Notas da reunião de cooperadores e obreiros das igrejas do cone norte em 01/12/2018. Texto não revisado pelos preletores. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.
Pedro Dong
Um dos pontos principais desta comunhão será a ressurreição do Expolivro. Antes de entrar nisso propriamente, quero dizer-lhes que nos últimos dois a três anos o Senhor já vem fazendo esse trabalho de transição com o irmão Dong. O Senhor tem nos abençoado com a sua presença e confirmado o Seu ministério.
Na penúltima Conferência Internacional, quando falamos sobre ofertas, aquilo mudou o perfil das ofertas das igrejas. Tivemos um upgrade, mas acredito que ainda podemos melhorar mais. Acredito também que aquela oração em fevereiro em favor do Brasil foi atendida pelo Senhor. esse país é muito importante e estamos no lugar para o qual o Senhor olha de uma maneira especial. Nosso trabalho aqui não é vão. O Senhor está confirmando e somos embaixadores do reino dos céus aqui na terra.
Nossa ida a Israel também houve resposta imediata do Senhor com o anuncio da mudança da baixada americana para Jerusalém. e nosso presidente eleito anunciou que também fará a mudança da embaixada brasileira para lá. Essas pequenas coisas nos são confirmação de Deus que fortalecem a nossa fé e o nosso trabalho. Aquilo que estamos fazendo está valendo para o Senhor, que tem muita consideração para conosco. Não estamos levando as coisas como mais um grupo cristão. Estamos levando a cabo a representação do povo de Deus aqui na terra como a igreja no Novo Testamento. (…)
Várias pequenas confirmações temos recebido. O irmão Narciso acaba de nos comunicar que o grupo que havia se dividido na igreja em Boa Vista entregou novamente a chave do local para os irmãos, porque não há continuidade da vida da igreja. também em Guaratinguetá ocorreu o mesmo. Eles reconheceram que a palavra profética está conosco. é o que Moisés falou ao Senhor: se a tua presença não for conosco, não nos faça subir. O que faz diferença entre nós e os outros povos é que o Senhor anda conosco. Essa é também a nossa realidade. Nada é tocado pela invenção de nossa cabeça, mas pela direção da unção do Senhor em nós. nada forçamos, mas é o Senhor que nos guia pelo Seu descanso.
Graças ao Senhor temos mais um sinal de confirmação do Senhor. Em setembro comentamos na sala de comunhão que há um clamor entre os irmãos de ressuscitar o Expolivro. Ele foi muito importante no passado, mas pelo alto custo de manutenção dos ônibus e a falta de recursos humanos não pudemos continuar com ele.
O irmão Ademir, empresário de Canoas-RS, conheceu há oito anos uma empresa que possuem carretas cozinha, usadas para divulgar os produtos deles. Ele vai explicar.
Ademir
Em 2010 eu já havia tido o sentimento de contatar essa empresa quando eles encostaram essas carretas por causa do custo muito alto que elas estavam dispendendo para o projeto deles. Mas desde aquele tempo, passando por 2012, quando pediram 180mil por cada carreta. 2014 140, 2016 120 e agora após a comunhão na sala Jaspe os acionei novamente e por incrível que pareça, quando estamos debaixo da palavra profética, o Senhor faz tudo por nós. eu estava negociando uma carreta com eles. Eles disseram que essa carreta estava indo para leilão. Quando lhes perguntei o preço mínimo no leilão, eles estavam pedindo 24mil. Esta é a mão do Senhor. isso já era muito bom. Talvez chegasse a 50, 60, 70 mil. Mas eu disse a eles que retirasse do leilão porque estávamos interessados. Ele pediu uma proposta e eu retornei com 30mil pela carreta. Então, ele me disse que não se tratava apenas de uma carreta, mas três. Eu lhes disse que pagaria em três vezes por apenas uma carreta. Mas eles me responderam que não poderia ser assim e que fariam pela primeira proposta que eu fiz. 30mil por cada uma das três carretas. Pagando 90 mil, essas carretas já eram nossas. O Senhor nos deu essas carretas para o projeto Expolivro.
Pedro Dong
Oramos, o Senhor trabalhou, abriu as perspectivas e chegou a hora de mostrarmos ao Senhor a que viemos. Nossa oração mudou o cenário do Brasil, está nos unindo a Israel e agora é o momento de levarmos nossa palavra às pessoas.
Expolivro incrementado com a facilidade BooKafé. Apresentávamos como um projeto cultural, social e espiritual.
Social – na região onde iremos atuar precisamos pensar em uma atividade social com irmãos da área, incentivo à leitura (projeto cultural dentro do nosso escopo). Nossa carreta não sairá do lugar se não tiver uma programação para seis meses de atuação.
Há igrejas pequenas em cidades de médio porte. Esperamos que com o BKF Truck levantem-se igrejas mais expressivas nessas cidades. 10, 15 pessoas, ainda não dá expressão. Precisamos pelos menos de 50 pessoas em cada uma dessas cidades.
Quando fomos pelas primeiras vezes para a Expocristã e tínhamos dificuldades com pessoas para atender as pessoas. desta vez, trabalhamos com a equipe do irmão Douglas, de Osasco, que são agressivos e vendem em média 80 livros de R$ 10,00 por colportor em um dia. Se trabalharem com kits vendem cerca de 50 a 60, mesma média de quando trabalham com títulos variados. Precisamos de uma equipe dessa em cada BKF Truck. Essa equipe sai e traz pessoas. Isso pode produzir pessoas para a igreja. Essa equipe pode treinar irmãos em outras regiões para formar irmãos com o mesmo fogo. Essas pessoas podem ser agressivos e sair também com folhetos promovendo palestras no BKF Truck. O CEAPE pode fornecer irmãos. Agora o CEAPE ganha mais objetivo nesse momento. Podemos pensar inclusive em reativar o CEAPE em Minas Gerais.
Não poderemos nunca nos desviar de nosso objetivo, que é fortalecer a vida da igreja em cada cidade.
Amir Silva
Tudo isso é resultado da palavra profética. O Pedro tem insistido em não sair sem a presença do Senhor e também a promessa de servir ao Senhor no Seu descanso. Quando temos a presença do Senhor e fazemos tudo no Seu descanso, Deus traz as coisas para nós.
O Expolivro terminou porque não havia gente para servir. Com o CEAPE e os colportores serão essa equipe.
E equipe do Douglas surgiu em São Paulo. ele e sua equipe cuidava do irmão Dong revezando as noites com os irmãos. eles queriam ofertar para as despesas com o hospital do irmão Dong. Pediram 10 mil livros para a cooperativa e foram para Foz do Iguaçu. Venderem todos os livros em 1 semana, pagaram a cooperativa e foram embora. Eles têm esse coração. Semear é a maneira que o Senhor usou para levantar as igrejas no Estado do Paraná. Precisamos nos humilhar e pedir ajuda para esses irmãos. vamos aprender uns com os outros.
Cesar Antonelli
Quando começamos a olhar para o projeto vemos que há muitas coisas que precisa avançar. Não é apenas uma carreta transformada. Todos lembramos com saudade do Expolivro. O irmão Pedro falou que estamos em outra situação hoje. Os irmãos estão dizendo que a nossa fundação está boa. Se a base é frágil, não há como se construir, mas se é boa, certamente virá coisa boa em cima.
A meta desse projeto é cada vez que essa carreta passar, a igreja será consolidada. Cidades de 100 mil habitantes precisa de uma igreja de pelo menos 50 pessoas para começar. O primeiro passo é comprar e pagar a carreta. Dentro do projeto Vida para Todos, o que foi bom nos anos 90, podemos atualizar, porque no ano 2018 temos muito mais tecnologia para o alcance de muito mais pessoas. Podemos ter apresentações do 288, etc. Em cada região precisamos saber que devemos avançar e atualizar.
Desta vez passei em Londres e quando passou a imagem de nosso presidente orando, houve uma evidência deque este País é cristão. Os pastores ingleses viram essa imagem e passaram a nos ver com outros olhos, reconhecendo que somos um país cristão.
Pedro Dong
É muito importante saber promover bem a entrada na cidade, para que haja grande impacto.
Maurício Martins
Na época do Expolivro tivemos dificuldades com oposição, mas naquela época não tínhamos igrejas com visão de literatura, não tínhamos CEAPE ou colportores. O Senhor nos chamou para cuidarmos da área espiritual de nossa cidade. Toda a cooperação entre as igrejas, vamos ganhar as pessoas.
Não só isso. Hoje não temos praticamente oposição nenhuma. Quando falar para um pastor que haverá BooKafé Truck em sua cidade, muitos deles vão querer servir e apoiar.
Jonas Pizarro
O sentimento dos irmãos. os irmãos sentem o privilegio de estar aqui. A glória deste projeto deve ser maior do que o do primeiro. Isso é para queimar nosso interior. É uma glória poder estar no nascimento desse encargo. De fato, tínhamos oposição muito grande, mas hoje a sociedade evangélica nos vê com outros olhos. Essa chance é dada primeiro aos da casa. A primazia é nossa. Esse encargo é nosso. O dinheiro não pode ser problema.
Lenon
A igreja em Castanhal é fruto do Expolivro. Em 97 ele esteve aqui. Naquele período havia alguns irmãos aqui e um irmão chamado Juca participava de uma congregação chamada Shalom, vertente do grupo do discipulado. Ele leu o livro o caráter do homem de Deus e isso o impactou grandemente. Esse irmão me achou mais tarde. Posso dizer que sou um também um fruto do Expolivro. Posso falar em nome da nossa região que vamos abraçar com todo o nosso ser esse projeto. O Senhor irá abençoar.
Ezra Ma
Vamos ao próximo nível. O céu é o limite para os que vivem no espírito. Em Rm 6 vemos que nos unimos a Cristo através do batismo. Uma vez que saímos das águas podemos andar em novidade de vida. em Romanos também fala que servirmos não na caducidade da letra, na velhice ou ranço da letra, ou seja, nos hábitos e conceitos do passado. Uma coisa é andar em novidade de vida, mas quando fala de servir, e nesse momento me lembro do irmão Dong, é servir em novidade do espírito. Tivemos Expolivro no passado, mas agora é totalmente novo. Hoje temos o Instituto. Esses trailers, carretas, etc. sairão debaixo do guarda-chuva do IVPT. Ao ver a repercussão que teve nossa participação na Expocristã desta vez, tomamos a decisão de ter um estande à altura do Instituto. Teremos ali BooKafé, Editora, Instituto, CEAPE, etc.
Neste BooKafé Truck podemos ter palestras para casais, pais, de cunho médico, equipes da área da saúde prestando serviços, etc. Estou realmente muito empolgado. A parte financeira o Senhor irá suprir. Os sócios do evangelho vão entrar e subiremos o próximo nível.
Pedro Dong
Escolhemos esse termo “Truck” porque já é um termo usual para FoodTruck, que são trailers
CONTA PARA OFERTAS:
Ag 3271
CC 40.000-9
Banco Bradesco
CNPJ: 01.344.733.0001-06
Expresso Renovação Eireli
Ademir José de Moura
Fone: (051) 99245-7154
Canoas – RS