COMUNHÃO COM A IGREJA EM RIO CLARO – 27/11/19
Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na noite de 27/11/2019. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.
O ministério singular do Novo Testamento
Quero dizer da minha alegria de estar aqui essa noite. O irmão João me convidou para uma humilde reunião de casa, mas ao chegar aqui há muitos irmãos de toda a microrregião! É uma alegria ver a igreja em Rio Claro sendo restaurada.
Passamos por Piracicaba antes de vir e oramos por essa reunião e também tivemos comunhão sobre o que falar hoje a noite. Quero falar algo que está em meu coração, que é algo condizente com a fase da igreja que estamos vivendo. É uma coisa fundamental para o avanço da igreja e o que estamos fazendo aqui.
Não somos mais uma igreja evangélica para ajudar as pessoas. É claro que Deus quer que lidemos das pessoas. é o que vemos em Mt 9:34-35. A sociedade está doente. As pessoas estão acometidas por diversos males. Mesmo os irmãos estão sofrendo. Minha própria esposa está com um tumor maligno. Há problemas psicológicos como depressão, etc. também problemas nas famílias, irmãos desanimando na igreja, etc. Também há pessoas que tem perturbações espirituais. Jesus curou todas essas pessoas.
Hoje à noite queremos falar de algo muito importante sobre o Ministério da Nova Aliança. É uma palavra de esclarecimento. É importante que todos tenhamos clareza do que é o ministério. Entre os evangélicos se fala muito sobre ministério. Vamos explicar.
O ministério não é algo pessoa. Reconheço que há muitos que tem ministério. há cantores muito bons que tem um ministério de louvor. Outros pregam em muitos lugares e são muito bons pregadores. Mas todos eles estão fazendo isso de forma particular.
A palavra que vamos falar tem profundidade.
1 Co 12:4-6 Esses são versículos bastante profundos. Falam dos dons que Deus deu para a igreja. Esse dom, no contexto deste capítulo, são as habilidades, um presente que deus deu a cada um. Cada um é diferente e tem um dom. a Bíblia usa o corpo humano como ilustração da igreja. Você pode ser um olho, pode ser uma mão ou uma orelha. A mão tem o dom de pegar coisas. O pé não tem esse dom, mas o de caminhar. Qual é o mais importante? Todos são importantes. Cada membro tem o seu dom. a orelha tem o dom de captar o som.
Uma criança tem todos esses dons embutidos em seu ser, mas que não estão desenvolvidos. Pelo crescimento, esses dons se desenvolvem e ele pode se tornar um hábil cirurgião. Quando nascemos de Deus recebemos todos os dons embutidos, mas com o crescimento em vida esses dons se desenvolvem. E quando isso acontece, se torna ministério. enquanto incipiente, chama-se dom, mas quando se desenvolve e se manifesta, é ministério. Bons esportistas e artistas fazem as coisas tão naturalmente porque seus dons que se tornaram habilidades desenvolvidas, se tornaram ministérios.
2 Co 12:4 Deus quer diversidade. É bom ter diversidade. Todos fugiriam se todo corpo fosse um só membro. Nas igrejas evangélicas tem tantas divisões por uma só razão: os dons são diversos, mas o espírito não é o mesmo. cada um quer fazer de uma maneira. Por que Deus está abençoando essa microrregião e Rio Claro? É porque entre nós o Espírito é o mesmo. não percam isso! É o mesmo Espírito, o Espírito do Senhor.
2 Co 12:5 Serviços é melhor traduzido por ministério e realizações, para operações. Os ministérios devem se tornar operações. Isso significa que o ministério só tem sentido quando ele realiza algo e isso se dá na igreja. Os ministérios só têm sentido quando são exercitados e praticados na igreja. Caso contrário, serão apenas ministérios e não edificarão a igreja. Dentre todos os grupos cristãos, somos um dos poucos que entendem o que é a igreja. Ela não é um prédio, não tem um nome e deve ser uma só, com um só líder: o Senhor Jesus. Ela tem uma ordem com os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres.
Ef 4:11-12 Alguns usam essas funções como títulos, para ser superiores aos outros. Os irmãos que vem para a igreja ficam impressionados como os irmãos da liderança são tão acessíveis. Claro que Deus deu uma função especial para esses irmãos, mas essa função é para aperfeiçoar todos os santos. Esse aperfeiçoamento é para a obra do ministério.
Os dons se tornam em ministério, que quando exercidos na igreja se tornam operações. Essas operações são para a edificação o Corpo de Cristo. não é para edificação pessoal, do prestígio da pessoa. O ministério só tem uma função: edificar o Corpo de Cristo, que é a igreja. Os irmãos vão amando mais a Deus, se tornam frutíferos, ganham mais pessoas. isso é o ministério que está na Bíblia. Não é para edificação de algo particular, mas é para a edificação do corpo de Cristo.
Hoje estamos o irmão Pedro Dong e eu, mas não estamos fazendo nada par anos mesmos. Apenas para a edificação do Corpo de Cristo.
No Antigo Testamento Deus estabeleceu o seu ministério quando tirou o povo do Egito. Ele queria formar um povo como sacerdócio real. Deus entregou a Moisés o ministério da Antiga Aliança. Esse ministério é para servir o povo. Depois de Moisés, veio Josué e depois muitos outros. Esse ministério da Antiga Aliança não deu certo, porque o povo era muito duro e se desviou de Deus.
Quando Jesus veio, Deus estabeleceu outra aliança, outro ministério. Ele foi à cruz para nos salvar de nossos pecados e ressuscitou para nos justificar e nos dar a Sua vida. Esse é o significado da encarnação. Esse Deus se tornou um homem para começar a nova aliança.
Lc 3:23 A origem desse ministério é o Senhor Jesus. O ministério em que estamos hoje é o ministério do Senhor Jesus.
Lc 6:13 Após ser batizado, Jesus saiu para ministrar e já entendeu a vontade do Pai. Ele não ministrou sozinho, mas chamou 12 discípulos, porque sabia que esse ministério não é individual, mas coletivo.
Ele andou com os discípulos por três anos e meio e foi à cruz, morreu para cumprir a redenção por nós. Ele ressuscitou e depois ainda ficou com os discípulos por 40 dias, até que ascendeu aos céus. Os discípulos escolheram mais uma para completar o número de 12 apóstolos oraram por 10 dias até o dia de Pentecostes, quando o Espírito foi derramado sobre eles e a vida da igreja começou. Eles pregaram o evangelho na Judeia, mas não avançaram para toda a terra, como o Senhor lhes havia ordenado.
Pelo fato de os apóstolos não prosseguirem levando o evangelho até os confins da terra, o Senhor levantou o apóstolo Paulo. Ele foi primeiramente com Barnabé, depois com Silas e seguiam o Espírito pregando o evangelho na Ásia, na Europa, etc. Eles levantaram muitos irmãos. Epafras, Trófimo, Timóteo, etc.
Hoje há muitos ministérios que dividem as igrejas. Mas no Novo Testamento só há um ministério que a Bíblia chama de O Ministério. Todas as igrejas estão no mesmo ministério neotestamentário. Podemos não ter muito impacto físico pelo nosso pequeno número, mas no império das trevas, temos impacto, por estarmos nesse único ministério do Novo Testamento.
A Bíblia mostra que o Senhor voltará primeiramente para uma minoria, que serão os vencedores. Estes certamente estão dentro do ministério do Novo Testamento.
Após o martírio de Paulo, o Senhor levantou o apóstolo João, que deu seguimento ao ministério neotestamentário. Ele ficou exilado na ilha de Patmos e depois foi para Éfeso e, ali, aperfeiçoou e cuidou de muitos irmãos.
At 1:17, 24-25 Ele teve parte neste ministério. não é em um ministério qualquer, porque só há um. É um único ministério. estamos neste ministério. não há aquele e aquele ministério, mas este ministério do novo testamento.
O novo testamento ora fala o ministério, ora meu ministério, ora, o ministério que recebi. Isso mostra que há um único ministério. meu encargo nessa noite é que todos percebamos que temos parte neste ministério.
At 20:24 Esse ministério foi entregue pelo próprio Senhor Jesus. Não foi entregue apenas a Paulo, mas também a todos nós. Este ministério é do evangelho, ou seja, é para salvar as pessoas e ajudá-las a crescer e se desenvolver. É o que vemos em Romanos. Levar um pecador a se tornar filho, filho maduro e herdeiro de Deus. Deus quer capacitar você por meio do ministério para que possa herdar toda a plenitude de Deus.
At 21:19 Esse ministério era o ministério, era este ministério, mas Paulo estava tão engajado, tao focado e comprometido com esse ministério, que o ministério se tornou o seu ministério. esse ministério está em todos nós e se expressa de maneira diferente em cada um de nós, de acordo com a nossa função. Mas tudo faz parte deste único ministério.
Rm 11:13 Paulo se orgulhava de fazer parte de estar neste ministério. todos devemos nos orgulhar de estar no ministério de Jesus Cristo. todos estamos na igreja e temos função.
2 Co 4:1, 16 Não desanimamos porque temos este ministério. espero que isso dê um firme fundamento para você. Que de uma causa pela qual importa viver. Uma mãe tem vontade de viver quando ela tem um filho. Temos uma causa: o evangelho, o reino de Deus. Este é o nosso ministério. pode vir muitas situações, mas permanecemos firmes. Paulo sofreu muitas coisas, mas ele tinha uma causa para viver. Por isso, pode dizer ao rei Agripa que não foi desobediente à visão celestial.
2 Co 3:6; Cl 4:17 Atenta para o ministério que você recebeu do Senhor, para o cumprir. Deus espera que você cumpra o seu ministério.
1 Tm 1:12 Paulo era grato porque Deus o considerou fiel. Não nos achamos fieis. Por nós, não poderíamos fazer parte deste ministério, mas Deus nos considerou fiel, nos designando para o ministério. não fosse por Sua misericórdia, não estaríamos aqui hoje. Por isso, somos gratos a Ele.
2 Tm 4:5 Há muitas aflições. O Senhor Jesus disse que a porta é estreita e o caminho é apertado. Essa é a porta e o caminho pelos quais Jesus e os apóstolos entraram e seguiram. É por isso que não seremos um movimento de massa. Nosso caminho é apertado. Centenas passaram por nossas reuniões e não permaneceram. Às vezes isso ocorre por nossas falhas, mas as vezes é porque as pessoas percebem que nosso caminho é apertado.
Há muitos sofrimentos. Paulo chegou a perder a esperança de viver. Toso passamos por situações muito difíceis. Isso nos leva a não confiar em nós mesmos, mas no Deus que ressuscitam os mortos. Em 2 Co 1 Paulo fala de aflições e sufoco. Todos passamos por isso,
2 Tm 4:11 Este ministério não terminou com os apóstolos, mas chegou a nossa vez. O ministério está em nossas mãos e é hora de corrermos a corrida.
2 Co 3:5-6 Não é por nós mesmos que achamos que podemos fazer algo, mas a nossa suficiência vem de Deus. É Ele que nos torna competentes e capacitados. Deus nos habilitou para ser ministros dessa nova aliança.
Ef 4:12 Não vamos tentar fazer demais, mas o que fazemos, façamos com paixão e com excelência. Assim, a igreja irá para frente. Faça o que Deus deu para você fazer.
Rm 12:4-8 Esses versículos mostram todo mundo focado.
Para finalizar, devemos saber que temos dois tipos de andar. Primeiramente, temos nosso andar individual, do dia a dia. Mas também temos o andar coletivo, como igreja.
Gl 5:16 Essa palavra andar é peripateo, no original grego, que significa andar de maneira geral. Nesse andar Paulo ensina que existe as obras da carne e o fruto do Espírito. ele mostra que os que andam na carne não herdarão o reino dos céus.
Gl 5:25 A palavra andar nesse outro versículo é stoicheo, que é andar em marcha, com todos juntos, como um pelotão militar. Em nosso dia a dia, sozinhos, podemos andar de forma geral, mas quando falamos da obra do Senhor, quando falamos de ministério, devemos andar em marcha, em ordem e todos juntos. O exército de Israel era assim. A unanimidade e obediência deles fez com que as muralhas de Jericó fossem derrubadas.
O Senhor está restaurando as igrejas nessa microrregião e farão muito mais. Queremos estar engajados, comprometidos e focados neste único ministério. individualmente, temos nosso andar geral, mas no que diz respeito à obra do Senhor, ao ministério, somos focados e direcionados na mesma direção, somos como o raio laser.
Senhor, te louvamos pelo que estás fazendo nessa microrregião. Abençoa a unidade e unanimidade dos irmãos aqui. Queremos cumprir cabalmente o ministério que recebemos do Senhor Jesus. Nosso ministério é de aperfeiçoar cada santo para edificar o corpo de Cristo. abençoa cada um dos irmãos e derruba todas as barreiras. Oramos e abençoamos em nome do Senhor Jesus!