Senhor. Cada dia com a sua vitória e podemos ter derrotas ocasionais, as quais servem para nos amadurecer mais a fim de termos mais vitórias. Podemos perder uma ou outra batalha, mas a vitória da guerra é do Senhor.

Sl 23:5
Adversário e a mesa. Essa mesa, por um lado, fala do desfrute que o Senhor nos dá. Deus vem nos suprir, animar depois de um dia de batalha. Não importa se ganhamos ou sofremos derrotas, o importante é que lutamos. Conhecer o inimigo de Deus e conhecer a nós mesmos. Vimos sobre isso na mensagem Arte da Guerra compartilhada pelo ir Pedro Dong na conferência de jovens. Saber que não só temos adversários exteriores, mas temos os interiores, os quais são os mais perigosos.

Semana passada vimos o primeiro item desses temores interiores – TEMOR. Paulo falou: lutas por fora, tremores por dentro. Muitas vezes, nosso temor é de que não queremos nos entregar totalmente ao Senhor. Amamos a Ele e a Sua igreja, mas temos medo de nos consagrar incondicionalmente a Ele porque temos medo de que Deus tire algo de nós.

Essa MESA tem dois enfoques: 1) desfrute – animo, refrigério. Vimos em Gn 14:12-24 sobre a vitória de Abraão e seus homens. O mais importante é lutar. Para todos os que lutam, que se engajam nas batalhas diárias e não desistem, podem sofrer alguma derrota, mas sempre ter um coração de luta. E, no final do dia, independente de vitória ou derrota, o Senhor vem e nos supre com pão e vinho (a experiência de Melquisedeque). Até que Deus coloque todos os teus inimigos por estrado dos pés de Cristo, vamos ter adversários todos os dias. Eles vão aparecer todos os dias até a volta do Senhor. Assim como oramos o pão nosso de cada dia, temos que orar: a força nossa de cada dia dá-nos hoje para podermos lutar. Não estamos sós, mas lutando junto com nossa família e irmãos.

2) descanso: depois de um dia de batalha, o Senhor nos chama para descansarmos um pouco. Refazer nossas forças. Por um lado, batalhamos/lutamos, por outro, descansamos. Aprender a servir no descanso do Senhor. Hoje quero entrar mais nesse segundo enfoque.

A nossa batalha tem um objetivo: cumprir a promessa do Senhor – cumprir o que o Pai prometeu ao Filho: “assenta-te a minha direita até que eu ponha por estrado dos teus pés” (Hb 1:13) Deus poderia, com um sopro da sua boca, destruir o inimigo, mas ele decidiu trabalhar pelo princípio da encarnação – trabalhar através do homem.

Is 66:1; Zc 12:1
O Senhor está afirmando algo e perguntando algo nessa porção de Is. Deus mostra onde Ele está – assentando no trono no terceiro céu, fora do nosso tridimendicionalismo. A terra é o centro da criação de Deus porque nela está o homem. Onde está minha casa? Os filhos de Israel, construíram um tabernáculo. Depois, quando entraram em Canaã, construíram um templo. Mas em Atos, Deus fala que não habita em casa feita por mãos humanas.

Ao usar o método comparativo de estudo com esses dois versículos, o Senhor nos mostra que o lugar do Seu descanso é o espírito do homem.

Isaías 66:1 Céu Terra Lugar de descanso?
Zacarias 12:1 Céu Terra Espírito humano

Deus estava dizendo: o lugar do meu descanso, é o espírito do homem. Quando Eu entrar no espírito do homem, então, vou descansar. Deus criou o homem conforme Sua imagem e semelhança. Os animais têm “alma” – sua personalidade, mas só o ser humano tem espírito. Em 1 Ts 5:23 nos fala que o homem tem três partes: corpo, alma e espírito. É esse espírito do homem que em Ec 3:11 fala que Deus colocou a eternidade no coração do homem. Essa eternidade é o espírito humano, a qual só Deus pode preencher esse vazio. Esse espírito humano sem Deus é um tremendo buraco negro – absorve tudo e nada o satisfaz. O espírito humano foi feito para conter Deus, para Deus morar no homem. É igual o copo para conter a água; é a luva (espírito humano) para conter a mão (Deus).

Quando você ora ao Senhor recebendo Jesus Cristo em seu coração, quando Ele entra em você, você vai sentir paz e alegria, sentimento que nunca antes sentiu. Vai começar a ter sentido para sua vida. Os problemas exteriores poderão continuar, mas interiormente você vai ter paz.

No passado falávamos que Deus estava solitário e triste, na verdade, o Senhor nos mostrou recentemente que o Deus Triúno não se sente solitário. O Deus Triúno vive em perfeita harmonia e felicidade em Sua unidade, Sua santidade, glória, amor e prazer. E, hoje, Deus está convidando o homem para entrar nessa comunhão de felicidade. (Pv 8:30 KJA)

No Alimento Diário Série do AD Herdeiros (pag 18). “A verdadeira felicidade é viver diante de Deus Pai. Ele nos convida a esse ambiente da perfeição do amor ágape, da unidade, da santidade e da realidade. Nesse ambiente, desfrutaremos satisfação e felicidade como ninguém jamais provou. Imersos nesse amor, nós e Deus viveremos em perfeita harmonia. Assim, Ele terá desfrute: “Regozijando-me no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens” (Pv 8:31)”

Deus vivia feliz na eternidade passada, vivia em harmonia, não estava solitário, mas quero dizer uma coisa: Deus não tinha descanso. Por isso que Is 66:1 Deus fala: onde está o lugar do meu descanso? O meu descanso está no homem. Só quando eu entrar no homem e este homem cooperar comigo, fazer a minha vontade e só assim conseguirei alcançar o meu objetivo – derrotar o meu inimigo. Ele fará isso por nosso intermédio.

Domingo de manhã, está sendo falado uma palavra que está expondo o inimigo Quando Lúcifer se rebelou contra Deus, Deus o lançou por terra, o expulsou do terceiro céu. Hoje, Satanás e suas hostes, seus exércitos, seus anjos caídos ocupam os lugares celestiais. Deus não tem descanso.

Jo 5:17
Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também. Quando lemos sobre a criação de Deus, fala que no sétimo dia Deus descansou. Mas aqui fala que Deus não descansou. Conflito entre esses versículos? Não. Deus descansou das obras da criação (Hb 4:4), mas com relação aos seus inimigos – Deus não descansou. Enquanto os inimigos de Deus não forem derrotados e serem colocados por estrado dos pés de Cristo, Deus não vai descansar. Mas Deus não fará isso sozinho – por isso Ele criou o homem.

Rm 8:34; Hb 7:25; 1:3
“o qual está à direita de Deus e intercede por nós”. Uma coisa é Cristo está assentado a direita de Deus. Outra, é Ele continuar intercedendo por nós. Vemos dois aspectos. Assim, com  respeito da à criação – Deus descansou quanto à criação, mas com respeito aos inimigos – Deus está trabalhando até hoje. Ele está trabalhando duro para formar um exército. Os filhos de Israel eram para ser Seu exército. Por um lado, somos sacerdotes, por outro, somos o exército de Deus.

Quanto à obra da redenção, Cristo descansou e está assentado à direita de Deus. Está consumado (Jo 19). Mas no que diz respeito à edificação da igreja, a cuidar de você e de mim, a nos transformar, a nos conformar e, no final, nos glorificar – Cristo não descansou, Ele está intercedendo por nós. O evangelho é uma guerra, o inimigo odeia o que os colportores estão fazendo – os colportores em todo o brasil, mais de cem atuando todos os dias – 6.900 livros média diária e este número aumentando. Dezenas de milhares de pessoas sendo contatadas e devem ter 50 a 60 mil pessoas que receberam oração.

Por um lado, Deus permitiu, por outro, a pandemia é algo do fim dos tempos. É o inimigo tentando frear a pregação do evangelho. Com as conferências adolescentes e jovens o número de pessoas alcançadas foi muito grande. Cristo é o nosso general, está à frente conduzindo Seu exército. Estevão viu Cristo de pé – Ele está trabalhando. Em Apocalipse vemos andando no meio dos candelabros de ouro. Agora Cristo está andando na sua casa, orando por você, sussurrando no seu ouvido. Perseverar até o fim.

O que Deus está buscando hoje é o Seu descanso. O descanso de Deus é o homem porque o homem vai derrotar Seu inimigo. Toda vez que nos comprometemos com o propósito de Deus, Ele descansa mais. De que jeito Ele derrota o inimigo? Entrando no espírito do homem e operando de dentro do homem para cooperar com Ele.

Gn 1:26-28; Ef 6:12
Tenha ele domínio – o homem foi criado para derrotar o inimigo de Deus. Os repteis aqui também representam os exércitos de satanás. As aves dos céus também representam todos os principados e potestades que estão nos ares. Os peixes do mar também representam os demônios que moram nos mares. O homem foi criado para ter domínio sobre as forças do mal.

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários – Deus quer dar descanso para nós. Quando Deus deu descanso a Davi de todos os inimigos ao seu redor, seu coração se lembrou do descanso de Deus – preparar uma habitação para Deus. Deus nos prepara uma mesa, mas nós que amamos o Senhor, temos que ter uma reação: Senhor, quero Te dar descanso, quero buscar Tua vontade, quero orar como Teu filho Seja feita a tua vontade, venha o teu reino.

Rm 14:17
Quando somos encabeçados por Cristo, temos: justiça, paz e alegria – isto é, temos descanso.

Sl 110:1-3; Hb 1:13; 10:12-13
Essa é a promessa do Pai para o Filho. Fomos chamados para cumprir essa promessa do Pai para o Filho.

Vs 3 na versão KJA. Deus está nos chamando para se apresentar de maneira generosa no dia da convocação, que é agora. Deus quer um exército numeroso. Deus está chamando os jovens. E nós com a idade mais avançada? Também, porque o meu espírito é jovem.

O vs 13 de Hb 10 fala: “aguardando”. Quando estamos num hospital aguardando uma cirurgia de um ente querido, aquele momento de aguardo não dá descanso para nós. Só vai descansar quando ela acontecer. Cristo está aguardando – nossa cooperação com Deus para apressar Sua volta, para que esse tempo de aguardo seja o mínimo possível, seja abreviado. O descanso tem a ver com a derrota dos inimigos de Deus. Deus não descansou, nós também não podemos descansar. Vamos descansar no reino quando todos os inimigos forem derrotados.

1 Co 15:24-28
De que jeito quando houver destruído todo principado e potestade e poder? Sozinho? Não, é através da igreja, da nossa cooperação. Nós estamos debaixo do encabeçamento de Cristo, Ele nos liderando como Seu exército para derrotar os inimigos de Deus. Cristo precisa reinar sobre nós hoje destruindo nossos inimigos interiores. Quem vai reinar no milênio? Somente aqueles que permitem Deus reinar em seu interior hoje. Nessa pandemia, temos visto muitas pessoas que não têm o Espírito estão sendo abaladas emocionalmente e mentalmente e, por isso, o índice de suicídio aumentou.

1 Co 15:45-48
O primeiro homem Adão falhou no cumprimento do proposito de Deus. Ele foi enganado por satanás e em vez de derrotar o inimigo de Deus, ele foi derrotado, foi levado cativo.

Deus deu uma comissão para o primeiro homem – tenha ele domínio, mas ele fracassou. Para Deus, só tem dois homens: Adão e Cristo. O primeiro homem Adão falhou e depois disso um vieram um monte de “adãos”. Depois de 4 mil anos, Deus enviou o segundo homem Cristo, o qual teve um viver aprovado por Deus. Na cruz, este segundo homem, se tornou o ultimo Adão porque depois de Cristo as coisas antigas já passaram eis que se fizeram novas. A velha criação foi crucificada e o velho homem também. Quando cremos em Jesus, não somos mais Adão, somos Cristo. Primeiro homem foi terreno e todos os homens que não têm Cristo também são terrenos; e o segundo homem é do céu, somos celestiais. Primeiro homem de Gn 1 fracassou.

Salmo 8:3-8
Este homem a ser lembrado é o homem de Gn 1 – o homem caído, derrotado por satanás. Que visitação é essa? Deus prometeu que iria visitar o homem e essa visita ocorreu quando Jesus se encarnou. Deus veio visitar a humanidade. E o Deus infinito se tornou homem. Deus hoje quer te visitar enviando o /seu Filho para você.

Vs 6-8 vemos aqui a repetição Gn 1: domínio sobre os animais. O homem criado em Gn 1 fracassou, mas Deus prometeu vir visitá-lo para salvá-lo.

Hb 2:6-8
Essa porção está relacionada a Sl 8, mas é depois que Cristo veio. Quando somos encabeçados por Cristo, “por tabela”, todas as coisas estão debaixo também dos nossos pés. Cristo, como segundo homem, cumpriu o propósito de Deus. Então, Deus restaurou o homem caído e entrou no homem e, agora, está usando você e a mim para o pleno cumprimento do propósito eterno de Deus. Cristo não vai derrotar Seu inimigo diretamente, mas a partir de dentro de nós. Primeiro destruir o inimigo dentro de nós e destruir os inimigos fora de nós. Deus está usando a igreja.

Rm 16:20
O Deus da paz – Paz aqui é descanso. Deus quer descanso. em breve – vamos apressar. Não vamos titubear nem vacilar, mas nos entregar, consagrar, ficar focados, pois fomos convocados a lutar essas batalhas e nos ajuntar ao Senhor para derrotar os inimigos Dele. Esse versículo fala dos nossos pés, que são os pés de Cristo. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.

No final, Deus terá a Sua vitória e os Seus inimigos estarão sujeitos a Ele, debaixo dos pés de Cristo, como estrado de Seus pés. mas não é Cristo sozinho, mas por meio da igreja.

Termino essa palavra convocando você mais uma vez: consagre-se ao Senhor. não tenha medo. Consagre-se ao Senhor. É a decisão mais sábia no final dos tempos. Vamos dar nossa vida ao Senhor enquanto ainda podemos. Chegará o tempo em que não haverá mais oportunidade de nos consagramos. Vamos nos consagrar agora.

2 comentários em “A palavra da reconciliação (16) – Ezra Ma”

  1. Vimos uma maneira de intensificar nossa maneira de ler a palavra, usando a relação entre Is 66 com Zc 12…mostrando as colocações intrínsecas entre si.Vimos que Deus necessitava de um descanso para sua Trindade se completar, buscando o homem para vencer com seu encabeçar, derrotar seu adversário.

  2. Que caminho maravilhoso!! Confiar no Senhor pois Ele em nós vai nos moldado e nos conformando a Ele. E uma guerra, mas ao estarmos debaixo do encabeçamento Dele seremos vencedores!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *