A palavra da reconciliação (20) – Ezra Ma

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 29/08/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 65 – A palavra da reconciliação (20)
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19

Hoje continuaremos com nossas reuniões regulares da palavra profética. Este é o nosso último final de semana da Conferência Global de Setembro 2020. Esperamos 10 mil inscritos para essa Conferência.

Fiquei muito feliz porque havia impresso o que preparei para terminar o Salmo 23 esta noite. Mas o Senhor acrescentou várias coisas quando fui orar pela Palavra. Estou admirado de como o Senhor nos leva em uma só direção. Estamos estudando do Salmo 23 encaixado na visão presente, ou seja, no encargo e visão que o Senhor está nos dando agora.

Nas últimas semanas temos visto sobre o Senhor ungir nossa cabeça com óleo. Vimos que isso faz parte de um banquete entre os judeus no Antigo Testamento e no tempo de Jesus. Sempre havia alimentos com fartura e o cálice em que era servido o vinho, mas um terceiro elemento era o óleo, usado pelo anfitrião para ungir a cabeça dos convidados. Isso faz parte da experiencia de nosso pastor como Cristo em ressurreição. Ele venceu as batalhas e a morte e quer nos levar a ter essa experiencia de vitória. Por um lado, Ele prepara essa mesa na presença de nossos adversários para nos fortalecer, mas também para nos dar descanso. O segundo aspecto da unção é o seu significado espiritual. Nosso pastor, Cristo, foi ungido por Deus e nós, como Suas ovelhas e membros de Seu corpo também fomos ungidos. Permaneceremos nessa questão hoje. Não custa enfatizar e repeti-la, porque é muito importante.

Hb 1:9; 3:14; Sl 133; Nm 15:38-39
Unges-me a cabeça com óleo. Precisamos ter a consciência e crer no fato de que fomos ungidos com Cristo. Cristo foi ungido, mas nós o fomos juntamente com Ele. Ele é o pastor e nós as ovelhas de Seu rebanho. Ele é a cabeça do Corpo e nós os Seus membros.

A cabeça do Corpo foi ungida. A palavra companheiro é metochos, no grego, e significa um sócio, um parceiro. No empreendimento de Deus, em Sua economia, somos parceiros de Cristo. Cristo é o nosso pastor, mas todas as ovelhas são parceiras desse Pastor. Por isso, precisamos estar focados, comprometidos e engajados nos negócios do Pai.

Temos nos tornado participantes de Cristo. Somos parceiros, sócios de Cristo. como sócios, somos participantes de tudo que Cristo é e realizou. Fomos ungidos juntamente com Cristo, a cabeça do Corpo. Veremos o significado desse maravilhoso fato espiritual.

No Salmo 133 vemos a descrição da vida da igreja, com os irmãos todos unidos, sem problemas ou desavenças. Nele vemos o óleo derramado sobre a cabeça. No Antigo Testamento, os sacerdotes e os reis recebiam a unção. Cristo unificou esses dois ofícios. De um lado, Ele é o sacerdote da ordem de Arão, que nos concedeu a redenção e, por outro, da ordem de Melquisedeque, por Sua ressurreição. Ele é também o nosso rei ungido. O óleo sobre a cabeça desce e passa a atingir os demais membros do corpo.

A palavra gola, na tradução em português não é tão precisa, pois seu significado é a orla das vestes, ou seja, a parte mais inferior da veste, que fica próxima aos pés da túnica sacerdotal. Era a franja da veste (Nm 15:38-39). Para que o óleo chegasse ali, teria de passar por toda veste. Toda a veste recebe essa unção. Isso significa que a unção que está sobre Cristo alcança cada membro do Seu Corpo.

Quero que você, neste momento, tenha a consciência e até sinta essa unção chegando até você. Se você é um membro do Corpo de Cristo, pela fé deve tomar o fato de que a unção que Deus derramou sobre Cristo chegou até você. Você foi ungido com a mesma unção que Cristo, nossa cabeça, foi ungido.

Essa unção não apenas passou por toda a veste, mas chegou até as franjas finas das vestes, ou seja, até o membro mais humilde, que fica abaixo do pano, recebeu essa unção. Talvez você se sinta o menor de todos os membros do Corpo de Cristo. Esse óleo chegou até a franja da veste. Talvez você não se considere a manga ou o corpo da veste e pense que é insignificante. Contudo, no conceito de Deus, não há membro insignificante. Todos são importantes, necessários e indispensáveis. Você pode se achar insignificante, mas para Deus não é. Essa unção chegou até você. Esse óleo desceu por todo Corpo e chegou até você. Espero que nesse momento você receba esse fato pela fé. Você, como membro do Corpo de Cristo, como ovelha do Seu rebanho, foi ungido. Por menor que você se sinta, você foi ungido. Esse óleo chega a todos os membros. Ainda que você se sinta incapaz, emocionalmente desgastado e abatido, esse óleo chegou até você para levá-lo a experimentar a ressurreição e estar cheio de esperança.

Lc 8:42-48
Ela não se sentia tocar no Senhor. Ela tocou apenas na franja da veste. Logo que tocou lá embaixo na veste, lhe estancou a hemorragia. Jesus sentiu que Dele saiu poder. Cristo foi ungido em Sua humanidade e em Sua divindade. A unção é o Espírito. Quando você é ungido, o Espírito flui para você e te cura de todas as suas enfermidades. Quando você toca no Senhor e é ungido, você se conecta. Quando você se conecta, a unção flui em você.

A unção é Deus nos conectando com o Pastor. Esta noite, se você humildemente se atrever a tocar no Senhor, ainda que esteja desencorajado e desesperançado, o poder fluirá da Cabeça, que é Cristo, para você e te curará. Pela fé você e eu precisamos crer que fomos ungidos e tocar no Senhor. Aquela mulher tão insignificante aos seus próprios olhos e aos olhos do povo, tocou no Senhor e foi curada.

2 Co 1:21
Aquele que nos ungiu. Este verbo está no pretérito perfeito. Ele já nos ungiu. Não apenas nos ungiu, mas aqui diz que Ele nos confirma. Essa palavra também significa estabelece. Isso ainda não traduz a ideia exata do que esse versículo quer dizer. A palavra que melhor traduz é “conecta”. Primeiramente, Deus nos conecta com os apóstolos. Através dos apóstolos Deus tem a Sua palavra profética na igreja e quando nos conectamos com eles, somos conectados a Cristo. O inimigo quer nos desconectar através de barreiras, brigas e desentendimentos. Mas Deus quer nos conectar aos apóstolos e, por meio do ensinamento deles, pela revelação divina, somos conectados entre nós e, juntamente com todos, somos conectados a Cristo. Uma vez conectados, somos ungidos. A unção somente vem após a conexão.

Cl 1:17; Ef 1:10
Cristo é o conector central do universo. Subsiste significa unir as partes em um todo. Cristo é o conector central do universo.

Convergir, no grego é anakephalaiomai, que significa colocar todas as coisas juntas sob uma pessoa, que é Cristo, o conector central de todo o universo.

Cristo está aqui para encabeçar todas as coisas. Unção significa conexão. A palavra da reconciliação é a reconexão. Quando duas pessoas estão brigadas e há inimizade e barreiras entre elas, há desconexão. O homem estava unido a Deus, mas o pecado trouxe a desconexão. A reconciliação é a reconexão. Estávamos longe de Deus, mas através da redenção Ele nos reconciliou, ou seja, nos reconectou. Marido e mulher brigados estão desconectados psicológica e fisicamente, mas quando se reconciliam, se reconectam. A reconciliação é uma reconexão.

2 Co 2:18; Ef 2:14-18
ora, tudo provém de Deus, que nos reconectou consigo mesmo. Eu estava desconectado de Deus, mas Ele me reconectou. A visão da glorificação é sermos reconectados e inseridos em Deus. o ministério da reconciliação é o ministério da reconexão. Reconciliar parece muito teológico e teórico, mas reconectar é muito prático. Quando você ora por alguém, como os colportores têm feito, você reconecta as pessoas com Deus.

Muitas vezes existem partidos e panelinhas na igreja. Isso tira a paz. Cristo derrubou a inimizade, uma parede de separação que há na igreja. Criamos regras baseadas em nossos pontos de vista e opiniões que nos separam dos demais irmãos. Por meio da cruz de Cristo, temos um poder reconectante. É a cruz que mata a inimizade, matando nossa opinião e nossa vida da alma. Por anos o nosso amado irmão Dong falou tanto de negarmos a nós mesmos. A solução para a igreja em Corinto, na qual havia tantos problemas era Cristo e Sua cruz. A cruz de Cristo reconecta todas as coisas. Uma vez conectados, temos acesso ao Pai e podemos ser inseridos Nele.

Cl 1:17-22
Todas as coisas estavam desconectadas de Deus por causa da rebelião satânica. Por meio de Cristo Ele está reconectando tudo novamente Consigo. Cristo é o elemento conector. Estávamos estranhos, desconectados, mas agora Ele nos reconectou por meio de Sua morte.

Agora entendemos a unção como a reconexão. Quando fomos ungidos, o Espírito chegou até nós e estamos reconectados com Cristo. Somos, então, encabeçados em Cristo.

2Co 11:3; 1 Tm 4:1; Fp 4:7
Essa palavra unges-me a cabeça com óleo, na aplicação significa também proteger a nossa mente. Vimos todos os exércitos de Satanás. O grande alvo do ataque o inimigo hoje é a nossa mente. Satanás quer nos desconectar da simplicidade e pureza devidas a Cristo. Nos últimos tempos, alguns se desconectarão da verdade, da palavra de Deus. Nos últimos tempos, esses espíritos enganadores se multiplicarão para nos desconectar da economia de Deus.

O que queremos mostrar é que o dragão de Apocalipse, que é Satanás, está preparando o mundo para a vinda da besta, o anticristo. O cenário político, social, econômico, climático, tudo está apontando para a vinda iminente de Cristo. o dragão está preparando o mundo para a vinda do anticristo, enquanto nós estamos travando uma batalha e nos preparando para a vinda de Cristo. O dragão tem um trabalho para afetar-nos material e psicologicamente. Nessa pandemia são nessas duas áreas que ele tem atacado irmãos. Se não temos um espírito forte e não estamos tão preparados, entramos em colapso. Por isso, precisamos cuidar uns dos outros.

Lc 21:34-36
Por causa desse ataque físico e psicológico, as pessoas estão como que enfeitiçados. Aparentemente, estão vivos, mas a mente delas estão manipuladas e eles estão anestesiados. Devemos cuidar para que não sejamos também anestesiados e sejamos pegos desprevenidos na vinda do Senhor. Essa sobrecarga é como o efeito de uma ressaca. Fica-se anestesiado.

O segredo é nunca perder a conexão com o Senhor. É necessário usarmos nosso espírito. Enquanto estivermos conectados, seremos supridos pelo Espírito. O inimigo fará muitas coisas para nos levar a perder a conexão. Se essa conexão se perde, tudo pode acontecer. O inimigo pode tocar nosso corpo e nossa mente, mas não pode tocar nosso espírito. Por isso, vamos exercitar nosso espírito (1 Jo 5:18; Jo 3:6). Quando exercitamos nosso espírito, nossa mente tem vida e paz e até o nosso corpo mortal é vivificado (Rm 8:6, 11). O segredo é muito simples. Voltemos à simplicidade. Não fiquemos demais na esfera mental. É preciso colocar nossa mente no espírito, exercitando nosso espírito.

Oração:
Senhor Jesus, Te agradecemos porque viemos que fomos ungidos. Tu foste ungido pelo Pai e nós, como membros do Teu corpo, que fomos reconectados contigo, também fomos ungidos. Obrigado, porque nós que éramos inimigos desconectados de Ti, fomos reconciliados e reconectados contigo. Oro pela igreja, para que na vida da igreja possa haver muita reconexão nas famílias entre maridos e esposas, entre pais e filhos e entre os irmãos. O inimigo não quer que estejamos sob Teu encabeçamento e prepara o mundo para a vinda da besta. Nós queremos nos acautelar para que não estejamos sobrecarregados com essa era. Não queremos estar enfeitiçados e anestesiados. Queremos exercitar mais o nosso espírito. Dá-nos o poder do Espírito Santo para superar nossa vulnerabilidade. A igreja precisa avançar e precisa de cada um de nós. Não podemos deixar de ter qualquer irmão. Obrigado que Tua unção chegou até todos os membros do Corpo sem exceção. O óleo da unção chegou a cada um. Que cada um possa sentir a unção chegando ao seu espírito. Fortalece e consola a cada um. Cura cada irmão e poupa-nos de mais dores. Abençoa a Conferência que está se aproximando. Oramos também pelas necessidades de Tua obra. Abençoa, Senhor. Oramos, agradecemos e abençoamos em Teu nome.

Um comentário em “A palavra da reconciliação (20) – Ezra Ma”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *