O ministério do Espírito – Pedro Dong

CONFERÊNCIA DAS IGREJAS NA EUROPA EM ROMA

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, na noite de 02/11/2019. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

Mensagem 03 – O ministério do Espírito
Leitura Bíblica: 2 Co 3:5-6, 8; Jo 14:16-17

 

As ofertas que estamos fazendo para o Centro de obra na Europa não é para a nossa glória ou para ser memorial em nome de nenhum homem, mas o nosso coração é cooperar com o Senhor em trazer o Seu reino de volta. Graças ao Senhor por essa oportunidade. Não sei se consigo ser o primeiro a ofertar. Entreguei logo minha oferta aos irmãos, porque é uma oportunidade única na igreja. Depois que passa, não temos mais essa oportunidade. Nesta graça é essa oportunidade. Depois só em outra ocasião que a oportunidade de graça aparecer.

Há em torno de mil irmãos na Europa, talvez contando crianças. Se cada um em média ofertar 20 euros por mês, teremos mais de 20 mil euros por ano. É só para dizer que é totalmente possível. O que faltar aqui estenderemos a graça aos irmãos do Brasil. O mesmo ocorre com o Centro de Obra na Flórida, EUA. O valor da entrada nós já conseguimos e o financiamento já está sendo processado para consolidar a obra na América do Norte. Somos pequenos, mas grande é o Senhor.

Esse ministério que estamos envolvidos é o ministério do Espírito. Quero falar um pouco ainda sobre a transição do irmão Dong para esse momento. Na metade do ano de 2014 o irmão Dong ainda não tinha problemas de saúde. Naquele tempo ele começou a falar em algumas reuniões de serviço que estava entregando a parte administrativa da obra e que tinha o encargo de continuar falando a palavra que o Senhor estava dando. Quando Ezra e eu ouvimos isso, nada mudou para nós porque não sabíamos o que fazer. naquele momento o Senhor me deu um versículo: Provérbios 20:21 “A posse antecipada de uma herança no fim não será abençoada”. SE antecipássemos essa posse, com certeza o Senhor não nos abençoaria. Continuamos com muito respeito honrando o irmão Dong. Continuamos seguindo como antes, totalmente submissos a ele. O Espírito já havia traçado um futuro.

No final de 2014, quando veio à Lisboa para dar a Conferência, o irmão Dong teve desidratação e teve de parar de dar a mensagem no meio por se sentir mal. Ao voltar ao Brasil, teve de ir ao hospital e foi constatado problema de falta de sódio no equilíbrio celular. A partir daí ele teve muitas idas e voltas ao hospital. Em uma ida a Palmas-TO, ele passou mal e tivemos de trazê-lo de volta em uma UTI aérea para São Paulo. O pai do governador conseguiu esse avião para levá-lo para São Paulo. Ele até deu uma bronca dizendo-nos que quando uma autoridade eclesiástica vai visitar uma cidade devemos avisar as autoridades. Aquilo mudou meu conceito. Não nos envolvíamos com as autoridades, mas aquele evento me trouxe luz. Hoje o contato com as autoridades está sendo muito importante para o Expolivro. A igreja é uma autoridade espiritual nessa terra. Não nos envolvemos com a política, mas temos bom relacionamento com as autoridades dessa terra.

A situação das igrejas no final de 2016 estava com sinais de envelhecimento e ficamos preocupados com isso. Uma coisa que iniciou o processo foi uma visita que André e eu fizemos a um local de reuniões e São Miguel Paulista. A reunião começava as 9h30 e chegamos as 9h00. As ruas estavam lotadas, mas ao entrar, havia poucos irmãos na reunião. Nós havíamos comprado aquele local de reuniões e havia dois vasos com plantas sequíssimas na entrada. Perguntei aos irmãos de quem eram tantos carros na rua e eles me disseram que era de um grupo cristão ali perto. Eu fui ver e verifiquei muitos irmãos louvando o Senhor na reunião deles. Nós nos arrependemos e pedimos perdão ao Senhor por deixar que a vida da igreja chegasse a essa situação tão burocrática.

Passamos a compartilhar com os irmãos sobre entusiasmo e alegria de estar nas reuniões e de servir ao Senhor. Quando eu vi os dois vasos secos eu pensei: se houvesse irmãs incluídas participando dos serviços, certamente não estariam secos. O local de reuniões precisava de um toque feminino. O homem não percebe nem quando a esposa troca a toalha de mesa. Com o toque feminino tudo fica melhor. Então, falamos de inclusão. No passado, dávamos o que sobrava para o Senhor. Se tínhamos uma geladeira velha, doávamos para o local de reuniões. No mundo fazíamos com excelência, mas na igreja de qualquer jeito. Graças ao Senhor isso mudou! Hoje servimos com excelência. Começou a haver excelência. Até então, a igreja era apenas para os irmãos. Todos os serviços eram para os homens. Os jovens estavam sem espaço na igreja e os irmãos de meia idade também estavam sem espaço. Minha geração começou a envelhecer e achando que somente nós sabíamos fazer. daqui a pouco entraríamos todos no caixão sem deixar uma geração preparada. Começamos, então, a experimentar inclusão. Todos conscientes da linha de autoridade na igreja. Todos cientes de que é a palavra profética que leva a igreja adiante. Todos os que servem estão alinhados com a direção do Senhor. Tomamos outro vigor na igreja. Não digo que todas as igrejas mudaram, mas a grande maioria mudou.

Através da palavra profética, o Senhor nos trouxe ferramentas por meio do irmão Dong. o Senhor foi nos abençoando. O projeto Explivro era um sonho em setembro do ano passado. Nos anos 90 esse projeto nos abençoou tanto com igrejas levantadas e irmãos contatados. Mas todos aqueles sete ônibus envelheceram e o investimento que fizemos foi embora. De maneira milagrosa o Senhor nos concedeu três carretas para trazer o Expolivro de volta. Sendo um veículo grande, gera impacto na cidade. Não havendo a parte mecânica do automóvel, não há tanta deterioração. Se precisa ser transportado, alugamos um cavalo mecânico e não temos grande custo de manutenção. A primeira cidade a receber o Expolivro foi Campinas e a igreja foi grandemente abençoada no período em que ele esteve ali. Um líder de um grande grupo cristão perguntou como conseguimos fazer isso.

Não temos muita força, nem uma multidão, mas temos este ministério. Esse ministério foi iniciado pelo Senhor Jesus. O irmão Ezra nos mostrou que os 12 apóstolos deram continuidade, passando a Paulo e depois a João. Estamos nesse ministério de João. Não surgimos agora e não vamos desaparecer, porque estamos no único ministério, que é o ministério que trará o Senhor de volta. O Senhor prometeu em João 21: se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Estamos no ministério de João. Por isso, não se sinta diminuído. Você não faz parte de um grupo que surgiu no meio do caminho, mas surgiu do ministério do Senhor Jesus, dos 12 apóstolos, de Paulo e João. Esse ministério é o ministério do Espírito.

O Expolivro foi um sucesso em Campinas, depois foi a Campos do Jordão e muitos pastores ficaram boquiabertos de como sendo tão pequenos temos tantas pessoas envolvidas e engajadas no que temos. Depois fomos para Taubaté, São Carlos, Sertãozinho e agora está no Estado do Espírito Santo, em Serra. A mídia foi fazer entrevistas em todos esses lugares e fez a divulgação por nós. A palavra de Deus está sendo propagada.

Os colportores antigamente não conseguiam evoluir. Há uns dois anos um irmão empresário me falou que precisávamos imprimir um milhão de anos por ano. Naquela época eu disse a ele que imprimir não era o problema, mas a dificuldade era a distribuição. No final da vida do irmão Dong ele estava debilitado e precisava de cuidadores. Um grupo de jovens de Osasco começou a cuidar dele. Esses irmãos honravam o irmão Dong como profeta de Deus e criam piamente que tudo o que o irmão Dong falava a eles vinha de Deus. Eles foram abençoados grandemente por essa obediência simples. Por isso, o irmão Ezra falou essa manhã de singeleza.

Aquele grupo de jovens foram designados pelo irmão Dong como colportortes. Eles não sabiam ser colportores, mas acreditaram na palavra do profeta de Deus. Eles começaram a orar ao Senhor. Não foram atrás da colportagem tradicional. Eles criam na palavra do Senhor. Como o objetivo deles não era vender livros, mas o coração deles era amor as pessoas. por isso, começaram a orar pelas pessoas. Mas um colportor distribui livros e eles passaram a ter uma experiencia maravilhosa e muita benção de Deus. A cada dia começaram a distribuir 30, 40, 50 livros por dia cada um deles. Eles seguiram a palavra do irmão Dong com simplicidade e obediência. Quando não estava fluindo, eles paravam para orar.

Se descobrirmos o caminho de orar pelas pessoas, experimentaremos benção. A igreja em Niteroi começou a aplicar imediatamente essa palavra de orar pelas pessoas, sem a pretensão de que os irmãos se tornassem colportores. Eles estamparam camisetas com a frase: Posso orar por você? Daí isso se espalhou por todas as igrejas. Os irmãos começaram a liberar seu interior e todos estão experimentando essa benção. Em São Paulo temos usado muito Uber. O motorista ali está com sua presa. Você pode orar por ele, pode vender um livro, pode vender ou presenteá-lo com um JAV.

Todos os dias experimentamos milagres. O Brasil é um dos países que tem mais casos de suicídio. Esse mundo está cheio de pessoas que já não encontram mais motivação para viver. Aqui ainda é pior. Com vergonha, acabamos não abordando as pessoas. eu tinha vergonha no início. Então, pensei: vou deixar escapar de minha boca: posso orar por você? Uma vez que sair de nossa boca, não poderemos mais recolher as palavras e teremos de orar, porque a maioria das pessoas aceitam a oferta de oração. O Senhor está operando milagres por meio dessas orações. isso porque esse ministério é ministério do Espírito.

Estamos montando 27 equipes de colportores dinâmicos. Eles distribuem pelo menos 50 livros por pessoa. A Editora está produzindo 400 mil livros. O Alimento Diário foi transformado em 73 mil, que são 146 livros. A cada dois livros, mais duas vezes 146 livros. Então, somente em Alimento Diário, mais 400 mil livros. Em um tempo de seis meses, teremos mais de 800 mil livros. No final do ano devemos ter distribuído um milhão a um milhão e meio de livros. Se continuarmos nesse ritmo, até o final do ano que vem, teremos distribuído 2 milhões de livros. Em pouco tempo, em tese cada família do Brasil terá oportunidade de receber um livro.

Com o Avança, Jovem! Muitos jovens estão sendo ganhos. Em Cambé-PR, não conseguiam reunir 30 jovens, mas com esse projeto, no mesmo princípio de obediência, reuniram 300 jovens em seu último encontro. Assim também em outras cidades e regiões.

Estivemos na Expocristã, a maior feira cristã da América Latina. Nosso estande foi o maior e mais destacado da feira. Os visitantes conheceram o Instituto Vida para Todos, a Editora e nosso livros, a Estância, o 288 e, ainda em todos os cantos da feira os colportores dinâmicos estavam orando pelas pessoas. Foi algo maravilhoso. Um grupo batista veio nos entrevistar no meio da feira dizendo que estavam impressionados com o que estávamos fazendo e queriam saber qual era o segredo de tudo aquilo. A igreja adventista e uma assembleia de Deus estão também praticando Posso orar por você com camisetas semelhantes às nossas. Nós não somos grandes como eles, mas estamos fazendo a diferença. Não se menospreze. Ainda que sejam poucos em seus países, o Espírito pode usar cada um de vocês.

Agora, vamos para a mensagem de hoje.

2 Co 3:5-11 Não pense que um de nós idealizou tudo isso. Pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus. Nossa suficiência vem de Deus. No Antigo Testamento, Moisés experimentava a glória, mas a glória do ministério do Espírito é muito maior. A glória do Antigo Testamento desvanecia. Quando a glória do rosto de Moisés se desvanecia, ele precisava voltar à tenda da congregação para receber glória novamente. Por isso, quando falava ao povo, colocava um véu em frente seu rosto para que não vissem o desvanecimento da glória. Mas hoje é diferente. Se recebermos glória em nosso contato com o Senhor, essa glória não se desvanecerá.

2 Co 3:16-18 O ministério do Antigo Testamento é como a luz de uma sala. Sem o ministério de Moisés a escuridão teve luz. Mas o ministério do Espírito é como estar no verão de Roma ao meio dia com sol à pino. Diante dessa luz, a luz das luminárias é imperceptível. Assim é a glória do ministério do Espírito, tão sobresselente em comparação à glória do ministério da Antiga Aliança.

O Senhor é o Espírito e estamos no ministério do Espírito. para que isso se tornasse realidade não foi algo simples.

Jo 7:37-39 Se estivéssemos lá diríamos que Jesus estava louco ao dizer para beberem Dele. Ele explicou que isso dizia respeito ao Espírito, mas ressaltou que naquele momento o Espírito ainda não havia sido dado. O fato de fluir rios de água viva ainda não funcionava naquele momento. Foi necessário um processo. Com certeza havia o Espírito Santo, mas o Espírito ainda não havia sido dado.

Mas com Sua obra de morte, ressurreição e ascensão, com a experiência de Jesus ser glorificado, esse Espírito estaria pronto com todas essas experiências. Se Jesus não completasse o processo não seria possível estarmos no ministério do Espírito. Quando Jesus foi glorificado tornando isso possível?

Jo 14:1  os discípulos estavam perturbados porque Jesus já havia dito a eles que seria a última Páscoa que comeria com eles. Enquanto comiam, disse que um deles o trairia, ao que ele indicou Judas.

Jo 13:26-31 quando Satanás pensou que havia destruído o plano de Deus ao levar Jesus à morte por meio de Judas, mal sabia que ali estava o início do processo de glorificação do Filho do homem. Ele era filho de Deus, mas tinha a humanidade nele. Como Filho de Deus, não precisava ser glorificado, mas como homem tinha necessidade de glorificação. A glorificação de Jesus é Deus receber a Sua humanidade para dentro Dele. Isso faz parte da maior revelação da Bíblia.

Jo 13:32 Que é Deus ser glorificado no homem?

Jo 17:4 um homem glorifica Deus na terra não quando grita glória a Deus, mas quando termina a obra que lhe foi confiada por Deus para fazer. Faça o que Deus quer que você faça e você glorificará a Deus.

Mas uma coisa é você glorificar a Deus. Outra coisa é Deus glorificar o homem.

Jo 13:32 Deus glorifica o homem recebendo este homem para dentro de si. Só há uma maneira de Ele glorificar o homem: recebendo esse homem dentro de Si. Esse processo já se iniciou com a saída de Judas e terminará quando Deus receber o homem Jesus para dentro de Si. Nesse momento Ele terá aberto uma porta para o homem. Porque Jesus foi glorificado primeiro, todos nós poderemos ser glorificados.

Jo 17:5 Esse é o processo de Deus glorificar o homem. Deveríamos soltar rojões quando Deus completou esse processo. Os anjos são muito queridos por Deus, mas poucos deles têm o privilégio de servir junto a Deus. O arcanjo que caiu, era o que guardava a glória de Deus. O querubim podia ser achegar a Deus e talvez os Serafins. Mas nós não só fomos projetados a imagem de Deus, mas Ele fez um plano que preordenou desde a eternidade passada para a nossa glória. Isso significa que Seu plano é nos receber para dentro Dele. Em Sua sabedoria, Deus colocará o homem para dentro Dele.

Jo 17:5 Deus é a própria glória. Por isso, Jesus pede que o glorificasse com Ele mesmo. Como Deus Ele estava na glória, mas agora estava indo para Deus carregando a humanidade. Como homem, foi gerado Filho primogênito de Deus.

Em Hebreus vemos que Ele planejou coroar todo homem de glória e de honra. Primeiro, Ele prepara Jesus e pelo sofrimento da morte coroou de glória e de honra. Agora, há um homem na glória. Há um homem em Deus. Não é só ao lado de Deus, mas em Deus. O plano de Deus é muito mais elevado do que imaginamos (1Co 2:9).

Amanhã falarei de João 14. Quando Judas Iscariotes saiu, detonou o processo de glorificação de Jesus e, na sequência, temos os capítulos mais profundos de Bíblia. São apena palavra de Jesus, sem explicação de João. Quando terminou João 17, ele havia terminado seu encargo e se dirigiu ao jardim do Getsêmani ao lado do monte das Oliveiras.

O ministério da Nova Aliança é o ministério do Espírito e o plano se Deus é muito maior do que pensávamos. É nos tornar um com Ele. Por isso, não nos amedrontemos. Estamos no ministério do Espírito!

Um comentário em “O ministério do Espírito – Pedro Dong”

  1. Esta revelação é maravilhosa, O Senhor teve um viver Santo Ele se Santificou para introduzir sua humanudade no pai. E abri para nós um novo e vivo caminho agora podemos ser inseridos no pai ir para dentro do pai. Como? Invocando, comendo a palavra os livros espirituais e ouvindo as mensagens atuais. Participando da Coportagem Dinamica, posso orar por você? Apascentando nos GFCM servindo no Bookafé ou Expolivro. E o principal negar a nós mesmo deixando Deus tirar de nos tudo o que e velho renovando nossa mente pir meio de invocar e orar. Assim dia a dia o Senhor vai sendo acresentando sua vida em nos, e mais pra dentro do Pai vamos entrando. Foi isto que ganhei e amei. Que O Senhor abençõe muiiiiíto os irmãos Pedro e Eza são Apostolos amados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *