Conferência Internacional M2 – O Reino de Deus

Conferência Internacional – Set. 2021

Tema geral: E SERÁ PREGADO ESTE EVANGELHO DO REINO

Mensagem 02. O Reino de Deus Leitura Bíblica:Mt 12:28; Mt 21:31,43

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Igreja em São Paulo-SP, em 22/08/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Quando sugerimos aos irmãos que entrássemos no livro de Mateus, pensamos em dividir o livro em duas partes, para duas conferências. A primeira (está em que estamos) tem como foco a pregação do evangelho do Reino, por isso usamos a primeira parte de Mateus 24:12. E na próxima conferência falaremos sobre a vinda do Senhor; a segunda parte do versículo “então virá o fim”.O início de uma conferência, de um novo tema, é uma responsabilidade muito grande de nossa parte. Embora já tendo recebido esse sentimento pelo Senhor de entrar no livro de Mateus, que trata o Reino dos Céus e a pregação do evangelho do reino, e, portanto, tendo uma visão geral do encargo que deveria passar, não ouso fazê-lo da minha maneira. Precisava da direção do Senhor de forma mais clara.Semana passada estava preparando o esboço da mensagem sobre os vencedores de Tiatira. Durante a madrugada de quinta-feira, eu acordei assustado, com um peso no coração, apavorado. Orei ao Senhor: “Na próxima semana será a conferência internacional, eu preciso que o Senhor dê a Sua palavra, não ouso pregar os meus conhecimentos bíblicos e traçar a linha para Sua igreja”. Fiquei muito preocupado em não ter com o que alimentar a igreja, e busquei desesperadamente a indicação do Espírito. Assim, o Senhor foi me dando uma linha, clareza. Eu não quero, levianamente, dizer que isso ou aquilo é a palavra profética sem que venha de Deus.

Dt 18:18-22
Aqui se refere a Jesus. Ele será o “outro profeta”, pois Moisés foi “o profeta” no Antigo Testamento. O profeta de Deus não tem liberdade de falar suas próprias palavras, mas a palavra de Deus,que Ele coloca em sua boca. Os profetas devem falar aquilo que o Autor falar. A palavra que oprofeta fala em nome do Senhor é de Deus. Tenho muito temor de dar uma palavra que o Senhor não falou.

Jr 23:28; Nm 12:2-9
A palavra que dá direção ao povo é dada para o profeta. Na época de Moisés havia muitos profetas (Nm 11:25). Deus pode levantar muitos profetas na igreja, mas eles profetizam o que o Senhor falou.
Alguns destes, como Arão e Miriã, reivindicavam que Deus também falasse a palavra profética por meio deles. Deus explica que há duas categorias de profeta: para uma, o Senhor fala em sonhos, para outra, Ele fala boca a boca. A ira do Senhor foi acendida por não terem respeitado essa ordem. Precisamos ter muito temor quanto à palavra de Deus.

Mc 16:19-20
 A palavra de Deus tem que se confirmar. Deus deu uma ordem à igreja, e ela obedece a palavra e leva a pregação a toda parte. O Senhor que está à destra do Pai também está aqui para cooperar com quem obedece a palavra, e Ele confirma a palavra por meio de sinais que seguiam. Graças a Deus temos experimentado isso. A palavra profética dada a nós por Deus se cumpre!Essa palavra faz a obra de Deus, não é o homemque tem o poder de fazê-la, mas a palavra que sai da boca de Deus, a qual é confirmada por meio de sinais e prodígios, os quais temos visto em nosso meio.
 
2 Pe 1:19
A palavra profética precisa ser confirmada, senão não é palavra profética que vem de Deus. Fazemos bem em atendê-la! Estamos numa noite escura, onde o reino das trevas impera, porém a igreja tem uma luz que brilha, que é da candeia: a palavra profética. Essa luz brilha até que o dia clareie, então a estrela do amanhã nasce em nosso coração. Essa foi a promessa dada aos vencedores da igreja em Tiatira. Aqueles que não sucumbiram à idolatria, prostituição espiritual, o Senhor prometeu dar-lhes a estrela da manhã. Se nós seguirmos fielmente a palavra profética, ela operará em nós eficazmente, e assim Deus fará Sua obra por meio da igreja que recebe a palavra profética como a palavra de Deus, e assim a vontade Dele é feita. Dessa forma, estamos introduzindo a aurora. Antes das pessoas perceberem que a manhã já chegou, nós já teremos recebido a estrela da manhã, que clareará em nossos corações.
 

Dada essa introdução, com temor e tremor, queremos dar o foco correto para estudar o livro de Mateus.

Deus tem um reino, ele vem de eternidade à eternidade, pois antes de Deus criar todas as coisas, no universo só havia Deus, que é tudo. Quando Ele começou a criar, criou a partir do nada. Tudo procede de Dele. Deus é o centro de conexão de tudo que foi criado, tudo saiu Dele e está conectado com Ele. Esse é o reino de Deus, e nesse reino que está conectado com Deus, Ele é quem exerce a autoridade, Ele é quem governa(primeiro círculo da imagem abaixo). As duas pontas do diagrama abaixo se conectam, formando um círculo. O tempo é insignificante em face da eternidade, mas o tempo fará a vontade de Deus.

Depois, Lúcifer se desconectou de Deus. Ele se rebelou, levou um terço dos anjos, saiu do governo de Deus e recebeu o domínio sobre os reinos da terra, onde havia criaturas pré-adâmicas. Elas estavam sob o governo do arcanjo. Essas criaturas na terra também se rebelaram, o que causou um caos no universo. Deus lançou o arcanjo na terra, isolando o problema do universo nela. Por “terra” me refiro a todo o sistema de criação de Deus: os planetas, galáxias, etc. Deus fez isso porque quer usar a igreja para resolver esse problema. Por isso o livro de Mateus, para trazermos o governo de Deus para a terra novamente. A terra, de repente, se tornou sem forma e vazia. Quando nos desconectamos com Deus, nossa vida se torna caos, desordem e confusão. As pessoas com quem cruzamos nas ruas não raramente têm vidas desestruturadas, pois se desconectam de Deus. O evangelho tem como objetivo conectar a pessoa com Deus, o que retoma a ordem na vida dela.
Deus quer reaver a autoridade de Deus aqui na terra. Quando gerou-se a igreja, ela passou a ser uma ilha de Luz em um reino de trevas, onde Ele consegue fazer Sua vontade. Na igreja é onde os céus mandam na terra. No mundo, Satanás tem domínio,ele está matando, roubando e destruindo pessoas, mas, graças a Deus, o reino dos céus chegou através da igreja, através da pregação do evangelho. Assim estamos reordenando as pessoas, trazendo-as para o reino dos céus. Quando o reino dos céus terminar todo seu trabalho na igreja, a igreja trará a manifestação do reino dos céus, que é o milênio. No fim, quando tudo estiver pronto, Satanás e a morte serão lançados no lago de fogo, e não haverá nada que não esteja debaixo do reino de Deus. Então, ele será tudo em todos novamente. Quando ele criou, ele era tudo em todos, depois da rebelião, isso foi rompido. Quando chegar o final dos tempos, tudo será reconectado com Deus!
 
Agora podemos estudar Mateus. Precisamos desse foco para entendermos esse evangelho.
 
Mateus era um publicano, cobrador de impostos, uma classe detestada tanto pela sua própria profissão, quanto pelo fato de muitos praticarem extorsão. Mas esse homem se tornou um apóstolo.
 
Mt 9:9-12; Lc 5:27; Mt 10:3
Mateus (cujo sobrenome é Levi), um homem rico, largou tudo e foi seguir o Senhor. Que poder do Senhor Jesus! Nós não seremos atraídos por esse mesmo magnetismo? Você também não largou tudo e seguiu o Senhor? Mateus largou a vida de avareza e desonestidade para seguir a Deus.
Mateus foi uma das testemunhas oculares de Jesus, e escreveu seu evangelho oito anos após Atos 1. Deus usou Mateus para escrever o evangelho porque ele era um publicano e um cobrador de impostos. Ele conhecia os meandros da política e do governo. Para entender a importância de um reino, ele precisa ter participado de algo relacionado ao governo. Um pescador qualquer para escrever o evangelho não escreveria sobre o reino, mas o evangelho de Mateus fala do reino. Deus prepara cada pessoa de forma particular para usá-las de formas diferentes.
Quem era Marcos? Uma pessoa que não aguentou umas das viagens com Paulo, mas depois amadureceu e escreveu o evangelho que fala do salvador como servo, por conta da sua experiência passada. Lucas detalhou a vida de Deus como um homem, pois ele cuidava de homens e conhecia esse lado.
Qual o objetivo do evangelho de Mateus? Relatar seu testemunho pessoal sobre o fato de Jesus ser o messias prometido no Antigo Testamento, cuja missão messiânica era trazer o reino de Deus à humanidade.
O reino de Deus se refere ao domínio de Deus da eternidade passada até a futura. Isso inclui o início do tempo com Gn 1:1 (antes disso era a eternidade) com a criação, e o seu término em Ap 21. No final dos tempos, nosso Deus será o Deus com os homens. Nós, finalmente, nos conectaremos a Deus mesmo (Jo 17).
 
Jo 17
Seremos conectados com Deus como a nova criação, a qual será inserida em Deus. Faremos parte dessa entidade universal junto ao Deus triúno. O tempo é para fazer o trabalho de pregar o evangelho do reino, reconectar as pessoas a Deus, colocar suas vidas em ordem.
Hb 11:3
Falemos um pouco sobre o mistério da criação. Como o universo foi formado? Foi pela palavra de Deus, de forma que o visível veio a existir a partir do invisível. A criação (a parte visível) veio da parte invisível, que é o próprio Deus. Assim como na criação em Gn 1:1, o “haja luz” (visível) veio de Deus, a própria luz, que é invisível! O visível é sombra, a realidade é Deus. Tudo o que Deus criou veio do mundo invisível, do que Ele é, Sua realidade.
Jo 1:1
A palavra era Deus. Cristo estava no princípio com Deus, sem Ele nada do que foi feito se fez. Tudo é por intermédio de Cristo.
Cl 1:15-17
Deus quer nos tirar do reino das trevas e nos colocar no reino do filho de Deus. Ele é a imagem do Deus invisível. Quem é Lúcifer para competir com o FIlho?
Cristo é o centro de todas as coisas, sem Ele nada se faz. Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste. Toda a circunferência está presa ao centro, Ele é que une todas as partes no todo.
 

Estamos todos conectados ao centro, a Deus

 
Ef 3:3-10; Is 14:12-13; Ez 28:12-13; Jó 42
Toda essa revelação era desconhecida, foi mantida em segredo. Por isso, antes de Satanás cair, ele queria ser esse centro.
Satanás foi julgado por Deus pela sua soberba. Ele possuía a mais alta posição após Deus. Deus provavelmente havia ungido o arcanjo para reinar sobre toda a era pré-adâmica, e a glória e reino desta terra haviam sido dadas a ele. Após a rebelião, ele deveria ter devolvido o reino a Deus, o que não fez, portanto a igreja irá tomar à força.
Lúcifer queria subir e subir, como Leviatã, que despreza tudo o que é alto. Ele propôs a Deus ser o intermediário com as criaturas, um rei adjunto, porque ele era criatura então sabia como era ser uma delas. Deus, porém, já tinha planejado ter Cristo como intermediário, o que Lúcifer não sabia, porque era um mistério. Lúcifer queria ser igual a Deus, então Deus o rejeitou e o lançou por terra. Assim, Satanás quis montar seu próprio reino. Para isso, ele fazia negociações (como mencionado em Ezequiel) de cargos. Ele formou um grupo de principados e potestades designando cargos. Dessa forma, a violência e a corrupção do comércio começaram a entrar. Hoje ele tem um exército forte, os principados e potestades, as forças espirituais do mal.
No livro de Jó, ele descobre que dentro de sua alma há algo de orgulho, chamado de Beemote e Leviatã. No fim das contas, Deus permitiu que Satanás fizesse Jó sofrer no corpo e no seu ego. Quando foi ferido no ego, ele começou a praguejar Deus (Jó 10:4), clamando que Ele não conhecia o que é ser homem. Jó dizia aquilo que estava no coração de Satanás, e o Senhor usou Satanás para expor o que estava no coração de Jó. Dentro dele também estavam esses seres do orgulho que vieram de Satanás.
No final, Jó reconhece que não sabia de muitas coisas do criador, e se arrepende. Quem conhece a Deus acaba se arrependendo de se achar capaz. Deus nos usa como canais para Sua obra, como sarças, mas a sarça não é combustível, o poder vem de Deus. A sarça é só suporte. Como o fogo vai para a rua se a sarça não vai? Deus precisa de nós, mas o poder vem Dele.
 
Ef 3:3-10; Hb 1:2
O mistério, então, foi revelado hoje. Deus constituiu o Filho para ser herdeiro de todas as coisas, não Lúcifer. Cristo é o resplendor da Glória, expressão exata do ser de Deus, se tornou superior aos anjos. O nome de Jesus está muito acima de Lúcifer.
Sl 2
Os homens hoje não querem mais nenhuma limitação de Deus para fazerem o que querem. Os homens querem depravação, e para isso precisam romper com Deus. Nós queremos vincular novamente os homens com Deus, essa é nossa missão.
O versículo 6 fala que nós não constituímos Lúcifer, temos o nosso rei. O Deus que domina tudo no universo escolheu o Seu Filho para ser o rei sobre os montes santos. O Filho se tornou homem. Ele conhece a criatura,consegue se compadecer de nossas dores. Deus não precisa de Lúcifer, Ele já tem Seu Filho, o qual irá reger e apascentar as nações (v.8) com vara de ferro para colocar as coisas em ordem. Esse é o reino de Deus.
Deus quer restaurar o reino Dele aqui na terra, e Ele usará a igreja para isso. A igreja é a realidade do reino dos céus. No mundo todo Satanás domina, mas a igreja é domínio do Céu. Cristo encabeça todas as coisas começando pela igreja. É com essa visão que devemos estudar Mateus. Que possamos viver esses dias conectados com o Senhor, encabeçados Nele. Não façamos nada sem Ele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *